Especialização em Dança

Solicite informação sem compromisso PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Especialização em Dança

  • Modalidade
    Curso em modalidade presencial.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    O participante recebe um título de Especialização em Dança.
  • Considerações
    A Especialização em Dança oferecida pela PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul é ministrada no formato presencial. O curso tem como proposta transmitir aos profissionais da dança novas referências teóricas e práticas e um aprofundamento em processos educativos, de informação, coreografias e sobre cultura. A formação estimula que o aluno se envolva com atividades de pesquisa e investigação pedagógico-científica. Durante o curso o aluno aprenderá sobre aprendizagem em dança, estética da dança, dança criativa, danças de salão, das folclóricas e populares e pedagogias do corpo e dança.
  • Dirigido a
    Curso dirigido a profissionais com formação superior em Dança, Educação Física ou outras áreas afins.
  • Área de atuação
    As vagas se concentram em academias e escolas de dança.

Comentários sobre Especialização em Dança - Presencial - Porto Alegre - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    Proporcionar aos profissionais envolvidos com a dança, referenciais teóricos e práticos que possibilitem o aprofundamento de seus conhecimentos na área, envolvendo aspectos educativos, formativos, coreográficos e culturais, fomentando a pesquisa e a experimentação científica e pedagógica na mesma.
  • Dirigido a
    Profissionais com formação superior em Dança, Educação Física ou outras áreas afins.
  • Conteúdo
    DISCIPLINAS

    APRENDIZAGEM EM DANÇA:
         Fundamentos das Neurociências e do Comportamento Motor Humano com ênfase ao Desenvolvimento e Aprendizagem cognitivo-motora da Dança em todos os estilos, contextos e idades. Vivência do processo de aprendizagem através de experiências que visem o desenvolvimento da coordenação e do controle motor durante prática deliberada e observatória.

    A ESTÉTICA DA DANÇA:
         Estudo dos conceitos de estética e suas inter-relações com a dança. Análise das manifestações estéticas da dança, expressadas através dos elementos dramáticos inseridos nessa forma de arte.

    ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS DA DANÇA:
         Estudo integrado da Dança enquanto manifestação artística, desde a Antigüidade Clássica até a época Contemporânea e a análise das ocorrências mais significativas, verificadas ao longo da história, estabelecendo relação com outras manifestações culturais e seus aspectos sociais, políticos, econômicos e ideológicos.

    DANÇA CONTEMPORÂNEA
    :
         Estudo do fenômeno da Dança Contemporânea, através de análises filosóficas, artísticas e corporais, visando a composição de referenciais para melhor compreendê-la como um signo inserido dentro de um contexto social de cultura.

    DANÇA CRIATIVA:
         Estudo dos fundamentos teóricos e práticos da dança criativa, das possibilidades que a mesma proporciona de movimentar-se livre de modelos pré-estabelecidos e de expressar-se corporalmente, através das técnicas de improvisação e de criação.

    DANÇA E SAÚDE
    :
         Estudo da dança e seus benefícios para a saúde do indivíduo em seus aspectos fisiológicos, físicos e nutricionais; das diferentes fases do crescimento humano e do processo de desenvolvimento motor aplicado à dança.

    DANÇAS DE SALÃO
    :
         Estudo das danças de salão nos seus aspectos teóricos e práticos, enfatizando a importância desta forma de dança dentro e fora do âmbito escolar, assim como a importância da pesquisa nessas áreas de conhecimento.

    DANÇAS FOLCLÓRICAS E POPULARES
    :
         A disciplina visa estudar o Folclore e a Cultura Popular, com ênfase nas danças, nos seus aspectos mais significativos, utilizando como dinâmicas a teoria e um percentual de práticas, destacando a importância desta linguagem de dança no panorama sócio-cultural e educacional, além de incentivar a pesquisa e a elaboração de novos textos nesta área de conhecimento.

    METODOLOGIA DA PESQUISA NA DANÇA:
         Estudo do conjunto de métodos, regras e postulados, destinados a instrumentalizar os alunos na montagem e elaboração de monografias e demais trabalhos técnicos, bem como em projetos específicos na área empresarial.

    METODOLOGIA DO ENSINO DA DANÇA:
         Estudo dos métodos de ensino da dança e a maneira como os conteúdos de dança podem ser trabalhados dentro e fora do âmbito escolar.

    PEDAGOGIAS DO CORPO E DA DANÇA
    :
         Estudo dos pressupostos teóricos e das práticas pedagógicas que estruturam a formação de corpos dançantes em diferentes estilos coreográficos presentes na cena contemporânea, enfatizando uma visão não-hierárquica destes estilos.

    PROCESSO COREOGRÁFICO:
         Estudo do Sistema Laban para a fundamentação de alguns conceitos relativos às pesquisas coreográficas. Experimentação de processos de construção coreográfica (concepção e criação).

    PROJETOS E PROGRAMAS:
         Estudo dos temas específicos dos Trabalhos de Conclusão, em reuniões coletivas, instrumentalizando o acadêmico para o desenvolvimento /execução de projetos.

Outro curso relacionado com dança

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |