Especialização em Educação Infantil

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Especialização em Educação Infantil - Presencial - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    Promover a formação de especialistas habilitados para a função de educador infantil através de múltiplos olhares sobre a pedogogia para a infância e sua educação. Atualizar profissionais que atuam na área da educação.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Graduados dos cursos de Pedagogia e licenciados em Pedagogia, Letras, Matemática, História, Educação Física, Educação Artística, Ciências e outras áreas a fins.
  • Titulação
    Especialista em Educação Infantil
  • Conteúdo

    Especialização em Educação Infantil

    Disciplinas e Ementas

    -  A criança Social: Desenvolvimento e Aprendizagem I ( 30 horas-aula)
    Ementa: O desenvolvimento infantil compreendido sob o ponto de vista cognitivo, psicossexual e psicossocial. Ecologia do desenvolvimento.

     - A Criança Social: Desenvolvimento e Aprendizagem II ( 30 horas-aula)
    Ementa: Compreensão de como a criança aprende e quais os fatores do desenvolvimento humano interferem na aprendizagem. Contribuições da neurociência para a compreensão do conceito de aprendizagem.

     - Criança: Corpo e Movimento ( 30 horas-aula)
    Ementa: Conhecimento dos elementos de desenvolvimento da criança do nascimento aos dois anos de idade. Estudos e dinâmicas de proposição à reflexão de intervenções com relação ao corpo e ao movimento nesta etapa de desenvolvimento. A saúde, a alimentação, e a higiene do bebê.

     - Criança e as Diferenças Individuais ( 30 horas-aula)
    Ementa: Estudo sobre as diferenças individuais, peculiaridades e/ou necessidades específicas no processo de desenvolvimento infantil.

     - Culturas, Representações e Infâncias (30 horas-aula)
    Ementa: O programa de aprendizagem focaliza a compreensão da infância como construção social, “elaborada para e pelos o adultos e crianças que compartilham o mesmo espaço sociocultural”. Perceber infâncias como representações em transformação a partir de contextos diferenciados em relação ao tempo, ao local e a cultura.

     - Currículo, Planejamento e Avaliação (10 horas-aula)
    Ementa: A disciplina pretende analisar criticamente currículos e planejamento na educação infantil e as tendências pedagógicas que os sustentam. Compreender a importância do registro para a elaboração da documentação pedagógica. Trabalhar as concepções frente aos aspectos do ensinar-aprender, do planejamento, dos movimentos curriculares, da interdisciplinaridade e da avaliação na escola Básica.

     - Lúdico na Educação Infantil (20 horas-aula)
    Ementa: O lúdico como expressão e comunicação do mundo interno da criança e base de construção de sistema de representação. O brincar além do espontaneísmo e do recurso didático. Brinquedos e brincadeiras considerando diferentes culturas infantis.

     - Literatura Infantil (20 horas-aula)
    Ementa: Estudo da literatura infantil. Literatura infantil e pedagogia. O maravilhoso e o simbólico na literatura infantil. A poesia e o folclore para a criança. Oficina de contação de histórias.

     - Os Mitos Alfabetizatórios (20 horas-aula)
    Ementa: Pretende-se cartografar os principais espaços discursivos que constituíram as práticas pedagógicas em alfabetização, tais como: os métodos, os processos levados até o letramento, enfatizando como e quais os mitos alfabetizatórios foram produzidos nestes movimentos.

     - A Arte na Educação Infantil (20 horas-aula)
    Ementa: A arte como conhecimento e sua inserção na educação infantil. O desenvolvimento estético e expressivo da criança.

     - Olhares sobre a Matemática na Educação Infantil (20 horas-aula)
    Ementa: Teorias e pedagogias em Educação Matemática, relativas à Linguagem, a Socialização, à Topologia, à Geometria, ao Sistema de Numeração Decimal, focalizando as operações fundamentais, seus sentidos e procedimentos de cálculo nos campos numéricos dos Naturais.

     - A Criança e o Mundo Natural (20 horas-aula)
    Ementa: A disciplina se propõe a dar uma visão sobre as diferentes concepções de “mundo natural”, e das múltiplas formas de compreensão da dinâmica da vida na terra e sua relação com a educação. O estudo da necessidade e das formas de preservação da vida, bem como do papel da educação na construção de novas formas de pensar e de agir. Compreensão e aplicação de princípios e procedimentos para esse processo de formação.

     - Musicalização na Educação Infantil (20 horas-aula)
    Ementa: Educação Musical no contexto da Educação Infantil. Problematização sobre as possibilidades da educação musical tendo como orientadores deste processo professores pedagogos não especialistas em música.

     - Prática Docente (30 horas-aula)
    Ementa: Planejamento, organização e aplicabilidade de temas emergentes na educação infantil e projetos de trabalho. Orientação para o planejamento, supervisão e relato da prática docente. A prática docente compreenderá 30 horas-aula em Instituição de Educação Infantil.

     - Pesquisa na Sala de Aula (30 horas-aula)
    Ementa: Compreender, analisar, investigar e refletir sobre o significado da pesquisa para a construção do conhecimento. Conhecer diferentes metodologias de pesquisa nas ciências sociais. Refletir sobre a pesquisa na sala de aula enquanto ferramenta pedagógica. Conhecer e compreender a estrutura interna de um projeto de pesquisa. Elaborar um projeto de pesquisa articulando as culturas da infância com as culturas escolares e um artigo final como trabalho de conclusão.

Últimas visitas ao curso

"Eu tenho interesse em faze uma pós-graduação que englobasse o desenvolvimento infantil desde os primeiros meses de vida. Eu acho que isso possa estar tanto dentro da área da pedagogia quanto da psicologia. Eu sou formada em letras e estou ansioso por iniciar esse curso. "

Gisela para Especialização em Educação Infantil

Rio Grande do Sul

"Qual é o valor da mensalidade da pós-graduação? As aulas são em quantos dias da semana e quais são eles? Qual o tempo de duração dessa pós? "

Linna para Especialização em Educação Infantil

Rio Grande do Sul

"Eu gostaria de saber sobre especialização na área de educação, mas precisamente, educação infantil(pós graduação) se está para sair alguma quinzenalmente ou se tem de férias. Eu preciso de resposta urgente, pois preciso atualizar meu curso e minha profissão durante as férias ou ano seguinte. "

Daniela para Especialização em Educação Infantil

Rio Grande do Sul

"Eu estou fazendo pedagogia pela ULBRA a distância e tenho que realizar o estágio II que são práticas. Primeiro tenho que elaborar um projeto para educação infantil para aplicar e desenvolver um plano de aula e fazer anotações diariamente. Como não fiz magistério estou com dificuldades. Se for possível gostaria de receber algumas orientações. "

Carmen para Especialização em Educação Infantil

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com educação infantil

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |