Especialização em Educação Infantil

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Especialização em Educação Infantil - Presencial - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    Promover a formação de especialistas habilitados para a função de educador infantil através de múltiplos olhares sobre a pedogogia para a infância e sua educação. Atualizar profissionais que atuam na área da educação.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Graduados dos cursos de Pedagogia e licenciados em Pedagogia, Letras, Matemática, História, Educação Física, Educação Artística, Ciências e outras áreas a fins.
  • Titulação
    Especialista em Educação Infantil
  • Conteúdo

    Especialização em Educação Infantil

    Disciplinas e Ementas

    -  A criança Social: Desenvolvimento e Aprendizagem I ( 30 horas-aula)
    Ementa: O desenvolvimento infantil compreendido sob o ponto de vista cognitivo, psicossexual e psicossocial. Ecologia do desenvolvimento.

     - A Criança Social: Desenvolvimento e Aprendizagem II ( 30 horas-aula)
    Ementa: Compreensão de como a criança aprende e quais os fatores do desenvolvimento humano interferem na aprendizagem. Contribuições da neurociência para a compreensão do conceito de aprendizagem.

     - Criança: Corpo e Movimento ( 30 horas-aula)
    Ementa: Conhecimento dos elementos de desenvolvimento da criança do nascimento aos dois anos de idade. Estudos e dinâmicas de proposição à reflexão de intervenções com relação ao corpo e ao movimento nesta etapa de desenvolvimento. A saúde, a alimentação, e a higiene do bebê.

     - Criança e as Diferenças Individuais ( 30 horas-aula)
    Ementa: Estudo sobre as diferenças individuais, peculiaridades e/ou necessidades específicas no processo de desenvolvimento infantil.

     - Culturas, Representações e Infâncias (30 horas-aula)
    Ementa: O programa de aprendizagem focaliza a compreensão da infância como construção social, “elaborada para e pelos o adultos e crianças que compartilham o mesmo espaço sociocultural”. Perceber infâncias como representações em transformação a partir de contextos diferenciados em relação ao tempo, ao local e a cultura.

     - Currículo, Planejamento e Avaliação (10 horas-aula)
    Ementa: A disciplina pretende analisar criticamente currículos e planejamento na educação infantil e as tendências pedagógicas que os sustentam. Compreender a importância do registro para a elaboração da documentação pedagógica. Trabalhar as concepções frente aos aspectos do ensinar-aprender, do planejamento, dos movimentos curriculares, da interdisciplinaridade e da avaliação na escola Básica.

     - Lúdico na Educação Infantil (20 horas-aula)
    Ementa: O lúdico como expressão e comunicação do mundo interno da criança e base de construção de sistema de representação. O brincar além do espontaneísmo e do recurso didático. Brinquedos e brincadeiras considerando diferentes culturas infantis.

     - Literatura Infantil (20 horas-aula)
    Ementa: Estudo da literatura infantil. Literatura infantil e pedagogia. O maravilhoso e o simbólico na literatura infantil. A poesia e o folclore para a criança. Oficina de contação de histórias.

     - Os Mitos Alfabetizatórios (20 horas-aula)
    Ementa: Pretende-se cartografar os principais espaços discursivos que constituíram as práticas pedagógicas em alfabetização, tais como: os métodos, os processos levados até o letramento, enfatizando como e quais os mitos alfabetizatórios foram produzidos nestes movimentos.

     - A Arte na Educação Infantil (20 horas-aula)
    Ementa: A arte como conhecimento e sua inserção na educação infantil. O desenvolvimento estético e expressivo da criança.

     - Olhares sobre a Matemática na Educação Infantil (20 horas-aula)
    Ementa: Teorias e pedagogias em Educação Matemática, relativas à Linguagem, a Socialização, à Topologia, à Geometria, ao Sistema de Numeração Decimal, focalizando as operações fundamentais, seus sentidos e procedimentos de cálculo nos campos numéricos dos Naturais.

     - A Criança e o Mundo Natural (20 horas-aula)
    Ementa: A disciplina se propõe a dar uma visão sobre as diferentes concepções de “mundo natural”, e das múltiplas formas de compreensão da dinâmica da vida na terra e sua relação com a educação. O estudo da necessidade e das formas de preservação da vida, bem como do papel da educação na construção de novas formas de pensar e de agir. Compreensão e aplicação de princípios e procedimentos para esse processo de formação.

     - Musicalização na Educação Infantil (20 horas-aula)
    Ementa: Educação Musical no contexto da Educação Infantil. Problematização sobre as possibilidades da educação musical tendo como orientadores deste processo professores pedagogos não especialistas em música.

     - Prática Docente (30 horas-aula)
    Ementa: Planejamento, organização e aplicabilidade de temas emergentes na educação infantil e projetos de trabalho. Orientação para o planejamento, supervisão e relato da prática docente. A prática docente compreenderá 30 horas-aula em Instituição de Educação Infantil.

     - Pesquisa na Sala de Aula (30 horas-aula)
    Ementa: Compreender, analisar, investigar e refletir sobre o significado da pesquisa para a construção do conhecimento. Conhecer diferentes metodologias de pesquisa nas ciências sociais. Refletir sobre a pesquisa na sala de aula enquanto ferramenta pedagógica. Conhecer e compreender a estrutura interna de um projeto de pesquisa. Elaborar um projeto de pesquisa articulando as culturas da infância com as culturas escolares e um artigo final como trabalho de conclusão.

Últimas visitas ao curso

"Eu tenho interesse em faze uma pós-graduação que englobasse o desenvolvimento infantil desde os primeiros meses de vida. Eu acho que isso possa estar tanto dentro da área da pedagogia quanto da psicologia. Eu sou formada em letras e estou ansioso por iniciar esse curso. "

Gisela para Especialização em Educação Infantil

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com educação infantil

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |