Especialização em Ensino de Física - Santo André - São Paulo - FSA - Centro Universitário Fundação Santo André - I52974

Home>Pós-graduação>Física>Santo André>Especialização em Ensino de Física - Santo André - São Paulo
 
Especialização em Ensino de Física
Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Links Patrocinados
Loading...

Solicite informação sem compromisso
FSA - Centro Universitário Fundação Santo André

Especialização em Ensino de Física - Santo André - São Paulo

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Telefone de Contato Ex: 24342243
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
* Campos obrigatórios

Desejo receber gratuitamente informação no meu email ou telefone.

Em breve um responsável da FSA - Centro Universitário Fundação Santo André, entrará em contato contigo para mais informações.
Selecionar esta opção significa que aceita as regras de uso de Educaedu Business S.L. e da nossa privacidade de dados
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Imagens da FSA - Centro Universitário Fundação Santo André:
Foto FSA - Centro Universitário Fundação Santo André
Foto FSA - Centro Universitário Fundação Santo André
AnteriorAnterior
PróximaPróxima
Foto Centro FSA - Centro Universitário Fundação Santo André Santo André
Foto FSA - Centro Universitário Fundação Santo André Brasil Centro
Foto FSA - Centro Universitário Fundação Santo André São Paulo Brasil
Centro FSA - Centro Universitário Fundação Santo André São Paulo Brasil
Foto Centro FSA - Centro Universitário Fundação Santo André São Paulo
FSA - Centro Universitário Fundação Santo André Santo André São Paulo Brasil
Foto FSA - Centro Universitário Fundação Santo André Santo André São Paulo
Centro FSA - Centro Universitário Fundação Santo André Santo André São Paulo
Foto Centro FSA - Centro Universitário Fundação Santo André Santo André 002703
FSA - Centro Universitário Fundação Santo André Foto
Foto FSA - Centro Universitário Fundação Santo André
Compartilhar esta página sobre Pós-graduação de Física:
Especialização em Ensino de Física - Santo André - São Paulo Comentários sobre Especialização em Ensino de Física - Santo André - São Paulo
Objetivos:
GERAIS: Formar especialistas em ensino de Física, com competências para a pesquisa, o ensino e a produção de material para a aprendizagem nessa área.

ESPECÍFICOS: Instrumentalizar os estudantes a construírem um sólida concepção de aprendizagem em ciências e a partir dela:

a) Identificar diferentes métodos de trabalho no ensino de Física;

b) Construir estratégias de ensino visando um processo eficaz de aprendizagem;

c) Organizar, conduzir e obter resultados em pesquisas na área de ensino de Física.

d) Organizar e gerir estratégias de ensino não formais.
Dirigido a:
Graduados em Física, Matemática e Química.
Conteúdo:
Disciplina: DIDÁTICA E PRÁTICA DA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária: 40 horas
Ementa: Desenvolver base teórica e fornecer suporte funcional, face aos recursos existentes, para que o futuro professor possa estruturar sua prática pedagógica, visando trabalho eficaz e comprometido com a aprendizagem dos alunos, que é o objetivo principal do processo ensino-aprendizagem. Analisar os principais "modelos" de ensino e as implicações da sua adoção no processo de ensino aprendizagem relacionados ao ensino superior. Instrumentalizar o futuro professor para a avaliação, escolha e aplicação de técnicas e instrumentos que permitam estruturar sua prática pedagógica visando um trabalho eficaz no processo ensino-aprendizagem, tendo como referenciais trabalhos e publicações sobre o Ensino de Ciências e particularmente o da Física.

Disciplina: OFICINA DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA
Carga Horária: 40 horas
Ementa: Aulas práticas utilizando conjuntos didáticos comerciais; Elaboração de aulas práticas demonstrativas utilizando materiais de baixo custo.

Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA
Carga Horária: 40 horas
Ementa: Disciplina embasada em teorias e práticas capazes de instrumentalizar o aluno para a compreensão e a identificação da importância do conhecimento científico para a elaboração de seus trabalhos acadêmicos, artigos, seminários, projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e monografias, utilizando o discurso normativo do fazer científico através de métodos e técnicas regulamentares.

Disciplina: TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA, CONTEMPORÂNEA E TÓPICOS DE ÓPTICA - APLICAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA
Carga Horária: 40 horas
Ementa: Relatividade Restrita. Física Quântica. Os Átomos. Física Nuclear. Leis da Óptica geométrica. Óptica Física: interferência, difração e polarização.

Disciplina: TÓPICOS DE ELETROMAGNETISMO, TERMODINÂMICA E MECÂNICA DOS FLUÍDOS
Carga Horária: 40 horas
Ementa: Sistema de unidades. Equacões de Maxwell no vácuo: propriedades básicas. Eletrostática no vácuo. Problemas de condicão de contorno em eletrostática. Expansão multipolar e eletrostática em meios materiais. Magnetostática no vácuo. Materiais magnéticos. Equacões de Maxwell em meios materiais. Energia e momento linear do campo eletromagnético. Ondas eletromagnéticas: reflexão, refracão e meios dispersivos. Propagação de ondas eletromagnéticas em meios condutores. Guias de onda e cavidades ressonantes. Radiação e espalhamento de ondas eletromagnéticas. Ensino e aprendizagem de conceitos de temperatura, calor, trabalho, entropia e as leis da termodinâmica. Ensino e aprendizagem da Termodinâmica e sua ligação com a Física Moderna. Hidrostática e hidrodinâmica.

Disciplina: TÓPICOS DE FÍSICA MATEMÁTICA E MODELAGEM DE SISTEMAS MECÂNICOS E ONDULATÓRIOS
Carga Horária: 40 horas
Ementa: Operações básicas com números complexos. Noções básicas de funções de uma variável complexa. Equações diferenciais ordinárias. Equações diferenciais parciais. Séries de Fourier. Modelamento Matemático. Aplicações em Física.Medidas; movimento unidimensional; vetores; movimentos bi e tridimensionais; leis de Newton; trabalho e energia; conservação da energia; sistema de partículas; colisões; cinemática rotacional; dinâmica da rotação; momento angular; equilíbrio dos corpos rígidos. A partir de material disponibilizado aos estudantes – livros, revistas, vídeos, material de laboratório – deverão ser desenvolvidos trabalhos teóricos (artigo, painel, roteiro de atividade etc.) ou práticos, a serem apresentados ao público do curso, a respeito de um dos temas elencados.

Disciplina: CIENCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE NO CONTEXTO DO ENSINO DE FÍSICA E TÓPICOS DE HISTÓRIA DA FÍSICA (WORKSHOP DE 5 ENCONTROS DE 8 HORAS)
Carga Horária: 40 horas
Ementa: Ciência e sociedade. Conhecimento público e conhecimento privado (patentes). Ciência e sociedade no Brasil.
Caminhos e descaminhos do desenvolvimento científico e tecnológico. Desenvolvimento Sustentável. Estudo de caso sobre ciência e sociedade. A Física na antiguidade. A revolução copernicana. As contribuições de Kepler. Galileu e seu papel nas descobertas astronômicas, na discussão do princípio de inércia e na elaboração do método científico. Newton e suas descobertas: a Lei da Gravidade, a teoria das marés, as 3 Leis do Movimento, trabalhos em Óptica etc. Laplace e sua teoria sobre o Sistema Solar. História da Termodinâmica e da Mecânica Estatística. História do Eletromagnetismo, incluindo as grandes contribuições de Michael Faraday e de James C. Maxwell. A descoberta da Relatividade Especial e os papéis de Einstein, Lorentz e Poincaré. A construção da relatividade geral por Einstein e sua comprovação experimental. O início da Mecânica Quântica e as contribuições de: Planck, Einstein e Bohr. As descobertas da Mecânica das Matrizes de Heisenberg e da Mecânica Ondulatória de Schrödinger. As discussões sobre as interpretações da Mecânica Quântica. História da Física Nuclear e da Física das Partículas Elementares.

Disciplina: FERRAMENTAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE FÍSICA
Carga Horária: 40 horas
Ementa: Apresentar e discutir programas computacionais para o ensino de física em um ambiente de sala de aula e de laboratório didático.
Planejamento de aulas em ambiente informatizado. Pesquisa eletrônica, coleta e disponibilização de material didático na rede.
Processadores de texto e hipertexto. Programas aplicativos; planilhas eletrônicas, pacotes estáticos, banco de dados. Recursos de informática para o ensino profissionalizante. Aplicativos, computadores e multimídia. Adaptação de aplicativos científicos para o ensino médio e superior. Formação de critérios para avaliação de softwares educativos e análise e seleção de sites da WEB que apresentam estratégias de ensino de física com potencial aplicação em sala de aula.

Disciplina: APRENDIZAGEM ATIVA E O ENSINO DE FÍSICA (WORKSHOP DE 5 ENCONTROS DE 8 HORAS)
Carga Horária: 40 horas
Ementa: Aprendizagem ativa através de problemas de Física. Técnicas de resolução de problemas. Exame de casos particulares. Generalização e confecção de problemas análogos. Exploração da solução. Condução para a resolução de um problema. Estabelecimento de um plano de execução. Classificação de problemas. Grau de dificuldade. Análise do tipo psicológico do problema. Problemas de reforço de aprendizagem e problemas de conjectura. Problema fora de estrutura. A Heurística. Fundamentos filosóficos e psicológicos da resolução de problemas em Ciências Exatas. Indução e dedução. O método do raciocínio plausível.
Outro curso relacionado com Pós-graduação de Física: