Especialização em Estéticas Tecnológicas

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Especialização em Estéticas Tecnológicas

  • Modalidade
    Modalidade presencial para as aulas.
  • Duração
    A carga horária é de 420 horas.
  • Certificado oficial
    É conferido ao aluno um diploma de Especialista em Estéticas Tecnológicas.
  • Considerações
    A Especialização em Estéticas Tecnológica tem como proposta fazer um estudo da potencialidade que os aparelhos tecnológicos evidenciam no surgimento de efeitos estéticos sensivelmente perceptíveis ao receptor. A formação é oferecida pelo programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP, e busca analisar com inovação as relações entre os vários tipos de linguagens tecnológicas como a foto, o cinema, o vídeo, as instalações, a música e a arte digital. No curso são abordadas visões da história das estéticas tecnológicas analisando sua evolução a partir das tecnologias anteriores. Na conclusão do programa o aluno estará apto para fazer análises e gerenciar projetos voltados as estéticas tecnológicas.
  • Dirigido a
    Área voltada a graduados e profissionais de qualquer área do saber interessados em especializar seus conhecimentos em estéticas tecnológicas.
  • Área de atuação
    O profissional pode atuar nas áreas de vídeo, cinema e fotografia em produtoras e estúdios.

Comentários sobre Especialização em Estéticas Tecnológicas - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    Apesar de a palavra estética ser hoje utilizada indiscriminadamente, no curso de Especialização em Estéticas Tecnológicas parte-se do significado cunhado por seu fundador, A. Baumgarten, no seu livro "Aesthetica", publicado na primeira metade do século XVIII. Derivada do grego aisthesis, estética quer dizer, antes de tudo, sentir (não com o coração ou os sentimentos, mas com os sentidos, numa rede de percepções físicas). Este programa inédito irá estudar o potencial que os dispositivos tecnológicos apresentam para a criação de efeitos estéticos capazes de acionar a rede de percepções sensíveis do receptor. Promovido pelo programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP, o curso analisa de forma inovadora as inter-relações entre diferentes linguagens tecnológicas, como a fotografia, o cinema, o vídeo, as instalações, as sonoridades, a hipermídia, a ciberarte e a cienciarte. O programa oferece uma visão histórica e sincrônica das estéticas tecnológicas, na medida em que cada nova tecnologia absorve e se enriquece das tecnologias pré-existentes. Embora o foco de interesse do curso esteja mais voltado para as estéticas digitais, o curso começa com a fotografia e o cinema porque uma das características mais importantes das estéticas digitais está justamente na absorção e hibridização das estéticas tecnológicas anteriores. O objetivo do curso é repensar em profundidade as questões estéticas que o acelerado desenvolvimento tecnológico do nosso tempo está colocando em pauta, levando em conta o desenvolvimento histórico das tecnologias e seus meios de produção de linguagem, assim como as teorias e as criações específicas a que elas deram origem. As estéticas tecnológicas presentes na publicidade, em designs de hipermídia, em vinhetas de televisão, em documentários, na moda, nas sonoridades circundantes, no ciberespaço etc. constituem um tecido híbrido, intrincado e complexo, que será trabalhado sistematicamente no curso para desvendar a cultura estética contemporânea. Ao final do programa, o participante será um especialista com habilidade para analisar, avaliar e gerir criticamente projetos e trabalhos no campo das estéticas tecnológicas. A carga horária é de 420 horas, incluindo um módulo de 60 horas para elaboração de monografia individual ou Trabalho de Conclusão de Curso em grupo. A metodologia envolve aulas expositivas com apresentação e análise de obras e visitas a exposições.
  • Dirigido a
    Graduados e profissionais de qualquer área do saber interessados em especializar seus conhecimentos em estéticas tecnológicas.
  • Titulação
    Especialista em Estéticas Tecnológicas
  • Conteúdo

    Disciplinas/Módulos:

    Foto
    História da Fotografia  
    Teorias da Fotografia 
    Criação: estudo de casos
    Gestão

    Vídeo
    História do Vídeo 
    Teorias do Vídeo  
    Criação: estudo de casos
    Gestão

    Sonoridade Tecnológicas
    História 
    Teorias 
    Criação: estudo de casos
    Gestão

    Cibearte
    História 
    Teorias 
    Criação: estudo de casos
    Gestão

    Monografia
    Orientação de Monografia

    Cinema
    História do Cinema 
    Teorias do Cinema  
    Criação: estudo de casos
    Gestão

    Instalações
    História 
    Teorias 
    Criação: estudo de casos
    Gestão

    Hipermídia
    História 
    Teorias 
    Criação: estudo de casos
    Gestão

    Ciênciarte
    História
    Teorias
    Criação: estudo de casos
    Gestão

Outro curso relacionado com desenho digital, multimídia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |