Especialização em Fisiologia do Exercício e Reabilitação Cardiovascular

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Especialização em Fisiologia do Exercício e Reabilitação Cardiovascular - Presencial - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    - Instrumentalizar o profissional para atuar como sujeito integrante e participativo de equipes de Saúde; - Qualificar os profissionais da área da Saúde para a sua prática diária através de conhecimentos teórico-práticos relacionados à fisiologia do exercício e à reabilitação cardiovascular para o exercício de suas atividades nos diferentes níveis de atenção à Saúde (promoção, prevenção, tratamento e reabilitação); - Otimizar o hábito da pesquisa científica, visando à consolidação do aprimoramento acadêmico e das suas práticas profissionais.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Graduados dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, Farmácia, Nutrição e de áreas afins
  • Titulação
    Especialista em Fisiologia do Exercício e Reabilitação Cardiovascular
  • Conteúdo

    Disciplinas e Ementas

    - Anatomia Funcional e Controle Central Cardiovascular (30 horas-aula)
    Ementa: Estudo anatômico detalhado sobre o sistema cardiovascular, organização morfofuncional, e seu sistema de controle central.

    - Fisiologia da Interação Cardiopulmonar no Exercício Físico (30 horas-aula)
    Ementa: Estudo do funcionamento do sistema cardíaco e vascular. Estudo das alterações e adaptações fisiológicas decorrentes do exercício nos diferentes órgãos e sistemas.

    - Patologia Cardiovascular (30 horas-aula)
    Ementa: Estudo das alterações cardiovasculares em diferentes condições patológicas, definição e mecanismo de instalação das patologias cardíacas.

    - Farmacologia Cardiovascular (30 horas-aula)
    Ementa: Farmacologia aplicada ao sistema cardíaco e vascular. Interação medicamentosa em diferentes condições patológicas.

    - Pesquisa Aplicada à Fisiologia do Exercício e à Reabilitação Cardiovascular (30 horas-aula)
    Ementa: Filosofia da ciência, tipos de pesquisa científica, métodos para a elaboração de projetos de pesquisa e sua aplicabilidade na Fisiologia do Exercício e na Reabilitação Cardiovascular.

    - Metabolismo Energético e Exercício (30 horas-aula)
    Ementa: Estudo do comportamento das demandas energéticas durante o metabolismo normal e durante o exercício físico. Repercussões sobre a saúde geral dos indivíduos.

    - Resposta Endócrina e Neuromuscular ao Exercício (30 horas-aula)
    Ementa: Estudo da organização anatomo-funcional do sistema endócrino e das respostas endócrinas e neuromusculares em decorrência do exercício físico.

    - Exercício sob Condições Especiais (30 horas-aula)
    Ementa: Planejamento, prescrição e monitoramento do exercício físico de indivíduos em diferentes ciclos vitais, em condições diferenciadas de saúde, e em diferentes situações ambientais.

    - Desenvolvimento Motor e o Método de Alongamento (30 horas-aula)
    Ementa: Generalidades sobre o alongamento e flexionamento relacionados com a cinestesia. Respostas motoras fundamentais na execução das habilidades motoras.

    - Ergoespirometria, Eletrocardiograma e Avaliação da Aptidão Física (30 horas-aula)
    Ementa: Estudo dos princípios da eletrocardiografia, interpretação e diagnóstico do eletrocardiograma. Análise dos principais métodos de avaliação da aptidão e condicionamento físico. Exame ergoespirométrico em indivíduos sedentários, pacientes cardiopatas e atletas.

    - Metodologia do Treinamento Desportivo (30 horas-aula)
    Ementa: Estudo e análise dos principais métodos de treinamento musculo-esquelético e cardiovascular. Aplicabilidade dos métodos de treinamento em diferentes populações.

    - Reabilitação Cardíaca (30 horas-aula)
    Ementa: Reabilitação do sistema cardiovascular em diferentes condições patológicas. Planejamento, prescrição, monitoramento, e critérios de evolução de pacientes em reabilitação.

     

Outro curso relacionado com fisiologia - humana

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |