Especialização em Gestão Estratégica de Negócios

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Especialização em Gestão Estratégica de Negócios

  • Modalidade
    O curso é realizado de maneira presencial.
  • Duração
    O curso possui carga horária de 360 horas.
  • Certificado oficial
    O egresso recebe o título de Especialista em Gestão Estratégica de Negócios.
  • Considerações
    O curso visa a formação de profissionais empreendedores e capacita de forma mais ampla o administrador para realização de uma gestão totalmente voltada ao desenvolvimento de sua carreira corporativa. A grade de disciplinas do curso é vasta e atualizada, com temas que satisfazem esse interesse de capacitação. As disciplinas oferecidas pelo curso são voltadas para gestão de marketing, pessoas, processos, operações e finanças e ministradas por um corpo docente de excelente qualidade em carreira acadêmica e de conhecimento no campo de atuação atual.
  • Dirigido a
    O curso é destinado a graduados na área de Administração, interessados em sua ascensão profissional.
  • Área de atuação
    O egresso poderá atuar de forma competente nos cargos administrativos de alto escalão de empresas públicas e privadas, além de possuir a capacidade de administração geral de seu próprio negócio.

Comentários sobre Especialização em Gestão Estratégica de Negócios - Presencial - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    Desenvolver habilidades para a solução de problemas e busca de excelência na gestão empresarial, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Portadores de diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento cujo perfil profissional se caraterize pela atuação prática, como profissionais liberais, ou nos segmentos de comércio (atacadista e varejista), de serviços de qualquer natureza, de atividades industriais e setor primário (atividades agropecuárias e agroindustriais).
  • Titulação
    Especialista em Gestão Estratégica de Negócios
  • Conteúdo

    Disciplinas

    MÓDULO I

     Teoria das Organizações (15 horas-aula)
    Ementa: Conceitos básicos da Teoria das Organizações; a organização como campo de estudo; a natureza e os tipos de organizações; convergência de escolas. Formas de estudo de organizações: teorias, metáforas, conversações. Características de teorias; temas ou enfoques administrativos: complexidade, poder e conflito, tomada de decisão e comunicação; redes, ambientes organizacionais e relações inter-organizacionais.

     Estratégias em Organizações (30 horas-aula)
    Ementa: Conteúdo e processo estratégico; formulação, implementação e avaliação de estratégias; estratégia, ambiente e competitividade; relações e impactos das estratégias: ambiente e fatores organizacionais sobre o desempenho de empresas. Visão Baseada em Recursos (RBV). O processo de planejamento estratégico, etapas para elaboração.

     Gestão com Pessoas (30 horas-aula)
    Ementa: Funcionamento dos grupos. Liderança. Motivação. Percepção. Comunicação interna e visibilidade externa. Desenvolvimento de equipes de trabalho em diferentes setores da empresa. Público alvo (interno e externo). Projeto e intervenção organizacional. A aprendizagem nas organizações, comunidades de prática. Pedagogia e Andragogia. Educação corporativa. Treinamento e Desenvolvimento. Técnicas de grupo: caracterização, objetivos, abrangência e limitações. Processos Grupais: dimensões, níveis de funcionamento e níveis de interação interpessoal.

     Gestão Estratégica de Marketing (30 horas-aula)
    Ementa: Conceitos e abordagens históricas do marketing, definições centrais de marketing; o ambiente de marketing; o mercado e sua visão de segmentação e posicionamento, sistemas de informação de marketing, noções de pesquisa de marketing; composto mercadológico; planejamento de marketing (estratégia de produto, decisões sobre preços, distribuição, mix de comunicação), administração de vendas. Formação de alianças estratégicas.

     Finanças Corporativas (30 horas-aula)
    Ementa: A função financeira na empresa. Demonstrações financeiras e indicadores de desempenho. Administração do capital de giro. Estrutura de capital e análise de investimentos. Orçamento e controles financeiros.

    MÓDULO II

     Gestão da Informação e do Conhecimento (30 horas-aula)
    Ementa: O impacto da tecnologia da informação para as pessoas, a organização e o negócio. Conceitos básicos e metodologia de desenvolvimento dos Sistemas de Informação (SI). Correlação entre o SI e os chamados sistemas de trabalho de alto desempenho. Estruturação do SI. Plataformas sistêmicas contemporâneas (Supply Chain Management – SCM; Enterprise Resource Planning – ERP; Customer Relations Management – CRM; busca pela integração / interoperabilidade). Conceitos e processos da Gestão de Conhecimento (GC); componentes de sistemas de apoio à GC; conceito de ciclo de vida de conhecimento. Gestão de TI.

     Sistemas de Gestão de Custos (30 horas-aula)
    Ementa: Introdução aos conceitos gerais de custos; definições sobre material direto, mão-de-obra direta, custos indiretos de fabricação. Custeio por departamento, por processo, ordem de produção e custeio-padrão; custeio baseado em atividade; custeio variável. Custos para tomada de decisão e os efeitos tributários sobre o custo e o preço. Formação de preço, custo e estratégia.

     Cadeia de Suprimentos e Logística (30 horas-aula)
    Ementa: Conceitos e evolução da logística (ABC, Estratégia Logística, MRP II e Log. Industrial); sistema de produção de bens e de serviços; controle da cadeia de suprimentos. Logística Reversa. Cadeia de Valor e a Logística. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM). Enterprise Resource Planning (ERP). Radio Frequency Identication (RFID).

     Gestão de Processos Produtivos e Operações (30 horas-aula)
    Ementa: Sistema de produção de bens e de serviços. Paradigma tecnológico de gestão na determinação da competitividade das empresas: Sistema Toyota de Produção, Teoria das Restrições. Tecnologia dos processos de produção Conceitos de qualidade total e produtividade. Ferramentas e técnicas para a melhoria da qualidade.

     Matemática Aplicada para Tomada de Decisão (15 horas-aula)
    Ementa: Problemas básicos de cálculo envolvendo derivadas, análise, interpretação e construção de gráficos. Curvas de oferta e demanda lineares; análise do ponto de equilíbrio; função consumo. Conceitos básicos de modelagem de problemas de otimização.

     Meio Ambiente e Sustentabilidade (15 horas-aula)
    Ementa: Gestão ambiental: conceito e histórico. Riscos. Sistemas de gestão ambiental (ISO 14000). Posicionamento do fator ambiental na cadeia produtiva. Ecodesign, produção limpa, ciclo de vida. Passivo ambiental. Custos ambientais. Discute as diversas visões sobre sustentabilidade e o estágio da operacionalização do conceito desenvolvimento sustentável: indicadores e índices de sustentabilidade; modelos e arcabouços das principais aproximações correntes; métodos para avaliação. Analise do desenvolvimento na perspectiva do desenvolvimento sustentável, em particular a realidade regional.

    MÓDULO III

     Metodologia da Pesquisa (15 horas-aula)
    Ementa: O conhecimento científico e outros tipos de conhecimento. A natureza da ciência e da pesquisa científica. O processo de pesquisa: elementos constitutivos e seu desenvolvimento. A pesquisa em administração. Tipologia, métodos e técnicas de pesquisa. Variáveis, hipóteses e dados de pesquisa. O Projeto de Pesquisa. Plano de Pesquisa. Instrumentos de coleta de dados. Coleta e tratamento de dados. Análise de dados. Relatório de pesquisa.

     Cultura e Mudança nas Organizações (15 horas-aula)
    Ementa: Mudança organizacional. Análise Organizacional, contexto e mudança. Inovação Organizacional. Tipologias da Mudança Organizacional. Classificação das Pesquisas sobre Mudança Organizacional. Características Organizacionais Facilitadoras da Mudança. Redes sociais no trabalho e mudança. O papel do Individuo na Mudança. Avaliação da mudança organizacional.

     Consumo e Comportamento do Consumidor (15 horas-aula)
    Ementa: O comportamento do consumidor sob a ótica da gestão mercadológica das empresas. Evolução e modelos de comportamento do consumidor. Variáveis que influenciam o comportamento de compra do consumidor e do comprador organizacional. A resposta da empresa ao comportamento do consumidor.

     Gestão de Projetos (15 horas-aula)
    Ementa: Conceitos, dimensão e modalidades de projetos. Estruturas organizacionais e projetos; habilidades do gerente de projetos. Etapas, programação, controle e avaliação de projetos.

     Responsabilidade Social das Organizações (15 horas-aula)
    Ementa: O compromisso e a liderança empresarial como pilares de um paradigma de desenvolvimento local sustentável. A teoria social e o futuro das corporações. Confiança, comprometimento e capital social. Responsabilidade Social Corporativa: uma visão crítica.

     

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de saber o início das aulas da próxima turma, assim como o valor da mensalidade. "

Fabrício para Especialização em Gestão Estratégica de Negócios

Rio Grande do Sul

"Gostaria de informações sobre o curso de pedagogia empresarial - pós graduação. Eu sou formada em administração e tenho interesse nesse curso. "

Grace para Especialização em Gestão Estratégica de Negócios

Rio Grande do Sul

"Estou me formando este ano e estou interessado em realizar uma pós graduação em analise financeira e gostaria de informacoes sobre a grade curricular deste curso, valores. "

Guillherme para Especialização em Gestão Estratégica de Negócios

Rio Grande do Sul

"Solicito valores e condições do investimento em pós-graduação na área de finanças, negócios e contabilidade. "

Luis para Especialização em Gestão Estratégica de Negócios

Rio Grande do Sul

"Estou procurando um mestrado profissional fundamentado na estratégia de manufatura. Eu trabalho há 35 anos com metal mecânico, e atualmente exerço a função de gerente de manufatura e tenho como objetivo trocar algumas das minhas experiências práticas na vida acadêmica. "

Tetsu para Especialização em Gestão Estratégica de Negócios

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com administração de negócios

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |