Especialização em Mecatrônica

Solicite informação sem compromisso Fundação Santo André

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Especialização em Mecatrônica

  • Modalidade
    O aluno realiza o curso de forma presencial.
  • Duração
    O curso apresenta uma carga horária total de 360 horas.
  • Certificado oficial
    Especialista em Mecatrônica será o título outorgado.
  • Considerações
    Atender a demanda crescente por profissionais qualificados em mecatrônica de forma adequada é o objetivo deste curso. A especialização proporciona aos participantes oportunidades reais de evolução profissional pessoal e profissional, já que oferece conhecimentos específicos para o desenvolvimento das atividades que relacionam a automação e controle industrial.
  • Dirigido a
    O curso está direcionado a graduados em engenharia elétrica, mecânica, computação ou de produção.
  • Área de atuação
    O especialista em mecatrônica pode atuar em empresas e indústrias nas áreas de projetos, especificação, implementação, bem como controle de sistemas mecatrônicos.

Comentários sobre Especialização em Mecatrônica - Presencial - Santo André - São Paulo

  • Objectivos
    Atender a demanda das indústrias da região do Grande ABC por profissinais qualificados em mecatrônica, proporcionando aos pós-graduandos oportunidades reais de evolução pessoal e profissional, permitindo consequentemente, que estes profissionais atuem como agentes no processo de desenvolvimento socioeconômico e tecnológico da região.



    ESPECÍFICOS: Capacitar os pós-graduandos com uma visão sistêmica no desenvolvimento das atividades que envolvem a automação e controle industrial, alicerçado em atividades multidisciplinares da mecatrônica. O especialista em Mecatrônica também estará apto a identificar e formular soluções de automação e integração, especificar, desenvolver, implementar, adaptar e manter sistemas mecatrônicos.     
  • Dirigido a
    Profissionais graduados em Engenharia Mecânica, Elétrica, Computação ou Produção, tecnólogos ou áreas afins, que atuam ou pretendem atuar em especificação, projeto, implementação e controle de sistemas mecatrônicos.

    Obs.: por se tratar de um curso de especialização, o curso não promove a habilitação (CREA) em Engenharia Mecatrônica e sim o aprofundamento de conhecimentos e aplicações na área da Mecatrônica.
  • Conteúdo
    Disciplina: AUTOMAÇÃO DA MANUFATURA   
    Carga horária: 30 horas
    Ementa  
    Introdução ao conceito de automação da manufatura e técnicas de controle industrial; Elementos, dispositivos e equipamentos de um sistema de automação da manufatura: Sensores, atuadores, componentes de sistema de controle, controle numérico, robôs industriais, controle lógico programável e sistemas computacionais. Tecnologia de manuseio, transporte e armazenamento de materiais. Sistemas de manufatura: Introdução aos sistemas de manufatura, células de manufatura, tecnologia de grupo, sistemas flexíveis de manufatura, linhas de montagem, linhas de produção. Sistemas de controle de qualidade: Introdução ao controle estatístico do processo, princípios e tecnologia de inspeção. Sistemas de apoio à manufatura: Projeto do produto e sistemas CAD/CAE/CAM, planejamento do processo, planejamento do processo auxiliado por computador (CAPP) e engenharia simultânea, manufatura enxuta e ágil.
     
    Disciplina: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
    Carga horária: 30 horas
    Ementa: Embasamento em teorias e práticas capazes de instrumentalizar a compreensão e a identificação da importância do conhecimento científico para a elaboração de trabalhos acadêmicos, artigos, seminários, projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e monografias, utilizando o discurso normativo do fazer científico através de métodos e técnicas regulamentares e formas de apresentação padronizadas pela ABNT.
          
     
    Disciplina: SENSORES E ATUADORES INDUSTRIAIS   
    Carga horária: 30 horas
    Ementa  
    Sensores industriais – fundamentos e aplicações. Princípio e funcionamento: sensores capacitivos, sensores magnéticos e indutivos, sensores acústicos e piezoelétricos, sensores fotoelétricos. Ruído e blindagem. Conversão AD/DA; Placas de aquisição. Motores Elétricos – princípios de funcionamento, seleção e aplicação. Princípio de controle de motores. Acionamentos elétricos. Conversores trifásicos controlados Harmônicas. Simulação e montagem experimental da ponte de tiristores. Circuitos de disparo analógicos e microprocessados. Choppers. Modulação PWM. Inversores PWM associados a motores de indução: controle escalar e vetorial.
     
    Disciplina: INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS   
    Carga horária: 30 horas
    Ementa  
    Introdução aos conceitos, princípios e técnicas de Instrumentação para Controle e Automação de Processos. Caracterização de Instrumentos de Medição, Controle e Atuação. Elementos sensores, transdutores e transmissores de sinais de variáveis de processos. Processamento de sinais analógicos e digitais.    Controle de processos e os diversos tipos de controladores. Características de controladores analógicos e digitais. Controladores simples e multimalhas. Controladores Programáveis. Projeto de Sistemas digitais de monitoração e de supervisão. Sistemas de controle multivariáveis.       Integração de sistemas.
     
    Disciplina: ELETRÔNICA ANALÓGICA E DIGITAL   
    Carga horária: 30 horas
    Ementa  
    Introdução ao Semi-Condutores. Componentes eletrônicos: Diodo, transistor, circuitos retificadores, fontes reguláveis. Sistemas numéricos e operações aritméticas. Eletrônica digital: portas lógicas, álgebra booleana, circuitos combinacionais, circuitos seqüenciais, registradores, contadores, memórias, multiplexadores, demultipliexadores, flip-flop, conversores analógico/digital e digital/analógico. Técnicas de simplificação de circuitos lógicos.
     
    Disciplina: MICROCOPROCESSADORES PARA MECATRÔNICA   
    Carga horária: 30 horas
    Ementa  
    Introdução aos sistemas computacionais. Elementos básicos de sistemas computacionais: processadores, memória primária e secundária; sistemas de I/O. Microprocessadores, Microcontroladores, Arquiteturas CISC e RISC; estrutura interna, memória de programa, memória de dados. Registradores especiais para controle, Set de instruções, configurações, sub-rotinas, tipos de interrupções. Famílias de microcontroladores.              Ambiente de programação: Linguagem de baixo nível e alto nível. Programação avançada.
     
    Disciplina: MODELAGEM E CONTROLE DE SISTEMAS A EVENTOS   
    Carga horária: 30 horas
    Ementa  
    Conceitos fundamentais de Sistemas a Eventos Discretos - SED.             Modelagem de SEDs: Teoria de filas, Álgebra min-maxs, Autômatos finitos e Linguagens formais. Redes de Petri Elementares: conceito de componentes ativos e passivos, correspondência entre o comportamento dinâmico de SED e sua representação gráfica. Redes Evento-Condição: regras, situação de conflito, situação de contato, complementação de redes. Redes Place/Transition. Redes Predicado/Transição. Redes interpretadas: MFG (Mark Flow Graph), Redes Coloridas; Redes Estendidas e Orientadas a Objetos: Rede Ghenesys, MFG-Grafcet; padrão SFC; Simulação de Sistemas Discretos com Redes de Petri. Modelagem de Sistemas Discretos; Utilização de Redes de Petri para a modelagem formal de sistemas automatizados. Análise de Propriedades das Redes de Petri: Análise de invariantes e distância síncrona; propriedades estruturais.
     
    Disciplina: MODELAGEM E CONTROLE DE SISTEMAS DE VARIÁVEIS CONTÍNUAS   
    Carga horária: 30 horas
    Ementa  
    Conceitos fundamentais de Sistemas de Variáveis Contínuas. Introdução à engenharia de controle de sistemas. Conceitos e técnicas de modelagem de sistemas. Equações de estado.        Transformada de Laplace. Funções de transferência e diagramas de blocos. Sistemas em malha fechada. Critérios de desempenho, estabilidade e realimentação de sistemas.                 Técnicas de síntese de controle pelo método do lugar das raízes e de resposta em frequência. Conceitos básicos de sistemas não lineares.
     
    Disciplina: AUTOMAÇÃO PNEUMÁTICA   
    Carga horária: 30 horas
    Ementa  
    Conceitos e princípios básicos: Fluido, pressão, vazão, velocidade. Temperatura e volume. Unidades. Circuitos Pneumáticos: Normas e Simbologia, componentes e dimensionamento. Compressibilidade e expansibilidade. Produção e distribuição do ar comprimido. Atuadores, válvulas: comando, controle, retenção, alívio e reguladoras de pressão.                 Diagrama trajeto-passo, diagrama de sensores, diagrama de comando, diagrama de posicionamento dos atuadores. Método passo a passo e diagrama funcional. Comandos seqüenciais. Projeto de sistemas pneumáticos e possibilidades de anulação de sinais em contrapressão através dos métodos intuitivo e sistemático (cascata e passo a passo). Método de localização e correção dos principais problemas e falhas em sistemas pneumáticos. Condições marginais no comando de maquinas e dispositivos. - Montagens práticas de sistemas pneumáticos complexos com componentes reais em unidades de treinamento especialmente desenvolvidas. Princípios físicos que envolvem a eletricidade aplicada a comandos elétricos. -Símbolos Normalizados, especificações técnicas, formas construtivas e funções das eletro-válvulas, fins de curso, relés e sensores. Comandos elétricos para atender requisitos de automação pneumática e através de lógica de relés. Comandos seqüenciais utilizando um ou mais atuadores com o apoio de software de desenho e simulação. Montagens práticas de sistemas com componentes eletropneumáticos em unidades de treinamento especialmente desenvolvidas.
     
    Disciplina: CONTROLADORES LOGICOS PROGRAMÁVEIS    
    Carga horária: 30 horas
    Ementa  
    Introdução ao conceito de controle por computador. Concepção geral dos controladores lógicos programáveis (CLP), funções e aplicações na automação industrial. Principio de funcionamento e símbolos normalizados de sensores, válvulas solenóide, relés, botões e fins de curso.             Instalação, configuração e parametrização de um CLP.                 Recursos dos Controladores Lógicos Programáveis (CLP): registradores, temporizadores, contadores, memórias e módulos de entradas e saídas analógicas e digitais. Fundamentos de controle seqüencial e controladores programáveis.          A norma IEC e as linguagens de programação de CPs. Grafcet aplicado na síntese de sistemas de controle: abordagem hierárquica. Metodologia de projeto de sistemas de controle para automação. Mark Flow Graph aplicado na síntese de sistemas de controle: modularização e refinamentos sucessivos. Metodologia de projeto de sistemas de controle para automação. Leitura e desenvolvimento de programas em software apropriado, utilizando-se das linguagens diagrama de contratos (ladder diagram) lista de instruções (statemente list) carregando-os para a memória do controlador. Utilização de módulos de funções avançadas, inclusive módulos de funções dedicadas. Elaboração de programas utilizando métodos sistemáticos e conceitos de programação paralela em modo multitarefas (multitask), para gerenciamento de sistemas complexos. Programação de condições marginais, tais como: parada de emergência, reposicionamento e situações de parada e inicio de processo, etc. em equipamentos comandos por CLP.
     
    Disciplina: ROBÓTICA INDUSTRIAL   
    Carga horária: 30 horas
    Ementa  
    Introdução à robótica: Definição de robôs e histórico, classificação dos robôs industriais e especificação de robôs industriais. Componentes dos robôs industriais: atuadores, sensores e ligamentos. Transformação de coordenadas: translação e rotação de sistemas de coordenadas. Transformação homogênea. Fundamentos de visão computacional. Parâmetros de Denavit-Hartenberg. Cinemática da posição de robôs manipuladores. Cinemática da velocidade de robôs manipuladores. Cinemática inversa de robôs manipuladores. Estática de robôs manipuladores. Dinâmica: Método de Lagrange e de Newton-Euler aplicado a robôs manipuladores. Planejamento de trajetórias para robôs manipuladores. Controle de posição e de força de robôs manipuladores. Linguagens de programação de robôs. 
     
    Disciplina: REDES INDUSTRIAIS   
    Carga horária: 30 horas
    Ementa  
    Introdução à sistemas de comunicação. Apresentação de topologias de redes.  Transmissão de Informação digital e analógica. O modelo de referência OSI e as arquiteturas IEEE802 e TCP/IP. Sistemas de comunicação Industrial.    Protocolos industriais; Redes FieldBus: ASI, CAN, PROFIBUS, Foundation Fieldbus; Aplicações.  Projeto de redes de comunicação em ambiente fabril.
     
    Informações Complementares

    Duração do curso: 18 meses
    Carga horária total: 360 horas.
    Dias e horários das aulas: Sábados das 8h às 12h  e das 13h às 17h

    Profº Responsável: Profº Mestre Régis Pasini
    Valor: R$ 507,62 (matrícula + 19 parcelas)

    A formação de turma dependerá do número mínimo de aprovados (20 alunos)

    Obs.: o valor da mensalidade do curso sofre reajuste anual

Últimas visitas ao curso

"Queria mais informações sobre o curso, como duração, valor mensal, dentre outros. Pois moro no RN e estou disposta a mudar de estado pra ingressar nesse curso!"

Linelly para Especialização em Mecatrônica

Rio Grande do Norte

"Gostaria de saber qual o valor do curso de Especialização em Mecatrônica?"

Janio para Especialização em Mecatrônica

Pará

"Gostaria de saber a duração do curso de Especialização em Mecatrônica e os valores de matrícula e mensalidades. O vestibular pode ser agendado, ou é somente o tradicional?"

Edson para Especialização em Mecatrônica

São Paulo

Outro curso relacionado com automação industrial

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |