Home>Pós-graduação>Odontologia>A Distância>Campinas>Especialização em Odontologia do Trabalho - EAD - A Distância
 

Especialização em Odontologia do Trabalho - EAD - A Distância

()
Método: A Distância
Opiniões:
Opiniões (2)
Loading...

Solicite informação sem compromisso
Faculdade São Leopoldo Mandic

Especialização em Odontologia do Trabalho - EAD - A Distância

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da Faculdade São Leopoldo Mandic, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Imagens - Faculdade São Leopoldo Mandic:
Foto Centro Faculdade São Leopoldo Mandic São Paulo
Foto Centro Faculdade São Leopoldo Mandic São Paulo
AnteriorAnterior
PróximaPróxima
Foto Centro Faculdade São Leopoldo Mandic Campinas
Faculdade São Leopoldo Mandic São Paulo Brasil Centro
Foto Faculdade São Leopoldo Mandic São Paulo Brasil
Centro Faculdade São Leopoldo Mandic São Paulo Brasil
Foto Centro Faculdade São Leopoldo Mandic São Paulo
Faculdade São Leopoldo Mandic Campinas São Paulo Brasil
Foto Faculdade São Leopoldo Mandic Campinas São Paulo
Centro Faculdade São Leopoldo Mandic Campinas São Paulo

Análise da Educaedu

Aimèe Santiago
Especialização em Odontologia do Trabalho - EAD
  • Modalidade

    A Pós-graduação acontece na modalidade de Ensino à Distância.

  • Duração

    A duração é de 16 meses.

  • Certificado Oficial

    O título outorgado é de Especialista em Odontologia do Trabalho.

  • Considerações

    A Odontologia do Trabalho é a área da odontologia que tem por objetivo, a busca pela compatibilidade entre a atividade laboral e a preservação da saúde bucal do trabalhador.

    Durante o curso o profissional aprenderá sobre a prevenção e o diagnóstico de doenças do complexo bucomaxilofacial, provocadas pela atividade laboral, e também sobre como evitar acidentes do trabalho por causas odontológicas, contribuindo assim para a saúde integral do trabalhador.

  • Dirigido a

    Cirurgiões dentistas inscritos no CRO/CFO.

  • Área de atuação

    O mercado de trabalho para os Especialistas em Odontologia do trabalho é bastante promissor, principalmente, em um mundo em constante mudança, de economia globalizada e de mercados emergentes, onde os novos padrões de qualidade exigem dos profissionais da odontologia uma qualificação diferenciada.

Especialização em Odontologia do Trabalho - EAD - A Distância Comentários sobre Especialização em Odontologia do Trabalho - EAD - A Distância
Objetivos:
O curso de Especialização em Odontologia do Trabalho a Distância apresenta disciplinas agrupadas em torno de eixos de natureza conceitual e distribuídas nas áreas de concentração específica (Odontologia do Trabalho) e Domínio Conexo (disciplinas exigidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO)).


Área de Atuação
A área de atuação de um Especialista em Odontologia do Trabalho contempla desde a realização de exames odontológicos para fins trabalhistas, até o planejamento de programas de educação sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, a identificação e a vigilância dos fatores ambientais, que constituem riscos à saúde bucal no trabalho.
Dirigido a:
Cirurgiões dentistas inscritos no CRO/CFO.
Conteúdo:

ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA DO TRABALHO - EAD

Reconhecido pelo MEC/CFO

Duração:
16 meses
Início: 24/09/2012
Periodicidade: Modalidade a distância
Carga horária: 855 horas/aula

Coordenador do curso

Prof. Dr. Urubatan Vieira de Medeiros
-Doutor e Livre-Docente em Odontologia Coletiva

Mini currículo do coordenador

Doutor em Periodontia pela Universidade de São Paulo (USP);
Mestre em Odontologia Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF);
Professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro;
Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro;
Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Odontologia;
Coopera com o Ministério da Saúde e com o Ministério da Educação e participa dos mais importantes eventos científicos nacionais e internacionais, divulgando os trabalhos na área.

Tem experiência na área de Odontologia , com ênfase em Odontologia Social e Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Odontologia Preventiva e Epidemiologia.


Observações:

O curso de Especialização em Odontologia do Trabalho” a distância tem duração prevista de 16 meses, com previsão de 15 horas de estudos semanais, divididas entre auto-estudo, interação aluno-tutor e atividades de elaboração orientadas de monografia.

De acordo com a legislação aplicável, além da (i) aprovação em cada módulo (por meio de avaliações próprias e integradas pelo ambiente virtual de ensino) e da (ii) obrigatoriedade de entrega da monografia de conclusão, será aplicada ao final curso (iii) duas atividade de avaliação presencial, que pode ser realizada em uma das unidades da São Leopoldo Mandic: Campinas-SP, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro (Laranjeiras), Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Vila Velha e Porto Alegre.

A formação de turma está sujeita a formação de um número mínimo de 30 (trinta) alunos.

O (a) Candidato (a) deve preencher o requerimento para sua inscrição e, em seguida, será disponibilizado no e-mail cadastrado o boleto bancário correspondente à primeira parcela do Curso, considerada pré-matrícula.

A matrícula somente será efetivada com a entrega da documentação exigida e após a comprovação dos requisitos para a sua realização (confira no item “Procedimentos para Seleção e Matrícula” abaixo).

Todo o conteúdo do curso será disponibilizado na plataforma do aluno.


Reembolso do valor da pré-matrícula: (1) Caso o(a) inscrito(a) desista do Curso antes da data de seu início, a Faculdade São Leopoldo Mandic reembolsa 80% do valor pago referente à pré-matrícula, sendo que os 20% restantes são considerados despesas administrativas correspondentes; (2) Caso desista do Curso após o seu início, o(a) inscrito(a) perderá o direito ao reembolso do valor referente à pré-matrícula, mesmo que não tenha frequentado às aulas, tendo em vista as disposições da legislação aplicável, do Regimento Geral da Pós-Graduação da Instituição e, ainda, pelo fato de que os cursos são oferecidos com base no número de inscritos, considerando-se nesse caso a vaga preenchida pelo desistente.

Observação importante: Se o curso não ocorrer ou for adiado por qualquer motivo, o(a) inscrito(a) terá direito a reembolso de 100% do valor pago à título de pré-matrícula.


Atrativos

A Faculdade São Leopoldo Mandic está entre as 10 melhores do país no ranking do Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação. No total, 1.828 universidades e faculdades foram avaliadas e somente 21 obtiveram nota máxima (5) na avaliação. A instituição obteve nota máxima e figura entre as 10 (dez) primeiras desde 2008, quando foi lançado o índice.

O Curso de “Especialização em Odontologia do Trabalho” possibilita uma formação completa para se integrar aos Serviços de Saúde do Trabalhador, tanto na área pública como na privada. O aluno terá contato com conteúdos atualizados na área de saúde ocupacional, auditoria, planejamento e administração de serviços de saúde do trabalhador, entre outros.

Este curso apresenta reconhecimento do Conselho Federal de Odontologia (CFO), sendo o primeiro curso do Brasil na área de Odontologia do Trabalho a ser reconhecido por este órgão na modalidade a distância.

Os alunos formados recebem um “Certificado de Especialista em Odontologia do Trabalho”*, reconhecido pelo MEC e CFO, sem a menção de ter ocorrido na modalidade a distância.

A Faculdade São Leopoldo Mandic utiliza uma plataforma de ensino que permite aos alunos o acesso a todo o conteúdo do curso e possibilita a interação com a coordenação, tutores e setor administrativo da Faculdade São Leopoldo Mandic, assim como com os outros colegas.

* De acordo com a determinação da legislação aplicável, não consta no diploma a modalidade de ensino.
** Reconhecimento do CFO apenas para os dentistas inscritos no conselho.

Programação
  • Patologia do trabalho de acordo com a natureza do processo saúde/doença;
  • Redução e/ou eliminação na nocividade do trabalho;
  • Legislação trabalhista atualizada;
  • Políticas públicas em saúde e segurança do trabalho;
  • Exames admissionais periódicos e demissionais;
  • Saúde ocupacional;
  • Epidemiologia e planejamento de ações de saúde do trabalhador;
  • Auditoria e perícias odontológicas;
  • Planejamento de Serviços de Saúde do Trabalhador;
  • Administração de Serviços de Saúde do Trabalhador;
  • Avaliação de Serviços de Saúde;
  • Bioestatística;
  • Ciências da Conduta;
  • Bioética;
  • Emergência Médica em Odontologia;
  • Ética e Legislação Odontológica;
  • Metodologia da Pesquisa;
  • Elaboração de monografia:
  • Avaliação presencial.

Observação: O calendário de cada módulo será apresentado na plataforma disponível para a interação do aluno com a coordenação e tutores.


Procedimentos para seleção e matrícula

a) Pré-requisitos

SER GRADUADO EM ODONTOLOGIA E TER O CRO ATIVO OU PROVISÓRIO

b) Pré-matrícula

* Caso não haja o oferecimento da turma, o valor pago como pré-matrícula será devolvido integralmente.

Observação importante: Para ter a vaga garantida, é necessário que o aluno efetue o pagamento da inscrição até a data de vencimento do boleto e também envie os documentos necessários para a efetivação da matrícula. Vale ressaltar, porém, que a faculdade reserva o direito de efetivar a matrícula de acordo com a ordem de pagamento dos boletos e recebimento dos documentos, respeitando o número de vagas em cada turma. Sendo assim, mesmo que o candidato à vaga efetue o pagamento do boleto, mas não envie os documentos para confirmar a sua pré-matrícula, não é possível garantir a vaga no curso.


c) Documentação necessária a ser enviada para a pré-matrícula no curso:

Cópia xerográfica dos documentos:

- Certidão de nascimento ou casamento;
- Diploma de graduação (frente e verso)
- CPF;
- RG (Carteira de Habilitação não substitui esse documento);
- Registro do profissional no Conselho Regional de Odontologia (CRO);
- Boleto pago correspondente à pré-matrícula.

* 1 foto 3 x 4.

* ATENÇÃO: Após a confirmação do recebimento de todos os documentos acima citados, a Faculdade São Leopoldo Mandic enviará um e-mail confirmando a sua pré-matrícula. A formação de turma está sujeita a número mínimo de alunos, e os inscritos receberão a informação sobre o efetivo oferecimento da turma até 10 (dez) dias antes da data prevista para início das aulas, quando serão enviados (a) o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e (b) as instruções para acesso ao ambiente virtual de ensino (login e senha).

Opiniões (2)

Professores:
Atendimento ao aluno:
Programa de Ensino:
Material:
  • Um excelente curso, recomendo a todos pela qualidade dos tutores e pela praticidade de estudar em casa.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Marilia Marceliano sobre Especialização em Odontologia do Trabalho - EAD - Junho 2011
  • Ótimo . Dedicação 100% dos Tutores. Material Didático muito bem elaborado.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Luis Augusto Ledesma Rey sobre Especialização em Odontologia do Trabalho - EAD - Junho 2011
Outro curso relacionado com Pós-graduação de Odontologia: