Especialização em Odontologia do Trabalho

Solicite informação sem compromisso FACOPH – Faculdade do Centro Oeste Pinelli Henriques

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Marina Cunha

Marina Cunha

Especialização em Odontologia do Trabalho

  • Modalidade
    A Especialização em Odontologia do Trabalho é dada presencialmente.
  • Duração
    A duração desse curso completo é de 18 meses.
  • Certificado oficial
    O COPH dá o certificado de Especialista em Odontologia do Trabalho.
  • Considerações
    O COPH é o Centro Odontológico Pinelli Henriques, que está localizado em Bauru, no estado de São Paulo. Além de uma moderna infraestrutura, o COPH possui um corpo docente altamente qualificado. A área de odontologia do trabalho tem como objetivo fazer a prevenção e o diagnóstico de doenças causadas pela atividade do trabalho. O dentista do trabalho também deve evitar acidentes de trabalho por motivos odontológicos, ajudando na saúde do trabalhador. A Educaedu fez um estudo sobre o COPH e o curso: - A especialidade é nova: foi reconhecida em 2002, por isso apresenta um amplo mercado de trabalho; - Os professores são especialistas na área.
  • Dirigido a
    A especialização está pensada para cirurgiões-dentistas.
  • Área de atuação
    Pessoas com formação em Odontologia do Trabalho podem ser contratadas por: - Clinica Oralmed; - IGUIA Consultoria; - ALVA Clínica Odontológica; - Petrobras; - Dr.Christiano Sallum & Equipe.

Comentários sobre Especialização em Odontologia do Trabalho - Presencial - Bauru - São Paulo

  • Conteúdo
    ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA DO TRABALHO
     
    Início: imediato
    Vagas: máximo-30 (mínimo-10)
    Duração: 1 ano e meio
    Realização: sexta (manhã-tarde-noite); sábado (manhã-tarde)

    Coordenadora:

    ELIETE DOMINGUEZ LOPEZ – [Cirurgiã-Dentista;  Mestre em Odontologia Social pela USP-SP, Professora do Curso de Especialização de Odontologia do Trabalho da Fundecto - Fundação para o Desenvolvimento Científico e tecnológico em Odontologia da Universidade de São Paulo; Doutoranda em Odontologia Social USP-SP].

    Professores:

    EDGARD CROSATO – [Cirurgião-Dentista Professor Dr. Livre Docente Adjunto do Departamento de Odontologia Social da Universidade de São Paulo; Coordenador do do Curso de Especialização de Odontologia do Trabalho da Fundecto - Fundação para o Desenvolvimento Científico e tecnológico em Odontologia da Universidade de São Paulo].

    JOÃO MIGUEL FALQUEIRO –  [Cirurgião-Dentista; Especialista em Odontologia do Trabalho e em Cirurgia  Bucomaxilofacial].

    MARIA ANGÉLICA LOPES CHAVES MENDONÇA – [Cirurgiã-Dentista; Mestre Profissional em Laser em Odontologia pela USP-SP; Doutoranda em Odontologia Social- USP- SP].

    RAFAEL AIELO BONFIM – [Cirurgião-dentista; Especialista em Odontologia do Trabalho; Mestrando em Odontologia Social- USP-SP].

    SUZANA PAPILE MACIEL CARVALHO - (Cirurgiã-Dentista; Mestre em Saúde Coletiva pela USP-Bauru; Especialista em Odontopediatria pelo Centrinho-USP-Bauru; Professora em cursos da APCD-Sorocaba, Profis-Bauru, Centro Odontológico Pinelli Henriques - Bauru; Doutoranda em Odontologia Social pela USP- SP).

    E professores convidados.

    Objetivos:

    Definição e campo de atuação da especialidade importante: de início, esclarecer que essa especialidade não trata de saúde ocupacional do profissional cirurgião dentista, e sim, das das relações entre a saúde bucal e o trabalho ou ocupação dessas pessoas. Nesse sentido, tem-se por objeto o estudo e a profilaxia dos riscos à saúde do complexo bucomaxilofacial, decorrentes da prática do trabalho, bem como as implicações das doenças e condições odontológicas nas questões laborais.

    Conteúdo Programático Resumido:

    - Identificação, avaliação e vigilância dos fatores ambientais que possam constituir risco à saúde bucal no local de trabalho;

    - Planejamento, administração e avaliação dos serviços odontológicos;

    - Perícia trabalhista e legislação de interesse à odontologia do trabalho;

    - Acidentes de trabalho no ambiente odontológico: condutas e prevenção;

    - Higiene, economia e segurança no trabalho;

    - Patologias bucais e sistêmicas associadas a riscos profissionais;

    - Educação em saúde programada em odontologia do trabalho.

    Área de especialidade:

    O Artigo 30 da Seção X do Título I da Resolução CFO n.22/2001 assim define a especialidade:

    "art. 30. Odontologia do trabalho é a especialidade que tem como objetivo a busca permanente da compatibilidade entre a atividade laboral e a preservação da saúde bucal do trabalhador."

    Área de competência

    As áreas de competência para a atuação do especialista em odontologia do trabalho encontram-se descritas no artigo 3º da mencionada resolução cfo nº 25/2002, e incluem:

    a) identificação, avaliação e vigilância dos fatores ambientais que possam constituir risco à saúde bucal no local de trabalho, em qualquer das fases do processo de produção;

    b) assessoramento técnico e atenção em matéria de saúde, de segurança, de ergonomia e de higiene no trabalho, assim como em matéria de equipamentos de proteção individual, entendendo-se inserido na equipe multidisciplinar de saúde do trabalho operante;

    c) planejamento e implantação de campanhas e programas de duração permanente para educação dos trabalhadores quanto a acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e educação em saúde;

    d) organizar estatísticas de morbidade e mortalidade com causa bucal e investigar suas possíveis relações com as atividades laborais e,

    e) realização de exames odontológicos para fins trabalhistas

    Referências:


    1. ARAÚJO, M. E. ESTUDO DA PREVALÊNCIA DAS MANIFESTAÇÕES BUCAIS DECORRENTES DE AGENTES QUÍMICOS NO PROCESSO DE GALVANOPLASTIA: SUA IMPORTÂNCIA PARA A ÁREA DE SAÚDE BUCAL DO TRABALHADOR. SÃO PAULO, 1998. 83P. TESE (DOUTORADO EM DIAGNÓSTICO BUCAL), FACULDADE DE ODONTOLOGIA - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

    2. ARAÚJO, M. E.; GONINI, JR. A SAÚDE BUCAL: OS EXAMES ADMISSIONAL E PERIÓDICO COMO UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE. ODONTOLOGIA E SOCIEDADE, SÃO PAULO, V.1, N.1-2, P.15-18, 1999.

    3. BIRMAN, E.G. ASPECTOS ESTOMATOLÓGICOS DO SATURNISMO. REVISTA DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CIRURGIÕES DENTISTAS. SÃO PAULO. V.33, N.1, P.61-63, JAN/JUN. 1979.

    4. ESTEVES, R.C. MANIFESTAÇÕES BUCAIS DAS DOENÇAS PROFISSIONAIS. REVISTA BRASILEIRA DE SAÚDE OCUPACIONAL. V.40, N.10. OUT/DEZ. 1982.

    5. GARRAFA. ODONTOLOGIA DO TRABALHO. VER. G. OCUP. V34, P. 508-512, 1998.

    6. GARNIER. M.;DELAMARE, V. DICIONÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS DE MEDICINA. SÃO PAULO: ORG. ANDREI, 1984.

    7. MENDES, R.MEDICINA DO TRABALHO E DOENÇAS PROFISSIONAIS. SÃO PAULO: SARVIER. 1980.

    8. CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA. RESOLUÇÃO CFO 22/2001, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2001. DISPONÍVEL EM WWW.CFO.ORG.BR

    9. CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA. RESOLUÇÃO CFO 25/2002. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. V.1, P. 148-149. 28 DE MAIO DE 2002.

    10. STEDINAN. DICIONÁRIO MÉDICO. RIO DE JANEIRO. GUANABARRA-KOOGAN, 1979.

    11. VIANA, M.P.I.; SANTANA, V.S. EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL A NÉVOAS ÁCIDAS E ALTERAÇÕES BUCAIS: UMA REVISÃO. CADERNO DE SAÚDE PÚBLICA, RIO DE JANEIRO.

    12. MAZZILLI, L.E.N. ODONTOLOGIA DO TRABALHO. ED. SANTOS. SÃO PAULO, 2003.

     


Últimas visitas ao curso

"Eu gostaria de ter mais informaçoes sobre pós graduação em odontologia do trabalho. como valor, tempo da pós graduação, se é quinzenal ou mensal e o local onde é ministrada as aulas."

Erika para Especialização em Odontologia do Trabalho

Goiás Estado

"Eu gostaria de saber quando será a inscrição para o curso iniciam, tipo de documentação necessaria, se há pré requisitos ou processo seletivo e quando as aulas supostamente iniciarão. Eu também gostaria de saber se em caso de processo seletivo, existe a possibilidade de realizar a prova online."

Juliana para Especialização em Odontologia do Trabalho

Pernambuco

Outro curso relacionado com odontologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |