Especialização em Planejamento e Gestão de Vendas

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Especialização em Planejamento e Gestão de Vendas

  • Modalidade
    O curso é realizado de maneira presencial.
  • Duração
    A carga horária é de 360 horas-aula.
  • Certificado oficial
    O egresso recebe o certificado de Especialista em Planejamento e Gestão de Vendas.
  • Considerações
    O curso da Universidade de Caxias do Sul já está em sua 4ª edição e desde então vem formando profissionais de alto gabarito em atuação em grandes empresas, a fim de realizar uma ótima atuação como gestores na área de vendas e mercadológica. Através da Especialização em Planejamento e Gestão de Vendas o aluno é capacitado para planejar, gerir e executar funções voltadas ao processo de vendas. O curso oferece conhecimentos através de práticas e teorias do estudo de definição, elementos e processos voltados a estruturação e controle de forças de vendas, aspectos legais do contexto, além de avaliação econômica-financeira das vendas e perfomance do negócio.
  • Dirigido a
    O curso é interessante para pessoas graduadas em áreas como Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis, Direito e outras áreas que estejam disponíveis para atuação em vendas.
  • Área de atuação
    O egresso poderá atuar em empresas de diversas áreas como Hotéis, Restaurantes, Contabilidades, Setores de Vendas de Empresas de todos os portes, tanto nacionais como internacionais.

Comentários sobre Especialização em Planejamento e Gestão de Vendas - Presencial - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    Compreender o conceito de vendas, sua implicação prática e interação com as demais áreas da administração e das empresas, através da análise dos seus pressupostos básicos e dos seus principais elementos, capacitando o profissional para o planejamento, a implementação e a gestão do processo de vendas.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Profissionais atuantes na área de vendas graduados em Administração de Empresas, Economia, Engenharias, Ciências Contábeis, Direito, Relações Públicas, Comunicação Social, Turismo, Hotelaria e demais graduados em nível superior com atuação na área.
  • Titulação
    Especialista em Planejamento e Gestão de Vendas
  • Conteúdo

    Disciplinas e Ementas

    -  Qualidade de Produtos e Serviços (30 horas-aula)
    Ementa: Definição e princípios de gestão da qualidade. Política da qualidade: definição e aspectos a considerar. Elementos a serem analisados em um sistema de gestão da qualidade. Custos da qualidade: impacto, tipos e interfaces. Gestão da qualidade no processo: eliminação de perdas, eliminação das causas de perdas e otimização do processo. Avaliação da qualidade na perspectiva dos clientes: de produtos e de serviços. Resultados desejados a partir da implantação de um sistema da qualidade.

     - Planejamento Mercadológico e Posicionamento Competitivo (30 horas-aula)
    Ementa: Identificação de objetivos e metas organizacionais e pessoais. Diagnóstico ambiental, projeção de cenários e identificação de situações favoráveis e desfavoráveis. O benchmarking como ferramenta de diagnóstico e planejamento. Diagnóstico estrutural interno e externo: pontos fortes e fracos da empresa, oportunidades e ameaças. O posicionamento estratégico: estratégias e vantagens competitivas. Posicionamento de empresa, de marca e de produto. Competências essenciais para o marketing mix e estrutura de sustentação. Planos de ativação mercadológica: formatação, implementação, gerenciamento.

     - Estratégias e Políticas de Preço (30 horas-aula)
    Ementa: Definição de preço e pressupostos básicos. Demanda e oferta e o equilíbrio de mercado. Fatores a serem considerados nas decisões de preço. Estratégias, políticas e objetivos da precificação. Métodos e aplicações para o estabelecimento de preços. Variações e reações aos preços inseridas no contexto de mercado.

     - Comportamento do Consumidor (30 horas-aula)
    Ementa: Fundamentos do comportamento do consumidor. Influências externas e internas. Processo de decisão do consumidor. Comportamento organizacional: suas variáveis e desdobramentos.

     - Vendas: Definição, Elementos e Processo (45 horas-aula)
    Ementa: Definição de vendas. A natureza do processo de vendas. As fases do processo de vendas: pré-venda, venda e pós-venda. O papel dos gestores de vendas e dos vendedores (internos e externos): suas atribuições e responsabilidades. Arquitetura e gerenciamento do sistema de vendas: seus elementos, interfaces e desdobramentos.

     - A Prática do Marketing de Relacionamento (30 horas-aula)
    Ementa: Origem, influências e evolução do marketing de relacionamento. Conceitos e elementos do marketing de relacionamento. A prática do marketing de relacionamento como uma nova forma de se fazer negócios e seu impacto na competitividade das empresas. O valor do cliente ao longo do tempo (customer equity ou lifetime value). A relação entre o marketing de relacionamento e a atração, satisfação, retenção e lealdade de clientes. O marketing de relacionamento como uma fonte de vantagem competitiva.

     - Dimensionamento, Estruturação e Controle da Força de Vendas (20 horas-aula)
    Ementa: Dimensionamento da força e vendas: tamanho da força de vendas. O tamanho da força de vendas versus os objetivos empresariais e a cobertura de mercado. Estruturação da força de vendas: definição de territórios e divisão da força de vendas. Força de vendas direta versus força de vendas indireta, vantagens e desvantagens na utilização do vendedor contratado e vantagens e desvantagens na utilização do representante de vendas. Controle da força de vendas: razões para avaliação da força de vendas, critérios de desempenho quantitativo e qualitativo e o acompanhamento da performance da força de vendas em relação aos objetivos empresariais.

     - Aspectos Legais no Contexto das Vendas (30 horas-aula)
    Ementa: Fundamentos históricos do CDC (Código de Defesa do Consumidor). Princípios norteadores do CDC. Responsabilidade civil objetiva e subjetiva, contratual e extracontratual. Elementos formadores da responsabilidade civil: culpa, nexo de causa e prejuízo. Indenização: perdas e danos. Propaganda e publicidade enganosa e abusiva. Práticas e cláusulas abusivas. Sanções administrativas e órgãos de defesa do consumidor.

     - Remuneração e Valorização da Força de Vendas (30 horas-aula)
    Ementa: Formas de remuneração para a força de vendas: remuneração fixa, variável e mista. O Composto Motivador em vendas: remuneração básica e incentivos financeiros e não-financeiros. Critérios para um Plano de Remuneração em vendas: a composição variável e fixo, sistema de avaliação e remuneração do desempenho; os componentes da remuneração variável no curto e longo prazo: comissões, prêmios, bônus, participação nos resultados, oportunidades. Força de vendas própria e terceirizada: impactos sobre a remuneração e aspectos legais da remuneração de vendedores. Vendas de alto impacto e remuneração: as melhores práticas.

     - A Tecnologia de Informação nas Vendas (30 horas-aula)
    Ementa: O papel estratégico do Sistema de Informações (SI): competição no ambiente empresarial, gestão e globalização da economia, perspectivas e negócios com TI e a influência da cultura na utilização de SI. Conceitos em SI: dado, informação, conhecimento; sistemas de informação; tipologia; tecnologias da informação (hardware, software, redes e dados). Sistemas integrados de gestão: ERP (Enterprise Resource Planning), CRM (Customer Relationship Management), Suply Chain (Cadeia de Suprimentos), EDI (Electronic Data Interchange) e XML (eXtensible Markup Language). Informação para decisão: Datawarehouse, OLAP, BI (Business Intelligence) e Datamining. Aplicações da TI e negócios na Internet: mudança na estratégia competitiva das empresas; redes, internet, intranet e extranet; e-commerce e e-business; ambientes virtuais de aprendizagem e e-learning. Gestão estratégica da informação.

     - Avaliação Econômico-Financeira das Vendas e a Performance do Negócio (30 horas-aula)
    Ementa: Análise de séries históricas de vendas. Exame dos efeitos inflacionários. Detecção e tratamento da sazonalidade. Tendência: uso de regressão linear. Médias móveis. Determinação do valor do cliente: detalhamento dos Demonstrativos de Resultado de Exercício. Segmentações por cliente. Conversão em fluxos de caixa. Obtenção das taxas de desconto adequadas. Técnicas de valor presente líquido e a determinação do lifetime value (ou customer equity).

     - Metodologia da Pesquisa (20 horas-aula)
    Ementa: Definição de pesquisa e suas classificações. Planejamento da pesquisa: fases decisória, construtiva e redacional. Fontes de pesquisa e suas características. Noções básicas sobre normas de formatação de trabalhos acadêmicos.

     - Ética e Responsabilidade Social nas Vendas (15 horas-aula)
    Ementa: Atuação social como estratégia empresarial. A relação entre ética empresarial e responsabilidade social no contexto das vendas. Responsabilidade social das empresas e o desenvolvimento local. Capital social e comunidade cívica. Metodologias participativas na condução de programas sociais.


Últimas visitas ao curso

"Eu gostaria de saber se tem alguma pós na de gestão de vendas na região de Itabuna, pois tenho interesse em fazer. "

Mariele para Especialização em Planejamento e Gestão de Vendas

Bahia

"Trabalho com vendas de motos novas e semi novas e gostaria de ter mais conhecimentos na área de vendas como cursos técnicos gestão, etc. "

Raphael para Especialização em Planejamento e Gestão de Vendas

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com comercial e vendas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |