Especialização em Psicologia Jurídica

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Marina Cunha

Marina Cunha

Especialização em Psicologia Jurídica

  • Modalidade
    A Especialização em Psicologia Jurídica é um curso presencial.
  • Duração
    O tempo total dessa especialização é de 375 horas/aula.
  • Certificado oficial
    O aluno ganha um diploma de Especialização em Psicologia Jurídica.
  • Considerações
    A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) tem mais de 27 mil alunos e é uma das melhores instituições de ensino particular do Paraná. A PUCPR possui um Núcleo de Prática em Psicologia e a revista Psicologia Argumento, onde mestres e doutores publicam artigos científicos. A Especialização em Psicologia Jurídica aparece a partir do aumento da criminalidade no país e do envolvimento de crianças e adolescentes. Dessa forma, a Psicologia entra em cena para atuar junto ao Direito.
  • Dirigido a
    Os alunos deste curso geralmente são pessoas com formação em Psicologia, Direito e Serviço Social.
  • Área de atuação
    O Especialista em Psicologia Jurídica pode trabalhar em lugares como: Tribunal de Justiça; Centro de Psicologia Aplicada (UNIP); Vara da Infância e Juventude; Secretaria Municipal da Assistência Social, da Criança e do Adolescente - SEMASCRI.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Especialização em Psicologia Jurídica - Presencial - Curitiba - Paraná

  • Titulação
    Especialista em Psicologia Jurídica
  • Conteúdo
     Proposta
    O aumento vertiginoso em nosso país de procedimentos jurídicos necessários em casos de criminalidade, de crianças em situação de risco, adoções, infrações cometidas por adolescentes, dissoluções e reconstruções de vínculos familiares e processos trabalhistas,indica que a Psicologia se torna uma parceira inevitável e frutífera junto ao Direito. Estas situações-problema da justiça brasileira têm implicações em uma conjuntura psicossocial mais ampla e estabelecem uma relação bidirecional entre indivíduo e a sociedade. Tal fato exige que os profissionais do campo da justiça seja articuladores entre vários campos do conhecimento e inovadores em suas propostas de intervenção. Este curso pretende fornecer subsídios teóricos para profissionais que atuam ou desejam atuar em contextos jurídicos, para que suas práticas e produção de conhecimento sejam socialmente significativas, considerando a perspectiva psicológica dos fatos jurídicos.

       Público

    Psicólogos, advogados, assistentes sociais e outros profissionais interessados .

       Local

    Campus Curitiba - Prado Velho

       Dias e horários

    Sexta-feira - 19h00min às 23h00min
    Sábado - 08h20min às 12h50min
    Sábado - 13h30min às 18h00min


       Periodicidade

    Quinzenal

       Carga Horária

    375 horas
     

       Disciplinas
    • A História da Psicologia Jurídica no Brasil

      Atribuições do psicólogo jurídico no Brasil, sua identidade profissional, reconhecimento pela comunidade e perspectivas de mercado de trabalho.

      Carga horária: 15
    • A Psicologia e a Lei

      As interconexões da psicologia com o direito e as possibilidades de atuação neste campo. Diferentes abordagens teóricas da psicologia e pressupostos teóricos sobre a relação entre o homem e a lei.

      Carga horária: 15
    • A Psicologia e o Direito da Infância e Juventude

      A Psicologia e as questões jurídicas da infância e da juventude: o Direito da Infanto-adolescência, sua dimensão internacional (Convenção de Nova Iorque – 1.989) e sua dimensão nacional (o Estatuto da Criança e do Adolescente); o sujeito de direito; a situação de risco; a colocação em família substituta (guarda, tutela e adoção); o adolescente e o ato infracional.

      Carga horária: 45
    • A Psicologia e o Direito do Trabalho

      Implicações jurídicas da relação empregado/ empregador. Processos jurídicos decorrentes das relações de emprego. Dano moral, assédio sexual e moral e seus efeitos nos contratos de trabalho. A importância da Psicologia nas decisões judiciais que envolvem o dano moral decorrente dos assédios moral e sexual. Aspectos psicológicos intervenientes na relação empregado/empregador e conseqüências jurídicas.

      Carga horária: 30
    • A Psicologia e o Direito Penal

      O exercício do Direito Penal na realidade brasileira: suas instituições e possibilidades de intervenção. A criminologia. A atuação do psicólogo nas diversas instituições criminais.A perícia psicológica.A psicopatologia, o exame de estado mental e suas aplicações nos vários campos do Direito.

      Carga horária: 60
    • Abordagens Integradas em Psicologia Jurídica

      O fato jurídico como resultante de múltiplas conexões. Abordagem sistêmica dos fatos jurídicos. Possibilidades de atuação integrada em contextos jurídicos.

      Carga horária: 30
    • Avaliação Psicológica no Contexto Jurídico

      O processo de avaliação psicológica aplicado à justiça e sua respectiva documentação. A avaliação neuropsicológica nos processos de interdição e seus aspectos legais. Diagnóstico das alterações cognitivas relacionadas às doenças neurológicas como deficiências intelectuais e demências.

      Carga horária: 45
    • Epistemologia

      Apresentação dos critérios clássicos de cientificidade. Análise dos modelos teóricos de verdade construídos historicamente (grega, latina e hebraica) assim como suas concepções atuais. A compatibilidade entre fé e razão na produção do conhecimento. Desenvolvimento do método científico a partir do século XVII mediante as perspectivas racionalista e empirista. O método positivista e suas repercussões nas diferentes áreas do conhecimento. As tentativas de superações contemporâneas do modelo de conhecimento newtoniano-cartesiano mediante reflexões como: teoria da complexidade de E. Morin, teoria dos paradigmas de T. Kuhn, teoria da falseabilidade de K. Popper, entre outras.

      Carga horária: 15
    • Ética

      Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

      Carga horária: 15
    • Fundamentos Teóricos do Direito

      O Direito como campo de conhecimento. A definição de objeto de estudo do Direito e seus respectivos pressupostos epistemológicos . Possibilidades de atuação do profissional de Direito.

      Carga horária: 15
    • Metodologia Científica

      A pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico.

      Carga horária: 30
    • Psicologia e Direito de Família

      A Psicologia e as questões jurídicas da família na formação, dissolução e reconstrução de vínculos. O psicólogo e as ações de guarda e de poder familiar.

      Carga horária: 45
    • Temas Contemporâneos de Psicologia Jurídica

      Possibilidades, implicações e limites da interlocução entre Psicologia e Direito. Aspectos éticos e interdisciplinares. Novas demandas encaminhadas aos psicólogos jurídicos: a escuta de crianças no sistema de justiça, negatória de paternidade, adoção por cônjuge, guarda conjunta, depoimento sem dano.

      Carga horária: 15
    • Carga horária total:375 -->
     

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Sou graduado em enfermagem, com especialização em educação. Eu sou policial militar, trabalho a 28 anos como técnico em segurança pública, formado pela academia de policia militar em Porto Alegre. Atualmente curso graduação em Psicologia. Desejo saber se poderei participar do curso de Especialização em Psicologia Jurídica e quais os valores. "

Rogério para Especialização em Psicologia Jurídica

Rio Grande do Sul

"Gostaria de saber se já formou turma para a Especialização em Psicologia Jurídica e também gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer esta pós estando no último semestre "

Lidiane para Especialização em Psicologia Jurídica

Paraná

"Ainda sou estudante do 3 ano de psicologia na Universidade estadual de maringá. Claro que formo daqui 3 anos, mas já tenho interesse em saber o preço de uma Especialização em Psicologia Jurídica, porque tenho muito interesse assim que me formar fazer essa especialização. Eu também gostaria de sabe como é o processo seletivo para ingressar nessa especialização. "

Eliane para Especialização em Psicologia Jurídica

Paraná

Outro curso relacionado com psicologia - todas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |