Especialização em Psicossomática

Solicite informação sem compromisso Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Especialização em Psicossomática - Presencial - Porto Alegre - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    - Capacitar o profissional para a compreensão e aplicação da abordagem psicossomática em toda sua dimensão humanizadora, ética e crítica frente ao processo saúde/doença. - Oferecer subsídios teórico-práticos para um entendimento mais abrangente do processo saúde/doença para uma atuação mais qualificada dos diferentes profissionais da saúde, educação. - Ampliar conhecimentos produzidos por esta abordagem pelos diferentes grupos de trabalho e comunidade científica, estabelecendo novos modos de interação com a pessoa saudável e/ou doente e seu núcleo social. - Despertar no profissional a capacidade de perceber seus sentimentos relacionados ao ato de ser cuidador/educador e as implicações psicossociais que disso decorrem. - Estimular o pensamento crítico-humanista e a atitude investigativa na prática profissional. - Estimular a reflexão sobre o cuidado em saúde, desenvolvendo uma filosofia de atendimento humanitária e qualificada, preocupada com o alívio do sofrimento e melhoria da qualidade de vida do ser humano.
  • Conteúdo
    Estrutura curricualr

    O curso é oferecido em conformidade com a Resolução CNE/CES nº 01/2007 e está organizado em sete módulos, que serão realizados no decorrer de três semestres, compondo 380 horas acrescidas à entrega de uma monografia de conclusão do curso que contempla 60 horas, perfazendo um total de 440 horas.

    Conheça os módulos:
    Módulo I - Evolução do Processo Saúde e Doença Carga horária: 44h
    Professora responsável: Profa. Ms. Juliana Dors Tigre da Silva
    - Este módulo apresenta ao aluno as bases teóricas que fundamentam a evolução do entendimento do processo saúde/doença no seu contexto biopsicossocial e espiritual
          
    Módulo II - Desenvolvimento Humano Carga horária: 44h
    Professora responsável: Profa. Dra. Rosana Cecchini de Castro
    - O segundo módulo trata do estudo do desenvolvimento humano nos seus aspectos biopsicossocial e espiritual.
          
    Módulo III - Saúde e Prevenção em Psicossomática Carga horária: 44h
    Professora responsável: Profa. Dra. Marcia Luconi Viana
    - Este módulo integra os conteúdos e conceitos básicos da saúde, da atenção integral a saúde, os modelos de atenção além dos temas de promoção e prevenção em Psicossomática no contexto brasileiro e latino-americano
          
    Módulo IV - Abordagens Teóricas e Práticas em Psicossomática Carga horária: 84h
    Professora Responsável: Profa. Dra. Marisa Campio Muller
    - Este módulo dedica-se ao conhecimento da relação corpo-mente numa visão sistêmica baseada nos fundamentos teóricos e metodológicos das diferentes Escolas de Psicossomática.
          
    Módulo V - Campos de intervenção em Psicossomática I Carga horária: 68h
    Professora responsável: Profa. Espec. Maria Helena Souza
    - O quinto módulo prioriza o conceito de atenção integral às pessoas e suas famílias e comunidade, abordando as possíveis intervenções em Psicossomática em diferentes temas e áreas de atuação.
          
    Módulo VI - Campos de intervenção em Psicossomática II Carga horária: 56h
    - O sexto módulo apresentará as diversas áreas profissionais da saúde e suas intervenções na abordagem psicossomática e possibilitará uma visão ampla de atendimento, na busca de um modelo integral de saúde.
          
    Módulo VII - O Cuidador no Processo Saúde/ Doença Carga horária: 40h
    Responsável: Profa. MS Juliana Dors Tigre da Silva
    - O último módulo visa despertar o entendimento do aluno dos sentimentos relacionados ao cuidado do processo saúde/doença do profissional, família e paciente/cliente.

Últimas visitas ao curso

"Eu gostaria de saber sobre a possibilidade de ingressar no curso de especialização em psicossomatica, sendo que me formarei no fim do ano em psicologia. estou realizando o trabalho de conclusão de curso. A formatura é em janeiro e quero saber se abrirá nova turma no inicio de ano."

Tatiane para Especialização em Psicossomática

Rio Grande do Sul

"Por favor gostaria de saber maiores informações sobre a pós-graduação em psicossomática. Qual é a duração? Como se dá a seleção? Quais os valores?"

Daniela para Especialização em Psicossomática

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com psicologia - todas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |