Graduação em Ciência da Computação

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Análisis de educaedu

Catarine Costa

Catarine Costa

Graduação em Ciência da Computação

  • Modalidade
    As aulas são presenciais.
  • Duração
    O curso tem duração de 4 anos.
  • Certificado oficial
    O aluno recebe o título de Bacharel em Ciência da Computação.
  • Considerações
    O estudante de Ciência da Computação da Universidade Veiga de Almeida - Campus Tijuca, será capaz de criar desde ferramentas mais simples como computadores pessoais até sistemas complexos como os de processamento de informações e redes corporativas. O programa do curso possui muitas matérias de Matemática e boa parte da estrutura curricular é composta por disciplinas destinadas ao aprendizado das linguagens de programação mais utilizadas.
  • Dirigido a
    Portadores do diploma de ensino médio.
  • Área de atuação
    No mercado de trabalho, o cientista da computação pode atuar como desenvolvedor, programador, analista de TI, arquiteto de softwares, gerente de TI ou pesquisador em instituições públicas ou privadas. É ele quem desenvolve programas, ferramentas, redes e sistemas que permitem o funcionamento do universo computacional, tão indispensável na atualidade.

Comentários sobre Graduação em Ciência da Computação - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Ciências da Computação.

    Engenharias e Tecnologias 

    Habilitação: Bacharelado
    Duração: 4 anos
    Campus e turno: Campus Tijuca: manhã e noite / Campus barria: noite

    Renovado Reconhecimento pelo MEC, de acordo com a Portaria n° 1.301, de 3/9/2010.

    Modalidades dos cursos: Presencial

    Descrição:

    O Bacharel em Ciência da Computação formado pela Universidade Veiga de Almeida é um profissional capaz de trabalhar no desenvolvimento, na gerência e na avaliação de sistemas, seja na área Comercial, seja na Científica. A inclusão de disciplinas, como Administração, Economia e Organização e Métodos, aliadas às técnicas, proporcionam ao aluno o desenvolvimento de projetos de sistemas comerciais.

    As disciplinas de banco de dados, aliadas às linguagens avançadas de programação, como o "JAVA", tornam os alunos capazes de desenvolver aplicações na Internet. Outras, como Interfaces Homem-Máquina e Computação Gráfica, capacitam o futuro profissional da Ciência da Computação a desenvolver aplicações comerciais, educacionais e científicas em multimídia, cujo exemplo é retratado na disciplina de projeto final.

    No que tange à área Científica, disciplinas, como: Inteligência Computacional e as que abordam aplicações envolvendo pesquisa operacional, sistemas de apoio a decisão, análise de envoltória de dados, algoritmos genéticos, sistemas especialistas, lógica nebulosa, garantem ao egresso de nosso curso a sustentação científica, além de incentivar a pesquisa nessas áreas emergentes.


    Diferenciais UVA:

    • 2º lugar entre todas as instituições de ensino privadas do Rio de Janeiro, segundo o MEC*;
    • Mais de 90% do corpo docente formado por professores doutores e mestres, com experiência acadêmica e profissional nas principais empresas do país;
    • Disponibilidade de infraestrutura para os alunos de Ciências da Computação da UVA desenvolverem seus próprios projetos e realizarem suas pesquisas, independentemente da carga horária oficial preestabelecida nas diversas disciplinas do curso;
    • Infraestrutura própria de computação e de informática, com cerca de 390m², em 11 salas, com mais de 150 estações e servidores interligados em rede, com acesso à Internet;
    • Realização de eventos que complementam a formação acadêmica e posicionam os alunos nas tecnologias mais recentes adotadas no mercado;
    • Disciplinas optativas oferecem acesso ao conhecimento dos mais recentes programas e sistemas requisitados pelo mercado de trabalho;
    • Disciplinas e turnos que permitem conciliar trabalho e estudo, pois nossos estudantes se inserem no mercado logo nos primeiros períodos;
    • Processos seletivos exclusivos de empresas que procuram na UVA a qualidade de formação para estagiários e profissionais;
    • Estágio supervisionado desde o 3º período;
    • Currículo flexível com poucos pré-requisitos permite montar sua grade de acordo com sua maturidade acadêmica;
    • Estudantes selecionados para trabalhar no exterior dada a formação global das Ciências da Computação UVA;
    • Times de estudantes com destaque em eventos inovadores como hackin rio, hack tudo, hack stone, com premiações;
    • APP para crianças com autismo criado por estudantes no hack tudo;
    • Qualidade do curso atrai grandes eventos, como a olimpíada brasileira de robótica, que sediou uma etapa na UVA;
    • Qualidade reconhecida pelo mercado em processos seletivos e programas de trainee exclusivos para alunos da UVA;
    • Alunos e egressos bem colocados no mercado profissional da computação;
    • Alta taxa de aprovação em Mestrados acadêmicos em instituições públicas e internacionais.

    *Segunda maior nota de CPC entre todas as instituições de ensino privadas do Rio de Janeiro na última avaliação do ciclo ENADE do Ministério da Educação, em 2017.

    Mercado de Trabalho:

    Com a sociedade da informação e seu mundo virtual, pode-se aumentar a atividade econômica sem a necessidade de grande volume de capital. A economia virtual é abundante, portanto, é natural que “todos” os setores da economia procurem automatizar seus processos e torná-los mais baratos e eficientes, fornecendo ganhos maiores, como precisão, qualidade e lucro.

    Assim, é natural que todos os setores da economia necessitem e demandem sistemas computacionais, seja um banco, comércio, hospitais, indústrias, empresas de telecomunicações, entre outros. Essa demanda gera a forte procura por profissionais de computação em praticamente todos os segmentos de mercado.

    Esses profissionais podem atuar em empresas públicas, privadas ou como autônomos, e em diferentes setores econômicos, incluindo os próprios da Ciência da Computação, como o de desenvolvimento de softwares, o mercado de games e o de publicadores de sites na Internet.

    Além disso, surgem continuamente novas empresas e novos produtos associados à Informática. E, para cada novo dispositivo/software, surge uma nova demanda por profissionais qualificados.


    As principais linhas de atuação dentro da área são:

    • Projetista de grandes sistemas de Informação;
    • Projetista de sistemas de apoio à decisão;
    • Projetista de sistemas de multimídia;
    • Consultor de empresas;
    • Assessor privado e político de assuntos ligados à Informação.
    • As oportunidades profissionais na área de Ciência da Computação são vastas:
    • Projetista de sistemas de aplicações comerciais;
    • Projetista de sistemas de aplicações científicas;
    • Projetista de sistemas inteligentes;
    • Analista de sistemas em empresas públicas ou privadas, de telecomunicações, computação, controles e na indústria eletroeletrônica;
    • Gerente de grandes bancos de dados;
    • Gestor de aplicações em computação gráfica e multimídia;
    • Consultor de empresas públicas e privadas ou de consumidores, para temas ligados a sistemas de informação.
    • Gestor de aplicações na Internet, com sistemas de vendas eletrônicas.

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