Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado (Ênfase em Ecologia)

Solicite informação sem compromisso Universidade Veiga de Almeida - Campus Tijuca

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado (Ênfase em Ecologia) - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Ciências Biológicas (Ênfase em Ecologia).

    Saúde - Ciências da Vida 

    Habilitação: Bacharelado
    Duração: 4 anos
    Campus e turno: Tijuca - manhã e noite

    Renovado Reconhecimento pelo MEC, de acordo com a Portaria nº 539, de 4/3/2011.

    Modalidades dos cursos: Presencial

    Descrição:

    O biólogo pode ser conceituado como o profissional que investiga os organismos vivos e suas interações na busca de conhecimentos que tornem a existência da espécie humana mais segura e agradável. Podemos confirmar isto pela crescente aplicação desses conhecimentos nas ciências da saúde, no meio ambiente e nas ciências agrícolas.

    As atribulações do mundo moderno exigem um grande empenho dos profissionais envolvidos na conquista da qualidade de vida. As questões biológicas, da saúde e ambientais são de grande importância para que esse objetivo seja alcançado. Dessa forma, podemos atribuir ao biólogo um papel de grande relevância, mas também de grande responsabilidade para atuar na melhoria do perfil da sociedade contemporânea.

    O biólogo em Ciências Biológicas tem um amplo espectro de oportunidades no mercado de trabalho. Os bacharéis podem atuar nas atividades de pesquisa, consultoria, perícia e gerenciamento, possibilitando a realização de trabalhos efetivamente importantes nas questões ambientais do mundo contemporâneo.

    O portador de diploma de licenciatura em Ciências Biológicas poderá solicitar reingresso no curso de bacharelado, tendo aproveitamento de créditos cursados, podendo concluir o curso em até um ano.

    O bacharel em Ciências Biológicas – Ênfase em Ecologia formado pela Universidade Veiga de Almeida tem um amplo espectro de oportunidades na expectativa do mercado de trabalho, podendo atuar nas atividades de pesquisa, consultoria, perícia, gerenciamento ambiental, docência no ensino superior e como responsável técnico em instituições científicas, possibilitando a realização de trabalhos efetivamente importantes nas áreas de Biotecnologia, Meio Ambiente, Saúde. Este curso é reconhecido pela Portaria nº 608 28/06/07 SESU-ME.


    Diferenciais UVA:

    • 2º lugar entre todas as instituições de ensino privadas do Rio de Janeiro, segundo o MEC*;
    • O curso de Ciências Biológicas da Universidade Veiga de Almeida (Ênfase em Ecologia) promove formação direcionada para o novo mercado de trabalho, que exige um profissional com visão ampla;
    • Corpo docente qualificado e atualizado, doutores nas suas áreas de atuação específicas e com reconhecimento profissional no Conselho de Biologia;
    • Realização de eventos científicos e sociais, visitas técnicas, fóruns, seminários e trabalhos de campo;
    • Grade curricular atualizada, com ênfase nos conhecimentos exigidos no meio profissional;
    • Convênios com importantes instituições de ensino, pesquisa e empresas que dão oportunidade de estágio e aprimoramento profissional;
    • Fomento à pesquisa, que complementa a formação do estudante, além de abrir-lhe novos horizontes e possibilidades;
    • Aulas práticas em laboratórios específicos, com o objetivo de desenvolver habilidades e competências técnico-científicas;
    • Após concluir o curso de graduação em Biologia com ênfase em Ecologia da UVA, é possível solicitar reingresso para cursar a Licenciatura, podendo aproveitar parte dos créditos cursado.
    • Membro titular do Comitê da Bacia Hidrográfica do Gaundú 

    *Segunda maior nota de CPC entre todas as instituições de ensino privadas do Rio de Janeiro na última avaliação do ciclo ENADE do Ministério da Educação, em 2017.

    Mercado de Trabalho:

    • Secretarias de Meio Ambiente, Parques e Reservas Florestais, Órgãos Públicos: de Meio Ambiente, como o INEA, de Saúde, Educação, Planejamento;
    • Gerenciamento de bacias hidrográficas, parques e jardins, zoológicos, laboratórios de análise ambiental, em instituto de pesquisa, como Embrapa, Fiocruz, Inmetro, em órgãos de perícia e fiscalização, em indústrias de petróleo, de tintas, alimentares e farmacêuticas entre outros espaços.
    • A regulamentação da profissão de Biólogo e a criação do Conselho Federal de Biologia
    • CFBio datam de 3 de setembro de 1979, estando apoiada na Lei nº 6.684/79, sancionada pelo Presidente da República.
    • O exercício da profissão de Biólogo é privativo dos portadores de diploma, devidamente registrado, de bacharel ou licenciado.

Outro curso relacionado com biologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |