Graduação em Ciências Contábeis

Solicite informação sem compromisso UNIPAR - Universidade do Paranaense

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Graduação em Ciências Contábeis

  • Modalidade
    A graduação em Ciências Contábeis é dada de forma presencial.
  • Duração
    O curso tem duração total de 4 anos.
  • Certificado oficial
    A Unipar concede o título de bacharel aos alunos que finalizam o curso.
  • Considerações
    O curso forma profissionais capacitados tecnicamente para exercerem funções de contadores, mas também promove a capacitação ética e humanista. A Unipar oferece esta graduação em três campi na região do Paraná, onde está localizada.
  • Dirigido a
    Alunos com interesse pela área, desde que tenham finalizado o Ensino Médio, podem se candidatar à graduação.
  • Área de atuação
    O profissional de Ciências Contábeis poderá exercer funções de contador autônomo, diretamente no setores financeiros das mais diversas empresas e no setor público, ou ainda trabalhar com auditoria e análise econômica.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Ciências Contábeis - Presencial - Cascavel - Paraná

  • Objectivos
    Objetivo Geral



    O Curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – UNIPAR, com base nas premissas que emanam da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nas determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Ciências Contábeis CNE/CES n.º 10, de 16 de dezembro de 2004, tem como objetivo geral: Formar contadores com capacidade de desenvolvimento intelectual autônomo e permanente, éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional. Instrumentalizando-os com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas funções na área de ciências contábeis.

    Objetivos Específicos



    * Preparar o profissional de contabilidade com vistas a contribuir para o desenvolvimento das empresas com competência técnico-administrativa;

    * Formar profissionais competentes para as diferentes atividades científicas, tecnológicas, culturais, políticas e sociais;

    * Promover integração entre os diversos campos do saber, respeitando o direito de liberdade e consciência;

    * Produzir e/ou gerenciar informações úteis aos usuários da contabilidade para tomada de decisões;

    * Orientar o empresário com informações úteis para o gerenciamento eficaz de seus negócios, no que tange ao patrimônio, transações comerciais, fluxos de caixa, custos, estoques e os bens da empresa.

    * Preparar profissionais responsáveis na área contábil e na sua relação com a sociedade, especialmente com os usuários diretamente interessados na situação econômico-financeira e patrimonial das entidades.
  • Conteúdo
    Ciências Contábeis

    O curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense segue currículo moderno, sintonizado com os avanços científicos e tecnológicos em diversas áreas, todas importantes e promissoras. Formar profissional apto para planejar, analisar, coordenar, registrar e controlar os fenômenos das organizações empresariais e de pessoas físicas, interpretando os fatos econômicos, financeiros e legais, pela observação dos princípios éticos que regem a vida humana e profissional, é o principal objetivo. Um outro, é prepará-lo para interagir positivamente no meio social e, assim, tornar-se agente de mudanças. A fim de zelar pelos ideais do progresso econômico por meio de justa participação da riqueza nacional, observando cenários e prognosticando tendências. Para melhor formação de seus alunos, o curso ainda oferece oportunidades de participação em projetos de pesquisa, de extensão (atendimento à comunidade) e de arte e cultura, além de palestras, jornadas de estudos, simpósios e outras atividades extracurriculares de cunho científico e social.
    Objetivo Geral

    O Curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – UNIPAR, com base nas premissas que emanam da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nas determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Ciências Contábeis CNE/CES n.º 10, de 16 de dezembro de 2004, tem como objetivo geral: Formar contadores com capacidade de desenvolvimento intelectual autônomo e permanente, éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional. Instrumentalizando-os com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas funções na área de ciências contábeis.
    Objetivos Específicos
    • Preparar o profissional de contabilidade com vistas a contribuir para o desenvolvimento das empresas com competência técnico-administrativa;
    • Formar profissionais competentes para as diferentes atividades científicas, tecnológicas, culturais, políticas e sociais;
    • Promover integração entre os diversos campos do saber, respeitando o direito de liberdade e consciência;
    • Produzir e/ou gerenciar informações úteis aos usuários da contabilidade para tomada de decisões;
    • Orientar o empresário com informações úteis para o gerenciamento eficaz de seus negócios, no que tange ao patrimônio, transações comerciais, fluxos de caixa, custos, estoques e os bens da empresa.
    • Preparar profissionais responsáveis na área contábil e na sua relação com a sociedade, especialmente com os usuários diretamente interessados na situação econômico-financeira e patrimonial das entidades.
    Perfil do Egresso

    O Egresso dos cursos de graduação da Universidade Paranaense - UNIPAR é caracterizado por uma formação profissional atualizada fundamentada nos conhecimentos técnico-científicos, bem como nos princípios éticos e humanísticos voltados à cidadania. Neste sentido, ele se revela como um profissional capaz de reconhecer os problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.

    A partir das competências e das habilidades gerais do egresso do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNIPAR, consoante o que dispõe o art. 04, da Resolução CNE/CES n.º 10, de 16/12/2004, deve ser assegurado, no perfil do formando formação profissional que revele condições de “utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais; demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil; elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais; aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis; desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão; exercer suas responsabilidades com expressivo domínio das funções financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante à sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores para a cidadania; desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação; exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.”
    * Competências e Habilidades


    Assim, o Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – UNIPAR, deve possibilitar, no perfil específico do egresso, as seguintes competências e habilidades: - Adequada utilização da terminologia e da linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais; - Visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil; - Elaboração de pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais; - Aplicação adequada da legislação inerente às funções contábeis; - Motivação, articulação e liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão; - Responsabilidades com expressivo domínio das funções financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional; - Capacidade de desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação; - Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica
    Mercado de Trabalho

    O bacharel em ciências contábeis com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, deverá atuar em entidades com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício profissional, com atuação nas seguintes áreas: Contabilidade Fiscal: Participa do processo de elaboração de informações para o Fisco, sendo responsável pelo planejamento tributário da empresa, sendo essa uma área que proporciona atrativas remunerações.

    Contabilidade Pública: No controle e gestão de finanças públicas, sendo que este é um campo que possui bastante mercado de trabalho em todo Brasil, principalmente após a promulgação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

    Contabilidade de Custos: Talvez hoje a área mais valorizada no Brasil e no mundo. Com a redução da taxa de inflação e a abertura econômica aos produtos estrangeiros as empresas precisaram se adaptar à nova realidade do mercado, que trouxe a necessidade de redução de custos de produção, pois com uma margem pequena as empresas não podem errar na determinação de seu custo. Este profissional fornece importantes informações para a formação e gestão do preço venda dos produtos na empresa.

    Controladoria e Contabilidade Gerencial: Voltada para uma melhor utilização dos recursos econômicos das empresas, através de um adequado sistema de controle dos insumos efetuado por um sistema de informação gerencial. O controller é um dos profissionais com melhores níveis de remunerações no mercado, sendo umas das profissões mais almejadas ultimamente.

    Auditoria: Através de empresas de auditoria ou através de setores internos da organização controla a confiabilidade das informações e a legalidade dos atos praticados pelos administradores. Este profissional tem uma remuneração bastante atrativa, tanto como auditores internos, como externos.

    Perícia Contábil: Atuando na elaboração de laudos em processos judiciais ou extrajudiciais. Área de atuação exclusiva do contador, bacharel em Ciências Contábeis, sendo este um campo com uma necessidade muito grande de profissionais da área de Ciências Contábeis.

    Contabilidade Financeira: Responsável pela elaboração e consolidação das demonstrações contábeis para fins externos.

    Análise Econômico-Financeira: Denominação moderna para a análise de balanços. Atua na elaboração de análises sobre a situação patrimonial de uma organização a partir de seus relatórios contábeis, transformando dados em informações para a tomada de decisões.

    Contabilidade Ambiental e Social: Responsável por informações sobre o impacto ambiental da empresa no meio-ambiente e dimensionando o impacto social da empresa, com sua agregação de riqueza e seus custos sociais, produtividade, distribuição da riqueza.

    Concluindo, o profissional de Ciências Contábeis pode atuar nos seguintes segmentos do mercado: - Na empresa: o profissional da contabilidade poderá atuar nas seguintes funções: analista financeiro, contador geral, cargos administrativos, auditor interno, contador de custos, contador gerencial, controller, etc.; - De forma independente ou autônomo: o contador poderá atuar nas seguintes áreas: auditor independente, empresário contábil, perito contábil, investigador de fraudes, perito assistente, etc.; - No ensino: O Bacharel em Ciências Contábeis poderá atuar como: professor, pesquisador, escritor, parecerista, conferencista, etc.; - Órgãos públicos: o graduado poderá atuar como contador público, agente fiscal fazendário, auditor do tribunal de contas e candidatar-se a diversos cargos em concursos públicos. 

Opiniões (10)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações (5)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

O curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Paranaense é bom, com várias disciplinas envolventes.

Dirceu Gibbert

Graduação em Ciências Contábeis - Abril 2012

Curso de ótimo nível
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

Excelente curso de Ciências Contábeis, com boa estrutura e ótimos professores.

Geraldo Clemente Andrade

Graduação em Ciências Contábeis - Diciembre 2011

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

Excelente curso de Ciências Contábeis e com matérias dinâmicas.

Rafael Roveri Molina

Graduação em Ciências Contábeis - Noviembre 2011

Boa
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

A Graduação em Ciências Contábeis da UNIPAR é muito boa.

Maycon Gode

Graduação em Ciências Contábeis - Septiembre 2011

Esse curso de Ciências Contábeis é altamente recomendável.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

A UNIPAR é uma universidade muito boa.

Mara Anderle

Graduação em Ciências Contábeis - Agosto 2011

Ótimo Curso na UNIPAR.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

Como todo curso, tem seus defeitos e qualidades, para mim foi um excelente curso, onde me abriu várias portas.

Thiago Nascimento

Graduação em Ciências Contábeis - Agosto 2011

Excelência
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

Na minha opinião a UNIPAR é ótima.

Vincius Pereira

Graduação em Ciências Contábeis - Agosto 2011

Ótima estrutura, professores e quadro de funcionários.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

A UNIPAR é uma das mais conceituadas Universidade do Paraná. A sua estrutura belíssima que facilita na aprendizagem e está situada em 7 Cidades do Paraná. A UNIPAR conta com seu quadro de professores bem capacitados, dando apoio e incentivo para os alunos.

Joselene Stabile de Lima

Graduação em Ciências Contábeis - Agosto 2011

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

Adorei o curso, foi muito bom para minha vida profissional e pessoal também.

Mara Cristina Borelli Anderle

Graduação em Ciências Contábeis - Junio 2011

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

O curso foi bem ministrado. Satisfeito!!!

Joao Paulo de Jesus

Graduação em Ciências Contábeis - Junio 2011

Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Não estou com meu documento em mãos, mas mesmo assim eu gostaria de saber o valor do curso de ciências contábeis."

Alida para Graduação em Ciências Contábeis

Paraná

Outro curso relacionado com contabilidade

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |