Graduação em Psicologia

Solicite informação sem compromisso UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Graduação em Psicologia

  • Modalidade
    A graduação em Psicologia é dada de forma presencial.
  • Duração
    O curso tem a duração máxima de 14 semestres.
  • Certificado oficial
    Bacharel em Psicologia.
  • Considerações
    A UFDG é uma universidade com tradição que visa atender às necessidades e exigências dos estudantes, oferecendo um ensino de qualidade e uma ótima infraestrutura, para uma melhor e mais qualificada formação profissional. O curso de Graduação em Psicologia da UFGD fica na unidade de Ciências Humanas e visa formar profissionais capazes de atuar em diferentes situações, considerando as necessidades sociais e os direitos humanos, e propiciando maior qualidade de vida aos indivíduos.
  • Dirigido a
    O curso é dirigido aos alunos com Ensino Médio completo e que tenham interesse de ingressar nessa área.
  • Área de atuação
    O profissional pode atuar em clínicas, organizações públicas e privadas, consultórios e hospitais.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Psicologia - Presencial - Dourados - Mato Grosso do Sul

  • Dirigido a
    O/A egresso/a do Curso de Psicologia será profissional voltado/a para o bem estar do ser humano ao longo da vida; sempre comprometido/a com as demandas sociais e com a saúde da subjetividade humana.





    O/A Graduado/a em Psicologia deverá ser identificado por múltiplas competências e habilidades adquiridas ao longo do Curso:





    O/A Licenciado/a em Psicologia atua na rede particular e na rede pública, no ensino médio e em cursos técnicos nos quais essa formação se faça pertinente. Os/As futuros/a professores/as de Psicologia deverão participar de atividades pedagógicas como a elaboração do projeto pedagógico, o planejamento de atividades que contemplem a efetivação do processo ensino-aprendizagem que interrelacionem o ensino e a pesquisa, a elaboração de projetos didático-pedagógicos que visem aperfeiçoar o desempenho dos/as educandos/as, a elaboração, a coordenação e a avaliação de projetos de pesquisas relacionadas ao campo de Psicologia, ressaltando as dinâmicas de funcionamento dos grupos e as relações interpessoais, contribuindo com as práticas pedagógicas interdisciplinares e na escola.





    A Licenciatura também proporcionará o desenvolvimento de pesquisa por meio de ingresso em cursos de pós-graduação nas modalidade lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado). A pós-graduação, além de proporcionar o aprimoramento técnico, permitirá a produção do conhecimento em Psicologia, além de credenciar o profissional para atuar no ensino superior.





    O/A Psicólogo/a é profissional que estuda e analisa os processos intrapessoais e as relações interpessoais buscando compreender o comportamento humano individual e de grupo. É capaz de intervir nos mais variados campos, tendo como referêcia uma sólida fundamentação teórica e técnica do conhecimento da Psicologia, com capacidade para investigação científica e de atuação em diferentes contextos que demandem análise, avaliação e intervenção em processos psicológicos e psicossociais na promoção do bem estar subjetivo e da qualidade de vida.





    O/A profissional formado/a em Psicologia pode desempenhar suas funções de maneira individual ou em equipes multidisciplinares, em instituições privadas ou públicas e organizações sociais, tais como clínicas especializadas, redes de saúde e ensino, empresas, sistema judiciário, dentre outros.
  • Conteúdo
    Psicologia
    Curso de Graduação em Psicologia - Licenciatura e Formação de Psicólogos/as

         O Curso de Psicologia, da Faculdade de Ciências Humanas, delineia-se em uma perspectiva inovadora e atenta às demandas sociais e de mercado da Região e da realidade brasileira como um todo.

         A Psicologia faz-se presente em uma variedade enorme de áreas e o seu campo de trabalho é bastante amplo. Dentre os diversos segmentos da sociedade, nos quais o/a Psicólogo/a atua, mencionamos: Instituições de Saúde, como hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde e postos de saúde; Instituições Educacionais, como escolas de ensino fundamental e médio, creches; Empresas, nos departamentos de recursos humanos; Sistema Judiciário, varas da infância e do adolescente e da família; Sistema Penitenciário; Terceiro Setor, ONGS (em suas mais variadas atividades), associações profissionais e esportivas, comunidades e núcleos rurais; Clínicas Particulares, especializadas, de atendimento individual ou em grupo.

          Atualmente, tem-se em média, na Região Centro-Oeste, um profissional atuante por hospital e apenas um/a psicólogo/a trabalhando na área social. A maior parte dos/as profissionais na cidade de Dourados atua clinicamente de forma tradicional, isto é, privilegia atendimentos individuais e curativos.

          Pode-se concluir que a atuação do/a psicólogo/a pode ser muito variada e ocorrer em vários espaços públicos ou privados e em organizações sociais (formais e informais), individualmente ou em grupo. Assim, pode-se dizer que, mesmo considerando apenas a região na qual a UFGD atua, a porção Meridional de Mato Grosso do Sul, abrangendo cerca de 36 municípios, possui demanda por várias áreas de atuação profissional do/a psicólogo/a.   

     

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Quero saber como funciona o curso de Graduação em Psicologia: qual o valor e tempo de duração."

Dieferson para Graduação em Psicologia

Mato Grosso do Sul

Outro curso relacionado com matemática financeira

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |