Información

 
  Histórico da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) teve sua origem em 1962, com a criação da Faculdade de Farmácia e Odontologia, em Campo Grande, que seria o embrião do ensino superior público no sul do então Estado de Mato Grosso.

Em 26 de julho de 1966, através da Lei nº 2.620, esses cursos foram absorvidos com a criação do Instituto de Ciências Biológicas de Campo Grande, que reformulou a estrutura anterior, instituiu departamentos e criou o curso de Medicina. Em Corumbá, o Governo de Estado criou, em 1967, o Instituto Superior de Pedagogia e, em Três Lagoas, o Instituto de Ciências Humanas e Letras, ampliando assim a rede de ensino superior.

Integrando os institutos de Campo Grande, Corumbá e Três lagoas, a Lei Estadual nº 2.947, de 16 de setembro de 1969, criou a Universidade Estadual de Mato Grosso – UEMT. Pouco depois, com a Lei Estadual nº 2.972, de 2 de janeiro de 1970, foram criados e incorporados à UEMT os Centros Pedagógicos de Corumbá, Três Lagoas e Dourados.

Com a divisão do estado de Mato Grosso, foi concretizada a federalização da instituição, que passou a denominar-se Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, através da Lei Federal nº 6.674, de 5 de julho de 1979.

Tomando-se o Campus de Campo Grande como centro de um círculo hipotético, a UFMS abrange uma extensa área geográfico-educacional que resulta num raio de mais de 500 km, atingindo cerca de cem municípios e incluindo estados e países vizinhos, tais como Paraguai e Bolívia, de onde se origina parte de seus alunos-convênio. Além da sede em Campo Grande, a UFMS mantém campi em seis cidades, quais sejam, Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Paranaíba e Três lagoas, descentralizando o ensino para atender à demanda de várias regiões do estado. Visando a ultrapassar os objetivos essenciais de aprimoramento do ensino e estímulo às atividades de pesquisa e de extensão, a UFMS vem participando do ensino e da preservação dos recursos naturais do meio ambiente, especialmente da fauna e flora do Pantanal, região onde está inserida, e que motiva estudos e pesquisas ecológicas na instituição.
1.2. Histórico do Campus de Dourados

Inaugurado em 20 de dezembro de 1970, o então Centro Pedagógico de Dourados, que inicialmente deveria abrigar o curso de Agronomia, começou a funcionar em fevereiro de 1971, promovendo o primeiro vestibular para os cursos de Letras e Estudos Sócias (Licenciatura Curta). As aulas tiveram início em abril e o Centro contava com 10 (dez) professores.

A ampliação da oferta de cursos no Campus de Dourados – CPDO, ocorreu conforme segue:
  • 1973 – implantou-se o curso de História e o Curso de Letras passou a funcionar como licenciatura plena;
  • 1975 – foi criado o curso de Ciências, licenciatura curta;
  • 1978 - foi implantado o curso de Agronomia e o curso de Letras passou a oferecer a habilitação de literatura;
  • 1979 – foi implantado o curso de Pedagogia que começou a funcionar como extensão do curso existente em Corumbá oferecendo a habilitação em Administração Escolar;
  • 1983 – foi implantado o curso de Geografia com Licenciatura e Bacharelado, o curso de Letras passou a oferecer a habilitação de inglês e o de Pedagogia as habilitações Magistério das Matérias Pedagógicas do 2 Grau e Supervisão Escolar;
  • 1986 – foi criado o curso de Ciências Contábeis e o curso de Pedagogia passou a oferecer a habilitação em Orientação Educacional;
  • 1987 – foi implantado o curso de Matemática;
  • 1991 – foi implantado o curso de Ciências Biológicas e o curso de Pedagogia passou a oferecer a habilitação Magistério para o Pré-escolar e Séries Iniciais do 1º Grau;
  • 1996 – foi implantado o curso de Análise de Sistemas;
  • 2000 – foram implantados os cursos de Medicina, Direito e Administração;
  • 1994 – foi implantado mestrado em Agronomia;
  • 1999 – foi implantado o mestrado em História;
  • 2002 – foi implantado o mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade;
  • 2002 – foi implantado o mestrado em Geografia;
  • 2003 – foi implantado o doutorado em Agronomia.
1.3 UFGD
Com a criação da UFGD, em 2006, os Cursos existentes passaram a fazer parte da nova instituição.

Opiniões

3
80%
Professores
60%
Atendimento ao aluno
60%
Programa de ensino
60%
Material
60%
Instalações
Elvis Aguiar
O ensino da UFGD se destaca pela qualidade. Os docentes da universidade são excelentes.

Graduação em História

Nereide Pinheiro
A graduação em Medicina da Universidade Federal da Grande Dourados é o melhor curso do Brasil.

Graduação em Medicina

Eliane Monteiro
Para você fazer esta graduação em Letras tem que gostar e amar de todo coração a profissão.

Graduação em Letras

Anônimo
A UFGD oferece um curso muito bom de ciências biológicas. É uma das melhores no estudo de insetos.

Graduação em Ciências Biológicas

Roberto Quast
Maravilhoso, acho muito interessante o curso de História, foi muito satisfatório e importante para minha vida pessoal e profissional.

Graduação em História

Oferta de treinamento

Veja cursos históricos
Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |