Graduação em Ciência da Computação

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Marina Cunha

Marina Cunha

Graduação em Ciência da Computação

  • Modalidade
    A Graduação em Ciência da Computação é realizada pela PUCPR é presencial.
  • Duração
    O tempo de curso é de 4 anos, sendo cursado pela manhã e a noite.
  • Certificado oficial
    A PUCPR dá um diploma para o aluno.
  • Considerações
    O nome e a siglas Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) fazem recordar a dupla de palavras: tradição e inovação. Tradição porque trata-se de uma universidade católica. Inovação porque trata-se de uma instituição atenta ao mundo atual. A PUCPR está em cinco cidades: Curitiba, São José dos Pinhais, Toledo, Londrina e Maringá. A Graduação em Ciência da Computação é um curso que dá a preparação para que os alunos sejam cientistas ou que possam trabalhar em áreas mais técnicas. O curso de Computação da PUCPR é um dos melhores do Brasil. Mais de 75% dos professores possuem doutorado.
  • Dirigido a
    A Graduação em Ciência da Computação é um curso que pode interessas pessoas que gostem de cálculo, de computadores de informática.
  • Área de atuação
    Os concluintes desse curso possuem uma boa saída laboral para lugares como: IBM; Arcelor Mittal; Indusoft do Brasil; Eonic Brasil.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Ciência da Computação - Presencial - Curitiba - Paraná

  • Titulação
    Graduação em Ciência da Computação
  • Conteúdo
    Apresentação
     
    A profissão
    A Ciência da Computação tem posição de destaque na atual "Era do Conhecimento". Prova disso é o ingresso de praticamente 100% dos estudantes formados pela PUCPR no mercado de trabalho. As principais atividades profissionais realizadas por um Bacharel em Ciência da Computação são as seguintes: modelar e especificar soluções computacionais para diversos tipos de problemas; analisar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar qualquer projeto de software; projetar e desenvolver sistemas que integrem hardware e software; selecionar software e hardware adequados às necessidades empresariais, industriais, administrativas de ensino e de pesquisa; aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas; atuar com ensino e pesquisa na área de computação.

    Mercado de trabalho
    O campo de atuação para o profissional de Ciência da Computação é bastante amplo e oferece diversas oportunidades de trabalho. Este profissional pode atuar em empresas de software, em pesquisa e desenvolvimento; empresas de alta tecnologia; instituições de ensino e pesquisa; grandes indústrias e consultoria. Além disso, o profissional pode ter o seu próprio negócio, trabalhar em escritórios de prestação de serviços ou em grandes corporações como bancos, governo, empresas de telecomunicações, entre outras.

    O curso
    O Curso de Ciência da Computação da PUCPR prepara cientistas da computação com formação conceitual e tecnológica, habilitando-os a atuarem tanto no desenvolvimento científico quanto em funções técnicas, com perspectiva de benefício para a sociedade. Possui notável infra-estrutura e está integrado com a Pós-Graduação, que oferece cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado em Informática. Sua qualidade tem sido sistematicamente reconhecida pelo Guia do Estudante da Editora Abril, que na sua mais recente edição, em 2010, concedeu conceito máximo na avaliação - 5 estrelas.

    Estruturas de apoio
    O curso oferece aos seus alunos a seguinte infra-estrutura: 35 laboratórios de informática com 1.056 máquinas atualizadas e ampla variedade de software; laboratórios específicos para ensino de Física e redes de computadores; conexão Internet de 1 Gbps e rede wireless em todo o campus; biblioteca com cerca de 15.000 títulos na área de informática; acesso ao portal de periódicos da CAPES; convênios com instituições de ensino e pesquisa no exterior, em diversos países, a fim de promover intercâmbio de estudantes; parcerias com empresas da área de tecnologia que propiciam oportunidades de treinamento, pesquisa e desenvolvimento, inserção no mercado de trabalho e utilização gratuita de software proprietário. Além dessas estruturas de apoio, o curso conta com um corpo docente altamente qualificado: 75% dos professores são doutores e os 25% restantes são mestres, formados por universidades de ponta no Brasil e no exterior. Todos estão envolvidos em projetos de pesquisa com financiamento e destacada produção científica. Há 5 professores no curso com bolsa de produtividade do CNPq.

    Por que fazer Ciência da Computação?
    Um bom motivo para fazer Ciência da Computação é atuar em uma área com posição destacada na economia brasileira e mundial, que oferece inúmeras oportunidades de trabalho e que está carente de profissionais. Entre os cursos de computação, o de Ciência da Computação é o que proporciona a formação mais abrangente na área de software, uma vez que estuda de modo profundo tanto fundamentos quanto tecnologias de software. Os fundamentos formam uma base teórica estável que permite acompanhar com facilidade as rápidas mudanças tecnológicas. Apesar de o curso oferecer algumas disciplinas voltadas ao hardware, esse não é o seu foco.

    Por que fazer na PUCPR?
    O curso de Ciência da Computação da PUCPR é um dos melhores da região. Sua qualidade tem sido sistematicamente reconhecida pelo Guia do Estudante da Editora Abril, que na sua mais recente edição, em 2010, concedeu conceito máximo na avaliação - 5 estrelas. Conta com excelente corpo docente, formado em sua maioria por doutores, e infra-estrutura privilegiada, com laboratórios atualizados, ampla variedade de software, biblioteca informatizada com grande número de títulos específicos de computação e acesso ao portal da CAPES. O curso também oferece aos seus estudantes a oportunidade de realizar atividades diferenciadas, como iniciação científica, desenvolvimento de jogos eletrônicos, participação em projetos de microeletrônica e intercâmbio com universidades estrangeiras nos 5 continentes. Para promover a inserção dos estudantes no mercado de trabalho, o curso possui parcerias com empresas e está organizado em turno misto, ou seja, o 1º e o 2º anos são ofertados no turno da manhã, enquanto o 3º e o 4º anos são noturnos. Todo ano o curso da PUCPR repassa aos seus estudantes um grande número de oportunidades de estágio com remuneração acima da média dos cursos de graduação.

    Organização do Curso - Perfil do Egresso
     
    O curso de Ciência da Computação da PUCPR tem o objetivo de formar profissionais preparados para atender as necessidades da comunidade local e da sociedade em geral no que se refere à área de computação.

    Para atender a esse objetivo, o curso de Ciência da Computação da PUCPR atende às diretrizes curriculares tanto do INEP 1) , quanto da SBC 2) , que definem o perfil do egresso de um Curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

     
    Conformidade INEP

    Os cursos de Bacharelado em Ciência da Computação da PUCPR, em consonância com as definições do INEP, visam à formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico da Computação.

      
    Aspectos Teóricos de Computação

    Esses cursos se caracterizam pela necessidade de conhecimento profundo de aspectos teóricos da área de Computação, como:
    • Álgebra e Matemática Discreta,
    • Computabilidade,
    • Complexidade de Algoritmos,
    • Linguagens Formais e Autômatos,
    • Compiladores e Arquitetura de Computadores.

    Ainda, os egressos desses cursos devem ser empreendedores e estar situados no estado da arte da ciência e da tecnologia da Computação, sendo aptos à construção de software para novos sistemas computacionais.

     
    Habilidades e Competências

    O Bacharel em Ciência da Computação deve ter desenvolvido, no processo de sua formação, as seguintes habilidades e competências:
    • possuir visão sistêmica e integral da área de computação;
    • dominar os fundamentos científicos e tecnológicos relacionados à área de Computação;
    • saber modelar e especificar soluções computacionais para diversos tipos de problemas;
    • ter capacidade para analisar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar qualquer projeto de software;
    • ser apto a projetar e desenvolver sistemas que integrem hardware e software;
    • possuir capacidade para aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas;
    • ser empreendedor e ter capacidade de alavancar a geração oportunidades de negócio na área;
    • conhecer e respeitar os princípios éticos da área de Computação e ter uma visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade.
      
    Conformidade SBC

    O perfil profissional, técnico e científico dos egressos de um curso de computação, definido pela SBC e proporcionado pelo curso de Ciência da Computação da PUCPR, caracteriza-se por uma conjugação de aspectos gerais, técnicos e ético-sociais.

      
    Aspectos gerais

    Os egressos do curso de Ciência da Computação devem ser profissionais dotados das seguintes características gerais:
    • capacidade para aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor e contribuindo com a busca de soluções nas diferentes áreas de aplicações;
    • formação humanística, permitindo a compreensão do mundo e da sociedade, e o desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo e de comunicação e expressão;
    • formação em negócios, permitindo uma visão da dinâmica organizacional;
    • preocupação constante com a atualização tecnológica e com o estado da arte.

    Aspectos técnicos

    Os egressos do curso de Ciência da Computação devem ser profissionais dotados de conhecimentos técnicos e científicos que permitam realizar as seguintes atividades:
    • construção de projetos e solução de problemas com base científica;
    • modelagem e especificação de soluções computacionais para diversos tipos de problemas;
    • validação da solução de um problema de forma efetiva;
    • projeto e implementação de sistemas de computação;
    • seleção de software e hardware adequados às necessidades empresariais, industriais, administrativas de ensino e de pesquisa;

    Os cursos que têm a computação como atividade-fim devem preparar profissionais capacitados a contribuir para a evolução do conhecimento do ponto de vista científico e tecnológico, e utilizar esse conhecimento na avaliação, especificação e desenvolvimento de ferramentas, métodos e sistemas computacionais. As atividades desses profissionais englobam:
    • a investigação e desenvolvimento de conhecimento teórico na área de computação;
    • a análise e modelagem de problemas do ponto de vista computacional; e
    • o projeto e implementação de sistemas de computação.

    Aspectos ético-sociais

    Os egressos do curso de Ciência da Computação devem conhecer e respeitar os princípios éticos que regem a sociedade, em particular os afetados pela área de computação. Para isso devem:
    • respeitar os princípios éticos da área de computação;
    • implementar sistemas que visem melhorar as condições de trabalho dos usuários, sem causar danos ao meio ambiente;
    • facilitar o acesso e a disseminação do conhecimento na área de computação;
    • ter uma visão humanística crítica e consistente sobre o impacto de sua atuação profissional na sociedade.

    Mercado de Trabalho

    O mercado de trabalho para o profissional de Ciência da Computação é bastante amplo e oferece diversas oportunidades. As empresas em que, tipicamente, esse profissional pode atuar são:
    • empresas de software atuando em pesquisa e desenvolvimento;
    • empresas de alta tecnologia;
    • instituições de ensino e pesquisa;
    • grandes indústrias;
    • escritórios de prestação de serviços e consultoria.

    Além disso, o egresso com perfil empreendedor pode abrir seu próprio negócio.
    Atualização/evolução tecnológica

    O profissional de Ciência da Computação deverá estar ciente da necessidade de se manter atualizado tecnologicamente e em sintonia com as transformações da sociedade, procurando sempre:
    • participar de eventos científicos em sua área de atuação;
    • manter leitura constante com o objetivo de atualização tecnológica, tendo em vista o estado da arte de sua área de atuação;
    • participar de fóruns e grupos de discussão e pesquisa, sobretudo os pertencentes às empresas e universidades geradoras de conhecimento fundamental e de tecnologia;
    • buscar formação acadêmica, como a proporcionada por programas de mestrado ou doutorado, strictu sensu , ou a formação tecnológica latu sensu proporcionada por cursos de especialização.
    1)   Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro para subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional.Site INEP

Opiniões (2)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno (3)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações (5)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

A PUCPR é uma boa universidade e a Graduação em Ciência da Computação é um bom curso.

Guy Roberto Pacheco

Graduação em Ciência da Computação - Junio 2011

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

Acho que está sendo uma experiência muito grande em minha vida e que estudando na PUCPR, terei muito mais oportunidades daqui para frente.

Bruna Cassilha

Graduação em Ciência da Computação - Junio 2011

Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Moro no interior de SP e gostaria de saber se a faculdade aceita nota do Enem, qual nº de vagas e relação de candidatos por vaga do último vestibular e mensalidade. "

Mauro para Graduação em Ciência da Computação

São Paulo

"O campus da PUC PR em Curitiba tem o curso de Graduação em Ciência da Computação? Gostaria de receber informações: -preço -data de vestibular -contato (tel,end) -prova pra bolsas "

Damella para Graduação em Ciência da Computação

São Paulo

Outro curso relacionado com informática

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |