Graduação em Ciência da Computação

Solicite informação sem compromisso Unifeg - Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Graduação em Ciência da Computação

  • Modalidade
    Curso ministrado presencialmente.
  • Duração
    A duração é de 4 anos.
  • Certificado oficial
    Um diploma de Graduação em Ciência da Computação é fornecido pela instituição.
  • Considerações
    A Graduação em Ciência da Computação promovida pela Unifeg - Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé é ministrada no formato presencial. A formação tem como objetivo capacitar de profissionais para atuação em pesquisa científica e desenvolvimento de sistemas de rede e computacionais. Durante o processo educacional o aluno recebe conteúdos relacionados ao raciocínio lógico, além de recursos para programação e desenvolvimento sistemático. A atuação se dá em gestão de redes, como programador.
  • Dirigido a
    Voltado a alunos com ensino médio completo.
  • Área de atuação
    As vagas estão em empresas de desenvolvimento de hardware, software e programação.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Ciência da Computação - Presencial - Guaxupé - Minas Gerais

  • Objectivos
    O curso tem por objetivo geral preparar profissionais com uma sólida formação conceitual, teórica e prática, em diversas áreas da computação, seja no desenvolvimento de novas ferramentas e ambientes de trabalho, seja na adaptação dos desenvolvimentos científicos, tornando-os instrumentos práticos de uso e produtores de bens e serviços, graças à transferência de tecnologia e, também, na solução de problemas aplicativos de outras áreas de conhecimento, tais como: administração e gerência, tecnologia de ensino, automação de procedimentos de escritório e outros. Oferecer aos alunos uma habilitação que atenda suas expectativas profissionais e pessoais. Utilizar metodologia que permite formar profissionais com uma visão global, que os habilitem a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente. Propiciar o desenvolvimento de capacidade de solução de novos problemas, comunicarem idéias, tomar decisões, ter iniciativa, ser criativo, ter autonomia intelectual e representar as regras de convivência democrática.
    Objetivos Específicos: Fornecer conceitos e técnicas para que o profissional seja capaz de efetuar a modelagem e especificação dos problemas do mundo real; fornecer conceitos e técnicas para que o profissional seja capaz de programar sistemas de grande porte; proporcionar condições para o profissional projetar e desenvolver software; proporcionar condições para o profissional desenvolver projetos de hardware.
  • Conteúdo
    O curso de Bacharelado em Ciência da Computação do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé foi criado com o objetivo de atender à grande demanda por profissionais da área de informática, nesta região, marcada, nas últimas décadas pelo crescimento populacional e pelo grande desenvolvimento econômico, sobretudo da agroindústria.
    Duração do Curso: 8 semestres.
    Período: Noturno.
    Número de vagas: 60.
    Coordenador: Prof. Dr. João Soares Sobrinho.

    Formas de Reajustes: o reajuste anual é feito de acordo com o artigo 1º da LEI Nº 9.870 de 23 de novembro de 1999.

    · Estrutura do Curso

    O curso é desenvolvido em quatro anos letivos, contando, ainda, com atividades extraclasses, com 300 horas, perfazendo um total de 3028 horas letivas. O currículo conta com um vasto material disponível que norteia as diretrizes curriculares, como por exemplo, o currículo de referência da SBC – Sociedade Brasileira de Computação, bem como diretrizes curriculares emanadas do CNE/MEC, via Comissões de Avaliação de cursos da área. Vale também citar algumas propostas curriculares disponibilizadas via Internet, que espelham a realidade dos grandes centros de ponta da informática em nosso país, como as da Universidade de São Paulo (USP-São Carlos) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), dentre outros.
    Seguindo as determinações dos “Indicadores de Padrões de Qualidade para Cursos de Graduação da área de Computação”, este curso valoriza a participação do corpo discente em atividades de laboratórios, a fim de capacitá-los a projetar e construir softwares e projetar hardwares.
    Ainda mais, o curso dirige-se para as áreas de programação e de tecnologia, incluindo disciplinas tais como: Teoria da Computação, Programação Orientada a Objetos, Engenharia de Software, Programação WEB, Tópicos Avançados de Computação e Tópicos Especiais em Engenharia de Software, nas quais são tratados assuntos relativos a tecnologias atuais.

    · Mercado de Trabalho

    A demanda por profissionais qualificados na área de informática pode ser constatada mediante o censo realizado pelo MEC, referente ao ano de 2003, que apresenta o percentual de 2,4 para os alunos matriculados e de 2,0 para os alunos concluintes em ciência da computação, em relação ao total geral de alunos. Mediante esta realidade, torna-se de extrema importância fomentar um número maior de profissionais na área de informática, para proporcionar o crescimento contínuo e de qualidade das aplicações tecnológicas.
    De acordo com o levantamento realizado pelo SEI(Software Engineering Institute – Instituto de Engenharia de Software) [1] – setembro de 2007- , o Brasil reportou 58 avaliações de softwares com certificações em CMM(Capability Maturity Model – Modelo de Capabilidade de Maturidade), responsável por identificar a maturidade do software desenvolvido. Enquanto que os Estados Unidos reportaram 859 softwares, a Índia, 256 e Japão, 197. Este fator possui uma relação intrínseca com a exportação de softwares brasileiros, o que requer profissionais qualificados na área de Informática.
    O mercado brasileiro de tecnologia da informação cresceu 8,2% no ano passado, segundo o Anuário Informática Hoje 2009, que reúne as informações das 219 maiores empresas do setor.

    · Perfil do Profissional

    O egresso deste curso deverá atuar no mercado de trabalho de Guaxupé e região, junto a áreas que utilizam recursos computacionais. Parte dos egressos, em menor quantidade, deverá prosseguir estudos. Dentre as diferentes funções existentes, o egresso poderá atuar em:

        * Atividades profissionais em empresas de computação e informática –atuando, por exemplo, como projetista de software, projetista de hardware, desenvolvedor de produtos, consultor tecnológico, analista de sistemas, analista de suporte de sistemas e demais funções técnicas e/ou gerenciais.
        * Empreendedores na área de Computação;
        * Atividades de ensino e pesquisa.

    Para tanto, é necessário um conjunto de aptidões comuns que devem ser desenvolvidas pelos alunos, dentre as quais, podem ser citadas:

        * Capacidade de análise e de síntese;
        * Disposição para um estado permanente de estudo de assuntos novos e complexos;
        * Capacidade de relacionar conceitos de outras áreas, tais como: estatística, cálculo numérico, pesquisa operacional visando a solução de problemas;
        * Qualidades pessoais tais como: concentração, paciência, dedicação, persistência e raciocínio lógico e abstrato;

    Faz-se também necessário que o discente desenvolva um conjunto de competências e de habilidades durante o curso, de forma a dar suporte ao profissional desejável.






Outro curso relacionado com informática

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |