Graduação em Enfermagem

Solicite informação sem compromisso EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Lorena Marques

Lorena Marques

Graduação em Enfermagem

  • Modalidade
    O curso é dado de forma presencial.
  • Duração
    O curso é realizado em 09 semestres.
  • Certificado oficial
    O aluno após o final do curso recebe o título de Bacharel em Enfermagem.
  • Considerações
    A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública visa formar enfermeiros que zelem pela saúde do enfermo e que principalmente sejam agentes transformadores na construção de uma sociedade mais democrática e menos desigual, trabalhando com seres humanos nas dimensões psicossocial, psicodinâmica, institucional e comunitária.
  • Dirigido a
    O curso é dirigido a pessoas que gostem de trabalhar com o público, com perseverança, dedicação, dinamismo, solidariedade, estudo sistemático e constante reciclagem profissional.
  • Área de atuação
    Esse profissional pode atuar em Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Indústrias de equipamentos médico-cirúrgicos, Laboratórios particulares, Associações médicas, Convênios, Farmácias, Postos de Saúde.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Enfermagem - Presencial - Salvador - Bahia

  • Conteúdo

    Objetivo do Curso:

    Formar enfermeiros com valores éticos, humanistas e competências amplas. Cidadãos que atuem como agentes transformadores na construção de uma sociedade mais democrática e menos desigual, trabalhando com seres humanos nas dimensões psicossocial, psicodinâmica, institucional e comunitária.

    O curso de graduação em Enfermagem da Bahiana, em consonância com as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão presentes no PDI e as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação de Enfermagem, objetiva a formação de profissionais aptos para atuar em diferentes contextos do SUS, considerando as necessidades sociais, os direitos humanos e cônscios de que sua intervenção deve estar voltada para a promoção da saúde e da qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades.

    Perfil do Egresso:

    O curso de Enfermagem, a partir de seu objetivo e responsabilidade social, tem como propósito a formação de um enfermeiro generalista, norteado por princípios éticos, democráticos e humanísticos, que compreenda o ser humano como resultado da interação de fatores bio-psico-socioambientais, apto a atuar em todos os níveis de atenção à saúde no SUS e capacitado para o atendimento e cuidado integral ao paciente, à família e à comunidade, trabalhando em equipes multiprofissionais.

    Para tanto, o estudante deverá desenvolver um perfil de profissional que deve apropriar-se de saberes científicos, técnicos e tecnológicos e incorporar atitudes, habilidades e competências indispensáveis ao fazer do enfermeiro, a partir de uma prática profissional integrada e contínua com as instâncias do sistema de saúde. Capaz de pensar criticamente, de analisar o perfil epidemiológico e os problemas da sociedade, planejando e executando soluções. Na busca desse perfil profissional, o curso de Enfermagem da EBMSP desenvolverá o processo de formação do enfermeiro, tomando como base as habilidades e competências gerais e específicas dispostas na Resolução CNE/CES nº 03 de 07/11/2001 e a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem (Lei 7.498 de 1986).

    Nesse sentido, espera-se do egresso desse curso comportamentos orientados por valores éticos e a compreensão e exercício das seguintes competências:

    - Desenvolver e participar de ações de promoção à saúde, prevenção de riscos e danos, manutenção e reabilitação da vida, no nível individual e coletivo nos diversos ciclos de vida;

    - Tomar decisões no gerenciamento dos processos de trabalhos em saúde, visando o uso apropriado, eficaz e eficiente da força de trabalho, de materiais, medicamentos, equipamentos, entre outros;

    - Aprender continuamente, tanto na sua formação quanto na prática profissional, tendo responsabilidade e compromisso com a sua educação permanente e treinamento das futuras gerações de profissionais;

    - Exercer uma prática de Enfermagem de qualidade pautada em princípios e valores éticos, humanísticos, atitudes críticas e reflexivas em relação ao cuidado com o paciente, a família e a comunidade;

    - Prestar atenção à saúde, compreendendo a natureza humana em suas dimensões bio-psico-social e espiritual;

    - Atuar com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, promovendo a integralidade do cuidado;

    - Produzir conhecimento a partir das próprias práticas, ao invés de reproduzir técnicas e conhecimentos cristalizados;

    - Desenvolver formação técnica, científica e tecnológica que confira qualidade ao exercício profissional;

    - Reconhecer as relações de poder nos processos de trabalho e sua influência na atenção à saúde;

    - Exercer a função de coordenação do trabalho da equipe de Enfermagem e gerenciamento do seu serviço;

    - Desenvolver habilidades para o trabalho em equipe multiprofissional em saúde;

    - Realizar atividades de planejamento e avaliação em saúde;

    - Cuidar da sua própria saúde física e mental e buscar seu bem-estar como cidadão;

    - Participar de pesquisa e outras formas de produção do conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional;

    - Atuar como agente multiplicador de conhecimento, reconhecendo o seu papel de educador;

    - Exercer função integrativa na comunidade, no serviço e na equipe de Enfermagem.

Outro curso relacionado com enfermagem

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |