Home>Graduação>Engenharia Civil>Guaxupé>Graduação em Engenharia Civil - Guaxupé - Minas Gerais
 

Graduação em Engenharia Civil

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Loading...

Solicite informação sem compromisso
Unifeg - Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé

Graduação em Engenharia Civil - Guaxupé - Minas Gerais

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da Unifeg - Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Imagens - Unifeg - Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé:
Foto Centro Unifeg - Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé Brasil
Foto Centro Unifeg - Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé Brasil
AnteriorAnterior
PróximaPróxima
Centro Unifeg - Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé Brasil
Foto Centro Unifeg - Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé Brasil
Unifeg - Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé Guaxupé Brasil Centro

Análise da Educaedu

Aimèe Santiago
Graduação em Engenharia Civil
  • Modalidade

    O curso é ministrado presencialmente.

  • Duração

    O tempo previsto para realização do programa é de 5 anos.

  • Certificado Oficial

    A instituição assegura um diploma aos estudantes que cumprem com o programa do curso.

  • Considerações

    O Unifeg - Centro Univesitário da Fundação Educacional Guaxupé se destaca pela qualidade dos profissionais que forma, contando com uma equipe docente de alto nível e uma infraestrutura moderna e bem equipada.

    A Graduação em Engenharia Civil irá habilitar os estudantes para atuar nas áreas de Construção Civil, Estruturas, Geotecnia, Hidráulica, Saneamento, Transporte, Planejamento e Gerenciamento e Meio Ambiente, em empresas públicas, mistas e privadas, exercendo suas funções em cargos técnicos, administrativos e gerenciais.

    Essas funções exigem do Engenheiro Civil capacidade de propor soluções a problemas teóricos e práticos, aplicando as teorias e os conceitos aprendidos em situações do dia-a-dia, bem como a capacidade de liderança para a coordenação de equipes e projetos.

  • Dirigido a

    A graduação pode ser realizada por qualquer pessoa que tenha o ensino médio completo.

  • Área de atuação

    O profissional Engenheiro Civil é responsável por projetar, calcular estruturas, analisar o solo do terreno, supervisionar prazos, custos, padrões de qualidade, segurança e acompanhar a obra do início ao fim.

  • Salário estimado

    A remuneração média de um profissional da área pode ultrapassar os R$ 7.000,00.

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Graduação em Engenharia Civil - Guaxupé - Minas Gerais Comentários sobre Graduação em Engenharia Civil - Guaxupé - Minas Gerais
Objetivos:
O Curso de Engenharia Civil do UNIFEG tem por objetivo geral formar profissionais aptos a atuar em toda e qualquer área da Engenharia Civil, tanto na gestão de processos, quanto na produção da obra, assim como nas atividades associadas às diversas fases que compõem os processos de produção dos empreendimentos – planejamento, projeto, execução da obra, pós-ocupação/manutenção, e em atividades de pesquisa.

Objetivos específicos

Formar engenheiros comprometidos com a realidade do mercado sem, contudo, negligenciar o aspecto científico-tecnológico;
Fornecer os conhecimentos teóricos e práticos necessários, nas áreas básicas, profissionalizantes e específicas, bem como sistematizar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em laboratórios, projetos, monitorias e/ou estágios; Proporcionar formação humanística e ética, fundamental à integração do profissional à sociedade e ao trabalho multidisciplinar;
Propiciar o desenvolvimento de habilidades para pesquisa;
Oferecer condições para o uso de softwares, estações de trabalho e redes de comunicação; Capacitar o aluno para conceber e operar sistemas complexos que busquem atender aos preceitos da ecoeficiência no âmbito da construção civil;
Propiciar, ao aluno, domínio sobre os conceitos de qualidade e produtividade, segurança do trabalho, preservação do meio ambiente, conforto ambiental, compreensão de problemas administrativos, econômicos, políticos e sociais;
Habilitar o aluno para trabalhos em equipes interdisciplinares, multidisciplinares e liderança de grupos;
Proporcionar a formação de um engenheiro criativo e empreendedor, condizente com as necessidades do mercado atual;
Desenvolver no aluno habilidades para comunicar-se nas formas escrita, oral e gráfica.
Conteúdo:
Antiga aspiração da sociedade de Guaxupé e demais cidades da região, o curso de Engenharia Civil implantado em 2011 pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé – Unifeg – propõe-se a formar profissionais preparados para a nova realidade social e econômica do país, que aponta para mudanças significativas na área da construção civil, sobretudo devido às transformações tecnológicas e ambientais, estabelecendo novos paradigmas para a atuação do engenheiro civil.
O curso de Engenharia Civil do Unifeg atende às legislações e normas pertinentes às instituições e entidades competentes, como o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e os Conselhos Federal e Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA/CREA), estando alinhado ao PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e ao PPI (Projeto Pedagógico Institucional).
O curso é dirigido a profissionais e estudantes com ensino médio completo, que objetivam desenvolver as habilidades e competências gerais de um engenheiro, assim como as habilidades e competências específicas relacionadas às subáreas de conhecimento da Engenharia Civil: Engenharia de Estruturas; Construção Civil; Hidráulica, Hidrologia e Saneamento; Geotecnia e Engenharia de Transportes.

· Estrutura do Curso

O curso de Engenharia Civil do Unifeg possui carga horária total de 4680 horas (que incluem 4080 horas em disciplinas e 120 horas em trabalho de conclusão de curso), trabalhadas em um período mínimo de cinco anos, distribuídas em três núcleos de disciplinas: Básicas; Profissionalizantes e Específicas. Complementando os conteúdos teóricos desenvolvidos em salas de aula, são realizadas atividades nos laboratórios de Informática; Química: Física; Topografia; Materiais de Construção; Hidráulica e Hidrologia; e Mecânica dos Solos. Outras atividades, exigidas para formação mais adequada à complexidade da vida profissional do Engenheiro Civil, são desenvolvidas extraclasses, como estágio supervisionado (240 horas) e atividades complementares (240 horas).

Em seus conteúdos específicos, o curso está estruturado em duas ênfases, em relação às quais os alunos optam a partir do 7º período: Construção Civil e Gestão Ambiental.

· Mercado de Trabalho

A participação do Engenheiro Civil é fundamental para proporcionar melhores condições de vida para a sociedade, devendo ser capaz de planejar o empreendimento, conceber o projeto, orientar a construção e a manutenção, tendo em conta, dentre outros aspectos, desde os impactos ao meio ambiente até as questões de viabilidade econômica.

Além da sua importância econômica, traduzida também pela significativa participação da sua cadeia produtiva na composição do PIB nacional, as atividades da construção civil no país apresentam relevância por seu papel social, tanto na geração de empregos proporcionada pelo setor, quanto na busca de soluções para a redução do elevado déficit habitacional existente, estimado em mais de 5 milhões de unidades. Por esta razão, é importante que o Engenheiro Civil receba em sua formação a conscientização de que, enquanto profissional, pode ser um agente de mudanças e de promoção do desenvolvimento social, atuando diretamente no mercado da construção ou junto aos setores governamentais, porém, sempre na constante busca pela gestão da construção de forma sustentável com responsabilidade social.

Além de empreendimentos de iniciativa empresarial, iniciativas governamentais recentes – parcerias público-privadas, Programa de Aceleração do Crescimento, Programa Minha Casa Minha Vida, aliadas a eventos internacionais programados para o país – Copa do Mundo em 2014 e Jogos Olímpicos em 2016, atestam o bom momento vivenciado pela Engenharia Civil, com expectativas de ampliação do mercado de trabalho. Os investimentos nas iniciativas mencionadas certamente deverão apresentar reflexos em outras áreas com expectativas promissoras, sobretudo as de transportes, saneamento e energia, esta última em consequência também da exploração das jazidas do pré-sal.

· Perfil do Profissional

A inserção profissional dos egressos do curso de Engenharia Civil do Unifeg é focada na vocação da região, estando aptos a trabalhar no planejamento, projeto, produção e manutenção de produtos da construção civil, atuando na gestão da tecnologia e dos processos produtivos, assim como na gestão do meio ambiente. A Resolução nº 1010 de 22 de Agosto de 2005 dispõe sobre a regulamentação da atribuição de títulos profissionais, atividades, competências e caracterização do âmbito de atuação dos profissionais inseridos no Sistema Confea/Crea, incluindo o Engenheiro Civil, para efeito de fiscalização do exercício profissional.

Outro curso relacionado com Graduação de Engenharia Civil: