Graduação em Engenharia da Computação

Solicite informação sem compromisso UniPinhal - Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Graduação em Engenharia da Computação

  • Modalidade
    Aulas na sede da Unipinhal.
  • Certificado oficial
    Diploma de graduação emitido pela instituição.
  • Considerações
    Formar profissionais na área de Computação e Informática capazes de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, é a missão da Graduação em Engenharia da Computação da Unipinhal. O centro busca ainda proporcionar conhecimento técnico que desenvolva a habilidade de analisar, planejar, projetar, executar, supervisionar e gerenciar sistemas computacionais nos aspectos de hardware e software. Assim, de forma geral, o Curso pretende formar profissionais capazes de desenvolver novas tecnologias e promover o avanço científico em computação e informática, tanto do ponto de vista acadêmico quanto prático; proporcionar ao aluno um contato direto com o mundo real, através de trabalhos de estágio e iniciação científica, incentivando o aluno na participação e publicações de trabalhos que estejam sendo realizados, sempre com a orientação de um docente do curso; orientar o aluno quanto ao desenvolvimento de seu perfil profissional, permitindo que o mesmo possa vir a se identificar como empreendedor, pesquisador, docente, etc; contribuir para a formação humana do aluno, através da consolidação da ética como fator fundamental para o desenvolvimento do profissional-pessoa. Portaria de Reconhecimento: SESU N°: 32 de 22/06/2006 (Publicada no Diário Oficial da União em 24/06/2006) Conceitos obtidos através do Reconhecimento - Organização Didático-Pedagógica: “Muito Bom” (A) - Infra-Estrutura Escolar: “Muito Bom” (A) - Corpo Docente: “Bom” (B) Número máximo de alunos por turma - Aulas teóricas: 80 alunos - Aulas práticas: 40 alunos O corpo docente conta com especialistas, mestres e doutores.
  • Dirigido a
    Interessados em atuar na área de informática.
  • Área de atuação
    Pode trabalahr para empresas públicas e privadas como diretor, administrador, gerente, projetista, coordenador, engenheiro, pesquisador, professor, que necessitem suporte técnico na área de informática.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Engenharia da Computação - Presencial - Espírito Santo do Pinhal - São Paulo

  • Objectivos
    O curso de Engenharia de Computação tem como objetivo fundamental formar profissionais na área de Computação e Informática capazes de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, com o conhecimento técnico que proporcione a habilidade de analisar, planejar, projetar, executar, supervisionar e gerenciar sistemas computacionais nos aspectos de hardware e software. De forma geral, o Curso pretende:

    * Formar profissionais capazes de desenvolver novas tecnologias e promover o avanço científico em computação e informática, tanto do ponto de vista acadêmico quanto prático.
    * Proporcionar ao aluno um contato direto com o mundo real, através de trabalhos de estágio e iniciação científica, incentivando o aluno na participação e publicações de trabalhos que estejam sendo realizados, sempre com a orientação de um docente do curso.
    * Orientar o aluno quanto ao desenvolvimento de seu perfil profissional, permitindo que o mesmo possa vir a se identificar como empreendedor, pesquisador, docente, etc.
    * Contribuir para a formação humana do aluno, através da consolidação da ética como fator fundamental para o desenvolvimento do profissional-pessoa.
  • Conteúdo
    Portaria de Reconhecimento: SESU N°: 32 de 22/06/2006 (Publicada no Diário Oficial da União em 24/06/2006)

    Conceitos obtidos através do Reconhecimento
    - Organização Didático-Pedagógica: “Muito Bom” (A)
    - Infra-Estrutura Escolar: “Muito Bom” (A)
    - Corpo Docente: “Bom” (B)

    Período: Noturno
    Nº de Vagas: 80 vagas

    Número máximo de alunos por turma
    - Aulas teóricas: 80 alunos
    - Aulas práticas: 40 alunos

    Cada vez mais a informática está em nossas rotinas diárias. Desde brinquedos e eletrodomésticos, passando por sistemas bancários até complexos sistemas de grandes corporações industriais podemos encontrar um ou vários computadores controlando as mais diversas tarefas. E o futuro nos reserva muito mais... Assim, para acompanhar a realidade atual e se preparar para o futuro, a UNIPINHAL oferece agora o Curso de Engenharia de Computação, onde será formado um profissional apto a desenvolver novas tecnologias na área de informática e computação, contribuindo para o crescimento tecnológico no país.
    Objetivos

    Aptidões Esperadas do Egresso

    O conjunto de aptidões esperadas dos egressos do curso de Engenharia de Computação é o seguinte:

        * Capacidade de utilizar a matemática, a ciência da computação e conhecimentos de física e tecnologias modernas no apoio à construção de produtos ou serviços seguros, confiáveis e de relevância à sociedade.
        * Capacidade de projetar, construir, testar e manter software no apoio à construção ou incorporação a produtos ou serviços, principalmente nos produtos e serviços que requeiram a interação com o ambiente e ou dispositivos físicos, além do próprio sistema computacional utilizado para o processamento de informações.
        * Capacidade de tirar proveito das tecnologias já estabelecidas, e de desenvolver novas técnicas, no sentido de gerar produtos e serviços como mencionados nos itens anteriores.
        * Capacidade de entender e interagir com o ambiente em que os produtos e serviços, por ele projetados ou construídos, irão operar.
        * Conhecimento da ciência da computação e de métodos necessários para aplicá-la.
        * Conhecimento suficiente de outras áreas (física, eletricidade, administração, etc.), além da computação, que lhe permita assumir a responsabilidade completa de produtos e serviços até um determinado nível de especificidade.
        * Facilidade de interagir e de se comunicar com profissionais da área de computação e profissionais de outras áreas no desenvolvimento de projetos em equipe.
        * Facilidade de interagir e de se comunicar com clientes, fornecedores e com o público em geral.
        * Capacidade de supervisionar, coordenar, orientar, planejar, especificar, projetar e implementar ações pertinentes à engenharia de computação e analisar os resultados.
        * Capacidade de realizar estudos de viabilidade técnico-econômica e orçamentos de ações pertinentes à engenharia de computação.
        * Disposição e postura de permanente busca da atualização profissional.
        * Disposição em aceitar a responsabilidade pela correção, precisão, confiabilidade, qualidade e segurança de seus projetos e implementações.
        * Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional e avaliar o impacto de suas atividades no contexto social e ambiental.

    Problemas que os Egressos Estarão Capacitados a Resolver

    As classes de problemas que os egressos estarão capacitados a resolver incluem efetivamente os problemas multidisciplinares. No caso, além de alguns problemas típicos tratados por um bacharel em computação, os egressos estarão capacitados também a resolver problemas complexos que permeiam entre as áreas de computação e engenharia.  De uma forma geral estes problemas relacionam-se com:

        * Problemas de projeto e configuração de sistemas computacionais em que sejam exigidas as seguintes capacidades: determinar quais funções devem ser implementadas em hardware e quais devem ser implementadas em software, selecionando os seus componentes básicos de hardware e de software.
        * Problemas que requeiram o desenvolvimento de software suficientemente complexo para exigir a aplicação de conhecimentos instrumentais às áreas de automação e controle, engenharia de software, redes e telecomunicações.
        * Problemas que exijam conhecimentos de programação e de sistemas computacionais e, eventualmente, conhecimentos matemáticos e físicos em profundidade compatível a um curso de engenharia.
        * Problemas que exijam clara compreensão das diferentes atividades envolvidas no desenvolvimento de um software.
        * Problemas que exijam a familiaridade com as tecnologias de automação e controle, de ferramentas de projeto e o discernimento de como, quando e quanto utilizar tais ferramentas.
        * Problemas que exijam a familiaridade com ferramentas de análise e projeto de software e o discernimento de como, quando e quanto utilizar tais ferramentas.
        * Problemas que exijam a familiaridade com as tecnologias de redes e de sistemas de telecomunicações, ferramentas de projeto e o discernimento de como, quando e quanto utilizar tais tecnologias.
        * Problemas que requeiram o uso de técnicas formais no desenvolvimento de software, de sistemas de automação, e de redes e sistemas de telecomunicações.
        * Problemas de complexidade que exijam a gerência do desenvolvimento do software e de sistemas, com aplicação de modelos de qualidade.
        * Problemas complexos de integração de sistemas de redes e telecomunicações que exijam a utilização de técnicas e métodos multidisciplinares em computação e engenharia.
        * Problemas que envolvam o desenvolvimento criativo e projeto de novas aplicações, produtos, serviços e sistemas nas vertentes propostas.
        * Problemas de análise de desempenho de projetos e sistemas, propostos ou implementados, seja através de modelos analíticos, de simulação ou de experimentação.
        * Problemas de análise e determinação dos requisitos que um projeto ou sistema deve atender, documentando estes requisitos de forma clara, concisa, precisa, organizada e fácil de ser usada.
        * Problemas de projeto e estruturação do software para uma determinada plataforma, de forma a atender os requisitos do sistema, documentando as decisões tomadas.
        * Problemas que impliquem na decisão sobre a estrutura e arquitetura do software, uso de padrões de projeto, frameworks, e componentes.
        * Problemas que impliquem no tratamento da concorrência, paralelismo, controle e manuseio de eventos, distribuição, manuseio de exceções e erros, sistemas interativos e persistência.
        * Problemas de concepção do software para funcionar conforme projetado, através da combinação da codificação, validação e teste das unidades.
        * Problemas de teste do comportamento dinâmico do software, contra o comportamento esperado especificado, para um conjunto finito de casos de testes (selecionados criteriosamente do domínio de execuções, normalmente infinito).
        * Problemas que requeiram conhecimentos e habilidades para: gerenciar configurações de software; desenvolver e praticar diferentes processos de engenharia de software; desenvolver e utilizar métodos e ferramentas de engenharia de software; utilização de técnicas de controle de qualidade de software; desenvolver métodos e técnicas de automação e controle.

    Funções que os Egressos Poderão Exercer no Mercado de Trabalho

    No progresso de sua carreira profissional, agregando experiência prática e aperfeiçoamentos realizados, os egressos deverão estar capacitados a assumir funções em diferentes níveis dentro das organizações, seja de execução, gerenciamento ou de direção, para as quais seguem algumas atividades e responsabilidades técnicas inerentes à função (diretor, administrador, gerente, projetista, coordenador, engenheiro, pesquisador, professor, dentre outras):

        * Desenvolvimento de sistemas de software;
        * Planejamento de capacidade e projeto de redes e/ou sistemas de telecomunicações;
        * Pesquisa e desenvolvimento de novas aplicações, produtos e serviços em redes e/ou telecomunicações;
        * Projeto, desenvolvimento e implantação de sistemas integrados de redes e/ou telecomunicações (sistemas convergentes);
        * Manutenção de software;
        * Reengenharia de software;
        * Gerenciamento de configuração e engenharia de software;
        * Gerência, operação e manutenção de sistemas de redes e/ou telecomunicações;
        * Desenvolvimento de métodos e ferramentas da engenharia de software;
        * Desenvolvimento e gerenciamento de banco de dados;
        * Planejamento e controle de qualidade de software;
        * Desenvolvimento e manutenção de métodos e técnicas de automação e controle;
        * Especificação e projeto de integração de sistemas automatizados;
        * Especificação, desenvolvimento e implantação de sistemas de informação;
        * Ensino e pesquisa.

    Capacidade de Adaptação do Egresso à Evolução da Computação e de suas Tecnologias

    A estrutura curricular do curso inclui disciplinas básicas e tecnológicas clássicas, abordadas de maneira a desenvolver nos alunos os conceitos essenciais da Computação de maneira sólida e propiciar-lhes facilidades para o acompanhamento futuro da evolução da Computação, seja através de auto-estudo ou através de cursos de pós-graduação ou de aperfeiçoamento. Deve-se ressaltar o caráter essencialmente formativo, em contraposição ao informativo, adotado no curso. As atividades práticas e as aulas demonstrativas devem reforçar o aprendizado e solidificar o conhecimento necessário para a evolução do egresso.
    Exercício Profissional

    A profissão de Engenheiro de Computação foi regulamentada pela Resolução número 380, de 17 de dezembro de 1993, do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), e publicada no Diário Oficial da União de 5 de janeiro de 1994.
    Integralização

    Para graduar-se o aluno deverá perfazer o total de 3.690 horas, sendo 3.330 horas presenciais e 360 horas de estágio supervisionado. O Curso poderá ser integralizado

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de saber quanto é a mensalidade do curso DE Graduação em Engenharia da Computação. "

Gustavo para Graduação em Engenharia da Computação

São Paulo

Outro curso relacionado com engenharia de computação

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |