Graduação em Engenharia de Redes de Comunicações

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Marina Cunha

Marina Cunha

Graduação em Engenharia de Redes de Comunicações

  • Modalidade
    A Graduação em Engenharia de Redes de Comunicações é um curso presencial.
  • Certificado oficial
    O egresso consegue o título de Engenheiro de Redes de Comunicações.
  • Considerações
    A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) tem o aprendizado de seus alunos em primeiro lugar. Essa instituição é considerada a melhor universidade particular do Paraná e os seus 27 mil alunos desfrutam de uma infraestrutura moderna. Na PUCPR, os estudantes são incentivados à produção científica e contam com uma rede de bibliotecas a sua disposição. A Graduação em Engenharia de Redes de Comunicações profissionaliza o aluno para que ele desenvolva e projete redes de comunicações. O curso dá também uma formação empreeendedora para que o aluno monte seu próprio negócios.
  • Dirigido a
    Este curso está destinado a pessoas que se interessam por Física, Matemática e cálculo.
  • Área de atuação
    Com este curso, o egresso está capacitado para atuar em empresas como: Telefonica; Vivo; Ten Sistemas e Redes; Alog Data Centers.

Comentários sobre Graduação em Engenharia de Redes de Comunicações - Presencial - Curitiba - Paraná

  • Objectivos
    As Redes de Comunicações estão atualmente presentes em diversas atividades cotidianas. Mandar e receber e-mails, falar e ver os amigos no telefone celular, jogar com alguém via rede, pagar contas com o cartão ou com o aparelho celular e fazer compras online. Esses são exemplos de atividades que envolvem equipamentos de Redes de Comunicações e que, com a evolução tecnológica, cada vez mais modificam nossos hábitos de vida. Assim, o engenheiro de Redes de Comunicações é o profissional que trabalha com infra-estrutura, processos e serviços que viabilizam a comunicação humana bem como a comunicação entre máquinas ou, mais precisamente, entre computadores.
  • Titulação
    Graduação em Engenharia de Redes de Comunicações
  • Conteúdo

    Concepção do curso
    A integração de aplicações (software), equipamentos (dispositivos) e a rede (como a Internet), em um cenário de convergência tecnológica que reúne áudio, vídeo e dados, tem ocupado cada vez mais uma posição estratégica no dia-a-dia das organizações. Neste cenário, a busca do mercado por profissionais capazes de desenvolver serviços envolvendo comunicações de áudio, vídeo e dados fez surgir o curso de Engenharia de Redes de Comunicações. Este novo curso de graduação, único no Paraná e em Santa Catarina, pretende formar o novo engenheiro para a área de redes e de comunicações, permitindo a atuação do profissional como engenheiro desenvolvedor de sistemas de comunicações, engenheiro desenvolvedor de aplicações em redes, engenheiro projetista de redes, entre outros, além de capacitá-lo  a atuar em outras áreas importantes como a gerência e operação de redes e serviços de comunicações, e, ainda, o desenvolvimento de negócios nesta área. É notável o aumento da busca por profissionais nesta área que ainda deve se acentuar com a implantação da TV digital e o crescimento da Internet.  O  engenheiro de comunicações tem um papel fundamental ao integrar as empresas aos novos meios de comunicação, possibilitando a oferta de novos produtos e serviços.

    Mercado de trabalho
    Atualmente, o mercado está carente de profissionais e, por isso mesmo, bem receptivo. Em todo o mundo, as aplicações de redes de comunicações abrangem a maior parte das atividades sociais e todos os setores econômicos, permitindo ao engenheiro de redes atender à demanda de um vasto mercado de trabalho, composto de concessionárias de telecomunicações, provedores de serviços de redes, empresas usuárias de serviços de redes, bancos e instituições financeiras, empresas de processamento de dados, empresas de consultoria, órgãos públicos, universidades e instituições de pesquisa, indústrias de telecomunicações, fornecedores de equipamento de redes e integradores, além de instituições de ensino e pesquisa. Além disso, segundo especialistas do setor, serão criados 100 mil novos empregos nos próximos quatro anos, para tarefas que vão desde a instalação de cabos até a administração dos serviços.

    O curso
    O curso de Engenharia de Redes de Comunicações da PUCPR possui currículo moderno, projeto pedagógico atual e um corpo docente composto em sua maioria por mestres e doutores. A participação ativa do aluno em atividades que desenvolvam habilidades, competências e atitudes, importantes para a sua formação profissional, torna-o apto a lidar com a variedade e complexidade das circunstâncias com as quais se defrontará como profissional e como cidadão.

    Na PUCPR, o curso de Engenharia de Redes de Comunicações tem duração de 5 anos. No início do programa de graduação, os alunos cursam um conjunto de programas de aprendizagem que permitem o desenvolvimento de competências referentes ao ciclo básico clássico da Engenharia Elétrica, com enfoque na sólida formação em matemática, física, computação/programação, eletrônica, sistemas digitais  e desenho técnico. Em seguida, desenvolvem competências relativas aos conteúdos do núcleo básico profissional de engenharia e concernentes aos conteúdos de formação humanística, conforme determinam as diretrizes curriculares do MEC e da PUCPR. Posteriormente, os alunos têm matérias específicas sobre redes, que incluem o conhecimento dos equipamentos e dos protocolos de comunicação, o projeto, a implantação, o desenvolvimento de aplicações, o desenvolvimento de conteúdo, a gerência e a segurança das redes. Para aprofundar os conhecimentos teóricos, os alunos têm à disposição laboratórios modernos que possibilitam a realização de diversos projetos, além da montagem de dispositivos eletrônicos e de telecomunicações ao longo do curso. A  equipe de professores do Curso mescla aulas teóricas, importantes para que o aluno tenha as bases de conhecimento para desenvolver projetos, e aulas práticas, o que possibilita contato com as tecnologias usadas nas empresas, garantindo maior preparação para o mercado de trabalho. Além disso, a PUCPR, a fim de garantir uma completa formação de seus engenheiros de redes, oferece uma série de atividades complementares que aproximam os alunos do mercado de trabalho e os tornam mais qualificados e conscientes sobre a profissão que escolheram exercer. Algumas delas são: oportunidades de monitoria em disciplinas do curso, projetos de iniciação científica, programa de intercâmbio cultural com as melhores universidades estrangeiras, palestras ministradas por profissionais que já atuam na área, bolsas de extensão, além de oportunidades de estágios em laboratórios da própria universidade ou em empresas parceiras, o que assegura uma ótima formação profissional ao aluno.

    Competências do profissional formado pela PUCPR
    A equipe da PUCPR pretende formar engenheiros atualizados e bem adaptados às exigências do mercado de trabalho. O engenheiro de comunicações formado pela PUCPR desenvolve competências para atuar no projeto e gestão em um grande espectro de áreas técnicas, incluindo TV Digital, Redes Wireless, Redes de Banda Larga, Segurança de Redes, entre outras. Durante o curso, procura-se despertar nos alunos criatividade, ética, espírito de liderança, curiosidade e agilidade na tomada de decisões. Além disso, o aluno deve cultivar sua capacidade de se adaptar às mais diversas situações e procurar estar sempre atento às novas tecnologias e exigências do mercado. O profissional formado pela PUCPR estará capacitado a usar o seu conhecimento e suas habilidades na prática socialmente responsável, em um mundo caracterizado pela rápida evolução tecnológica. O profissional desenvolve competências de nível social, técnico e mercadológico. No contexto social, o profissional deve conhecer e assimilar a tradição cultural da sociedade, dominar habilidades verbais necessárias para interagir com profissionais das áreas  humanísticas na discussão de questões de interesse público e/ou privado.

    Estruturas de apoio
    O curso, com uma completa e excelente infra-estrutura física, tecnológica e funcional de apoio, permite ao aluno melhor aproveitamento dos conteúdos e o desenvolvimento de suas atividades dentro e fora da Universidade.
    Para isso, a Universidade disponibiliza para os estudantes os seguintes laboratórios: Laboratório de Redes de Computadores, Laboratório de Meios de Comunicação, Laboratórios de Informática, Laboratório de Transmissão e Laboratório de Comutação. E para preparar o aluno para o mercado de trabalho e oferecer uma educação integrada, o curso conta com diversas parcerias com empresas e instituições de ensino superior do exterior, dentre elas:
    • Avaya
    • Cisco Systems
    • Brasil Telecom
    • Café Automatic
    • Daiken
    • École Superieur d´Ingénieur em Génie Electrique / França
    • Institut National des Télécommunications /França
    • Siemens
    • TV Paranaense
    • Universidade de Konstanz / Alemanha
    • Université de Technologie de Compiégne /França

    Por que fazer Engenharia de Redes de Comunicação na PUCPR? 
    O profissional de Engenharia de Redes de Comunicações da PUCPR tem a formação necessária para desenvolver as tecnologias básicas, realizar projetos, desenvolver softwares, implantar, operar e gerenciar redes de telefonia, televisão e comunicações de dados, bem como produzir conteúdo e construir aplicações multimídia. Mas, além disso, ele será capaz de descobrir, inventar, ensinar, aprender e saber se comunicar. Ser engenheiro é muito mais que trabalhar com fórmulas, números e planilhas. É trabalhar em equipe, raciocinar analiticamente, criar, desenvolver e avaliar processos e produtos, resumindo, é resolver problemas de infra-estrutura e processos de comunicação dentro da sociedade globalizada.

    Pesquisa e pós-graduação 
    O curso conta com o programa de mestrado e doutorado, além de cursos de pós-graduação  lato sensu  em diversas áreas.

Outro curso relacionado com telecomunicações

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |