Home>Graduação>Fonoaudiologia>São Luís>Graduação em Fonoaudiologia - São Luís - Maranhão
 

Graduação em Fonoaudiologia

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Opiniões:
Opiniões (1)
Loading...

Solicite informação sem compromisso
UNICEUMA - Centro Universitário do Maranhão

Graduação em Fonoaudiologia - São Luís - Maranhão

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da UNICEUMA - Centro Universitário do Maranhão, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente

Análise da Educaedu

Pablo Nieves
Graduação em Fonoaudiologia
  • Modalidade

    O curso de Fonoaudiologia é ministrado presencialmente na sede da instituição.

  • Duração

    A graduação tem duração de 4 anos.

  • Certificado Oficial

    O UNICEUMA oferece diploma após término do curso.

  • Considerações

    O aluno irá aprender de forma crítica a interação entre comunicação, audição e linguagem, estando apto a diagnosticar e tratar os diversos distúrbios que venha a encontrar.
    O aluno contará com estágio supervisionado para fortalecer seu conhecimento prático.

  • Dirigido a

    O curso é voltado a todos que tenham interesse em promover uma melhor qualidade de vida.

  • Área de atuação

    O profissional poderá atuar na reabilitação clínica e hospitalar, educacional, entre outros.

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Graduação em Fonoaudiologia - São Luís - Maranhão Comentários sobre Graduação em Fonoaudiologia - São Luís - Maranhão
Conteúdo:
Fonoaudiologia

 DURAÇÃO DO CURSO: 4 anos
TURNO: Matutino (Unidade Renascença)
TÍTULO DE GRADUAÇÃO: Fonoaudiólogo

PERFIL DO PROFISSIONAL

O fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde que atua na adequação e restabelecimento o mais próximo da normalidade dos distúrbios relacionados à linguagem oral e escrita, voz, motricidade orofacial e audição, não importando a patologia ou a idade.

O objetivo do curso:

Capacitar, qualificar e aprimorar a formação dos profissionais em Fonoaudiologia nas suas áreas de atuação.

Áreas de atuação:

Linguagem – Atua no restabelecimento dos aspectos da linguagem, cognição, memória e aprendizagem, em patologias como: afasia (incapacidade na linguagem oral e escrita) encontrada no acidente vascular encefálico - AVE, disfemia (gagueira), desvio da linguagem (trocas e omissões de sons), atraso de linguagem, e distúrbio de linguagem (Alzheimer, Síndrome de Down, autismo, deficiência mental), déficit de atenção (hiperatividade), etc.

Audiologia – Atua na execução de exames como o teste da orelhinha (otoemissões), avaliação da audição (audiometria tonal, vocal, imitânciometria, BERA, processamento auditivo) com atribuições ocupacionais (admissionais, periódicos e demissionais), seleção e adaptação de prótese auditiva, reabilitação educacional auditiva, etc.

Voz – Atua no tratamento das patologias do trato vocal (nódulos, pólipos, granuloma, edema de Reinke, paralisia de prega vocal, câncer, etc.), e no aperfeiçoamento da qualidade da voz (canto, teatro, TV, marketing, rádio, etc.).

Motricidade Orofacial – Atua na adequação clínica e estética da atividade motora orofacial através do restabelecimento funcional da respiração, sucção, deglutição, mastigação e fala, em patologias como: respiração oral, paralisia cerebral, Parkinson, Alzheimer, dor orofacial, trauma de face, paralisia facial, disfagia (distúrbio da deglutição), neonatos de alto risco, distúrbios ortodônticos, etc.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho é promissor e abrange o campo de reabilitação clínica e hospitalar, educacional, de telemarketing, comunicação (jornalismo, rádio, televisão, teatro, canto), estética, dentre outros.

A Fonoaudiologia está relacionada com áreas da Medicina, Odontologia, Psicologia, Lingüística, Física Acústica. O fonoaudiólogo pode se inserir em hospitais (leitos e UTI adulto e neonatal), asilos, creches, escolas, clínicas estéticas, odontológicas e de reabilitação, emissoras de televisão e rádio, central de telemarketing/call center, escolas de teatro e canto, etc.

CLÍNICA ESCOLA DE FONOAUDIOLOGIA

A qualidade do atendimento na Clínica Escola de Fonoaudiologia garante a eficácia do tratamento e o desenvolvimento da análise clínica para os alunos do curso de Fonoaudiologia que fazem parte do Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia Clínica e Auditiva.

Estrutura Organizacional

A Clínica Integrada de Fonoaudiologia possui: 01 recepção central, 06 consultórios equipados, 03 salas de observação, 02 salas de supervisão, 02 laboratórios de audiologia, 01 laboratório otoneuro, 01 laboratório de voz.

O horário de funcionamento da clínica acontece nos turnos matutino (8:00 - 12:00) e vespertino (14:00 - 16:00). Para marcações de consultas entrar em contato com a recepcionista pelo telefone: (98) 3214-4255.

Procedimentos Realizados

Entrevista Inicial

É realizada uma investigação sobre a história clínica do paciente/cliente, assim como o desenvolvimento motor e neurolinguístico.

Avaliação

São utilizados protocolos de avaliação específicos para cada patologia no intuito de investigar distúrbios da linguagem, voz, motricidade orofacial e audição.

Terapia de Linguagem

É executada a habilitação e reabilitação da aquisição e/ou do desenvolvimento da linguagem oral e escrita, dos transtornos cognitivos e lingüísticos, assim como os comprometimentos que impeçam a comunicação através da comunicação suplementar alternativa.

Terapia de Voz

É realizado o aperfeiçoamento da qualidade vocal dos profissionais da voz, restabelecimento dos distúrbios do comportamento vocal e orientação sobre os fatores contribuintes para o abuso vocal.

Terapia Motora Orofacial

É realizada a habilitação e/ou reabilitação dos distúrbios neurológicos e funcionais em pacientes com debilidade no controle da atividade muscular orofacial e das funções de respiração, sucção, deglutição, mastigação e fala.

Exames Auditivos e Terapia auditiva Educacional

É efetuada a realização de exames auditivos clínicos, auditivos ocupacionais, exames vestibulares (equilíbrio), exames de processamento auditivo central (indicado para pessoas com dificuldade em processar a informação auditiva), habilitação e/ou reabilitação de pessoas com surdez.

Opiniões (1)

Professores:
Atendimento ao aluno:
Programa de Ensino:
Material:
  • Foi um curso perfeito para a minha carreira profissional.

    Eu faria novamente porque eu gostei do curso.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Aila Morais Rego sobre Graduação em Fonoaudiologia - Outubro 2011

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Últimas visitas ao cursoSolicitar informação à Instituição

Outro curso relacionado com Graduação de Fonoaudiologia: