Graduação em Geografia - A Distância

Solicite informação sem compromisso Universidade Veiga de Almeida - Online

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Graduação em Geografia - Online

  • Conteúdo
    Graduação a distância em Geografia.

    Duração:  4 anos

    Benefícios: Material didático

    Habilitação: Licenciatura

    Campi: Polo Campos dos Goytacazes , Polo Angra dos Reis, Polo Austin, Polo Bonsucesso, Polo Botafogo, Polo Campo Grande, Polo Duque de Caxias, Polo Freguesia, Polo Ilha do Governador, Polo Santo Antônio de Pádua, Polo Paracambi, Polo Nova Friburgo, Polo Resende, Polo São Gonçalo, Polo São João de Meriti, Polo Itaborai, Polo Macaé, Polo Maricá, Polo Niterói Bay Market, Polo Itaguai, Polo Madureira, Polo Niterói – Região Oceânica, Polo Volta Redonda, Polo Bangu, Polo Nova Iguaçu, Polo Realengo, Tijuca, Cabo Frio, Barra, Polo Centro

    O Curso:

    O curso de Licenciatura em Geografia é muito mais do que gravar os nomes dos lugares e ajudar o aluno a memorizar respostas certas de um pensamento pronto.

    Os profissionais de Geografia devem abordar alguns dos desafios urgentes da nossa contemporaneidade, fazendo questionamentos, como: O meio ambiente é ruim para sua qualidade de vida? Onde trabalham e em quais condições tais trabalhadores conseguiram estar empregados? De onde vem o alimento que consumimos? A globalização nos afeta? Por que e como as empresas tomam decisões de localização de suas atividades? De que maneira a cultura está ligada onde as pessoas vivem e trabalham? O crescimento econômico pode ser sustentável? Até que ponto o homem está interferindo no aquecimento global? Existe uma geografia da desigualdade? Os mapas são políticos? O que podemos fazer sobre a mobilidade urbana e a confusão de trânsito? Precisamos ser alfabetizados cartograficamente para ler, representar e comunicar informações do mundo? As perguntas não terminam por aqui.

    Para responder a tais questionamentos, primeiramente, tem que se ter noção de que estes são complexos e não erradicáveis por medidas práticas. Deste modo, a contribuição da Geografia para estas questões e a compreensão de soluções na sociedade serão mediante a análise espacial, pois o objeto de estudo nesta ciência é o ESPAÇO GEOGRÁFICO.

    O curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Veiga de Almeida (UVA) tem como compromisso desenvolver as competências e habilidades necessárias ao exercício profissional do futuro geógrafo do magistério.

    O objetivo do Departamento do curso é criar um ambiente acadêmico de rigor e conquista, cultivando uma comunidade de acadêmicos e cidadãos contribuintes em busca da melhoria contínua das interconexões entre as disciplinas oferecidas.

    A missão principal do Departamento de Geografia da UVA é fornecer experiências educacionais de graduação sustentadas pelo tripé ensino, pesquisa e extensão, atualizadas e integradoras em Geografia Humana e Física, incluindo a diversidade dos povos e ambientes da Terra, as interações entre a humanidade e os ambientes, e acompanhando as atualizações das Geotecnologias.

    Além disso, a graduação visa preparar os alunos para o envolvimento com questões locais, nacionais e globais; incutir nos estudantes valores éticos e morais relacionados com cidadania e comunidade; bem como ajudar no desenvolvimento de um conjunto de habilidades teóricas e práticas integradas que possam ser aplicadas para resolver problemas da comunidade.

    O Departamento de Geografia da UVA busca integrar o currículo com as necessidades do mercado e da sociedade com o compromisso de preparar os estudantes para as carreiras nos setores público e privado ou para estudos de pós-graduação avançada.

    Diferenciais UVA:

    1. Todos os trabalhos de campo que serão realizados pelos alunos da modalidade presencial serão estendidos aos alunos da modalidade à distância, bem como, as semanas acadêmicas de geografia.

    2. O curso conta com a Sandbox, uma caixa de areia com realidade aumentada em tempo real. A Sandbox é utilizada para aulas de Cartografia; Geologia; Geomorfologia; Geografia e Meio Ambiente; e Metodologia do Ensino de Geografia, sendo possível incluir os alunos do EaD nessas aulas práicas mediane agendamento.

    3. Grupo de Pesquisa PANGEA: Já pensou em participar de um grupo de pesquisa voltado para estudos de impactos e mudanças no espaço e na paisagem oriunda da relação homem x natureza? No curso de Geografia da UVA, o aluno pode fazer parte do PANGEA e contribuir em temas e questões socioambientais.

    4. Os alunos do curso de Geografia da UVA poderão optar em receber uma certificação em GEOINFORMAÇÃO, após cursarem algumas disciplinas do curso de Tecnologia em Geoprocessamento.

    Mercado de trabalho:

    Destina-se à formação de professores para o exercício das seguintes funções: ensino e pesquisa na Educação Básica do Ensino Fundamental II (6º ao 9 ª ano) e no Ensino Médio. Contudo, esse profissional também pode atuar em: assessoria e consultoria em empresas privadas e públicas na elaboração e no gerenciamento de Cadastros Rurais e Urbanos, projetos socioambientais, na implantação e no gerenciamento de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), nos mapeamentos básico e temático, na cartografia urbana, na locação de pontos ou áreas por coordenadas geográficas, na interpretação de fotografias aéreas e imagens de satélite, no geoprocessamento e cartografia digital, em estudos e pesquisas geomorfológicas, no levantamento do potencial turístico, em projetos e serviços de turismo ecológico (identificação de trilhas).

Outro curso relacionado com geografia e cartografia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |