Graduação em Letras - Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Universidade Católica Dom Bosco - I29191

Home>Graduação>Letras>Campo Grande>Graduação em Letras - Campo Grande - Mato Grosso do Sul
 
Graduação em Letras
Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Opiniões:
Opiniões (4)
Links Patrocinados
Loading...

Solicite informação sem compromisso
Universidade Católica Dom Bosco

Graduação em Letras - Campo Grande - Mato Grosso do Sul

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Telefone de Contato Ex: 24342243
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
* Campos obrigatórios

Desejo receber gratuitamente informação no meu email ou telefone.

Em breve um responsável da Universidade Católica Dom Bosco, entrará em contato contigo para mais informações.
Selecionar esta opção significa que aceita as regras de uso de Educaedu Business S.L. e da nossa privacidade de dados
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Compartilhar esta página sobre Graduação de Letras:

Análise da Educaedu

Max A.
Graduação em Letras
  • Modalidade

    O curso Graduação em Letras é presencial.

  • Duração

    A duração não foi revelada.

  • Certificado Oficial

    O aluno receberá um título de Graduação em Letras

  • Considerações

    O objetivo do curso é formar o profissional que irá obter o conhecimento necessário e específico da área para poder atuar de maneira competente no magistério ou em outras áreas de Letras.
    O curso conta com um corpo docente de excelência formado de mestres e doutores preparados para repassar o melhor ensino.

  • Dirigido a

    A todos os interessados na área.

  • Área de atuação

    O profissional poderá atuar em instituições de ensino com o magistério ou dedicar-se à pesquisa em áreas como a Lingúistica por exemplo.

  • Salário estimado

    O salário inicial pode alcançar os 1 mil reais.

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Graduação em Letras - Campo Grande - Mato Grosso do Sul Comentários sobre Graduação em Letras - Campo Grande - Mato Grosso do Sul
Conteúdo:
Graduação em Letras


Concepção
 
 
A concepção do curso se fundamenta na

“(...) concepção humanístico-cristã da educação que tem como princípio a visão de totalidade do homem, integrando as dimensões individual e social (...) apresenta características expressas em quatro dimensões: na dimensão nominal, o nome ‘Dom Bosco’, que fez da educação da juventude o objetivo de sua vida e deu carisma de educadores aos Salesianos, evidencia a identidade e os objetivos da educação que preconiza. Na dimensão funcional se identificará como centro de estudos onde a formação acadêmica busque o bem estar físico, social e espiritual do homem, comprometido com a construção da sociedade em que se insere. Na dimensão filosófica humanístico-cristã leva à afirmação de valores, distinguindo os permanentes dos transitórios e criando espaços para a criatividade, a crítica, a solidariedade, o respeito à pessoa e a busca da liberdade responsável. A dimensão Católica a levará a dar testemunho de fé, aberta ao ecumenismo e ao diálogo no desempenho de suas funções, para a edificação de um mundo melhor, fundado na justiça e na caridade.” (Projeto Pedagógico da UCDB, 1997, Item II.).


O Curso de Letras da UCDB pode colaborar com a sociedade civil sul-mato-grossense promovendo a pesquisa em meio docente e discente, criando, para tanto, núcleos de documentação e pesquisa em torno da cultura regional, notadamente no que concerne o expoente máximo da literatura sul-mato-grossense, o poeta Manoel de Barros.
Nesta perspectiva, o Curso de Letras visa igualmente a incentivar a difusão dos conhecimentos formulados e desenvolvidos através de pesquisas por intermédio de palestras, cursos e conferências ministrados junto à comunidade extra-acadêmica. Desta forma se poderá viabilizar o desenvolvimento local de práticas culturais regionais e a conseqüente melhora das condições sócio-econômicas de vida da população; viabilizar-se-á igualmente o desenvolvimento do gosto pela leitura de autores regionais e a melhora da qualidade dos textos produzidos em todas as áreas do conhecimento.


Finalidade
 
 
Com a finalidade de propiciar uma educação integral, buscando o bem estar físico, social e espiritual do homem, o Curso de Letras objetiva formar um cidadão comprometido com a construção de uma nova sociedade, em que o homem é o agente no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, o curso de Letras pretende desenvolver entre seus graduandos a idéia de que aprender é construir significados, e ensinar é oportunizar essa construção, considerando-se o conhecimento como meio de proporcionar condições para interpretação, propostas de significação e visão globalizada do mundo.

Logo, o Curso de Letras da UCDB pretende dar condições ao graduando para que a aprendizagem possa ocorrer através da conscientização de seu papel transformador na sociedade.


Objetivos
 
 
Gerais:

O Curso de Letras terá como objetivo geral promover a reflexão crítica sobre a linguagem, a literatura , a cultura e sua práticas pedagógicas, assim como também sobre os elementos esparsos e pluri-étnicos da cartografia cultural sul-mato-grossense.

Específicos

Em termos específicos, o Curso de Letras da UCDB tem como objetivos:

Fornecer ao acadêmico, elementos de reflexão sobre o feito literário, sobre o momento em que o discurso torna-se um discurso literário, uma obra de arte.
Levar o estudante ao reconhecimento das diferenças entre o discurso comum e o discurso poético, tanto por meio de conceitos lingüísticos quanto do funcionamento Interno dos mecanismos do próprio discurso.

Através do estudo de características estilísticas, sociológicas, psicanalíticas, historiográficas e estruturais de diferentes textos, levar o estudante à reflexão sobre os traços pertinentes para a interpretação e a valoração do texto literário.
Conduzi-lo à análise e à interpretação pessoal de textos literários em prosa e em verso a partir de diferentes características literárias.

Levá-lo à construção de um amplo panorama pessoal acerca das diferentes vertentes de leitura de um texto literário, acerca das diferentes formas de análise de um texto literário, rumo ao manejo das ferramentas de interpretação crítica.
Incentivá-lo ao desenvolvimento de sua autonomia através de trabalhos de pesquisa bibliográfica e de interpretação individual ou coletiva de textos.
Conduzi-lo à aplicação de normas metodológicas na elaboração e apresentação de trabalhos de aprendizagem e instrumentação de conhecimentos.
Orientá-lo em direção de aprimoramento de sua expressão oral e escrita, habilitando-o a expressar-se com propriedade e clareza, pela inteligente organização do pensamento e pelo domínio da língua padrão.

Levá-lo a enriquecer sua visão do mundo, pela assimilação de novos conceitos éticos (valores do Bem) e estéticos (valores do Belo), veiculados pelos textos literários e pelos textos crítico-interpretativos.

Habilitar o acadêmico também, a agir de maneira dinâmica e fecunda sobre seu ambiente social e sua comunidade, pelo estímulo à sua capacidade criativa e solidariedade humana, fatores indispensáveis à sua auto-realização como indivíduo e como integrante do grupo social.


Opiniões (4)

Professores:
Atendimento ao aluno:
Programa de Ensino:
Material:
  • Particularmente e sinceramente eu não esperava muita coisa da faculdade, muito menos do curso, talvez por não estar totalmente envolvida e interessada em Letras. Mas no decorrer dos semestres eu pude conhecer realmente a importância de um ótimo professor dentro de uma sala e como isso pode gerar uma grande mudança nas futuras gerações e isso me inspirou. Ainda não sei se essa é realmente a minha vocação, mas procuro sempre fazer o meu melhor mesmo quando a vontade é desistir.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Michelle Lumy Akamine sobre Graduação em Letras - Junho 2011
  • A faculdade foi essencial para a minha vida. Lá encontrei muitos professores preparados e ótimos recursos para que eu pudesse fazer uma boa graduação e sair de lá uma ótima profissional.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Carolina Amaral sobre Graduação em Letras - Junho 2011
  • Com a dedicação dos professores foi fácil concluir com êxito meu tão sonhado curso universitário.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Totalmente dedicados ao nosso aprendizado.

    Atendimento ao aluno

    Coordenação do curso sempre presente.

    Programa de Ensino

    Ideal.

    Material

    Diversificado, e também contávamos com um acervo extraordinário na biblioteca.

    Instalações

    Excelente, porém um pouco afastada do centro, com poucas linhas de ônibus.

    Por Valkiria Alves sobre Graduação em Letras - Outubro 2011
  • Excelente curso. A Graduação possui bons professores e um lugar de fácil acesso pra mim.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Anônimo sobre Graduação em Letras - Janeiro 2012

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Outro curso relacionado com Graduação de Letras: