Graduação em Logística

Solicite informação sem compromisso UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Graduação em Logística

  • Modalidade
    Curso ministrado no formato presencial.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    Um diploma de Graduação em Logística é oferecido ao aluno.
  • Considerações
    A Graduação Tecnológica em Logística oferecida pela UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga é ministrada presencialmente. A finalidade desta formação é habilitar profissionais para atividades de compra de produtos, atividades de armazenamento e transporte. O profissional de logística atuará em operações de transporte, planejamento, coordenação e realização. O aluno receberá conhecimentos em distribuição física, comércio exterior, logística, gestão de qualidade e transporte marítimo internacional.
  • Dirigido a
    Curso dirigido a interessados em atuar coordenar e planejar na área logística.
  • Área de atuação
    As oportunidades para essa profissão estão em empresas de logística, transporte (rodoviário, marítimo, aéreo e ferroviário).
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Logística - Presencial - Votuporanga - São Paulo

  • Objectivos
    O Curso Superior em Logística tem por objetivo formar tecnólogos capacitados a empreender seu próprio negócio ou para gerenciar a função logística de empresas do setor industrial, comercial e de serviços, de forma prática, planejando, dirigindo e controlando as atividades logísticas com o uso de modelos inovadores de gestão e de novas tecnologias de informação, visando à sustentabilidade dos negócios. Entende-se a sustentabilidade dos negócios como dependente de fatores econômicos, sociais e ambientais favoráveis.
  • Conteúdo
    O estudante do Curso de Tecnologia em Logística deverá ter uma formação geral para que esteja em sintonia com a realidade atual, uma formação específica que o torne um profissional competitivo no mercado de trabalho e uma cultura de valores éticos e humanísticos. Sendo assim, o egresso do curso deverá apresentar as seguintes competências:
    Fazer a gestão (planejamento e controle) de estoques de produtos e materiais nas empresas;
    Fazer a gestão de depósitos e da movimentação interna de produtos e materiais, de forma econômica e em conformidade com as normas e procedimentos técnicos, de qualidade e do meio ambiente;
    Gerenciar os modais de transporte, seja ele rodoviário, ferroviário, aeroviário, hidroviário ou dutoviário, conciliando o custo e o tempo de entrega, garantindo o nível de serviço prometido aos clientes;
    Gerenciar o fluxo de informações logísticas dentro da cadeia de abastecimento;
    Realizar o processo de tomada de decisão logística, integrando as decisões referentes ao nível de serviço aos clientes, ao estoque, ao transporte e ao armazenamento, com visão sistêmica, contextualizada e interdisciplinar;
    Fazer a gestão de canais de distribuição;
    Promover a integração de empresas dentro da cadeia de suprimentos aumentando a competitividade empresarial;
    Liderar equipes de trabalho e motivar as pessoas;
    Avaliar os resultados financeiros e operacionais das atividades logísticas;
    Buscar novas tecnologias para a gestão das atividades logísticas;
    Elaborar um plano de negócios;
    Apresentar atitudes empreendedoras;
    Apresentar atitudes centradas em valores éticos e humanísticos, na valorização do ser, na comunicação, na proatividade, no respeito ao meio, a si próprio e à coletividade. 
    No Brasil, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, as indústrias paulistas mantêm em seu quadro de pessoal cerca de 2,3 milhões de funcionários. Desse contingente, 15 % são empregados do setor administrativo, incluindo atividades de gestão de atividades logísticas. Estudos estimam que mais de 10 mil empresas atuem diretamente no setor logístico no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Logística (2009). 
    Em Votuporanga (SP), município que tem apresentado um crescimento no PIB de 8,4% ao ano, a demanda por profissionais com competências em logística é latente. Segundo dados do IBGE (2008), somente no município existem 3.220 empresas dos mais diferentes setores que empregam mais de 18.095 pessoas (BRASIL, 2008). O município apresenta grande potencial de expansão da atividade industrial, pois a cidade:
    Possui o 3º pólo moveleiro do país;
    Conta com uma estrutura industrial forte, destacando-se, dentre outros, os setores de alimentos e bebidas, químico (tintas, solventes e detergentes), metalúrgico, de confecções, sucroalcooleiro e de fabricação de mármores;
     Possui cinco distritos industriais que congregam mais de 200 indústrias de pequeno, médio e grande porte. Esses distritos, que ocupam uma área de 643.306 m², absorvem cerca de 5.000 trabalhadores nas áreas administrativas e produtivas;
    Todas essas empresas apresentam grande demanda por gestão de atividades logísticas, seja para melhorar os resultados de distribuição de seus produtos acabados, por exemplo, móveis, açúcar e álcool, leite UHT, seja para reduzir custos operacionais da movimentação e armazenagem de suas matérias-primas. 
     
    O curso é rápido, tem duração de dois anos e é desenvolvido em módulos semestrais de 400 horas.
    Os módulos são independentes e credenciam o profissional com certificações parciais.
    Durante o curso, o aluno desenvolve um plano de negócios, atividade fundamental para a consolidação da formação por competência.
     
    Módulo: Coordenação de estoques
    Gestão de Estoques
    ECR - Efficient Consumer Response
    Gestão de Operações
    Comunicação Empresarial
    Empreendedorismo
     
    Módulo: Cordenação de modal de transportes                  
    Transportes e Movimentação de Cargas                      
    Roteirização de Transportes                   
    Pesquisa de Mercado                   
    Gestão Ambiental              
    Responsabilidade Social             
     
    Módulo: Coordenação de distribuição
    Logística Integrada
    Logística de Varejo
    Canais de Distribuição
    Gestão Financeira
    Gestão de Custos
     
    Módulo: Coordenação de Supply Chain
    Gestão da Cadeia de Suprimentos
    Sistemas de Informações Logísticas
    Simulação Empresarial
    Gestão de Negócios
    Gestão de Equipes

Outro curso relacionado com logística

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |