Graduação em Música

Solicite informação sem compromisso FMU - Cursos de Graduação

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Graduação em Música - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Conteúdo
    Graduação em Música

    A prova de aptidão para os candidatos ao curso de música é necessária, visto que na
    educação básica o ensino da música não é obrigatório e, portanto, o conhecimento
    musical não é avaliado na prova do vestibular geral. No entanto, o estudo da música na
    esfera do 3º grau pressupõe um conhecimento básico que na maioria dos casos provem
    de um aprendizado paralelo, bastante diversificado, mas que nem sempre foca os
    aspectos fundamentais como a teoria musical básica, a leitura, a escrita, a técnica
    fundamental dos instrumentos e da voz, entre outros conhecimentos musicais.


    Carreira:

    Foi-se o tempo em que a profissão de músico trazia poucas oportunidades profissionais. Hoje, além de ser uma atividade bastante especializada, traz várias opções de trabalho. Além dos setores tradicionais, como orquestras, bandas, conjuntos de câmara e de música antiga, grupos de música popular, folclórica e de jazz, corais líricos e sinfônicos, companhias de ópera e de musicais, há novos campos profissionais como propaganda, produção de trilha sonora para cinema e teatro, multimídia, rádio, TV, internet, estúdios de gravação, além de participações nas áreas da Educação, Medicina, Psicologia, Assistência Social, etc.

    Referência no mercado:

    Desde sua criação, no início da década de 70, o Curso de Música do FIAMFAAM Centro Universitário, integrante do Complexo Educacional FMU, prima por um Projeto Pedagógico bastante consistente, aprimorado ao longo dos anos, a fim de promover adequada formação a Instrumentistas, Cantores, Compositores, Regentes e Educadores Musicais. Inúmeros profissionais, formados pelo Curso, têm se destacado no campo das Artes e da Educação, desenvolvendo suas atividades no Brasil e no Exterior.

    Processo Seletivo
    :

    Compõe-se de duas partes: prova de conhecimentos gerais (processo seletivo tradicional ou agendado) e prova de conhecimentos específicos.

    Após a aprovação na etapa de conhecimentos gerais, o candidato deverá agendar a prova de conhecimentos específicos na Secretaria do Curso de Música por meio do telefone (11) 3346-6212.

    Programa inovador: O Curso de Música do FIAM FAAM oferece duas opções de formação: o Bacharelado e a Licenciatura Plena em Música.

    O Curso de Música do FIAM FAAM objetiva formar músicos com profundo conhecimento da tradição musical, capazes de equilibrar os fundamentos teóricos com a criação artística e a prática musical, além de estarem voltados à pesquisa das mais diversas realidades musicais da atualidade. Neste sentido, o Bacharelado em Música oferece ao estudante possibilidades de realizar estudos aprofundados sobre as especificidades, ou seja, Composição Musical, Regência, Canto ou Instrumento. Por este motivo, dentro do Projeto Pedagógico, determinadas disciplinas fornecem subsídios técnicos e estéticos específicos para o domínio dos diversos aspectos da linguagem musical

    Além disso, haverá a possibilidade de escolha de uma, dentre as quatro Habilitações:

    • Instrumento, com as seguintes opções: piano, Violão, Cravo, Flauta Doce, Flauta Transversal, Oboé, Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone, Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Piano Popular, Violão Popular, Saxofone, Guitarra, Baixo Elétrico, Bateria e Percussão Sinfônica.
    • Canto – Erudito ou Popular.
    • Composição.
    • Regência.

    Foco na vocação de cada profissional:
    Os professores da FIAMFAAM estimulam cada aluno a desenvolver não apenas sua qualificação, mas também sua vocação como músico.

    O Curso proporciona uma sólida estrutura técnica para o domínio da linguagem musical. Oferece elementos históricos e estéticos que permitem ao aluno desenvolver uma visão crítica das linguagens musicais do passado e do presente, incluindo também o contato com repertórios musicais de diversas culturas e uma visão conjunta e integrada das práticas musicais da música erudita e da música popular. Estimula e exercita a pesquisa musical, a fim de possibilitar ao aluno compreender o papel da Música na sociedade atual e estar apto a transformar, através dela, o seu universo de atuação

    A profissão na prática
    :

    Através de disciplinas teóricas e práticas, o Projeto Pedagógico do Curso de Música possibilita ao aluno experimentar todos os processos de formação de um músico, seja como intérprete, compositor, regente ou professor. Desta forma, o processo de formação estabelece-se numa perfeita relação e equilíbrio entre as várias disciplinas, oferecendo ao aluno conhecimentos multidisciplinares.

    Ato Autorizativo: Música/bacharelado – canto - Portaria MEC nº 304, de 2/08/2011, publicada no DOU nº. 149, de 04.08.2011, Seção I, p. 10.
    Música/bacharelado – Instrumento - Portaria MEC nº 317, de 2/08/2011, publicada no DOU nº. 149, de 04.08.2011, Seção I, p. 30.
    Música/bacharelado – regência coral - Portaria MEC nº 308, de 2/08/2011, publicada no DOU nº. 149, de 04.08.2011, Seção I, p. 16.
    Música/bacharelado – composição - Portaria MEC nº 316, de 2/08/2011, publicada no DOU nº. 149, de 04.08.2011, Seção I, p. 28.


    Valores válidos apenas para os calouros e com o pagamento até o dia 5 de cada mês, e sujeitos a alterações. O(s) valor(es) acima sobrepõem outros valores anteriormente divulgados nos demais meios de comunicação.

    Formação: Músico
    Duração: 8 semestres

Outro curso relacionado com música

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |