Graduação em Pedagogia

Solicite informação sem compromisso UNIFAC - Associação de Ensino de Botucatu

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Max A.

Max A.

Graduação em Pedagogia

  • Modalidade
    O curso de Graduação em Pedagogia é presencial.
  • Duração
    A duração do curso é de 4 anos.
  • Certificado oficial
    O título será entregue ao aluno após a conclusão do curso.
  • Considerações
    O curso tem como objetivo principal fazer com que o profissional esteja capacitado para acompanhar a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da análise e identificação do problema, da sistematização e produção de conhecimentos.
  • Dirigido a
    A todos os interessados na área de Pedagogia.
  • Área de atuação
    O profissional poderá trabalhar em qualquer instituição voltada para o ensino. Existem vagas no mercado de trabalho para profissionais competentes e qualificados.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Pedagogia - Presencial - Botucatu - São Paulo

  • Objectivos
    Objetivo Geral

    Formar profissionais, em nível de graduação, com competências e habilidades imprescindíveis ao exercício da docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores, assim como para a participação no planejamento, gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino, de sistemas educativos escolares, bem como organização e desenvolvimento de programas não-escolares

    Objetivos Específicos

    - Formar o profissional em Pedagogia com desempenho consentâneo com as necessidades relacionadas à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, bem como aquelas relacionadas àqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria.
    - Formar e capacitar o profissional em Pedagogia para o desempenho de funções e atividades relacionadas a participação no planejamento, gestão e avaliação de instituições escolares e não-escolares.
    - Prover reflexão e crítica sobre os fundamentos teóricos (filosófico, histórico, antropológico, ambiental-ecológico, psicológico, lingüístico, sociológico, político, econômico e cultural) e metodológicos norteadores de uma ação pedagógica participativa e de responsabilidade social.
    - Prover condições de reflexão para o conhecimento das instituições escolares e não escolares como organizações complexas que têm a função de promover a educação para e na cidadania.
    - Elaborar o embasamento de atitudes críticas objetivas frente aos problemas educacionais relacionados à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental e que são evidenciados pelo conhecimento da realidade brasileira.
    - Propiciar o domínio de conceitos que constituam a base teórica para as atividades práticas da educação básica em nível da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
    - Capacitar profissionais em Pedagogia a mobilizar conhecimentos e tecnologias que contribuam para o desempenho do processo de ensino-aprendizagem.
    - Desenvolver competências e atitudes investigativas relacionadas ao fazer profissional e ao processo de ensino-aprendizagem.
    - Desenvolver competências pedagógicas sob a perspectiva construtiva do conhecimento e de autoformação contínua.
    - Desenvolver competências relacionadas à participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino a partir das novas exigências da realidade educacional brasileira.
    - Desenvolver competências e habilidades para a atuação no magistério da Educação Infantil e do Ensino Fundamental dentro de uma perspectiva inclusiva da educação.
    - Formar profissional crítico-reflexivo e dentro dos princípios da sociedade democrática e exercício da cidadania e do compromisso ético.
    - Capacitar profissional para o exercício do empreendedorismo para atuação na educação escolar privada e em organizações não-governamentais (ONG’s).

    Considerando o exposto, bem como os objetivos gerais e específicos expostos, pretende-se que o profissional formado tenha o instrumental teórico-prático capaz de favorecer as análises do papel social da educação em instituições escolares e não- escolares, assumindo compromisso com a comunidade e articulando as atividades de ensino e aprendizagem sob a perspectiva da construção coletiva do conhecimento e das propostas pedagógicas.
    Pretende-se, ainda, a formação de um profissional capaz de lidar de maneira crítica com a construção do próprio conhecimento e com visão ética e democrática de sua ação profissional docente e administrativa.
  • Conteúdo
    Apresentação do Curso

    Este documento apresenta o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, o qual é resultado da transformação do curso vigente até junho de 2006, ocasião em que foi publicada no DOU a nova matriz curricular atendendo-se à Resolução nº 1 de 15 de maio de 2006, ressalvando-se que os concluintes do curso neste ano não são objeto destas mudanças. No caso do Curso Normal Superior autorizado pelo Ministério da Educação, cujos alunos, previamente consultados, fizeram a opção pela transferência para o Curso de Pedagogia, em sua nova formatação, procedeu-se automaticamente à mesma, providenciando-se as devidas adaptações curriculares.

    O Curso de Graduação em Pedagogia será operacionalizado pela Coordenação do Curso de Pedagogia em trabalho coletivo com seus docentes e discentes nas Faculdades Integradas de Botucatu – FIBs considerando a relevância de uma preparação integral e profunda do pedagogo, as necessidades de uma formação para a cidadania e vivência numa sociedade democrática e, extensivamente, para o mercado de trabalho, levando-se em consideração o que dispõe a legislação brasileira, principalmente, em sua Constituição Federal, na Lei 9394/96 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em pedagogia (Resolução CNE/CP nº 1 de 15 de maio de 2006).

    Assim sendo, as Faculdades Integradas de Botucatu oferecem o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, com o propósito principal de criar oportunidade para a atuação profissional junto à Educação Infantil, ao Ensino Fundamental, cursos de Ensino Médio na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em áreas afins em que sejam exigidos conhecimentos pedagógicos e , ainda, o exercício da gestão escolar. Nesse sentido, caberá ao curso a formação de um profissional habilitado a atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento em diversas áreas da educação, tendo a docência como base obrigatória de sua formação e identidades profissionais.

    No que se refere à organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais, o curso propiciará a formação para o planejamento, execução e avaliação de atividades educativas, buscando aplicar ao campo da educação as contribuições de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o lingüístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural, enfim a aquisição de um repertório de informações e habilidades, composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação dar-se-á no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.

    O Curso de Graduação em Pedagogia propiciará, ainda, aprofundamento de estudos em gestão de processos educativos e organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino, Educação de Jovens e Adultos e Necessidades Educacionais Especiais, neste último caso, prioritariamente contemplando a Linguagem Brasileira de Sinais e o Ensino de Braille da Língua Portuguesa.

    O Curso de Graduação em Pedagogia prevê, ainda, a complementação de estudos para egressos dos cursos de Pedagogia e Normal Superior, os quais nos regimes anteriores à Resolução nº 1 de 15 de maio de 2006 tenham cursado uma das habilitações, a saber, Educação Infantil ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e que ensejem complementar seus estudos na área não cursada.
    Por fim, mister ressaltar-se que Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, foi implantado nas Faculdades Integradas de Botucatu em 10/05/1.963, o que faz com que o mesmo tenha a sua tradição reconhecida e venha desempenhando um importante papel na formação de profissionais da educação que atuaram e atuam no cenário educacional da cidade de Botucatu e região seja como educadores, coordenadores, supervisores ou gestores educacionais.


    Áreas de Atuação do Egresso
    O Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, oferecido pelas Faculdades Integradas de Botucatu, prevê, na formação do profissional, atuação nas seguintes áreas do sistema educacional:
    • Magistério na Educação infantil: formação de profissionais para atuação junto ao magistério da Educação Infantil.
    • Magistério do Ensino Fundamental: formação de profissionais para atuação junto ao magistério nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
    • Cursos de Ensino Médio na Modalidade Normal: formação de profissionais para atuação junto ao magistério em Curso Normal, oferecidos em nível de Ensino Médio, com o objetivo de formação de profissionais para o magistério, onde se faça reconhecidamente e contextualmente necessário.
    • Educação Profissional na Área de Serviços e Apoio Escolar: formação de profissionais para a atuação junto ao magistério para a capacitação de profissionais para atuarem nos serviços de apoio escolar.
    • Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico: formação de profissional para a atuação junto à atividade educacional na organização do trabalho pedagógico escolar, no planejamento, execução e avaliação de propostas político-pedagógicas relacionadas enfim, na gestão do trabalho escolar.
    • Outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Opiniões (2)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores (5)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material (4)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações (4)

Ótimo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

Muito bom o curso de graduação em Pedagogia da Associação de Ensino de Botucatu UNIFAC. Adquiri muita experiência para atuar na área.

Carlos José

Graduação em Pedagogia - Marzo 2012

Curso essencial.
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações

O curso foi essencial para que eu viesse exercer minha carreira. Gostei muito da minha graduação.

Silvana Oliveira

Graduação em Pedagogia - Febrero 2012

Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de saber informações a respeito do curso de Graduação em Pedagogia, como período, valor, descontos. Trabalho no comércio, gostaria de saber se há algum tipo de desconto adicional pra nós do comércio, e descontos para pagamento adiantado até o 5º dia útil. "

Jaqueline para Graduação em Pedagogia

São Paulo

"Gostaria de maiores informações sobre o curso de Graduação em Pedagogia como complementação pedagógica para quem já possui uma licenciatura: como funciona, horários, se é semipresencial, o valor das mensalidades e a duração do curso. "

Eliani para Graduação em Pedagogia

São Paulo

"Quero ser professora gostaria de saber como posso concorrer a uma bolsa de estudos na Graduação em Pedagogia."

Rosa para Graduação em Pedagogia

São Paulo

Outro curso relacionado com pedagogia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |