Graduação em Design Digital

Solicite informação sem compromisso IED Istituto Europeo di Design - sede São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Julia Moreira

Julia Moreira

Graduação em Design Digital

  • Modalidade
    A Graduação em Produção Multimídia com Ênfase em Design Digital se realizará de maneira presencial, em São Paulo.
  • Duração
    A Graduação tem uma duração de 3 anos.
  • Certificado oficial
    O IED Istituto Europeo di Design outorga um certificado oficial emitido pela instituição.
  • Considerações
    A Graduação em Produção Multimídia com Ênfase em Design Digital, tem em seu corpo docente professores experientes que estimulam em seus alunos habilidades necessárias para o mercado no mundo contemporâneo através de uma base teórica sólida e conhecimentos de programação, computação gráfica, animação, design de jogos, motion graphic e tecnologias interativas.
  • Dirigido a
    O curso está aberto a todos aqueles interessados no mundo do design, especialmente profissionais do design digital e com alto potencial criativo.
  • Área de atuação
    Os formados poderão melhorar suas habilidades profissionais e trabalhar como designers digitais capazes de executar projetos com as mais variadas vertentes do meio digital. Podem trabalhar em agências de comunicação e publicidade, em setores de criação em empresas e como freelancers.

Comentários sobre Graduação em Design Digital - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Conteúdo
    Graduação em Design Digital

    Créditos: 2000 horas | Duração: 3 anos | Língua: Português

    ÊNFASE EM DIGITAL


    O curso de graduação em Produção Multimídia com ênfase em Design Digital da Escola de Arti Visive do IED São Paulo tem como foco as narrativas das novas mídias e das tecnologias de interação.

    Os alunos serão preparados para atuar em segmentos diversificados do universo digital tais como: a web, o áudiovisual, as animações 2d e 3d, os telefones móveis e etc.

    Construído sobre as disciplinas de design contemporâneo, o programa desta graduação apresentará aos alunos as concepções e as práticas emergentes da arte e novas mídias com bases nas ferramentas digitais não lineares tais como: dados de programação, computação gráfica, animação, design de jogos, motion graphic e tecnologias interativas.

    O programa do curso de Produção Multimídia envolve uma comunidade diversificada de pensadores independentes, que atuam no mundo artístico e no mercado.

    Os profissionais que compõem o corpo docente trazem para a sala de aula competências de ultima geração e sua experiência do mundo real.



    O profissional: Designer Digital

    O profissional formado pelo curso de Produção Multimídia, se torna um designer digital, ele deve explorar novos meios de promover mudanças sociais, políticas e culturais, desenvolver a capacidade de resolver problemas do mundo real e apresentar novas oportunidades no campo de ação.

    Este profissional deve dialogar diretamente com a complexidade exigida pela sociedade do século XXI, podendo atuar em empresas locais, em organizações sem fins lucrativos e corporativas ou em estúdios de criação (próprios ou terceirizados).


    Áreas de estudo

    Cultural: arte moderna, história do cinema, sociologia da comunicação, semiótica, comunicação visual contemporânea, comunicação e expressão.

    Técnica e tecnológica: linguagem visual, técnicas de ilustração, fotografia, computação gráfica (Photoshop, Ilustrator, After Effects, Flash, Final Cut), programação, geometria, marketing.

    Projetual: laboratório de tendências, projeto digital, produção e edição de áudio e vídeo, projeto de animação, projeto de interatividade.



    A Coordenação do Curso

    Paula Perissinotto
    Artista especializada em linguagem eletrônica, formada em artes plásticas pela FAAP e Mestre em poéticas visuais pela ECA, Escola de Comunicação e Artes da USP e Mestre em Curadoria e Práticas Culturais em Arte e Novas Mídias MECAD / IESD, em Barcelona, Espanha. É professora universitária, com expressiva trajetória acadêmica. Desde 2000 é co-fundadora e organizadora do FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica - organização cultural não governamental sem fins lucrativos que promove e incentiva as produções científicas, estéticas e culturais relacionadas à cultura digital. Há dez anos busca construir por intermédio do FILE uma plataforma cultural internacional para estimular a produção cultural e dar visibilidade ao desenvolvimento da arte e tecnologia no Brasil. No FILE atua na seleção das obras, relações internacionais e também da viabilização formal dos projetos em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.



    Eliane Weizmann
    Mestre em Artes Visuais pela Unesp, possui graduação em Artes Plásticas pela FAAP. Atualmente é coordenadora do educativo do File Festival Internacional de Linguagem Eletrônica e atua na área de comunicação e produção do festival desde 2000. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em linguagem eletrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura digital e arte eletrônica.



    PLANO DE ESTUDOS


    1° SEMESTRE


    •ARTE MODERNA I

    O conceito de arte. Estudo sobre os períodos do Renascimento, Barroco, Neoclássico, Impressionismo e a Art Nouveau. Movimentos de vanguarda, Bauhaus e o pós-guerra.


    •COMPUTAÇÃO GRÁFICA I

    Introdução à computação gráfica. Desenhos vetoriais e tratamento de imagem.


    •GEOMETRIA

    Composição e articulação de formas, superfícies e volumes. Aplicação de software específicos, editores de imagens e modeladores de superfícies e sólidos. Base conceitual para atuação no campo da modelagem 3D.


    •HISTÓRIA DO CINEMA I

    O nascimento do cinema. Estudo dos principais movimentos: Escola Russa, Expressionismo Alemão, Hollywood e Neo-realismo Italiano. A importância do roteiro e da titulação. Os principais gêneros do cinema.


    •LINGUAGEM VISUAL I

    A sintaxe da linguagem visual. Percepção, aparato visual e sistemas cromáticos aplicados à comunicação.


    •PROJETO DIGITAL E VIRTUAL I

    Introdução ao projeto de digital e virtual.


    •TÉCNICAS DE ILUSTRAÇÃO I

    Desenvolvimento da criatividade e capacidade do aluno para se comunicar por meio da ilustração.


    •TÓPICOS AVANÇADOS I

    Realização de seminários abordando diversos assuntos sob caráter tecnológico, teórico, metodológico e projetual.


    •ATIVIDADES COMPLEMENTARES I

    Atividades programadas e apresentadas aos alunos mensalmente. São compostas por palestras, visitas a estúdios, empresas, atividades culturais e artísticas, estudos e ações de extensão junto à comunidade, de livre escolha do grupo. Complementam os créditos curriculares.


    2° SEMESTRE


    •ARTE MODERNA II

    O conceito de arte contemporânea. Análise dos movimentos artísticos da segunda metade do século XX até a atualidade.


    •COMPUTAÇÃO GRÁFICA II

    Aperfeiçoamento da técnica de desenho vetorial. Tratamento de imagem e uso de aplicativos profissionais para  o desenvolvimento de projetos.


    •COMUNICAÇÃO VISUAL CONTEMPORÂNEA

    As novas mídias e a linguagem contemporânea. Arte digital e artes visuais.


    •HISTÓRIA DO CINEMA II

    Produções cinematográficas contemporâneas. O cinema italiano de 1960. O cinema francês e a Nouvelle Vague. A escola de Nova York. O cinema no Reino Unido: free cinema. O Neo-realismo italiano e sua influência na Alemanha, Hungria, Iugoslávia, Polônia, Canadá e em países da Ásia e América Latina, como Brasil e Argentina. O Cinema Novo no Brasil.


    •LINGUAGEM VISUAL II

    A sintaxe aplicada à comunicação visual. A disciplina propõe a análise sintática da imagem e sua composição. A imagem vista como discurso e estudo da retórica.


    •PROGRAMAÇÃO

    Conceitos de lógica. Lógica estruturada, fluxos, hardware, software, processamento de imagens, programação e visão computacional. Programação com software específicos para área digital e de simulação. Modelos geométricos.


    •PROJETO DIGITAL E VIRTUAL II

    Análise de produtos e sistemas de interfaces. Utilização de software específicos para o desenvolvimento de projetos digitais e virtuais.


    •PROJETO INTERDISCIPLINAR I

    O módulo prevê a elaboração de um projeto interdisciplinar cujo tema deverá ser ligado às disciplinas dos dois primeiros semestres do curso de Produção Multimídia.


    •TÉCNICAS DE ILUSTRAÇÃO II

    Aperfeiçoamento das diferentes técnicas de ilustração e conhecimento de materiais expressivos.


    •TÓPICOS AVANÇADOS II

    Realização de seminários abordando diversos assuntos sob caráter tecnológico, teórico, metodológico e projetual.


    •ATIVIDADES COMPLEMENTARES II

    Atividades programadas e apresentadas aos alunos mensalmente. São compostas por palestras, visitas a estúdios, empresas, atividades culturais e artísticas, estudos e ações de extensão junto à comunidade, de livre escolha do grupo. Complementam os créditos curriculares.


    3° SEMESTRE


    •COMPUTAÇÃO GRÁFICA III

    Uso de ferramentas digitais para editoração e elaboração de projetos de animação e webdesign e 3D.


    •FOTOGRAFIA

    História da fotografia e fisiologia do olho humano. A câmera fotográfica, recursos técnicos, controle da imagem e produção fotográfica.


    •PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO I

    Introdução ao áudio digital. Composição de trilhas sonoras. Gêneros artísticos musicais e expressividade da linguagem audiovisual. Introdução à linguagem do vídeo. Fechamento de arquivos e finalização.


    •PROJETO DE ANIMAÇÃO I

    Introdução ao conceito de animação gráfica. Criação de roteiro, pesquisa e concepção de personagens, storyboard e dublagem. Edição e animação autoral.


    •PROJETO DE INTERATIVIDADE I

    Estudo dos conceitos e níveis de interatividade. Conhecimentos sobre a arquitetura da interação.


    •SEMIÓTICA

    Conceitos e aplicação da semiótica. Correntes teóricas e semiótica discursiva. Design de experimentação, iconografia e princípios da signatagem. Estudo de casos.


    •SOCIOLOGIA I

    Sociologia e comunicação. Estudo sobre o papel da tecnologia na sociedade industrial. A revolução eletrônica e a mídia de massa. Análise da sociedade moderna ao pós-moderno.


    •TÓPICOS AVANÇADOS III

    Realização de seminários abordando diversos assuntos sob caráter tecnológico, teórico, metodológico e projetual.


    •ATIVIDADES COMPLEMENTARES III

    Atividades programadas e apresentadas aos alunos mensalmente. São compostas por palestras, visitas a estúdios, empresas, atividades culturais e artísticas, estudos e ações de extensão junto à comunidade, de livre escolha do grupo. Complementam os créditos curriculares.



    4° SEMESTRE


    •COMPUTAÇÃO GRÁFICA IV

    Utilização de ferramentas digitais avançadas: iluminação, textura, padrões, tratamento de superfície, reflexo, transparência, cores, composição e tratamento cenográfico. Finalização.


    •LABORATÓRIO DE TENDÊNCIAS

    Observatório de tendências na área de design digital.


    •MARKETING I

    Noções de cultura corporativa. Princípios, ferramentas e métodos de gestão do marketing. Empreendedorismo.


    •PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO II

    Técnicas de edição. Produção de vinhetas. Edição linear e não linear.


    •PROJETO DE ANIMAÇÃO II

    Criação de ambientes virtuais, edição e animação autoral. Conhecimento de técnicas de tratamento de imagens.


    •PROJETO DE INTERATIVIDADE II

    Estudo dos conceitos de interatividade. Mapeamento volumétrico, de texturas e de elementos animados reais. Modelos físicos e paramétricos. Transferência de informações para o aplicativo gráfico. Construção de modelos e interações de movimento. Modeladores e ambientes imersivos.


    •PROJETO INTERDISCIPLINAR II

    O módulo prevê a elaboração de um projeto interdisciplinar cujo tema deverá ser ligado as disciplinas do terceiro e quarto semestre do curso de Produção Multimídia.


    •SOCIOLOGIA II

    Sociologia e revolução digital. Estudo dos meios de comunicação, convergência e inclusão digital. A disciplina propõe uma análise da nova economia, as tecnologias   de comunicação e os desafios do design na era digital.


    •TÓPICOS AVANÇADOS IV

    Realização de seminários abordando diversos assuntos sob caráter tecnológico, teórico, metodológico e projetual.


    •ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV

    Atividades programadas e apresentadas aos alunos mensalmente. São compostas por palestras, visitas a estúdios, empresas, atividades culturais e artísticas, estudos e ações de extensão junto à comunidade, de livre escolha do grupo. Complementam os créditos curriculares.


    5° SEMESTRE


    •ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

    A disciplina prevê o estudo de processos administrativos e contábeis necessários ao funcionamento de uma organização. Criação de empresa própria, sociedade, trabalho autônomo, legislação, terceirização e contratos.


    •COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

    Conceitos de comunicação. Desenvolvimento de técnicas para apresentação, oral e escrita, de trabalhos de design.


    •GERENCIAMENTO DE PRODUÇÃO

    Organização do sistema produtivo de design digital.


    •MARKETING II

    Teorias de marketing aplicadas ao design digital. Posicionamento estratégico e benchmarking. A dinâmica da estratégia competitiva e estruturação de campanha de marketing. Estudo de casos.


    •PRÁTICA PROFISSIONAL

    Desenvolvimento de um plano de trabalho para subsidiar o desenvolvimento de projeto de design digital apresentando aos alunos conceitos práticos sobre organização projetual da pesquisa e conceituação à finalização do projeto.


    •PROJETO DE INTERATIVIDADE III

    Desenvolvimento de um projeto de design digital e virtual.


    •TÓPICOS AVANÇADOS V

    Realização de seminários abordando diversos assuntos sob caráter tecnológico, teórico, metodológico e projetual.


    •ATIVIDADES COMPLEMENTARES V

    Atividades programadas e apresentadas aos alunos mensalmente. São compostas por palestras, visitas a estúdios, empresas, atividades culturais e artísticas, estudos e ações de extensão junto à comunidade, de livre escolha do grupo. Complementam os créditos curriculares.



    6° SEMESTRE


    •PROJETO DE INTERATIVIDADE IV

    Desenvolvimento de um projeto de design digital e virtual.


    •TÓPICOS AVANÇADOS V

    Realização de seminários abordando diversos assuntos sob caráter tecnológico, teórico, metodológico e projetual.



    ESTÁGIO SUPERVISIONADO

    O projeto pedagógico da Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design requer momentos onde a realidade profissional seja vivenciada.A faculdade tem um setor institucionalizado que é a Supervisão de Estágios. Com isso, o aluno realiza estágios supervisionados onde as habilidades de criação e as competências de planejamento,         execução e avaliação proporcionam um verdadeiro intercâmbio entre a realidade e a sala de aula. A atividade de orientação está a cargo do supervisor de estágios de forma que o aluno desenvolva uma visão global da área que pretende atuar, além do deselvolvimento de competências voltadas ao comportamento no ambiente de trabalho e desempenho profissional.

    * A partir do 3º semestre, o aluno poderá realizar estágio supervisionado.

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de saber sobre o curso de Graduação em Produção Multimídia."

Judite para Graduação em Design Digital

São Paulo

"Sou do rio de janeiro, já sou formada em design de moda. Qual seria o preço da mensalidade? Existe algum plano de bolsa de estudos para esse curso?"

Déborah para Graduação em Design Digital

São Paulo Capital

Outro curso relacionado com desenho digital, multimídia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |