Graduação em Terapia Ocupacional

Solicite informação sem compromisso EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Aimèe Santiago

Aimèe Santiago

Graduação em Terapia Ocupacional

  • Modalidade
    A realização da Graduação é de forma Presencial.
  • Duração
    A duração mínima do curso é de 4 anos.
  • Certificado oficial
    Com a finalização do curso o egresso recebrá o Diploma de Terapia Ocupacional.
  • Considerações
    A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública objetiva uma formação sólida e completa para seus estudantes, oferecendo a estes uma infraestrutura ampla e moderna e o acompanhamento de uma equipe de profissionais qualificados que os acompanham do princípio ao fim do curso, dando-lhes o maior suporte possível. A Graduação em Terapia Ocupacional é o estudo e o emprego de atividades de lazer e trabalho no tratamento de distúrbios mentais e físicos e de problemas emocionais e sociais. O profissional da terapia ocupacional que a Instituição visa formar deve estar habilitado para utilizar as tecnologias e ferramentas necessárias para desempenhar com eficácia seu trabalho, para isso o Instituto fundamenta a formação do estudante em pesquisas científicas e no desenvolvimento das práticas profissionais.
  • Dirigido a
    Esta graduação se dirige a estudantes que tenham concluído o nível médio e estejam buscando uma formação superior onde possam aprender sobre as mais diversas maneiras de atuar com seus pacientes desenvolvendo projetos terapêuticos fundamentados no estudo científico das necessidades de cada indivíduo.
  • Área de atuação
    Uma nova resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar aumentou o número obrigatório de atendimentos com Terapeutas ocupacionais que o os planos de saúde devem cobrir, portanto aumentou também a demanda de profissionais capacitados para atender a este público. O Terapeuta Ocupacional normalmente atua em conjunto com outros profissionais da saúde, geralmente seus pacientes vêm recomendados por outros profissionais. Este atua com o desenvolvimento de práticas terapêuticas que auxiliem no tratamento e na manutenção da saúde e para prevenir a incapacidade.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Terapia Ocupacional - Presencial - Salvador - Bahia

  • Conteúdo

    Objetivos:

    É objetivo do curso de Terapia Ocupacional formar terapeutas ocupacionais com conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional, fundado em princípios éticos, em suas diversas dimensões e nas diferentes áreas de atuação em consonância com o Sistema de Saúde vigente no país, na atenção integral da saúde, no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contrarreferência e no trabalho em equipe conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Terapia Ocupacional (Resolução nº 6, de 19 de fevereiro de 2002 do CNE/CES).


    Perfil do profissional:

    O curso de graduação em Terapia Ocupacional da Bahiana, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, tem como perfil o terapeuta ocupacional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva; capacitado ao exercício profissional, em suas diversas dimensões, fundado em princípios éticos, no campo clínico-terapêutico e preventivo das práticas de terapia ocupacional; conhecedor dos fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Terapia Ocupacional e seus diferentes modelos de intervenção e atuação com base no rigor científico e intelectual. A expectativa em relação ao egresso do curso é que o futuro profissional possa contribuir para a melhoria das condições de saúde e educação da população, especificamente no que diz respeito aos aspetos da dimensão ocupacional do ser humano.


    Currículo do curso:

    A trajetória curricular para formação do terapeuta ocupacional na Bahiana expressa na Matriz Curricular é constituída de segmentos que, numa perspectiva vertical contemplam categorias curriculares significativas da qual o futuro profissional deverá apropriar-se; essas categorias foram concebidas como suportes norteadores e estruturantes da formação acadêmica desse profissional. A organização curricular da nova matriz foi definida para ser desenvolvida a partir de Eixos Norteadores.


    Os eixos norteadores são quatro:

    Eixo I - Ser Humano, Ciclo de Vida e Contexto
    Eixo II - Ser Humano, Cultura, Sociedade e Saúde
    Eixo III - Terapia Ocupacional, Bases e Práticas
    Eixo IV - Instrumentalização Científica e Tecnológica


    Esses eixos desdobram-se em módulos, que se constiruem em conteúdos temáticos “feixes” ou “redes” de conteúdos interdisciplinares integráveis. Os eixos e os módulos nortearam a seleção dos componentes curriculares para o curso, com vistas a um aprofundamento progressivo e crescente dos saberes a serem apreendidos, no sentido de uma formação profissional coerente e consistente.


    Os componentes disciplinares contemplam conteúdos das Ciências:

    Biológicas e da Saúde - conhecimentos teórico-práticos de base moleculares e celulares, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos nos processos normais e alterados e dos determinantes do processo saúde-doença nos níveis individual e coletivo;
    Sociais e Humanas - conhecimentos para a compreensão dos seres humanos e suas relações sociais em suas múltiplas determinações sociais, culturais, econômicos, comportamentais, psicológicos, ecológicos, legais e filosóficos; os conhecimentos de métodos e técnicas de investigação científica;
    Terapia Ocupacional - conhecimentos dos fundamentos da terapia ocupacional, do processo de construção do fazer humano, das atividades e recursos terapêuticos, da tecnologia assistiva, dos grupos e instituições, do planejamento e gestão de serviços, dos processos de saúde-doença, da terapia ocupacional nas diferentes áreas de atuação e dos procedimentos e intervenções terapêutico-ocupacionais.

Outro curso relacionado com terapias alternativas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |