Graduação em Engenharia de Energias

Solicite informação sem compromisso Universidade Veiga de Almeida - Campus Barra

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Graduação em Engenharia de Energias - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Engenharia de Energias.

    Engenharias e Tecnologias

    Habilitação: Bacharelado
    Duração: 5 anos
    Campus e turno: campi Tijuca e Barra - manhã e noite

    Campi Tijuca e Barra - Renovado reconhecimento pela portaria n° 150, de 17/08/2012.

    Modalidades dos cursos: Presencial

    Justificativa do curso:

    O setor de energia brasileiro caracteriza-se como um dos pilares de infraestrutura para o desenvolvimento econômico do país. Entende-se esse setor como a extensão do setor elétrico (geração, transmissão e distribuição), agregando outros setores econômicos associados ao uso e conservação de energia e à produção e distribuição de petróleo, gás natural, carvão, biocombustíveis e demais insumos utilizados para a conversão de energia.

    Tomando como base o documento recente de planejamento governamental para o setor (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético, 2018), projetam-se cenários de acentuado crescimento de demanda, e, um novo ciclo virtuoso de investimentos é planejado para as próximas décadas, é prevista uma importante ampliação do parque de unidades geradoras hidrelétricas, termelétricas e nucleares, além de metas para a diversificação da matriz energética com a inserção de energias renováveis (eólica, solar, biomassa, entre outras). Planeja-se também uma expansão do sistema de transmissão bem como uma ampliação natural do uso de combustíveis fósseis, em particular do gás natural e o carvão. O crescimento de atividades associadas à energia induz diretamente a um aumento de postos de trabalho no setor em todos os níveis, em particular na necessidade intrínseca de contratação de engenheiros.

    Há um desafio atual de fazer a transição para uma matriz energetica sustentável, menos dependente dos combustíveis fósseis, sem prejudicar o desenvolvimento social e econômico.

    O curso também proporciona aos egressos meios para a obtenção do conhecimento, das habilidades e das atitudes que os capacitem a atuar como agentes de formação de cidadania e de transformação socioeconômica e ambiental. Portanto, a formação de profissionais de engenharia de energia terá como pilar principal a capacidade de inovação nas áreas das energias renováveis, na mitigação dos impactos ambientais das novas tecnologias, e da eficiência energética, conscientes do seu papel socioeconômico e ambiental.

    Objetivos do curso:

    Curso de Engenharia de Energia da UVA tem por objetivo graduar engenheiros com uma formação interdisciplinar direcionada para a conversão, transmissão e distribuição de energia, gerenciamento de sistemas associados a matrizes energéticas, planejamento e projetos de sistemas energéticos, gerenciamento de sistemas energéticos, controle de qualidade da energia gerada e comercialização da energia, em um cenário de desenvolvimento sustentável.

    Além da formação geral de Engenheiro o curso possui objetivos específicos:

    • Planejar o aumento de oferta de energia advindo de fontes alternativas;
    • Capacitar para atuação na área de Energia dando uma visão ampla e multidisciplinar das questões energéticas;
    • Incentivar a criação e o fortalecimento de uma cultura de desenvolvimento de soluções em energia;
    • Proporcionar que o egresso desenvolva habilidades para atuar nas diferentes áreas que envolvam a pesquisa, produção, conversão, transmissão, comercialização e gestão da energia a partir de diferentes fontes;
    • Impulsionar o desenvolvimento de competências, a partir das habilidades adquiridas, para atuar nos processos de geração e produção de energia a partir de fontes renováveis, articulando os conhecimentos adquiridos com as realidades locais e regionais, contribuindo com o desenvolvimento regional sustentável.

Outro curso relacionado com energias renováveis e eficiência energética

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |