Pós-Graduação em História da Arte

Solicite informação sem compromisso Univille - Universidade da Região de Joinville

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Gastón Rodriguez

Gastón Rodriguez

Pós-Graduação em História da Arte

  • Modalidade
    As aulas são presenciais.
  • Duração
    O curso tem no minímo 360 horas/aula.
  • Certificado oficial
    O aluno será titulado com um curso de História da Arte.
  • Considerações
    A História da Arte permite iniciar o ciclo do conhecimento que começa na sala de aula e continua em qualquer parte do mundo. Estudar história da arte é perceber as diferentes culturas e o modo como se manifestam em diversas épocas da sociedade, descobrindo e pesquisando sobretudo a vida social da época.
  • Dirigido a
    O curso é dirigido a todo interessado que deseja aprofundar o conhecimento em história da arte.
  • Área de atuação
    o egresso poderá trabalhar em faculdades, museus, escolas públicas ou particulares, livrarias e outros.

Comentários sobre Pós-Graduação em História da Arte - Presencial - Joinville - Santa Catarina

  • Objectivos
    Fundamentar a reflexão sobre a epistemologia da história da arte e ampliar o conhecimento sobre a arte clássica, moderna e contemporânea, a partir de uma perspectiva histórica e crítica.
  • Dirigido a
    Contribuir para que egressos dos cursos de licenciatura em Artes Visuais e Educação Artística, bacharelado em Artes Visuais, História, Design, Pedagogia ou área afins, construam uma ampla base de reflexão sobre a arte e sua história
  • Titulação
    Especialista em História da Arte.
  • Conteúdo
    Curso de Pós-Graduação em História da Arte - Especialização com 360h/a e a elaboração da Monografia obrigatória, conforme Resolução 107/2008-CEE/SC, 1/07-CNE/CES e 08/10 CEPE/UNIVILLE.

    Unidades, dias e valor mensal:

    Joinville, quintas e sextas - feiras ( R$ 350,00 )


    Epistemologia da História da Arte – 32h/a

    Ementa: Conceito de Epistemologia. Dimensões: tempo e espaço. Tempo e história. A história da arte no campo da história. Historicidade e especificação da arte. Os gêneros e as classificações na arte. Nomenclatura na historiografia da arte.

     

    Pesquisa em História da Arte – 28h/a

    Ementa: Teoria e Método. Questões reflexivas sobre a pesquisa em história da arte. Fontes e problemas metodológicos em história da arte. Historiografia da arte. Conceituação e tipos de conhecimento. Tipos de pesquisa. Projeto de pesquisa.

     

    Classicismo na Arte – 32h/a

    Ementa: Fundamentos do conceito de clássico. Desdobramento dos ideais clássicos na arte ocidental. Fim do classicismo no Ocidente.

     

    Idade Média e a Arte – 28h/a

    Ementa: Espírito medievo. Retórica medieval. Ut Pictura Poesis. Os estilos medievais – românico: o pré-românico e seus desdobramentos e gótico. A corporação de ofício – estatutos dos mestres de ofício. Fim da Idade Média.

     

    Arte Moderna – 32h/a

    Ementa: Moderno e modernismo. Vanguardas. Modernidade- estilo e história. “Originalidade e ruptura” na arte moderna. Movimentos artísticos e artistas no modernismo.

     

    Arte Contemporânea - 36h/a

    Ementa: Conceitos de contemporaneidade e de pos-modernidade.  Contextualização histórica. Principais tendências da arte na contemporaneidade.

     

    Arte no Brasil – 32h/a

    Ementa: Semana de 22 e Modernismo no Brasil. Concretismo e o Neoconcretismo.  Arte contemporânea brasileira.

     

    Arte na América Latina – 32h/a

    Ementa: Os antecedentes do/ e o Modernismo na América Latina. Vocação construtiva na América Latina. O pensamento artístico na América Latina contemporânea.

     

    Arte em Santa Catarina – 32h/a

    Ementa: Modernismo e contemporaneidade na arte catarinense. Principais artistas e tendências.

     

    Ensino da História da Arte – 36h/a

    Ementa: Os diferentes regimes de verdade sobre a história da arte. Os diferentes regimes de verdade sobre a arte. Os diferentes regimes de verdade sobre a imagem e o pensamento plástico. Coleção e série: armazenamento e estocagem; pilhagem e empilhamento; montagem, corte e cintilação; herança e destino. O arquivo imagético: biblioteca e museu; arsenal e acervo; relíquia; fetiche e mercadoria.

     

    Metodologia do Ensino Superior – 28h/a

    Ementa: Teoria e prática na formação do professor de história da arte. Processos Curriculares nos Cursos de Formação (Licenciatura e Bacharelado) em Artes. Projeto Político Pedagógico e seus desdobramentos nos programas de ensino, nos projetos educativos e na pesquisa em história da arte e arte na educação.

     

    Seminário de Pesquisa – 12h/a

    Ementa: Apresentação, reflexão e orientação do projeto de pesquisa da monografia.
    Estrutura do trabalho científico. Relatório de pesquisa em arte. Monografia.



Últimas visitas ao curso

"Bom dia, gostaria de mais informações sobre curso de Pós-Graduação em História da Arte: valor das mensalidades, necessidade de graduação em história, período de aulas (manhã/tarde/noite), grade de disciplinas, duração do curso, início do curso."

Alessandra para Pós-Graduação em História da Arte

Santa Catarina

"Sou formada em pedagogia e gostaria de saber o tempo de duração dessa especialização, quantas vezes por semana ou se é quinzenal, valor do curso, quando inicia, enfim, todo tipo de informação que possa esclarecer minhas dúvidas."

Marlise para Pós-Graduação em História da Arte

Paraná

"Gostaria muito de receber mais informações sobre o conteúdo do curso de Pós-Graduação em História da Arte, porque tenho que fazer um trabalho de artes sobre a história da arte de Santa Catarina."

Eliza para Pós-Graduação em História da Arte

Santa Catarina

Outro curso relacionado com história da arte

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |