História

Solicite informação sem compromisso Universidade Veiga de Almeida - Campus Centro

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Barbara Borges

Barbara Borges

História

  • Modalidade
    O curso de Graduação em História está diponível nas modalidades presencial e a distância.
  • Duração
    São 4 anos de duração.
  • Certificado oficial
    O egresso tem o título de Licenciado em História.
  • Considerações
    O curso de Graduação em História da Universidade Veiga de Almeida é oferecido em duas opções de cursada, presencial e na modalidade a distância. Apresenta um excelente plano de estudos, cujo diferencial é o fato de ter sido elaborado para ser executado em dois ciclos: o Ciclo Básico comum, que compreende a fundamentação teórica; e o Ciclo Profissionalizante. Durante o curso, o aluno será apresentado às disciplinas específicas do curso de história, levando em consideração os aspectos fundamentais para a formação de docentes capacitados.
  • Dirigido a
    O curso está indicado para pessoas que gostam de história e desejam trabalhar nessa área.
  • Área de atuação
    Com esse curso, o aluno pode trabalhar como docente em história em instituições de ensino públicas e privadas, bem como pesquisador e consultor em diversos tipos de organizações.

Comentários sobre História - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    História.


    MODALIDADE A DISTâNCIA
    .

    Habilitação: Licenciatura

    Polos: Tijuca e Cabo Frio - Virtual

    Duração: 4 anos

    Benefícios: Material didático

    O Curso.

    O curso de licenciatura em História desenvolve as competências e habilidades necessárias ao exercício profissional do futuro professor, tendo a docência como base de sua formação. Essas competências estão articuladas com as demandas da atuação profissional e se assentam na legislação vigente e nas diretrizes curriculares nacionais.

    As competências desse profissional referem-se ao comprometimento com os valores inspirados na sociedade democrática, à compreensão do papel social da escola, ao domínio dos conteúdos histórico/historiográficos e práticas de pesquisa que, sob diferentes matizes e concepções teórico-metodológicas, definem e problematizam os grandes recortes espaço temporais.

    Esse profissional de visão ampla e olhar especializado poderá atuar em todas as áreas culturais e sociais, que demandam, necessariamente, profissionais capazes de articular os processos histórico-sociais com o fluxo dos acontecimentos do dia a dia.

    O curso de História tem como meta a formação de um profissional capaz de reunir em si os conhecimentos inerentes ao exercício do magistério e à pesquisa histórica, de maneira que o transforme em um agente fundamental no processo de construção da cidadania, no aprofundamento da crítica social e na efetiva transformação da sociedade.
     
    Diferenciais UVA.
    • Corpo docente altamente qualificado, com experiência no mercado de trabalho.
    • Metodologias de ensino voltadas para a instrumentalização do conhecimento.

    Mercado de trabalho
    .

    As perspectivas para este bacharel são positivas. Os historiadores exercem a gestão documental em arquivos públicos e privados, como pesquisadores em empresas especializadas em história empresarial, como técnicos em órgãos de preservação do patrimônio arquitetônico ou museológico, como assessores para a produção de novelas, vídeos e filmes, ou como professores do ensino superior. Um mercado em crescimento é o de produções cinematográficas de época e de roteiros para documentários.



    MODALIDADE PRESENCIAL.

    Habilitação: Licenciatura

    Duração: 4 anos
     
    Situação legal:    
    Campus Tijuca
    Renovado Reconhecimento pela Portaria MEC nº 797, de 14/12/2016
     
    Campus e turno:     
    Campus Tijuca - Manhã e noite.

    As matrículas de todos os cursos estão sujeitas a disponibilidade de vaga, a ser confirmada presencialmente no momento da entrega da documentação.

    O Curso.

    A formação deste profissional está em consonância com o mundo moderno, que se destaca pela alta velocidade das transformações na vida privada e nas empresas. O graduado em História está preparado para uma grande multiplicidade de tarefas. Em permanente adaptação, acompanha as novas necessidades das empresas, da educação e da cultura.

    O Curso de Licenciatura em História desenvolve as competências e habilidades necessárias ao exercício profissional do futuro professor, tendo a docência como base de sua formação. Essas competências estão articuladas com as demandas da atuação profissional e se assentam na legislação vigente e nas diretrizes curriculares nacionais.
     
    As competências desse profissional referem-se ao comprometimento com os valores inspirados na sociedade democrática, à compreensão do papel social da escola, aos domínios dos conteúdos a serem socializados e aos processos de investigação que possibilitam o aperfeiçoamento da prática pedagógica e do gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.
     
    O Curso de História tem como meta a formação de um profissional capaz de reunir em si os conhecimentos inerentes ao exercício do magistério e à pesquisa histórica, de maneira que o transforme em um agente fundamental no processo de construção da cidadania, no aprofundamento da crítica social e na efetiva transformação da sociedade.
     
    Esse profissional de visão ampla e olhar especializado poderá atuar em todas as áreas culturais e sociais, que demandam, necessariamente, profissionais capazes de articular os processos histórico-sociais com o fluxo dos acontecimentos do dia-a-dia.
     
    Diferenciais UVA.
    •     Corpo docente altamente qualificado, constituído de mestres e doutores com experiência acadêmica e profissional;
    •     A estrutura curricular do Curso de História está assentada em um Ciclo Básico comum, voltado para a fundamentação teórica, e um Ciclo Profissionalizante. Esses dois ciclos são distribuídos em linhas curriculares destinadas à instituição de um todo relacional;
    •     O curso incentiva as atividades extracurriculares, principalmente as voltadas para a história regional;
    •     A coordenação do curso realiza eventos específicos e diversificados, como o Congresso de História da Região dos Lagos, palestras, seminários etc.;
    •     O curso mantém convênios para estágios nas escolas das redes pública e particular, abrangendo o Ensino Fundamental e Médio;
    •     Os ex-alunos da UVA têm obtido um excelente desempenho em concursos públicos na área do magistério, e muito boa inserção no mercado de trabalho, além de ingresso em cursos de pós-graduação em nível de especialização e mestrado.

    Mercado de Trabalho.

    O mercado de trabalho oferece um número cada vez maior de oportunidades profissionais:
    •     Professor (magistério) dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior;
    •     Pesquisador ou consultor de Organizações Não Governamentais;
    •     Consultor especializado para produção em televisão, teatro e cinema;
    •     Analista de conjuntura para órgãos da imprensa;
    •     Assessor político de  planejamento, projetos e pesquisas;
    •     Analista e intérprete de documentos originais, como cartas, jornais, diários, gravações, fotografias e arquivos;
    •     Organizador de exposições históricas e eventos comemorativos em museus, sítios históricos, bibliotecas e arquivos públicos;
    •     Memorialista empresarial: realização de pesquisa para reconstruir a história de empresas em instituições e apresentá-la em livros, artigos ou reportagens.

Outro curso relacionado com história

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |