Home>Graduação>História>Rio de Janeiro Capital>História - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro
 

História

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Loading...

Solicite informação sem compromisso
Universidade Veiga de Almeida - Campus Centro

História - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da Universidade Veiga de Almeida - Campus Centro, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente

Análise da Educaedu

Barbara Borges
História
  • Modalidade

    O curso de Graduação em História está diponível nas modalidades presencial e a distância.

  • Duração

    São 4 anos de duração.

  • Certificado Oficial

    O egresso tem o título de Licenciado em História.

  • Considerações

    O curso de Graduação em História da Universidade Veiga de Almeida é oferecido em duas opções de cursada, presencial e na modalidade a distância. Apresenta um excelente plano de estudos, cujo diferencial é o fato de ter sido elaborado para ser executado em dois ciclos: o Ciclo Básico comum, que compreende a fundamentação teórica; e o Ciclo Profissionalizante.

    Durante o curso, o aluno será apresentado às disciplinas específicas do curso de história, levando em consideração os aspectos fundamentais para a formação de docentes capacitados.

  • Dirigido a

    O curso está indicado para pessoas que gostam de história e desejam trabalhar nessa área.

  • Área de atuação

    Com esse curso, o aluno pode trabalhar como docente em história em instituições de ensino públicas e privadas, bem como pesquisador e consultor em diversos tipos de organizações.

História - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro Comentários sobre História - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro
Conteúdo:
História.


MODALIDADE A DISTâNCIA
.

Próxima turma:   
Matrícula até 04/08
Início das aulas: 07/08

Habilitação: Licenciatura

Polos: Tijuca e Cabo Frio - Virtual

Duração: 4 anos

Benefícios: Material didático

Coordenação Geral: Prof. Cleber Eduardo Karls

O Curso.

O curso de licenciatura em História desenvolve as competências e habilidades necessárias ao exercício profissional do futuro professor, tendo a docência como base de sua formação. Essas competências estão articuladas com as demandas da atuação profissional e se assentam na legislação vigente e nas diretrizes curriculares nacionais.

As competências desse profissional referem-se ao comprometimento com os valores inspirados na sociedade democrática, à compreensão do papel social da escola, ao domínio dos conteúdos histórico/historiográficos e práticas de pesquisa que, sob diferentes matizes e concepções teórico-metodológicas, definem e problematizam os grandes recortes espaço temporais.

Esse profissional de visão ampla e olhar especializado poderá atuar em todas as áreas culturais e sociais, que demandam, necessariamente, profissionais capazes de articular os processos histórico-sociais com o fluxo dos acontecimentos do dia a dia.

O curso de História tem como meta a formação de um profissional capaz de reunir em si os conhecimentos inerentes ao exercício do magistério e à pesquisa histórica, de maneira que o transforme em um agente fundamental no processo de construção da cidadania, no aprofundamento da crítica social e na efetiva transformação da sociedade.
 
Diferenciais UVA.
  • Corpo docente altamente qualificado, com experiência no mercado de trabalho.
  • Metodologias de ensino voltadas para a instrumentalização do conhecimento.

Mercado de trabalho
.

As perspectivas para este bacharel são positivas. Os historiadores exercem a gestão documental em arquivos públicos e privados, como pesquisadores em empresas especializadas em história empresarial, como técnicos em órgãos de preservação do patrimônio arquitetônico ou museológico, como assessores para a produção de novelas, vídeos e filmes, ou como professores do ensino superior. Um mercado em crescimento é o de produções cinematográficas de época e de roteiros para documentários.



MODALIDADE PRESENCIAL.

Próxima turma: 2º semestre de 2017
 
Habilitação: Licenciatura

Duração: 4 anos
 
Situação legal:    
Campus Tijuca
Renovado Reconhecimento pela Portaria MEC nº 797, de 14/12/2016
 
Campus e turno:     
Campus Tijuca - Manhã e noite.

As matrículas de todos os cursos estão sujeitas a disponibilidade de vaga, a ser confirmada presencialmente no momento da entrega da documentação.

O Curso.

A formação deste profissional está em consonância com o mundo moderno, que se destaca pela alta velocidade das transformações na vida privada e nas empresas. O graduado em História está preparado para uma grande multiplicidade de tarefas. Em permanente adaptação, acompanha as novas necessidades das empresas, da educação e da cultura.

O Curso de Licenciatura em História desenvolve as competências e habilidades necessárias ao exercício profissional do futuro professor, tendo a docência como base de sua formação. Essas competências estão articuladas com as demandas da atuação profissional e se assentam na legislação vigente e nas diretrizes curriculares nacionais.
 
As competências desse profissional referem-se ao comprometimento com os valores inspirados na sociedade democrática, à compreensão do papel social da escola, aos domínios dos conteúdos a serem socializados e aos processos de investigação que possibilitam o aperfeiçoamento da prática pedagógica e do gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.
 
O Curso de História tem como meta a formação de um profissional capaz de reunir em si os conhecimentos inerentes ao exercício do magistério e à pesquisa histórica, de maneira que o transforme em um agente fundamental no processo de construção da cidadania, no aprofundamento da crítica social e na efetiva transformação da sociedade.
 
Esse profissional de visão ampla e olhar especializado poderá atuar em todas as áreas culturais e sociais, que demandam, necessariamente, profissionais capazes de articular os processos histórico-sociais com o fluxo dos acontecimentos do dia-a-dia.
 
Diferenciais UVA.
  •     Corpo docente altamente qualificado, constituído de mestres e doutores com experiência acadêmica e profissional;
  •     A estrutura curricular do Curso de História está assentada em um Ciclo Básico comum, voltado para a fundamentação teórica, e um Ciclo Profissionalizante. Esses dois ciclos são distribuídos em linhas curriculares destinadas à instituição de um todo relacional;
  •     O curso incentiva as atividades extracurriculares, principalmente as voltadas para a história regional;
  •     A coordenação do curso realiza eventos específicos e diversificados, como o Congresso de História da Região dos Lagos, palestras, seminários etc.;
  •     O curso mantém convênios para estágios nas escolas das redes pública e particular, abrangendo o Ensino Fundamental e Médio;
  •     Os ex-alunos da UVA têm obtido um excelente desempenho em concursos públicos na área do magistério, e muito boa inserção no mercado de trabalho, além de ingresso em cursos de pós-graduação em nível de especialização e mestrado.

Mercado de Trabalho.

O mercado de trabalho oferece um número cada vez maior de oportunidades profissionais:
  •     Professor (magistério) dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior;
  •     Pesquisador ou consultor de Organizações Não Governamentais;
  •     Consultor especializado para produção em televisão, teatro e cinema;
  •     Analista de conjuntura para órgãos da imprensa;
  •     Assessor político de  planejamento, projetos e pesquisas;
  •     Analista e intérprete de documentos originais, como cartas, jornais, diários, gravações, fotografias e arquivos;
  •     Organizador de exposições históricas e eventos comemorativos em museus, sítios históricos, bibliotecas e arquivos públicos;
  •     Memorialista empresarial: realização de pesquisa para reconstruir a história de empresas em instituições e apresentá-la em livros, artigos ou reportagens.

Coordenação.

Giovanni Codeça da Silva

Formação acadêmica:

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). É especialista em Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2011). Atualmente, é doutorando de Letras Neolatinas/UFRJ (início 2015).

Experiência profissional:

Ingressou no magistério em 2003, trabalhando no ensino superior nos cursos de Direito e História na Unisuam. A partir de 2005 coordenou Projeto Cidadania e passou a também lecionar na pós-graduação. Assumiu a coordenação da graduação e pós-graduação do curso de História de 2006 até 2009. Em 2010 assumiu coordenações pedagógicas de escolas particulares na cidade de Paraty (Plante e CEI). Trabalhou com educação e teatro (Programa Mais Educação) na Escola Estadual Conde Pereira Carneiro. Lecionou na Rede Municipal de Paraty, de 2011/2012, na Escola do Pantanal. Ainda em 2011 passou a lecionar na pós-graduação da Universidade Cruzeiro do Sul. No mesmo ano tornou-se docente da Rede Estadual, Seeduc/RJ, nas disciplinas de História, Sociologia, Filosofia, Projeto de Vida e Iniciação Científica na Escola Estadual Ciep999. No ano de 2014 assumiu vaga no Conselho Municipal de Educação de Paraty. Na rede estadual, lecionou nas escolas CAV (Angra), CAIC e Ciep Ayrton Senna e, atualmente, é formador na Escola de Formação Seeduc/RJ na Área de Humanas.

Horário de atendimento:
      Manhã     Tarde     Noite
2ª feira     das 10h às 14h           
3ª feira     das 10h às 14h           
5ª feira     das 09h às 11h      das 18h às 21h
Outro curso relacionado com Graduação de História: