MBA em Auditoria

Solicite informação sem compromisso UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

MBA em Auditoria

  • Modalidade
    A pós-graduação em Auditoria é ministrada de forma presencial.
  • Duração
    O curso tem o total de 366 horas com duração de 18 meses.
  • Certificado oficial
    O aluno obtém um diploma em MBA em Auditoria quando conclui exitosamente o curso.
  • Considerações
    O MBA em Auditoria da Faculdade Alves Farias proporciona uma capacitação ao profissional tornando-o cada vez mais hábil para entender os atuais desenvolvimentos dos negócios e das finanças, aumentando a capacidade analítica e estrutural e promovendo a destreza e eficiência na toma de decisões.
  • Dirigido a
    A pós-graduação esta dirigida a profissionais com formação superior em qualquer área do conhecimento ou interessados em obter uma formação em auditoria.
  • Área de atuação
    Finalizada a pós- graduação, o profissional poderá trabalhar em organizações ou empresas públicas e privadas, realizando levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos e demonstrações das mesmas.

Comentários sobre MBA em Auditoria - Presencial - Goiânia - Goiás Estado

  • Objectivos
    Transparência, Controles, Riscos, Governança Corporativa e Globalização dos Negócios são temas que, aliados ao Desenvolvimento Tecnológico, obrigam as instituições a repensarem suas Estruturas Organizacionais. Para controles internos, a ênfase deve ser dada ao risco operacional e à confiabilidade das demonstrações financeiras. Outro instrumento regulatório de extrema importância é a Lei Sarbanes-Oxley, que prevê a reformulação dos Sistemas de Controles Internos incluindo a criação do Comitê de Auditoria e enfatizando a responsabilidade dos administradores pela manutenção de controles eficazes. Esses, dentre vários outros aspectos de natureza regulatória, além de contribuir para o reconhecimento da real importância das atividades de auditoria, nos atribuem por conseqüência alto grau de responsabilidade. Neste contexto, o profissional de auditoria deve estar cada vez mais preparado para entender o atual desenvolvimento dos negócios, de forma a conduzir melhor sua área em meio a esse crescente processo de mudanças, competitividade e de riscos
  • Dirigido a
    profissionais de auditoria
  • Titulação
    Especialista em Auditoria
  • Conteúdo

    Módulos

    Módulos de Gestão Estratégica
    Análise de Cenários Econômicos 
    Elementos para a Análise da Economia Brasileira, Cenários Econômicos Internacionais e seus Efeitos sobre a Economia Brasileira, Cenários Econômicos para a Economia Brasileira.

    Estratégia Empresarial
    Conceitos fundamentais, A missão e os objetivos da empresa, A empresa e o ambiente externo, A empresas e o ambiente interno, As estratégias gerais, A perspectivas estratégicas e a Controladoria.

    Governança Corporativa
    Surgimento e evolução das práticas de governança corporativa no Brasil, Comparação entre alguns pronunciamentos sobre prática de governança corporativa no Brasil e entre outros países, Cultura, valor da empresa e governança corporativa, Simulação de uma apresentação da governança corporativa.


    Módulos de Gestão da Auditoria

    Organização da Auditoria 
    A Auditoria: Conceito, Responsabilidade e Atribuições; O papel da Auditoria Interna e Externa na Entidade; Normas profissionais do auditor interno e externo: condições relativas à pessoa do auditor; condições relativas às áreas de auditoria; Normas do parecer de auditoria; Comunicação entre o auditor e a área auditada; Organização Funcional; Estrutura organizacional; Capital intelectual; Aspectos relativos ao Controle Interno e Externo; Processo de auditoria interna; Criação do Comitê de Auditoria Interna.

    Fundamentos de Auditoria Interna
    Automação do processo de auditoria (inventário do universo auditável; Planejamento de trabalho; programa de teste e papeis de trabalho eletrônico; extração da base amostral; relatório eletrônico); Ferramentas para extração e analise de dados; Controles voltados para a produção de demonstrações contábeis confiáveis; Auditoria à distância/remota – monitoração sistêmica; Técnica de Auditoria Assistidas por computador, Sistema de Informações Gerenciais.

    Automação dos processos de Auditoria
    Visão sistêmica de custos, Elementos de custos, Sistemas de acumulação de custos – por absorção e direto, Departamentalização, Produção conjunta e por encomenda, Método de custeio, Modelo econômico da empresa, Modelos de planejamento de lucro e preços.

    Métodos Qualitativos e Quantitativos aplicados à Auditoria
    Estatística descritiva. Medidas de tendência central – Média, Mediana e Moda; Medidas de dispersão – Variância, desvio padrão, covariância e coeficiente de correlação; Distribuição de probabilidades; Regressão Linear simples: Estimação de parâmetros e testes; Regressão múltipla; Amostragem estatística e Analise de riscos; Teoria da amostragem; revisão dos conceitos básicos de estatística; Determinação do tamanho da amostra; Técnicas de obtenção de amostras aleatórias; Amostragem de variáveis e de atributos; Outras técnicas de amostragem; Medidas de tendência central e de dispersão

    Matemática Financeira
    Valor do dinheiro no tempo. Conceito de juros simples e compostos; Valor presente e valor futuro. Taxas de desconto e rentabilidade; Valor presente líquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR).


    Módulos de Formação Contábil

    Fundamentos de Contabilidade 
    Contabilidade e o significado dos relatórios econômicos e financeiros. Balanço Patrimonial: significado das contas do ativo, passivo e patrimônio líquido. Variações no patrimônio líquido: receita, despesa e resultado. Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados; Demonstrações das Origens e Aplicações de Recursos – DOAR - Fluxo de caixa.

    Contabilidade Internacional
    Conceito, Breve histórico; Principais órgãos e entidades relacionadas (AICPA, APB, SEC, FASB); Principais diferenças entre os Princípios Contabeis do Brasil X EUA X Europa; Demonstração do Fluxo de Caixa – FAS 95; Contabilização do Imposto de Renda – FAS 109; Conversão das Demonstrações Contabeis para moeda estrangeira – FAS 52 (USGAAP); Taxas de cambio envolvidos na Conversão; Métodos e Procedimentos de Conversão; Elaboração das Demonstrações Contabeis em Moeda Estrangeira, Demonstração de Resultados.


    Módulos de Capacitação em Auditoria

    Auditoria em Tecnologia da Informação 
    A natureza da auditoria de TI e seus objetivos, Processos de TI, Governança de TI, Gestão de TI; Avaliação da gestão de TI durante um processo de auditoria, Auditoria de TI baseada em padrões internacionais, Conceitos sobre o padrão COBIT, Conceitos sobre o padrão BS 7799/ NBR ISO/IEC 17799, Conceito sobre o padrão ITIL, Ética aplicada ao uso do computador.

    Auditoria e Segurança de Sistemas Informatizados 
    Auditoria de Sistemas, Segurança na Informática, Segurança na Internet e Criptografia. Riscos de TI, e os conceitos de Integridade, Confidencialidade, Disponibilidade e Legalidade; Computador e Fraude, Direito Digital e Auditoria.

    Auditoria Contábil e Tributária 

     Planejamento e Estratégia empresarial: Visão e Cenários; Fusão, Cisão e Incorporação; Planejamento de Auditoria Tributária; Procedimentos de Contabilidade fiscal – Auditoria; Tipos de tributos, base de calculo e determinação do tributo – Auditoria; Imposto de renda diferido – as normas internacionais. Aspectos relevantes do planejamento tributário.

    Auditoria das Demonstrações Financeiras 
    Aspectos básicos relacionados com auditoria de demonstrações contabeis; Relações do auditor independente com os diversos agentes envolvidos  com os trabalhos de auditagem; Normas de auditoria, Segurança fornecida por uma auditoria, Parecer do auditor; Tendências que afetam as responsabilidades do auditor; Ética profissional.
    Auditoria dos Ciclos de Transações operacionais 

     Auditoria do Ciclo de Receita – Natureza do ciclo de receita; Atividades de controle, transações de vendas a prazo, entradas de caixa e transações de ajustes de vendas; testes substantivos de contas a receber; Serviços que agregam valor. Auditoria do Ciclo de gastos – Natureza do ciclo de gastos; Atividades de controle transações de compras e de pagamentos; Testes substantivos de saldos de contas a pagar; Serviços que agregam valor. Auditoria dos ciclos de produção e de serviços de pessoal – Planejamento da auditoria do ciclo de produção; Atividades de controle transações de produção; testes substantivos de saldos de contas de estoques; Serviços que agregam valor no ciclo de produção; Planejamento da auditoria do ciclo de serviços de pessoal - objetivos da auditoria, Relevância, risco inerente e procedimentos de revisão analítica; Atividades de controle nas transações de folha de pagamento; testes substantivos de saldos de contas relacionadas com a folha de pagamento e Serviços que agregam valor no ciclo de serviços de pessoal. Riscos (fatores internos e externos) do negócio e Prevenção e detecção de fraude

    Auditoria dos ciclos de Investimentos e de Financiamentos 
    Auditoria do Ciclo de Receita – Natureza do ciclo de receita; Atividades de controle, transações de vendas a prazo, entradas de caixa e transações de ajustes de vendas; testes substantivos de contas a receber; Serviços que agregam valor. Auditoria do Ciclo de gastos – Natureza do ciclo de gastos; Atividades de controle transações de compras e de pagamentos; Testes substantivos de saldos de contas a pagar; Serviços que agregam valor. Auditoria dos ciclos de produção e de serviços de pessoal – Planejamento da auditoria do ciclo de produção; Atividades de controle transações de produção; testes substantivos de saldos de contas de estoques; Serviços que agregam valor no ciclo de produção; Planejamento da auditoria do ciclo de serviços de pessoal - objetivos da auditoria, Relevância, risco inerente e procedimentos de revisão analítica; Atividades de controle nas transações de folha de pagamento; testes substantivos de saldos de contas relacionadas com a folha de pagamento e Serviços que agregam valor no ciclo de serviços de pessoal. Riscos (fatores internos e externos) do negócio e Prevenção e detecção de fraude.


    Módulos de Gestão Jurídica

    Responsabilidade Civil 
    Conceitos e pressupostos da responsabilidade civil. Evolução histórica e momento atual da responsabilidade civil; Responsabilidade Civil e Penal. Responsabilidade Contratual por inadimplemento de obrigação. Responsabilidade extracontratual. Dano Patrimonial e moral Responsabilidade Civil à luz do código de defesa do consumidor. Ética nos negócios e práticas ilícitas

    Planejamento Tributário
    Hierarquia das leis; Processo Legislativo; Conceitos gerais de tributação e de tributos, Tributos e contribuições sociais da União; Tributos dos Estados e Municípios; Processo Administrativo Tributário; Processo Judicial Tributário e planejamento tributário

    Metodologia da Pesquisa Científica
    Natureza da ciência e da pesquisa científica. Papel da teoria na pesquisa científica. Etapas de uma pesquisa científica. Diferentes tipos de pesquisa científica: pesquisa bibliográfica, pesquisa quantitativa (levantamento e pesquisa experimental), pesquisa qualitativa (estudo de caso, etnografia, pesquisa-ação). Formas mais usual de coleta de dados: dados secundários, documentos, questionários, escalas, entrevistas, observação. Elaboração de projetos de pesquisa: itens fundamentais

    Trabalho de Conclusão
    Trabalho em grupo de ate 4 pessoas, com acompanhamento do orientador do curso, com o propósito de aplicar à pratica profissional os conceitos assimilados ao longo do curso.

Últimas visitas ao curso

"Sou formada em administração gestão empresarial e gostaria de ter mais informações sobre essa pós-graduação. Quanto esta custando a mensalidade da pós-graduação em auditoria? Quando posso estar iniciando a pós no caso de interesse pelo curso? Quais são os dias e a carga horária das aulas? "

Renata para MBA em Auditoria

Goiás Estado

Outro curso relacionado com mba - master of business administration

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |