Home>Pós-graduação>MBA - Master of Business Administration>Santo André>MBA em Gestão Ambiental - Santo André - São Paulo
 

MBA em Gestão Ambiental

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Opiniões:
Opiniões (1)
Loading...

Solicite informação sem compromisso
Fundação Santo André

MBA em Gestão Ambiental - Santo André - São Paulo

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da Fundação Santo André, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Imagens - Fundação Santo André:
Fundação Santo André Santo André São Paulo Brasil
Fundação Santo André Santo André São Paulo Brasil
AnteriorAnterior
PróximaPróxima
Foto Fundação Santo André Brasil Centro
Foto Fundação Santo André São Paulo Brasil
Centro Fundação Santo André São Paulo Brasil
Foto Centro Fundação Santo André São Paulo
Fundação Santo André Santo André São Paulo Brasil
Foto Fundação Santo André Santo André São Paulo
Centro Fundação Santo André Santo André São Paulo
Foto Centro Fundação Santo André Santo André
Fundação Santo André Foto
Foto Fundação Santo André

Análise da Educaedu

Pablo Nieves
MBA em Gestão Ambiental
  • Modalidade

    O curso pertence à modalidade presencial.

  • Duração

    O curso tem duração de 360 hs.

  • Certificado Oficial

    Ao finalizar do curso o aluno receberá o título de especialista em Gestão Ambiental.

  • Considerações

    O curso visa oferecer ao profissional capacitação para gerenciamento e controle de aspectos relacionados com o meio ambiente e com o processo de preservação, manejo e recuperação ambiental. O curso promove a capacitação no campo da gestão de projetos ambientais assim como prestando consultorias em temas relacionados com esta área.



  • Preço do Curso

    Consultar.

  • Dirigido a

    O curso está dirigido para profissionais de nível superior em áreas relacionadas que atuem ou desejem atuar neste campo.

  • Área de atuação

    O especialista poderá atuar em projetos governamentais a nível municipal, estadual ou federal, organizações não governamentais, e também em empresas relacionadas com gestão ambiental.

  • Salário estimado

    Um gestor ambiental ganha aproximadamente R$6000.

MBA em Gestão Ambiental - Santo André - São Paulo Comentários sobre MBA em Gestão Ambiental - Santo André - São Paulo
Objetivos:
Objetivos

Capacitar profissionais no gerenciamento das questões ambientais, indicar a possibilidade de ter-se um desenvolvimento econômico com qualidade de vida e ambiental, além de possibilitar de forma integrada e abrangente, o conhecimento do estado atual dessas questões e dos procedimentos e idéias de desenvolvimento sustentável.

Objetivos Específicos

Capacitar os alunos para que, no âmbito de suas responsabilidades e abrangências profissionais possam:

- desenvolver estudos de impactos ambientais que permitam diagnosticar problemas ambientais e identificar medidas corretivas ou preventivas;

- desenvolver estudos multidisciplinares sobre gestão, controle da qualidade ambiental e impactos ambientais; - desenvolver estudos sobre planejamento e gerenciamento de programas de controle da qualidade do meio ambiente.
Dirigido a:
Aberto a profissionais de nível superior com interesse nas áreas de gerenciamento para elaborar, reestruturar ou implantar sistemas de gestão ambiental, planos de controle e contingência e análises de riscos.
Conteúdo:

Disciplina: BIOINDICADORES DA QUALIDADE AMBIENTAL
Carga Horária: 30
Ementa: A disciplina aborda as relações dos seres vivos com o ambiente numa perspectiva sistêmica e interdisciplinar visando intervenções ao nível de gestão. Visa a disseminar a noção de biodiversidade como recurso global a ser preservado e que tem sido ameaçado de forma acelerada. Nesse sentido, serão enfocados temas relacionados às propostas de atividades de sustentabilidade.

Disciplina: ECOLOGIA
Carga Horária: 30
Ementa: A disciplina tem por objetivo abordar os fatores ecológicos relacionados com os impactos antrópicos. Serão enfocados aspectos sobre ecossistemas, fluxos de energia, ciclos biogeoquímicos, produção e fatores limitantes, redes de energia e transformação, auto-organização e sucessão ecológica. Os estudos terão ênfase no crescimento populacional e capacidade de suporte, nos impactos econômicos no ambiente e fontes alternativas de energia; visando uma análise das perspectivas futuras.

Disciplina: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Carga Horária: 30
Ementa: Em consonância com o novo marco regulatório no país, a Lei Federal nº 12.305 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a presente disciplina tem como objetivo mostrar e discutir os tipos, classificações, tratamentos e disposição final dos resíduos sólidos, a situação atual da gestão dos resíduos nos municípios brasileiros, a metodologia de elaboração e implantação dos planos de gestão e gerenciamento.

Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA
Carga Horária: 30
Ementa: A disciplina é embasada em teorias e práticas capazes de instrumentalizar o aluno para a compreensão e a identificação da importância do conhecimento científico para a elaboração de seus trabalhos acadêmicos, artigos, seminários, projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e monografias, utilizando o discurso normativo do fazer científico por meio de métodos e técnicas regulamentares.

Disciplina: VALORAÇÃO AMBIENTAL
Carga Horária: 30
Ementa: A disciplina tem por objetivo o estudo dos princípios da economia e sua aplicação no acompanhamento sistemático das atividades econômicas empresariais relacionadas ao meio ambiente, de modo que o aluno compreenda a questão ambiental sob o enfoque do planejamento estratégico das organizações. Serão abordados princípios que permitam que sistema de gestão ambiental funcione como ferramenta para identificação de gastos potenciais e reais, investimentos ambientais, gerenciamento de resíduos sob o enfoque da redução de custos. O desenvolvimento da disciplina abrangerá ainda a elaboração do Budget ambiental, a gestão dos passivos ambientais, indicadores de desempenho ambiental e demais variáveis dos ambientes das organizações com tangência nas questões dos ativos e passivos ambientais, tais como o Balanço Sócio-Ambiental.

Disciplina: EPIDEMIOLOGIA APLICADA A ESTUDOS AMBIENTAIS
Carga Horária: 30
Ementa: A disciplina tem por propósito: abordar os estudos dos quadros epidemiológicos dos agravos à saúde; descrever aspectos temporais e espaciais da morbidade e mortalidade e analisar e interpretar os indicadores de saúde; questionar sobre os determinantes da rede multicausal e os impactos na saúde pública; abordar estudos epidemiológicos descritivos e analíticos baseados em estudos de caso; estudar os sistemas de vigilância epidemiológica e ambiental.

Disciplina: LICENCIAMENTO AMBIENTAL E AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Carga Horária: 32
Ementa: O principal objetivo da disciplina é mostrar e discutir a importância e os mecanismos de licenciamento ambiental nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal, assim como, os procedimentos, métodos e técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais realizados nos respectivos estudos ambientais visando propiciar aos discentes o entendimento dos principais impactos ambientais decorrentes das atividades potencialmente degradadora do meio ambiente, as medidas mitigadoras e compensatórias usualmente utilizadas para eliminação e minimização dos impactos ambientais, tarefas primordiais para o desenvolvimento sustentável. Mostrar e discutir o papel da avaliação de impactos como instrumento de gestão ambiental capaz de identificar, prever e avaliar as consequências adversas e/ou benéficas decorrentes da implantação, operação e desativação de empreendimentos diversos. Habilitar os discentes a participarem de equipes interdisciplinares em estudos ambientais, através da discussão de estudos de casos.

Disciplina: CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL
Carga Horária: 28
Ementa: A disciplina oferecerá uma introdução à questão ambiental, sob a ótica do mundo empresarial, propiciando discussões, análises e avaliações da problemática envolvida e suas implicações, objetivando demonstrar que a inserção da variável ambiental na elaboração de políticas de desenvolvimento sócio-econômico é fundamental para contrapor os problemas de degradação dos recursos naturais.Entende-se que a utilização dos bens ambientais nas atividades de produção e consumo deve ser planejada, de modo a compatibilizar os interesses econômicos com a proteção do meio ambiente e a manutenção de estoques capazes de garantir a sustentabilidade do uso dos recursos. Nesta ótica será discutido, em primeiro plano, o processo de certificação ambiental pelas empresas, através da análise das normas da série ISO 14.000.

Disciplina: POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
Carga Horária: 32
Ementa: Propiciar uma visão sistêmica e crítica das políticas públicas voltadas ao meio ambiente, por meio do histórico de suas origens, aplicações, correlações e importâncias enquanto instrumentos voltados à proteção da biodiversidade, ao ordenamento territorial, gestão urbana, rural e costeira. Abordar de uma forma atual e dinâmica as relações entre as legislações vigentes e a problemática ambiental no Brasil e no Estado de São Paulo.

Disciplina: FUNDAMENTOS DE PERÍCIA E AUDITORIA AMBIENTAL
Carga Horária: 28
Ementa: A disciplina oferecerá subsíduos para reconhecer a jurisdição, importância e admissibilidade da perícia ambiental, direitos e deveres processuais dos peritos e assistentes técnicos para a elaboração de laudos e pareceres. Abordará a classificação das auditorias ambientais, para o sistema de gestão ambiental, para, a partir de normas e técnicas, a execução e emissão de relatório de auditoria, e recomendações.

Disciplina: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA AMBIENTAL
Carga Horária: 30
Ementa: A disciplina tem por objetivo fornecer aos alunos o conhecimento holístico do sistema Terra para compreender os fenômenos que ocorrem em ambientes naturais para, a partir desse conhecimento, tomar decisões de ação de gestão para realizar intervenções de ações antrópicas impactantes.

Disciplina: FERRAMENTAS DE APOIO À DECISÃO E PLANEJAMENTO
Carga Horária: 30
Ementa: A disciplina tem por objetivo trazer aos alunos fundamentos sólidos de cartografia temática, com vistas a utilização do software de geoprocessamento surfer. Com isso pretende-se realizar simulações que levam ao gestor as informações necessárias para a tomada de decisão a respeito das ações ambientais. 

Linhas de Pesquisa para Desenvolvimento da Monografia:

• Indicadores ambientais;
• Avaliação de impactos ambientais;
• Gestão de programas de controle da qualidade ambiental.

Informações Complementares
Duração do curso: 18 meses
Carga horária total: 360 horas
Dias e horários das aulas: sábados das 08h às 12h e das 13h às 17h.
Profº Responsável: Profº Doutor José Luiz Laporta

A formação de turma dependerá do número mínimo de aprovados (20 alunos)

Opiniões (1)

Professores:
Atendimento ao aluno:
Programa de Ensino:
Material:
  • Foi muito bom fazer o MBA em Gestão Ambiental.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Anônimo sobre MBA em Gestão Ambiental - Junho 2011
Outro curso relacionado com Pós-graduação de MBA - Master of Business Administration: