Home>Curso técnico>Especialista em Meio Ambiente>Belo Horizonte>Curso técnico em Meio Ambiente - Belo Horizonte - Minas Gerais
 

Curso técnico em Meio Ambiente

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Opiniões:
Opiniões (1)
Loading...

Solicite informação sem compromisso
Instituto de Arte e Projeto

Curso técnico em Meio Ambiente - Belo Horizonte - Minas Gerais

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da Instituto de Arte e Projeto, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Curso técnico em Meio Ambiente - Belo Horizonte - Minas Gerais Comentários sobre Curso técnico em Meio Ambiente - Belo Horizonte - Minas Gerais
Objetivos:
Promover a profissionalização do indivíduo para o mundo do trabalho com a introdução de ferramentas gráficas assistidas por computador.
Dirigido a:
Foi idealizado para atender os mais diversos públicos, não sendo necessários conhecimentos e habilidades na área. Foi concebido e aprovado com uma organização curricular moderna e flexível, que permite ao aluno matricular-se por unidades curriculares (disciplinas), desde que respeitados os pré-requisitos de cada uma.
Conteúdo:
Desenho Técnico Aplicado
Desenvolver a prática da representação gráfica de detalhamento específico de áreas, cálculos de conicidade e inclinação, desenhos de perfis longitudinais e transversais, uso de escalas e instrumentos. 
Ecologia Aplicada ao Meio Ambiente
Desenvolver a capacidade de compreensão das relações entre os seres vivos e o Meio, caracterização dos diversos biomas. Tipos de vegetação e seu habitat natural. Estudo e conhecimento de espécies animais e vegetais em vias de extinção.
Informática Aplicada
Desenvolver a capacidade de execução de técnicas e processos operacionais na computação gráfica, utilizando-se das ferramentas usuais do software específico da área.
Química Ambiental e Sanitária
Estudo da relação da química aquática e os processos avançados de oxidação; contaminantes orgânicos e inorgânicos, parâmetros físico-químico da qualidade da água. Legislação brasileira na qualidade das águas.
Biologia Ambiental e Sanitária
Estudo, análise e pesquisa da microbiologia aquática enfatizando os aspectos biológicos da poluição aquática bem como os organismos indicadores de poluição, caracterização dos microorganismos presentes no solo, no ar e nas indústrias.
Desenho Topográfico
Desenvolver a prática da representação gráfica de detalhes arquitetônicos específicos. Apropriação do desenho topográfico como elemento básico das concepções paisagísticas em grandes espaços. Desenvolvimento de curvas de nível, rampas, taludes e escadas. 
Poluição Atmosférica 
Estudo, análise e pesquisa da dinâmica da atmosfera considerando estabilidade térmica e movimentos verticais, caracterização dos poluentes atmosféricos e sua relação com a qualidade do ar.
Geografia e Climatologia
Identificar e estabelecer leitura adequada da geologia e da morfologia abrangendo os diferentes tipos de rochas, caracterizando agentes endógenos e exógenos e as diferentes formas de relevo. Tipos climáticos e pressão atmosférica no Brasil. Noções de meteorologia.
Fundamentos de Hidrologia e Pedologia
Desenvolver a capacidade de compreensão da água como recurso mineral exaurível, caracterizando águas de superfície, aqüíferos e águas oceânicas. Estudo, análise e pesquisa da pedologia estrutural.
Design Gráfico Ambiental no Computador 
Capacitar o aluno na utilização das ferramentas de meta busca; desenvolver pesquisas com interatividade e interdisciplinalidade dando funcionalidades aos estudos ligados a área de geoprocessamento.
Gestão de Recursos Hídricos
Utilizar conhecimentos sobre a água como recurso ambiental estratégico no contexto sócio econômico. Informações e pesquisas sobre a proteção, o abastecimento, os instrumentos de planejamento de gestão dos recursos hídricos. A “Agenda 21”.
Botânica Aplicada
Conhecimentos em sistemática vegetal. Características morfológicas das plantas. Matas ciliares, fragmentos de ecossistemas florestais, desenvolvimento de modelos e técnicas de restauração florestal de áreas degradadas.
Gestão de Efluentes Industriais
Desenvolver a capacidade de compreensão do uso racional da água. Aplicar as técnicas e procedimentos nos programas de amostragem e monitoramento. Verificação de processos físico-químico específico de tratamento de efluentes industriais. Estudo das tecnologias utilizadas.
Saneamento e Saúde Pública
Classificação ambiental das enfermidades infecciosas, controle de vetores e aplicação das ações de saneamento. Desenvolvimento da metodologia e tecnologia aplicada ao saneamento básico.
Sistema de Gestão Ambiental
Compreender e familiarizar com a leitura e interpretação de projetos de licenciamento ambiental. Desenvolver estudos sobre as normas da série ISO 14.000. Conhecer os sistemas de gestão ambiental nas organizações.
Gestão de Resíduos Sólidos
Conhecer o gerenciamento de resíduos sólidos, abrangendo propriedades, fontes, composição e classificação conforme normas e convenções da ABNT. Metodologia de gestão. Controle ambiental de tratamento; otimização dos processos de geração de resíduos.
Projeto de Paisagismo Ambiental
Utilizar conhecimentos sobre a vegetação, materiais, conceitos técnicos e estéticos e apresentação prática; desenvolver modelo em espaço tridimensional, informações e pesquisas sobre a ecologia urbana e semi-urbana, controle de processos exóticos, renaturalização e enriquecimento de matas, aplicados em projetos de paisagismo em grande escala.
Projeto Gráfico Assistido por Computador
Elaborar desenhos e projetos paisagísticos aplicados na preservação do meio ambiente; representação de desenho de projeto de reflorestamento, projeto de implantação de mata ciliar e de revegetação em talude, utilizando-se das ferramentas de CAD.
Legislação Ambiental
Conhecimento da legislação ambiental brasileira vigente no âmbito federal, estadual e municipal aplicáveis no cotidiano. Evolução histórica, conceitos, fontes e princípios da legislação. A proteção constitucional do Meio Ambiente e os bens ambientais. A política nacional do Meio Ambiente.
Projeto de Conclusão de Curso de Meio Ambiente
Tipos de trabalhos acadêmicos, elementos relativos à estrutura física. Introdução ao projeto. Levantamento e análise da situação geográfica da região. Estudo, análise e pesquisa dos fatores impactantes provenientes da implantação de projetos específicos e suas conseqüências no meio ambiente.
Projeto de Conclusão de Curso de Meio Ambiente Assistido por Computador
Desenho de projeto final de conclusão de curso. Interação de técnicas de recursos utilizados na computação gráfica, voltados para a elaboração de projetos de recuperação de áreas degradadas.

Opiniões (1)

Professores:
Atendimento ao aluno:
Programa de Ensino:
Material:
  • O curso Técnico em Meio Ambiente do Inap foi bom.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Wesley Santana sobre Curso técnico em Meio Ambiente - Junho 2011

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Últimas visitas ao cursoSolicitar informação à Instituição

Outro curso relacionado com Curso técnico de Especialista em Meio Ambiente: