Home>Pós-graduação>Administração de Negócios>Blumenau>Mestrado em Administração - Blumenau - Santa Catarina
 

Mestrado em Administração

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Opiniões:
Opiniões (3)
Loading...

Solicite informação sem compromisso
FURB - Fundação Universitária Regional de Blumenau

Mestrado em Administração - Blumenau - Santa Catarina

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da FURB - Fundação Universitária Regional de Blumenau, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente

Análise da Educaedu

Igor Moreira
Mestrado em Administração
  • Modalidade

    Aulas realizadas presencialmente.

  • Duração

    Consultar.

  • Certificado Oficial

    É entregue ao aluno um diploma de Mestre em Administração.

  • Considerações

    O Mestrado em Administração da FURB - Fundação Universitária Regional de Blumenau tem recomendação da Capes desde o ano 2000 e tem como proposta desenvolver e divulgar conhecimentos relacionados a gerenciamento empresarial e estratégias de competição entre as empresas.

    A formação busca estimular em seus participantes a criação e uso de processos que primam pela inovação e criatividade, com finalidade de alcançar melhores resultados para as organizações. O curso ainda objetiva formar profissionais para atuar em docência, pesquisa e extensão.

  • Preço do Curso

    Consultar Preço.

  • Dirigido a

    Carreira direcionada a graduados em administração e interessados em adquirir mais conhecimentos na área administrativa.

  • Área de atuação

    As oportunidades para essa carreira estão em administração de empresas de qualquer porte, docência no ensino superior, pesquisa e extensão.

  • Salário estimado

    O salário pode atingir o valor de 5.000 reais.

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Mestrado em Administração - Blumenau - Santa Catarina Comentários sobre Mestrado em Administração - Blumenau - Santa Catarina
Conteúdo:
Administração

O Programa de Pós-Graduação em Administração, recomendado pela CAPES desde 2000 - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, tem por objetivo desenvolver e disseminar conhecimentos de gestão empresarial e estratégias competitivas de organizações que fortaleçam a utilização de procedimentos inovadores, além de formar professores para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão em gestão empreendedora de organizações. 


Objetivos
Desenvolver e disseminar conhecimentos de gestão empresarial e estratégias competitivas de organizações que fortaleçam a utilização de procedimentos inovadores. Formar professores para atuarem em atividades de ensino, pesquisa e extensão e gestão empreendedora de organizações.

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAd foi implantado em 1997 e recomendado pela CAPES em 2000 com  conceito 3. O Programa oferece o curso de Mestrado Acadêmico em Administração, com área de concentração em Gestão de Organizações. 

Desde o seu início o Programa de Pós-Graduação em Administração oferece duas linhas de pesquisa: Estratégia e Empreendedorismo e tem por objetivo desenvolver e disseminar conhecimentos de gestão empresarial e estratégias competitivas de organizações que fortaleçam a utilização de procedimentos inovadores, além de formar professores para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão em gestão empreendedora de organizações.

A inserção regional tem sido um marco significativo de mudança dos valores e da cultura administrativa, quer na região da Universidade Regional de Blumenau, quer nas instituições de ensino superior nacionais e internacionais, visto a participação de professores, alunos e ex-alunos do Programa que participam de grupos de pesquisa e de eventos/periódicos representantes da área de administração.

A partir da avaliação do triênio 2004-2006 o PPGAd elevou o conceito para 4, tornando-se um curso consolidado reforçando ainda mais a qualidade de seu corpo docente e discente. 


Área de Concentração
Gestão de Organizações 


Linhas de Pesquisa
Empreendedorismo
 
Esta linha de pesquisa concentra-se no estudo do perfil do novo empreendedor, seu papel como construtor da nova organização e da nova ordem econômica. 

Adicionalmente, nesta linha estudam-se as novas formas organizacionais e as novas formas de fazer negócios, as características dos novos negócios e tendências administrativas, tanto em recursos, quanto em estruturas. Em novos negócios incluíram-se também as organizações educacionais, dentro da visão global e empreendedora de Instituições de Ensino Superior.


Estratégia

O foco desta linha são as estratégias empresariais que permitem às organizações modernas prosperarem no ambiente incerto e competitivo corrente.

Estudam-se aqui os agentes influenciadores do ambiente competitivo e seu impacto sobre o desempenho das organizações. Nesta linha dá-se ênfase igualmente ao estudo dos novos paradigmas ambientais que estão a determinar a capacidade competitiva das novas organizações, bem como as novas formas de alinhar as capacitações internas (infra-estrutura, equipamentos, processos e recursos humanos) das organizações às forças competitivas do mercado.

Lista dos aprovados para a Turma do Instituto Federal Catarinense.


Grupos de Pesquisa

Empreendedorismo, Inovação e Competitividade em Organizações
Estuda a organização em si, com ênfase no empreendedorismo, inovação e melhoria da competitividade.

Professores responsáveis: Marianne Hoeltgebaum e Denise Del Pra Netto Machado

Estratégia e Competitividade de Organizações
 
Aborda as características sistêmicas das organizações como agrupamentos, cooperação e ação conjunta de organizações: clusters, arranjos produtivos, cooperativas).

Professores responsáveis: Pedro Paulo Hugo Wilhelm, Carlos Alberto Cioce Sampaio e Marialva Tomio Dreher


Comportamento do Consumidor e Desenvolvimento de Bens e Serviços em Organizações

Estuda o mercado, comportamento do consumidor, análise dos produtos e serviços conforme o mercado.

Professores responsáveis: Gérson Tontin
Gestão Universitária e Ensino Superior
Pesquisa assuntos relacionados com IES.
Professores responsáveis: Amélia Silveira e Maria José Carvalho de Souza Domingues

Disciplinas Fundamentais
Empreendedorismo - 45h/a
Empreendedorismo - tipologia; fundamentos; histórico e definições. Abertura de negócio próprio: processo empreendedor; análise de oportunidades; tipos de negócios e introdução ao plano de negócios. O empreendedor: características e perfis.
Estratégias Organizacionais - 45h/a
Origem e evolução do conceito de estratégia. As distintas escolas do pensamento estratégico. Análise e seleção de estratégias. Implementação de estratégias. Revisão, avaliação e controle de estratégias.

Teoria das Organizações - 45h/a
Teoria Organizacional em uma Visão Histórica: de Max Weber à Teoria da Contingência. Teorias e Paradigmas no Estudo das Organizações; Teoria Institucional em Economia e Economia de Custos de Transação; Teoria da Agência; Poder e Cultura Organizacional; Abordagem Cognitiva; Teoria de Redes; Teoria Institucional em Sociologia e Análise Organizacional; Ecologia das organizações; Teorias da Complexidade.

Disciplinas Instrumentais 
Metodologia do Ensino da Administração - 45h/a
Didática do Ensino Superior aplicada à administração de negócios. O plano de ensino. Objetivos. O professor em sala de aula: as orientações de ensino e meios auxiliares. O professor em sala de aula: relação professor / aluno. Avaliação do desempenho: do aluno e do professor.

Metodologia da Pesquisa em Administração - 45h/a
Introdução ao conhecimento da ciência. Ciência, pesquisa e método. Pesquisa bibliográfica e fundamentação teórico-empírica. Normas técnicas para elaboração de documentos técnico-científicos. Delineamento da pesquisa científica.

Métodos Estatísticos - 45h/a
Regressão e Correlação. Análise em Componentes Principais. Análise Fatorial de Correspondências Simples e Múltipla. Métodos de Classificação.

Disciplinas Eletivas 
 Arranjos Produtivos Locais
Desenvolver visão crítica sobre gestão organizacional estratégica para a competitividade. Conduzir o aluno a refletir sobre a competitividade de pequenas e médias empresas por meio da sua organização em arranjos produtivos locais. Estudar formas de reorganização industrial (cadeias produtivas, pólos e clusters, redes e consórcios de PMEs), estratégias individuais/corporativas, metodologias para realizar a governança. Promover pesquisas e estudos sobre mecanismos de integração regional, planejamento e intervenção para o desenvolvimento de arranjos produtivos locais.
Empreendedorismo Corporativo - 45h/a
Empreendedorismo corporativo: Intraempreendedorismo: histórico, fundamentos; tipologia. Processo empreendedor do empreendedorismo corporativo. Implementação do empreendedorismo nas organizações. Identificação, avaliação e implementação de novas oportunidades de negócios. Manutenção de ambiente de suporte ao empreendedorismo corporativo. O empreendedor corporativo: características e perfis.
 
Estratégias de Marketing
Conceitos centrais de Marketing. Conceituação de temas relacionados à estratégia mercadológica. Atuação do administrador em relação às estratégias mercadológicas. Branding. Marketing internacional.
 

Formação de Novos Empreendimentos - 45h/a
Estudo de métodos e técnicas de identificação, aproveitamento de oportunidades na aquisição e gerenciamento dos recursos necessários ao empreendimento. Instrumentos para o desenvolvimento de empreendimentos no plano de negócios: sumário executivo, descrição da empresa, plano de marketing, plano jurídico, plano financeiro, plano operacional, plano de recursos humanos e plano estratégico.
Gestão da Tecnologia da Informação
Os conceitos de dado, informação, conhecimento e inteligência competitiva. Tecnologia da Informação. Fundamentos e classificação das Tecnologias de Informação. Tipos de TI. Fundamentos da informação. Vantagem competitiva e informação. Definição e execução de estratégias de tecnologia da informação nas organizações. O desenvolvimento de um plano de implementação de Gestão de Tecnologia da Informação como inteligência competitiva integrada com informação e conhecimento. A focalização no esforço em utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação em organizações como um recurso em Inteligência Competitiva. Gestão do Conhecimento (Capital Intelectual/Inteligência Competitiva/ Sociedade do Conhecimento/Inteligência Empresarial). Novos Modelos de Negócio. Ferramentas para Gestão do Conhecimento. Gestão do Conhecimento como vantagem competitiva. Desenvolvimento do conhecimento nas empresas. A geração, codificação e a disseminação de conhecimentos na organização. Ativos Tangíveis e Intangíveis. Na Inovação Tecnológica: definição e perspectivas. Conceito e propriedades da tecnologia. O processo de inovação tecnológica: conceito, fases e gerenciamento – criação e disseminação de tecnologia. Adoção, implementação e disseminação da tecnologia. Trabalho criativo. Contexto da mudança. Processos decisórios. Formulação de estratégias.
 

Gestão de Custos - 45h/a
Princípios e métodos de custeio. Fundamentos dos métodos de custeio para avaliação de estoques, para mensuração do lucro contábil e econômico da empresa e para o processo de tomada de decisões. Sistemas de acumulação dos custos. Conceitos e técnicas de avaliação do desempenho de produtos, processos e alternativas de decisões. Mensuração do lucro de áreas de responsabilidade, por meio de conceitos de preço de transferência, custo de oportunidade, custo padrão, valores de saída.

Gestão Estratégica de Micro, Pequenas e Médias Empresas - 45h/a
Particularidades da gestão estratégica nas micro, pequenas e médias empresas (MPME). Principais autores, pesquisas e abordagens sobre a estratégia em MPME. O processo estratégico em contexto de grande restrição de recursos. Reflexos da centralidade do(s) proprietário(s)-dirigente(s) no processo estratégico. Estratégia em contexto de MPME dirigidas por um e por mais de um proprietário-dirigente. Equipes de direção na gestão estratégica de MPME.

Inovação e Cultura Organizacional - 45h/a
Apresentar e discutir os conceitos, fundamentos e abordagens de cultura organizacional. Compreender os fundamentos da cultura corporativa, os elementos culturais, as tipologias culturais, os processos socializadores nas organizações. Abordar a interface de cultura organizacional com inovação organizacional, com ênfase em: ambiente inovador; inovação tecnológica, administrativa, de negócio e de gestão; e metodologias para diagnóstico do ambiente inovador.

Internacionalização de Empresas - 45h/a
Estruturação do sistema econômico mundial. Sistema multilateral sobre comércio e investimento. Formas e estratégias de internacionalização das empresas. Empreendedorismo internacional, oportunidades internacionais de empreendedorismo. Estudos de caso.

Métodos de Pesquisa Qualitativa em Administração - 45h/a
Fundamentos de pesquisa qualitativa. Diferentes abordagens existentes de pesquisa qualitativa. Desenvolvimento de habilidades para a utilização das técnicas mais populares de coleta e de análise de dados qualitativos. Subsídios e apoio para o avanço na elaboração do projeto de pesquisa/dissertação. Utilização de um software de tratamento e de análise de dados qualitativos.
Necessidades do Consumidor no Projeto de Produtos
Relação competitividade – necessidades do consumidor; agregação de valor a bens e serviços; identificando necessidades do consumidor, gerenciando a relação não linear entre desempenho – satisfação – lucro; ferramentas e técnicas para avaliação do  impacto do desempenho dos atributos do produto na satisfação do cliente.
 

Novas Tecnologias da Informação Aplicadas ao Ensino Superior - 45h/a
A influência das novas tecnologias na sociedade e na educação. Mediação pedagógica e novas tecnologias em diferentes ambientes de aprendizagem. Organização e construção da ação educativa em ambientes virtuais. Análise e avaliação de ferramentas tecnológicas e softwares educativos. Projetos de trabalho com as novas mídias.

Responsabilidade Social - 45 h/a
Ambiente Social. Ambiente Organizacional. Responsabilidade Social Empresarial/Corporativa. Desempenho e responsabilidade social.   Projetos sociais. Empreendedorismo social. Responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.

Sustentabilidade e Governança Corporativa - 45 h/a
Apresentar e discutir conceitos, propostas e instrumentos de governança corporativa que incorporam a concepção de desenvolvimento sustentável, tendo como escopo tanto a sustentabilidade econômica quanto a social e a ambiental. O propósito é estudar a atuação social das organizações, na perspectiva da responsabilidade social e da gestão ambiental. Estudos e pesquisas relativas à governança corporativa na perspectiva da atuação social e da preservação ambiental pretendem contribuir para subsidiar os gestores no encaminhamento de decisões voltadas ao desenvolvimento sustentável. 


Opiniões (3)

Professores:
Atendimento ao aluno:
Programa de Ensino:
Material:
  • O curso de Mestrado em Administração foi essencial em minha carreira profissional. Seu resultado mais prático e visível foi permitir minha empregabilidade e, posteriormente, me garantir um trabalho como docente em uma Instituição Pública de Ensino, mediante concurso público de provas e títulos.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Luciano Barzotto sobre Mestrado em Administração - Junho 2011
  • Ótimo! estou realizado com o Mestrado em Administração da Fundação Universitária Regional de Blumenau.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Ótimo corpo docente.

    Atendimento ao aluno

    Atendimento muito bom.

    Programa de Ensino

    Programa de ensino razoável.

    Material

    Material ótimo.

    Instalações

    Infraestrutura razoável.

    Por Joer Maria Schvarcz Müller sobre Mestrado em Administração - Junho 2011
  • \" Foi importantíssimo em minha carreira\"

    O Mestrado Furb foi essencial em minha carreira pois possibilitou alçar voos mais altos e me desenvolver para a docência.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    O atendimento ao aluno poderia ampliar suas ações de forma a receber os novos e melhor situá-los na rotina.

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    A infraestrutura é ótima. Excelente biblioteca!

    Por Luciano Barzotto sobre Mestrado em Administração - Agosto 2011

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Últimas visitas ao cursoSolicitar informação à Instituição

Outro curso relacionado com Pós-graduação de Administração de Negócios: