Home>Mestrado>Arte>São Paulo Capital>Mestrado em Artes Visuais - São Paulo Capital - São Paulo
 

Mestrado em Artes Visuais

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Tipo: Mestrado
Loading...

Solicite informação sem compromisso
FASM - Faculdade Santa Marcelina

Mestrado em Artes Visuais - São Paulo Capital - São Paulo

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da FASM - Faculdade Santa Marcelina, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente

Análise da Educaedu

Pablo Nieves
Mestrado em Artes Visuais
  • Modalidade

    O curso é realizado de forma presencial.

  • Duração

    O aluno deve cumprir 33 créditos.

  • Certificado Oficial

    Ao final do curso o aluno será mestre em Artes Visuais.

  • Considerações

    A Faculdade Santa Marcelina está atuando no ensino de artes há mais de oitenta anos, caracterizando-se como um centro de excelência em artes e design, contando com a participação de docentes, artistas e pesquisadores com atuação internacional.
    O curso tem o objetivo de propor um pensamento reflexivo em relação às Artes Visuais, incentivar a produção prática, teórica e crítica das Artes Visuais, não só nos meios acadêmicos, como também na sociedade em geral, por meio de instrumentos como grupos de pesquisa, qualificar docentes e pesquisadores nas áreas de Artes Visuais, contribuindo desta forma, para o desenvolvimento do ensino superior e da sociedade brasileira entre outros.

  • Preço do Curso

    Consultar.

  • Dirigido a

    Profissionais graduados na área de arte e áreas afins que tenham interesse neste ramo.

  • Área de atuação

    O profissional poderá se dedicar entre outras coisas à docência em instituições de ensino particulares ou privadas

  • Salário estimado

    Um docente de uma faculdade pública pode ganhar em média R$5000.

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Mestrado em Artes Visuais - São Paulo Capital - São Paulo Comentários sobre Mestrado em Artes Visuais - São Paulo Capital - São Paulo
Diploma:
Mestre em Artes Visuais
Conteúdo:
 REA DE CONCENTRAÇÃO: ARTE CONTEMPORÂNEA

O Programa

A Faculdade Santa Marcelina atua no ensino de artes há oitenta anos e caracteriza-se como um centro de excelência em artes e design. Para tanto conta com a participação de professores, artistas e pesquisadores com atuação internacional. É a partir desse contexto que a FASM apresenta seu curso de Mestrado Stricto Sensu em Artes Visuais.

O Mestrado em Artes Visuais, oferecido pela Faculdade Santa Marcelina, enfoca a produção artística contemporânea aliada à reflexão histórica e crítica, além da valorização da diversidade cultural presente no contexto brasileiro e internacional, desde sua recomendação pela CAPES, em 2004.

O ambiente cultural da FASM, voltado para a pesquisa em artes, oferece um espaço com ampla infra-estrutura e intensa vivência artística. Proporciona ao aluno a participação em debates, exposições, núcleos de pesquisa e publicações.


História
A área de Artes Visuais da FASM fundamenta-se na produção e reflexão contínuas. A proposta é a de conscientização das possibilidades de desenvolvimento dos profissionais da área do ponto de vista acadêmico, que resulta na conciliação do trabalho profissional com a pesquisa. Tem como objetivo primordial se adequar, da melhor maneira possível, às demandas da sociedade, ampliando as oportunidades de formação em pesquisa aos docentes e estudiosos nas áreas de Artes.

Desde a década de 1980 o departamento de Artes Plásticas projeta iniciativas que indicam sua vocação para a pesquisa: inicia-se a introdução de um Trabalho de Graduação Interdisciplinar. É oferecida uma Pós-graduação lato sensu em Artes Plásticas com Especialização em Aquarela a partir de 1996 e, desde 2000, a FASM organizou grupos de estudos e pesquisas, coordenados por professores do departamento. Em 2003, a FASM passa a oferecer especializações em Artes Visuais com enfoque em Linguagens Visuais, Arte e Tecnologia e Crítica de Arte. O sucesso da iniciativa, possibilitou o desenvolvimento de um projeto de pós-graduação strictu sensu em nível de mestrado, apresentado a Capes em 2003, recomendado pelo orgão em 2004 e reconhecido em 2006. No mesmo ano, o curso reformulou sua estrutura curricular e desde então o corpo docente debate e aprimora permanentemente seus objetivos, conteúdos e ações. Inicialmente sob a denominação de Mestrado em Produção, Teoria e Crítica em Artes Visuais e mesma área de concentração, recebeu a partir de 2006 a denominação de Mestrado em Artes Visuais, com área de concentração em Arte Contemporânea, com aprovação da Capes.

Desenvolvido, até o final de 2008, em três Linhas de Pesquisas, propõe para 2009, a redução para duas Linhas de Pesquisa, visando um maior aprofundamento e coesão das propostas investigativas desenvolvidas por docentes e discentes.


Objetivos
- Propor um pensamento reflexivo em relação às Artes Visuais;
- Incentivar a produção prática, teórica e crítica das Artes Visuais, não só nos meios acadêmicos, como na sociedade em geral, por instrumentos como grupos de pesquisa, seminários, publicações, exposições, encontros, apresentações de trabalhos em encontros regionais, nacionais e internacionais, de maneira a democratizar os resultados do conhecimento produzido;
- Fomentar e divulgar pesquisas, capacitando para a competência e sua consolidação com maturidade e qualidade em Artes Visuais;
- Qualificar docentes e pesquisadores nas áreas de Artes Visuais, contribuindo para o desenvolvimento do ensino superior e da sociedade brasileira;
- Realizar intercâmbio com docentes e discentes de outras regiões do País e do exterior;
- Proporcionar condições para o trabalho interdisciplinar em Artes Visuais, incentivando atuação tanto em museus, galerias, acervos, quanto outras ações de inserção artística dentro do campo ampliado da cultura.


Linhas de Pesquisa

1. HISTÓRIA, CRÍTICA E PENSAMENTO CURATORIAL - A partir dos campos disciplinares da educação, história, crítica e curadoria, a linha de pesquisa propõe estudos que enfoquem aspectos e relações entre os processos de produção, circulação e apresentação das manifestações artísticas contemporâneas. Contempla projetos de natureza teórica e artística.
2. PESQUISA EM ARTE E PRÁTICAS EXPERIMENTAIS - A partir da experiência e prática de artistas atuantes, a linha de pesquisa propõe o desenvolvimento de investigações de natureza artística no campo estético e urbano, acompanhado de uma reflexão sistematizada sobre seus aspectos processuais. Contempla projetos de natureza teórica e artística.


Estrutura Curricular

Funcionamento
Para conclusão do curso, o mestrando deverá cumprir 33 créditos, dentro da seguinte organização curricular:

24 créditos em disciplinas:

- 04 créditos em disciplina obrigatória do curso;
- 04 créditos em disciplina obrigatória da Linha de Pesquisa à qual a pesquisa do aluno está vinculada;
- 08 créditos em disciplinas eletivas da Linha de Pesquisa à qual a pesquisa do aluno está vinculada;
- 08 créditos em disciplinas eletivas do Programa ou fora dele.
- 09 créditos em Atividades Programadas.

Os créditos de Atividades Programadas são obrigatórios e obtidos pela participação em exposições, palestras, publicação de artigo, resenha ou livro e conferência proferida, tendo vínculo com a pesquisa apresentada pelo aluno dentro do curso. Os créditos em Atividades Programadas devem passar pela aprovação do Colegiado de Professores do Mestrado, sendo sua validação solicitada pelo orientador responsável.

Para obtenção do título de mestre, o aluno deverá ter sua dissertação aprovada em defesa pública.


Frequência e Avaliação das Disciplinas
 
É obrigatória a freqüência mínima de 75% do total de horas-aula previstas para cada disciplina ou atividade programada, em todos os cursos dos Programas de Pós-Graduação.

Não haverá abono de faltas, sendo aceitas exclusivamente as justificativas que tenham amparo legal. O aluno reprovado por faltas em disciplina poderá matricular-se novamente, por uma única vez, na mesma disciplina, ou em outra, indicada pelo Coordenador do Programa, caso aquela não seja oferecida no semestre.

Será considerado aprovado o aluno que obtiver, em cada disciplina, o conceito final igual ou superior a C - regular. O aluno que for reprovado em uma disciplina obrigatória deverá cursá-la novamente. A reprovação não prorroga o prazo para depósito da dissertação.


Conceitos

A (Excelente) 9,0 a 10,0
B (Bom) 8,0 a 8,9
C (Regular) 7,0 a 7,9
R (Reprovado) 0 a 6,9
J Abandono Justificado


Disciplinas: Planos de Aula
Disciplinas 1º/ 2011
A Expansão do Desenho: do plano ao espaço  (48h)
4ª feira das 09h às 12h
Drª. Luise Weiss

A Presença da Fotografia na Arte Contemporânea: pesquisas e experimentações  (24h)
6ª feira das 14h às 16h
Drª. Luise Weiss

Cinemáticas: experiências do movimento em práticas artísticas contemporâneas  (24h)
5ª feira das 15h às 18h
Drª. Christine Mello
Dia das aulas: 31/03, 07/04, 28/04, 05/05, 12/05, 19/05, 26/05 e 02/06.

Crítica Institucional como Prática  (36h)
3ª feira das 09h às 13h
Dr. Ricardo Basbaum

Fundamentos Teóricos Analíticos em Artes  (48h)
5ª feira das 10h às 13h
Drª. Maria Aparecida Bento

Seminário de Pesquisa: Heterotopias e seus desdobramentos (12h)
4ª feira das 19h às 22h
Drª. Shirley Paes Leme
Dia das aulas: 06/04, 13/04, 20/04 e 27/04.

Tópicos em História da Arte Contemporânea  (48h)
6ª feira das 08h às 11h
Drª. Mirtes Marins de Oliveira e Drª. Lisette Lagnado Dwek


Docentes
Drª. Christine Mello ( Curriculum Lattes )
Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Drª. Lisette Lagnado ( Curriculum Lattes )
Doutora em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
 
Drª. Luise Weiss ( Curriculum Lattes )
Doutora em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo

Drº. Marcos Moraes  ( Curriculum Lattes )
Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Drª. Maria Aparecida Bento ( Curriculum Lattes )
Doutora em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo
 
Drª. Mirtes Marins de Oliveira ( Curriculum Lattes )
Doutora em História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
 
Dr. Ricardo Roclaw Basbaum ( Curriculum Lattes )
Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo

Drª. Shirley Paes Leme ( Curriculum Lattes )
Doutora em Artes pela John F. Kennedy University, Estados Unidos

Últimas visitas ao cursoSolicitar informação à Instituição

Outro curso relacionado com Mestrado de Arte: