Home>Mestrado>Biotecnologia>Caxias do Sul>Mestrado em Biotecnologia - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul
 

Mestrado em Biotecnologia

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Tipo: Mestrado
Loading...

Solicite informação sem compromisso
UCS - Universidade de Caxias do Sul

Mestrado em Biotecnologia - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da UCS - Universidade de Caxias do Sul, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente

Análise da Educaedu

Pablo Nieves
Mestrado em Biotecnologia
  • Modalidade

    O curso é presencial.

  • Duração

    O curso dura 2 anos aproximadamente.

  • Certificado Oficial

    O aluno será mestre em Biotecnologia.

  • Considerações

    Atualmente, no campo da Biotecnologia, os recursos humanos são escassos. Sendo assim, a UCS oferece o curso de Mestrado em Biotecnologia, visando a formação de docentes altamente capacitados e competentes para o ensino superior, bem como para a pesquisa científica. O PPGBIO é um programa recomendado CAPES, e que obteve nota 5 na avaliação 2010 (triênio 2007/2009). Possui como linhas de pesquisas: Controle Biológico de Pragas e Doenças de Plantas, Viticultura Orgânica e Qualidade Vinícola, Microbiologia Industrial e Bioprocessos entre outros.

  • Preço do Curso

    Consultar.

  • Dirigido a

    O curso pode ser realizado por Pesquisadores, estudantes de pós-graduação, funcionários do poder público, da iniciativa privada e sociedade civil.

  • Área de atuação

    O mestre poderá dedicar-se à docência e à pesquisa em universidades públicas e privadas.

  • Salário estimado

    Um docente com mestrado ganha em torno de R$ 4500,00.

Mestrado em Biotecnologia - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul Comentários sobre Mestrado em Biotecnologia - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul
Objetivos:
- Formar recursos humanos altamente qualificados em Biotecnologia para atuarem na docência superior, na pesquisa científica e tecnológica e no setor produtivo; - Contribuir para a construção do conhecimento científico em suas áreas de atuação, através da publicação científica, entre outros meios disponíveis; - Ampliar e consolidar as relações da Universidade com o poder público e com o setor produtivo, de modo a possibilitar o aumento de investimentos em pesquisa científica e tecnológica; - Produzir e transferir à sociedade tecnologia e produtos biotecnológicos.
Dirigido a:
Graduados e pós-graduados em qualquer das áreas relacionadas à Biotecnologia
Diploma:
Mestre em Biotecnologia
Conteúdo:

Grade Curricular Completa

Disciplina Obrigatória

PGB101 - Seminários
Docente: Prof. Dr. Aldo J. P. Dillon; Prof. Dr. Juan Carrau-Bonomi.
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos em dois semestres).
Carga horária no nível de doutorado: 120 horas-aula (8 créditos em quatro semestres).
Esta disciplina consistirá de palestras e mesas-redondas sobre trabalhos de pesquisa e temas relevantes em Biotecnologia, com a participação dos corpos discente e docente do Programa e de especialistas convidados.

Cada aluno dos níveis de mestrado e doutorado deverá apresentar, no mínimo, dois ou quatro seminários, respectivamente, sendo o primeiro deles, obrigatoriamente, versando sobre seu projeto de dissertação ou tese.

Disciplinas Eletivas

PGB102 - Análises Enológicas e Qualidade Vinícola
Docente: Profa. Dra. Regina Vanderlinde
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Análises básicas do vinho empregando técnicas gravimétricas. Análises das substâncias voláteis do vinho e derivados através de técnicas de cromatografia gasosa. Análises dos componentes não voláteis do vinho e derivados por métodos que utilizam a cromatografia líquida de alta precisão. Técnicas especiais de análises para a caracterização e pesquisa de fraudes em vinhos: análises isotópicas.

PGB103 - Bioestatística e Métodos Computacionais
Docente: Prof. Dr. Alois Schäfer
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Desenho de estudos observacionais e experimentais. Escalas de medida e variáveis. Descrição dos dados, medidas de tendência central e de dispersão, apresentação em tabelas e gráficos. Probabilidade e distribuições de probabilidade. Fundamentos de amostragem. Estimativa e testes de hipótese paramétricos. Análise de variância. Correlação e regressão. Testes não paramétricos. Fundamentos da estatística multivariada, análise de cluster, de discriminância, de componentes principais e de correspondência. Estudo de casos.

PGB104 - Biossegurança e Bioética em Biotecnologia
Docente: Prof. Dr. Sérgio Olavo Pinto da Costa
Carga horária: 30 horas-aula (2 Créditos)
Ementa: Inserção da bioética na formação biotecnológica. A natureza do saber e o desenvolvimento tecnológico. Ética e existência humana. Iniciação à Bioética em Biotecnologia. Intervenção na Natureza e nos valores humanos. Conseqüências morais da revolução biológica. Bioética: aspectos globais de sua gênese e desenvolvimento. Ética e manipulação genética. Clonagem e o dilema do novo Homem. Comitês de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. Biossegurança e bioética. Transgenia em alimentos: a agricultura do futuro. A indústria do DNA, o projeto genoma e suas implicações éticas na sociedade.

PGB105 - Biologia Molecular
Docentes: Prof. Dr. Sergio Echeverrigaray e Prof. Dr. Sérgio Olavo Pinto da Costa
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Dogma da biologia molecular. Replicação, transcrição e tradução. Processamento de RNA. Regulação gênica. Controle do ciclo celular. Transposons e integrons. Compartimentalização celular e interações intracelulares.

PGB106 - Bioprocessos e Bioengenharia
Docente: Prof. Dr. Mauricio Moura da Silveira
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Conceituação de Processos Bioquímicos, Fermentativos e Enzimáticos, e Biotransformações. Principais fases dos Processos Fermentativos. Produção de metabólitos primários e secundários. Regimes de operação. Estequiometria. Cálculo de rendimentos e produtividades. Cinética de crescimento microbiano, consumo de substrato e formação de produto. Modelos matemáticos aplicados aos bioprocessos. Transferência de oxigênio e respiração microbiana. Tratamentos finais. Esterilização de equipamentos, meios e ar.

PGB107 - Bioquímica e Genética Toxicológica
Docentes: Prof. Dr. João Antonio Pêgas Henriques e Prof. Dr. Bernardo Erdtmann
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Introdução à bioquímica toxicológica. Aspectos moleculares da toxicologia. Metabolismo e suscetibilidade a xenobióticos. Dosimetria molecular das lesões induzidas por agentes físicos e químicos. Mecanismos de reparação do DNA lesado e mutagênese em células eurcaróticas. Mutagênese e seu significado evolutivo. Moduladores da mutagênese. Recombinogêsese. genotoxicidade ambiental e humana. Métodos de avaliação da genotoxicidade. Genotoxicidade, carcinogênese e teratogênese.

PGB108 - Controle Biológico de Doenças de Plantas
Docente: Profa. Dra. Rute Terezinha da Silva Ribeiro e Prof. Dra. Neiva Monteiro de Barros
Carga horária: 30 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Controle microbiológico natural e clássico de doenças de plantas. Mecanismos de controle biológico: competição, antibiose, lise, parasitismo e predação determinados pelos microrganismos antagonistas durante o ciclo da doença. Produção e regulação da produção de antibióticos, toxinas, enzimas, fitoalexinas e lectinas nas relações entre a planta hospedeira, os fitopatógenos e os antagonistas.

PGB109 - Controle Biológico de Pragas
Docente: Profa. Dra. Neiva Monteiro de Barros
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Ecossistema natural e agroecossistema. Ecologia Nutricional de Insetos. Substâncias secundárias de plantas e sua ação sobre insetos. Agentes de controle biológico (parasitas, predadores e patógenos). Proteínas vegetais, proteínas e peptídios não vegetais com atividade inseticida. Ácaros e agentes biológicos para seu controle. Insetos sociais (cupins): biologia, comportamento e controle.

PGB110 - Cultura de Tecidos e Biologia Molecular de Plantas
Docente: Prof. Dr. Sergio Echeverrigaray
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Cultura de tecidos. Micropropagação. Meios e reguladores. Calos e regeneração de plantas. Embriogênese somática. Protoplastos e fusão de protoplastos. Sistemas de transformação de plantas. Estabilidade e expressão gênica. Plantas transgênicas vantagens e riscos.

PGB111 - Diagnóstico Molecular Aplicado à Saúde
Docentes: Prof. Dr. Sergio Echeverrigaray; Profa. Dra. Suelen Paese e Prof. Dr. Eduardo P. Serafini
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Biologia molecular do câncer. Ciclo celular, proliferação celular, diferenciação e apoptose. Expressão gênica e câncer. Oncogenes e supressores de tumor. Alterações genéticas e câncer. Biologia molecular na identificação de vírus e doenças virais. Genômica no diagnóstico molecular de doenças.

PGB112 - Ecogestão e Biotecnologia para Agricultura Orgânica
Docente: Prof. Dr. Juan Carrau-Bonomi
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Análises da obra "A Conspiração Aquariana", de Marylin Ferguson e o grupo da Califórnia/USA; correlações destas obras com as de Charles Darwin e Fritjof Capra. As principais escolas de agricultura orgânica: a Teoria da Trofobiose, de Francis Chaboussau, França, a “Permacultura” de Bill Mollison e Reny Mia Slay, Austrália, “Agricultura Natural” de Masanobu Fukuoka, Japão e “Agricultura Biodinâmica” de Rudolf Stainer, Áustria/Suiça.

PGB113 - Ecologia de Ecossitemas
Docentes: Prof. Dr. Alois Schäfer e Prof. Dra. Rosane Lanzer
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Compreensão dos ecossistemas do planeta dentro da teoria de sistemas, fatores ecológicos e valência ambiental dos organismos, dinâmica das populações, biodiversidade e interações ecológicas. Impacto das alterações antropogênicas no meio ambiente.

PGB114 - Enobiotecnologia
Docente: Prof. Dr. Juan Carrau-Bonomi
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)A flora ecotípica da uva. Os acidentes ligados às primeiras vinificações.
Ementa: O conceito de flora ecotípica na perspectiva da agricultura convencional e da agricultura orgânica. A seleção e o desenvolvimento de leveduras para a enologia. Fermentações alcoólica e malolática na enologia.

PGB115 - Enologia Avançada
Docente: Prof. Dr. Juan Carrau-Bonomi
Carga horária: 60 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Viticultura para vinicultores. Preparação de mostos e sucos. Vinificação em branco e em tinto. Estabilidade física e química dos vinhos. Maturação e envelhecimento dos vinhos. Uso do anidrido sulfuroso como agente antisséptico. Métodos de transferência de mostos e sucos. Preparação, análise e avaliação de vinhos experimentais.

PGB116 - Enzimologia
Docente: Prof. Dr. Aldo José Pinheiro Dillon
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Histórico da enzimologia, enzimas industriais, classificação das enzimas, catálise enzimática, métodos de dosagem enzimática, determinação de parâmetros enzimáticos enzimas (aplicação das equações de Michaelis-Menten e de Lineaweaver-Burk). Inibição enzimática. Modelos para mecanismos enzimáticos com mais de um substrato. Modelos para aplicação de enzimas em reatores enzimáticos. Separação e purificação de enzimas.

PGB117 - Extração e Análise de Compostos de Plantas
Docente: Profa. Dra. Luciana Atti Serafini
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Plantas aromáticas e medicinais, usos e aplicações. Métodos de extração de óleos essenciais. Análises do controle de qualidade de óleos essenciais. Métodos de extração, identificação e quantificação de compostos não-voláteis (flavonóides, cumarinas, taninos e ácidos fenólicos).

PGB118 - Genética Microbiana
Docentes: Prof. Dr. Sergio Echeverrigaray; Profa. Dra. Neiva Monteiro de Barros e Prof. Dr. Sérgio Olavo Pinto da Costa
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Sistemas genéticos microbianos. Isolamento e caracterização de mutantes. Sistemas de transferência gênica e mapeamento em bactérias. Plasmídios, transposons e integrons. Análise genética mitótica e meiótica em fungos. Herança extracromossômica em fungos. Aplicação de biologia molecular ao estudo genético de microrganismos.

PGB119 - Genômica e Biologia Molecular Avançada
Docentes: Prof. Dr. Sergio Echeverrigaray e Prof. Dr. Sérgio Olavo Pinto da Costa
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Seqüenciamento de DNA. Genomas e EST. Genômica do seqüenciamento aleatório ao genoma. Identificação de ORFs e anotação. Bioinformática e bancos de dados. Genômica funcional. Proteômica e metabolômica. Seqüenciamento no estudo de populações e evolução. Genômica comparativa. Genômica e biotecnologia.

PGB120 - Interações de Interesse Biotecnológico entre Microrganismos e Plantas
Docente: Prof. Dr. João Lúcio de Azevedo
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: A diversidade microbiana associada aos vegetais: uma visão geral. Isolamento, purificação, identificação e taxonomia dos principais microrganismos que vivem em associação com plantas. Bactérias fixadoras de nitrogênio atmosférico. Fungos micorrízicos. Microbiota do solo associada a rizosfera. Microrganismos epifíticos. Microrganismos endofíticos. Microrganismos patógenos de plantas. Outras associações microrganismos-plantas, de interesse biotecnológico. Genética e melhoramento genético de microrganismos de interesse biotecnológico, associados aos vegetais. Tecnologia do DNA recombinante aplicada aos microrganismos fixadores de nitrogênio, endofíticos e patógenos de plantas.

PGB121 - Mecanismos Celulares e Moleculares da Patogenicidade Microbiana
Docentes: Prof. Dr. Sergio Echeverrigaray e Prof. Dr. Sérgio Olavo Pinto da Costa
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Bactérias e fungos patogênicos. Defesas do organismo humano. Fatores de colonização e de invasão. Evasão das defesas do organismo. Fatores de lesão celular e tissular. Genética e regulação da patogenicidade microbiana. Métodos de estudo da patogenicidade microbiana. Mecanismos de patogenicidade das principais bactérias e fungos patogênicos humanos.

PGB122 - Melhoramento Genético
Docente: Prof. Dr. Sergio Echeverrigaray
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Variabilidade genética e melhoramento. Mutação e recombinação aplicações e limites. Herança quantitativa, herdabilidade, ganho de seleção. Heterose e vigor híbrido. Métodos de seleção e seleção baseada em marcadores. Engenharia genética e melhoramento.

PGB123 - Metabolismo Intermediário
Docente: Profa. Dra. Mirian Salvador
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Enzimas e coenzimas. Introdução ao metabolismo intermediário. Glicólise aeróbica e anaeróbica. Via de Enter-Doudoroff. Ciclo das pentoses. Ciclo do ácido cítrico e do glioxalato. Fosforilação oxidativa e a nível de substrato. Gliconeogênese e glicogenólise Fotossíntese. Oxidação e biossíntese de ácidos graxos. Degradação oxidativa dos aminoácidos. Interrelações metabólicas.

PGB124 - Métodos Analíticos Aplicados à Biotecnologia
Docente: Profa. Dra. Luciana Atti Serafini
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Potenciometria: eletrodos de referência, curvas de titulação, titulação de neutralização, titulação de precipitação, titulação de oxi-redução. Espectrofotometria ultra-violeta/visível: ondas luminosas, transmitância e absorbância, fotocolorímetros, espectro de absorção, desvios da Lei de Beer, análises quantitativas. Cromatografia gasosa: sistema cromatográfico, análise qualitativa, análise quantitativa. Cromatografia líquida: definição, comparação com a cromatografia gasosa, avaliação de cromatogramas, análise qualitativa, análise quantitativa.

PGB125 - Pesquisa em Processos Biotecnológicos
Docente: Prof. Dr. Mauricio Moura da Silveira
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Preparo de meios de fermentação. Técnicas de esterilização de meios e equipamentos. Operação de equipamentos de fermentação básicos: agitador de bancada, biorreatores para fermentação submersa e em estado sólido. Condução de processos fermentativos aeróbios e anaeróbios, biotransformações e processos enzimáticos. Métodos analíticos. Construção de gráficos cinéticos de processos fermentativos utilizando “softwares”. Determinação de velocidades e velocidades específicas. Cálculo de rendimentos e produtividades de processos fermentativos a partir de resultados experimentais. Métodos experimentais de determinação da velocidade de coeficiente volumétrico de transferência de oxigênio e da respiração microbiana.

PGB126 - Radicais Livres e Antioxidantes
Docente: Profa. Dra. Mirian Salvador
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Radicais livres e espécies reativas. Antioxidantes enzimáticos e não enzimáticos. Estresse oxidativo e doenças. Estresse oxidativo e exercício físico.

PGB127 - Toxicologia Ambiental e Bioindicadores
Docentes: Prof. Dr. Alois Schäfer e Profa. Dra. Rosane Lanzer
Caraga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Compostos tóxicos, biotransformação, bioacumulação e biomagnificação, fator de bioacumulação, testes toxicológicos padronizados in vivo e in vitro, testes ecotoxicológicos, bioindicação da qualidade ambiental, verificação de efeitos agudos e crônicos, letais e subletais, ruptores endócrinos, avaliação do risco.

PGB128 - Tratamento Biológico de Efluentes
Docentes: Profa. Dra. Cláudia Echevenguá Teixeira
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Caracterização biológica de águas e de resíduos. Microbiologia do tratamento aeróbio. Microbiologia do tratamento anaeróbio. Processos biológicos de transformação de resíduos: compostagem e digestão anaeróbia. Estudo de caso: tratamento de águas residuárias: processo de lodo ativados. Estudo de caso: lagoas de estabilização. Estabilidade biológica das águas tratadas - conceituação e aplicação. Processo de controle biológico em ETEs: desinfecção. Processo de controle biológico em ETEs: processos com membranas.

PGB129 - Tópicos Especiais em Biotecnologia
Esta disciplina não tem uma ementa permanente, constituindo-se num espaço para a realização de cursos sobre temas específicos e atuais em Biotecnologia ministrados por docentes convidados.

PGB131 - Redação Científica
Docente: Prof. Diego Bonatto
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: fornecer elementos teóricos fundamentais sobre como organizar, sistematizar e instrumentalizar a tarefa de redigir relatórios de pesquisa científica; oferecer respostas a questões e problemas inerentes à tarefa de redação; desenvolver a habilidade específica de redação de diferentes tipos de comunicação escrita da pesquisa científica (resumos de congressos, artigos originais, artigos de revisão, editorial, cartas ao editor/autor, projetos de pesquisa); oferecer os elementos básicos da linguagem e nomenclatura biomédica; possibilitar o exercício de redigir artigos respeitando as normas internacionais de publicação científica.

Últimas visitas ao curso

Outro curso relacionado com Mestrado de Biotecnologia: