Mestrado em Biotecnologia

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Mestrado em Biotecnologia

  • Modalidade
    O curso é presencial.
  • Duração
    O curso dura 2 anos aproximadamente.
  • Certificado oficial
    O aluno será mestre em Biotecnologia.
  • Considerações
    Atualmente, no campo da Biotecnologia, os recursos humanos são escassos. Sendo assim, a UCS oferece o curso de Mestrado em Biotecnologia, visando a formação de docentes altamente capacitados e competentes para o ensino superior, bem como para a pesquisa científica. O PPGBIO é um programa recomendado CAPES, e que obteve nota 5 na avaliação 2010 (triênio 2007/2009). Possui como linhas de pesquisas: Controle Biológico de Pragas e Doenças de Plantas, Viticultura Orgânica e Qualidade Vinícola, Microbiologia Industrial e Bioprocessos entre outros.
  • Dirigido a
    O curso pode ser realizado por Pesquisadores, estudantes de pós-graduação, funcionários do poder público, da iniciativa privada e sociedade civil.
  • Área de atuação
    O mestre poderá dedicar-se à docência e à pesquisa em universidades públicas e privadas.

Comentários sobre Mestrado em Biotecnologia - Presencial - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    - Formar recursos humanos altamente qualificados em Biotecnologia para atuarem na docência superior, na pesquisa científica e tecnológica e no setor produtivo; - Contribuir para a construção do conhecimento científico em suas áreas de atuação, através da publicação científica, entre outros meios disponíveis; - Ampliar e consolidar as relações da Universidade com o poder público e com o setor produtivo, de modo a possibilitar o aumento de investimentos em pesquisa científica e tecnológica; - Produzir e transferir à sociedade tecnologia e produtos biotecnológicos.
  • Dirigido a
    Graduados e pós-graduados em qualquer das áreas relacionadas à Biotecnologia
  • Titulação
    Mestre em Biotecnologia
  • Conteúdo

    Grade Curricular Completa

    Disciplina Obrigatória

    PGB101 - Seminários
    Docente: Prof. Dr. Aldo J. P. Dillon; Prof. Dr. Juan Carrau-Bonomi.
    Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos em dois semestres).
    Carga horária no nível de doutorado: 120 horas-aula (8 créditos em quatro semestres).
    Esta disciplina consistirá de palestras e mesas-redondas sobre trabalhos de pesquisa e temas relevantes em Biotecnologia, com a participação dos corpos discente e docente do Programa e de especialistas convidados.

    Cada aluno dos níveis de mestrado e doutorado deverá apresentar, no mínimo, dois ou quatro seminários, respectivamente, sendo o primeiro deles, obrigatoriamente, versando sobre seu projeto de dissertação ou tese.

    Disciplinas Eletivas

    PGB102 - Análises Enológicas e Qualidade Vinícola
    Docente: Profa. Dra. Regina Vanderlinde
    Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
    Ementa: Análises básicas do vinho empregando técnicas gravimétricas. Análises das substâncias voláteis do vinho e derivados através de técnicas de cromatografia gasosa. Análises dos componentes não voláteis do vinho e derivados por métodos que utilizam a cromatografia líquida de alta precisão. Técnicas especiais de análises para a caracterização e pesquisa de fraudes em vinhos: análises isotópicas.

    PGB103 - Bioestatística e Métodos Computacionais
    Docente: Prof. Dr. Alois Schäfer
    Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
    Ementa: Desenho de estudos observacionais e experimentais. Escalas de medida e variáveis. Descrição dos dados, medidas de tendência central e de dispersão, apresentação em tabelas e gráficos. Probabilidade e distribuições de probabilidade. Fundamentos de amostragem. Estimativa e testes de hipótese paramétricos. Análise de variância. Correlação e regressão. Testes não paramétricos. Fundamentos da estatística multivariada, análise de cluster, de discriminância, de componentes principais e de correspondência. Estudo de casos.

    PGB104 - Biossegurança e Bioética em Biotecnologia
    Docente: Prof. Dr. Sérgio Olavo Pinto da Costa
    Carga horária: 30 horas-aula (2 Créditos)
    Ementa: Inserção da bioética na formação biotecnológica. A natureza do saber e o desenvolvimento tecnológico. Ética e existência humana. Iniciação à Bioética em Biotecnologia. Intervenção na Natureza e nos valores humanos. Conseqüências morais da revolução biológica. Bioética: aspectos globais de sua gênese e desenvolvimento. Ética e manipulação genética. Clonagem e o dilema do novo Homem. Comitês de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. Biossegurança e bioética. Transgenia em alimentos: a agricultura do futuro. A indústria do DNA, o projeto genoma e suas implicações éticas na sociedade.

    PGB105 - Biologia Molecular
    Docentes: Prof. Dr. Sergio Echeverrigaray e Prof. Dr. Sérgio Olavo Pinto da Costa
    Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
    Ementa: Dogma da biologia molecular. Replicação, transcrição e tradução. Processamento de RNA. Regulação gênica. Controle do ciclo celular. Transposons e integrons. Compartimentalização celular e interações intracelulares.

    PGB106 - Bioprocessos e Bioengenharia
    Docente: Prof. Dr. Mauricio Moura da Silveira
    Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
    Ementa: Conceituação de Processos Bioquímicos, Fermentativos e Enzimáticos, e Biotransformações. Principais fases dos Processos Fermentativos. Produção de metabólitos primários e secundários. Regimes de operação. Estequiometria. Cálculo de rendimentos e produtividades. Cinética de crescimento microbiano, consumo de substrato e formação de produto. Modelos matemáticos aplicados aos bioprocessos. Transferência de oxigênio e respiração microbiana. Tratamentos finais. Esterilização de equipamentos, meios e ar.

    PGB107 - Bioquímica e Genética Toxicológica
    Docentes: Prof. Dr. João Antonio Pêgas Henriques e Prof. Dr. Bernardo Erdtmann
    Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
    Ementa: Introdução à bioquímica toxicológica. Aspectos moleculares da toxicologia. Metabolismo e suscetibilidade a xenobióticos. Dosimetria molecular das lesões induzidas por agentes físicos e químicos. Mecanismos de reparação do DNA lesado e mutagênese em células eurcaróticas. Mutagênese e seu significado evolutivo. Moduladores da mutagênese. Recombinogêsese. genotoxicidade ambiental e humana. Métodos de avaliação da genotoxicidade. Genotoxicidade, carcinogênese e teratogênese.

    PGB108 - Controle Biológico de Doenças de Plantas
    Docente: Profa. Dra. Rute Terezinha da Silva Ribeiro e Prof. Dra. Neiva Monteiro de Barros
    Carga horária: 30 horas-aula (4 créditos)
    Ementa: Controle microbiológico natural e clássico de doenças de plantas. Mecanismos de controle biológico: competição, antibiose, lise, parasitismo e predação determinados pelos microrganismos antagonistas durante o ciclo da doença. Produção e regulação da produção de antibióticos, toxinas, enzimas, fitoalexinas e lectinas nas relações entre a planta hospedeira, os fitopatógenos e os antagonistas.

    PGB109 - Controle Biológico de Pragas
    Docente: Profa. Dra. Neiva Monteiro de Barros
    Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
    Ementa: Ecossistema natural e agroecossistema. Ecologia Nutricional de Insetos. Substâncias secundárias de plantas e sua ação sobre insetos. Agentes de controle biológico (parasitas, predadores e patógenos). Proteínas vegetais, proteínas e peptídios não vegetais com atividade inseticida. Ácaros e agentes biológicos para seu controle. Insetos sociais (cupins): biologia, comportamento e controle.

    PGB110 - Cultura de Tecidos e Biologia Molecular de Plantas
    Docente: Prof. Dr. Sergio Echeverrigaray
    Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
    Ementa: Cultura de tecidos. Micropropagação. Meios e reguladores. Calos e regeneração de plantas. Embriogênese somática. Protoplastos e fusão de protoplastos. Sistemas de transformação de plantas. Estabilidade e expressão gênica. Plantas transgênicas vantagens e riscos.

    PGB111 - Diagnóstico Molecular Aplicado à Saúde
    Docentes: Prof. Dr. Sergio Echeverrigaray; Profa. Dra. Suelen Paese e Prof. Dr. Eduardo P. Serafini
    Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
    Ementa: Biologia molecular do câncer. Ciclo celular, proliferação celular, diferenciação e apoptose. Expressão gênica e câncer. Oncogenes e supressores de tumor. Alterações genéticas e câncer. Biologia molecular na identificação de vírus e doenças virais. Genômica no diagnóstico molecular de doenças.

    PGB112 - Ecogestão e Biotecnologia para Agricultura Orgânica
    Docente: Prof. Dr. Juan Carrau-Bonomi
    Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
    Ementa: Análises da obra A Conspiração Aquariana, de Marylin Ferguson e o grupo da Califórnia/USA; correlações destas obras com as de Charles Darwin e Fritjof Capra. As principais escolas de agricultura orgânica: a Teoria da Trofobiose, de Francis Chaboussau, França, a “Permacultura” de Bill Mollison e Reny Mia Slay, Austrália, “Agricultura Natural” de Masanobu Fukuoka, Japão e “Agricultura Biodinâmica” de Rudolf Stainer, Áustria/Suiça.

    PGB113 - Ecologia de Ecossitemas
    Docentes: Prof. Dr. Alois Schäfer e Prof. Dra. Rosane Lanzer
    Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
    Ementa: Compreensão dos ecossistemas do planeta dentro da teoria de sistemas, fatores ecológicos e valência ambiental dos organismos, dinâmica das populações, biodiversidade e interações ecológicas. Impacto das alterações antropogênicas no meio ambiente.

    PGB114 - Enobiotecnologia
    Docente: Prof. Dr. Juan Carrau-Bonomi
    Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)A flora ecotípica da uva. Os acidentes ligados às primeiras vinificações.
    Ementa: O conceito de flora ecotípica na perspectiva da agricultura convencional e da agricultura orgânica. A seleção e o desenvolvimento de leveduras para a enologia. Fermentações alcoólica e malolática na enologia.

    PGB115 - Enologia Avançada
    Docente: Prof. Dr. Juan Carrau-Bonomi
    Carga horária: 60 horas-aula (2 créditos)
    Ementa: Viticultura para vinicultores. Preparação de mostos e sucos. Vinificação em branco e em tinto. Estabilidade física e química dos vinhos. Maturação e envelhecimento dos vinhos. Uso do anidrido sulfuroso como agente antisséptico. Métodos de transferência de mostos e sucos. Preparação, análise e avaliação de vinhos experimentais.

    PGB116 - Enzimologia
    Docente: Prof. Dr. Aldo José Pinheiro Dillon
    Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
    Ementa: Histórico da enzimologia, enzimas industriais, classificação das enzimas, catálise enzimática, métodos de dosagem enzimática, determinação de parâmetros enzimáticos enzimas (aplicação das equações de Michaelis-Menten e de Lineaweaver-Burk). Inibição enzimática. Modelos para mecanismos enzimáticos com mais de um substrato. Modelos para aplicação de enzimas em reatores enzimáticos. Separação e purificação de enzimas.

    PGB117 - Extração e Análise de Compostos de Plantas
    Docente: Profa. Dra. Luciana Atti Serafini
    Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
    Ementa: Plantas aromáticas e medicinais, usos e aplicações. Métodos de extração de óleos essenciais. Análises do controle de qualidade de óleos essenciais. Métodos de extração, identificação e quantificação de compostos não-voláteis (flavonóides, cumarinas, taninos e ácidos fenólicos).

    PGB118 - Genética Microbiana
    Docentes: Prof. Dr. Sergio Echeverrigaray; Profa. Dra. Neiva Monteiro de Barros e Prof. Dr. Sérgio Olavo Pinto da Costa
    Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
    Ementa: Sistemas genéticos microbianos. Isolamento e caracterização de mutantes. Sistemas de transferência gênica e mapeamento em bactérias. Plasmídios, transposons e integrons. Análise genética mitótica e meiótica em fungos. Herança extracromossômica em fungos. Aplicação de biologia molecular ao estudo genético de microrganismos.

    PGB119 - Genômica e Biologia Molecular Avançada
    Docentes: Prof. Dr. Sergio Echeverrigaray e Prof. Dr. Sérgio Olavo Pinto da Costa
    Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
    Ementa: Seqüenciamento de DNA. Genomas e EST. Genômica do seqüenciamento aleatório ao genoma. Identificação de ORFs e anotação. Bioinformática e bancos de dados. Genômica funcional. Proteômica e metabolômica. Seqüenciamento no estudo de populações e evolução. Genômica comparativa. Genômica e biotecnologia.

    PGB120 - Interações de Interesse Biotecnológico entre Microrganismos e Plantas
    Docente: Prof. Dr. João Lúcio de Azevedo
    Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
    Ementa: A diversidade microbiana associada aos vegetais: uma visão geral. Isolamento, purificação, identificação e taxonomia dos principais microrganismos que vivem em associação com plantas. Bactérias fixadoras de nitrogênio atmosférico. Fungos micorrízicos. Microbiota do solo associada a rizosfera. Microrganismos epifíticos. Microrganismos endofíticos. Microrganismos patógenos de plantas. Outras associações microrganismos-plantas, de interesse biotecnológico. Genética e melhoramento genético de microrganismos de interesse biotecnológico, associados aos vegetais. Tecnologia do DNA recombinante aplicada aos microrganismos fixadores de nitrogênio, endofíticos e patógenos de plantas.

    PGB121 - Mecanismos Celulares e Moleculares da Patogenicidade Microbiana
    Docentes: Prof. Dr. Sergio Echeverrigaray e Prof. Dr. Sérgio Olavo Pinto da Costa
    Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
    Ementa: Bactérias e fungos patogênicos. Defesas do organismo humano. Fatores de colonização e de invasão. Evasão das defesas do organismo. Fatores de lesão celular e tissular. Genética e regulação da patogenicidade microbiana. Métodos de estudo da patogenicidade microbiana. Mecanismos de patogenicidade das principais bactérias e fungos patogênicos humanos.

    PGB122 - Melhoramento Genético
    Docente: Prof. Dr. Sergio Echeverrigaray
    Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
    Ementa: Variabilidade genética e melhoramento. Mutação e recombinação aplicações e limites. Herança quantitativa, herdabilidade, ganho de seleção. Heterose e vigor híbrido. Métodos de seleção e seleção baseada em marcadores. Engenharia genética e melhoramento.

    PGB123 - Metabolismo Intermediário
    Docente: Profa. Dra. Mirian Salvador
    Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
    Ementa: Enzimas e coenzimas. Introdução ao metabolismo intermediário. Glicólise aeróbica e anaeróbica. Via de Enter-Doudoroff. Ciclo das pentoses. Ciclo do ácido cítrico e do glioxalato. Fosforilação oxidativa e a nível de substrato. Gliconeogênese e glicogenólise Fotossíntese. Oxidação e biossíntese de ácidos graxos. Degradação oxidativa dos aminoácidos. Interrelações metabólicas.

    PGB124 - Métodos Analíticos Aplicados à Biotecnologia
    Docente: Profa. Dra. Luciana Atti Serafini
    Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
    Ementa: Potenciometria: eletrodos de referência, curvas de titulação, titulação de neutralização, titulação de precipitação, titulação de oxi-redução. Espectrofotometria ultra-violeta/visível: ondas luminosas, transmitância e absorbância, fotocolorímetros, espectro de absorção, desvios da Lei de Beer, análises quantitativas. Cromatografia gasosa: sistema cromatográfico, análise qualitativa, análise quantitativa. Cromatografia líquida: definição, comparação com a cromatografia gasosa, avaliação de cromatogramas, análise qualitativa, análise quantitativa.

    PGB125 - Pesquisa em Processos Biotecnológicos
    Docente: Prof. Dr. Mauricio Moura da Silveira
    Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
    Ementa: Preparo de meios de fermentação. Técnicas de esterilização de meios e equipamentos. Operação de equipamentos de fermentação básicos: agitador de bancada, biorreatores para fermentação submersa e em estado sólido. Condução de processos fermentativos aeróbios e anaeróbios, biotransformações e processos enzimáticos. Métodos analíticos. Construção de gráficos cinéticos de processos fermentativos utilizando “softwares”. Determinação de velocidades e velocidades específicas. Cálculo de rendimentos e produtividades de processos fermentativos a partir de resultados experimentais. Métodos experimentais de determinação da velocidade de coeficiente volumétrico de transferência de oxigênio e da respiração microbiana.

    PGB126 - Radicais Livres e Antioxidantes
    Docente: Profa. Dra. Mirian Salvador
    Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
    Ementa: Radicais livres e espécies reativas. Antioxidantes enzimáticos e não enzimáticos. Estresse oxidativo e doenças. Estresse oxidativo e exercício físico.

    PGB127 - Toxicologia Ambiental e Bioindicadores
    Docentes: Prof. Dr. Alois Schäfer e Profa. Dra. Rosane Lanzer
    Caraga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
    Ementa: Compostos tóxicos, biotransformação, bioacumulação e biomagnificação, fator de bioacumulação, testes toxicológicos padronizados in vivo e in vitro, testes ecotoxicológicos, bioindicação da qualidade ambiental, verificação de efeitos agudos e crônicos, letais e subletais, ruptores endócrinos, avaliação do risco.

    PGB128 - Tratamento Biológico de Efluentes
    Docentes: Profa. Dra. Cláudia Echevenguá Teixeira
    Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
    Ementa: Caracterização biológica de águas e de resíduos. Microbiologia do tratamento aeróbio. Microbiologia do tratamento anaeróbio. Processos biológicos de transformação de resíduos: compostagem e digestão anaeróbia. Estudo de caso: tratamento de águas residuárias: processo de lodo ativados. Estudo de caso: lagoas de estabilização. Estabilidade biológica das águas tratadas - conceituação e aplicação. Processo de controle biológico em ETEs: desinfecção. Processo de controle biológico em ETEs: processos com membranas.

    PGB129 - Tópicos Especiais em Biotecnologia
    Esta disciplina não tem uma ementa permanente, constituindo-se num espaço para a realização de cursos sobre temas específicos e atuais em Biotecnologia ministrados por docentes convidados.

    PGB131 - Redação Científica
    Docente: Prof. Diego Bonatto
    Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
    Ementa: fornecer elementos teóricos fundamentais sobre como organizar, sistematizar e instrumentalizar a tarefa de redigir relatórios de pesquisa científica; oferecer respostas a questões e problemas inerentes à tarefa de redação; desenvolver a habilidade específica de redação de diferentes tipos de comunicação escrita da pesquisa científica (resumos de congressos, artigos originais, artigos de revisão, editorial, cartas ao editor/autor, projetos de pesquisa); oferecer os elementos básicos da linguagem e nomenclatura biomédica; possibilitar o exercício de redigir artigos respeitando as normas internacionais de publicação científica.

Últimas visitas ao curso

"Eu sou de Lisboa, Portugal, e estou a acabar a licenciatura em biologia celular e molecular na faculdade de ciências e tecnologia da universidade nova de Lisboa. Eu gostaria de fazer um mestrado em biotecnologia e gostava de o fazer no Brasil. Eu queria saber mais informaçoes sobre este mestrado na universidade de Caxias do Sul e quanto são as propinas, quais os prazos de inscrição, se há ou não bolsas de estudo para apoio ao estudante. "

Vasco para Mestrado em Biotecnologia

Exterior

"Sou professora de biologia, formada pela UNISC e tenho pós-graduação "latu sensu" em educação ambiental e sanitária, pelas faculdades integradas de amparo e também tenho pós-graduação em iridologia-irisdiagnose pela faculdade de ciências da saúde de São Paulo, que cursei na PUCRS. Eu tenho interesse em mestrado na área de biologia e gostaria de saber se é necessário apresentar um pré-projeto; se é necessário domínio de língua estrangeira."

Rosangela para Mestrado em Biotecnologia

Rio Grande do Sul

"O meu filho estuda biologia na universidade nova de Lisboa e termina o curso no ano de 2012 e manifestou-me a vontade de continuar os estudos fazendo o mestrado numa universidade brasileira e por isso eu como pai gostaria de poder ser informado sobre que mestrados existem nessa universidade e o que fazer? "

Manuel para Mestrado em Biotecnologia

Exterior

Outro curso relacionado com biotecnologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |