Mestrado em Ciência da Motricidade Humana

Solicite informação sem compromisso Universidade Castelo Branco

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Max A.

Max A.

Mestrado em Ciência da Motricidade Humana

  • Modalidade
    O Mestrado em Ciência da Motricidade Humana é apresentado sob modalidade presencial.
  • Duração
    A informação não está disponível.
  • Certificado oficial
    O diploma de Mestre em Ciência da Motricidade Humana será concedido plea UCB.
  • Considerações
    O objetivo do curso é capacitar os profissionais para a área da investigação científica, no que diz respeito ao movimento humano.
  • Dirigido a
    Este mestrado está voltado a fisioterapeutas, pedagogos, profissionais de Educação Física, psicólogos e todos aqueles que se interessem pela ciência e saúde.
  • Área de atuação
    O profissional desta área pode trabalhar em clínicas médicas, hospitais, em clínicas de fisioterapia, ou lugares aptos para consultar e avaliar o paciente, além de realizar investigações.

Comentários sobre Mestrado em Ciência da Motricidade Humana - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Objectivos
    O PROCIMH, atualmente conta com o Curso de Mestrado em Ciência da Motricidade Humana, que se destina a formar os profissionais de distintas graduações que desejem eixar suas investigações na problemática do movimento humano. Desta forma ao longo dos anos de existência do Mestrado, já foram titulados mestres em ciência (M.Sc.): analistas de sistema, biólogos, bioquímicos, enfermeiros, farmacêuticos, físicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, pedagogos, profissionais de Educação Física, psicólogos, químicos e terapeutas educacionais.
  • Dirigido a
    analistas de sistema, biólogos, bioquímicos, enfermeiros, farmacêuticos, físicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, pedagogos, profissionais de Educação Física, psicólogos, químicos e terapeutas educacionais.
  • Titulação
    Mestre em Ciência da Motricidade Humana
  • Conteúdo
    O currículo do PROCIMH incluirá em seu rol as disciplinas preparatórias, de formação e de aprofundamento.

    1. DISCIPLINAS PREPARATÓRIAS 2. DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO 3.DISCIPLINAS DE APROFUNDAMENTO
    Conceito
    Conceito
    Conceito
    Essas disciplinas visam a melhor preparação dos candidatos ao Mestrado. Um primeiro contato com as questões fundamentais das áreas de concentração do curso e a iniciação nas práticas laboratoriais das diferentes linhas de pesquisa oferecidas. Visam à oferta do instrumental teórico e metodológico fundamental para a compreensão das questões próprias ao campo do saber da Ciência da Motricidade Humana. Visam ao aprofundamento teórico e metodológico necessário a oferta das condições de orientação para a conclusão da dissertação.
    Público
    Público
    Público
    Alunos que tenham sido aprovados no exame de Seleção para o Mestrado; e/ou alunos que queiram cursá-las como Disciplinas Isoladas. Alunos regulares do Mestrado que já tenham cursado as Disciplinas Preparatórias. Alunos regulares do Mestrado que tenham cumprido os nove créditos das disciplinas Preparatórias e os nove créditos das disciplinas de Formação Importante: os interessados poderão cursar quantas disciplinas preparatórias quiserem e acharem importantes para a sua formação, mas só tres ( = nove créditos) poderão ser aproveitadas para integralização dos créditos do Mestrado.    
    Créditos
    Créditos
    Créditos
    9 créditos (ou 3 disciplinas) 9 créditos 21 créditos     TOTAL de créditos necessários para a integralização do Mestrado e defesa da dissertação: 39 créditos.
    VÍNCULO DOS ALUNOS EM CADA UMA DAS ETAPAS
    Contrato a ser assinado pelo aluno a cada quadrimestre, contemplando as disciplinas a serem cursadas. Contrato a ser assinado pelo aluno regular do mestrado ao iniciar a etapa das Disciplinas de Formação e contemplando, portanto, as duas etapas: de Formação e de Aprofundamento, até a defesa e aprovação da dissertação e obtenção do grau de Mestre.  
    . ESTRUTURA CURRICULAR DE CADA UMA DAS ETAPAS DO MESTRADO
    Disciplinas Preparatórias/Isoladas
    Disciplinas de Formação
    Disciplinas de Aprofundamento

    1.Seminário de Métodos de Leitura e Escrita de Trabalho Científico

    2. Disciplinas que ofereçam base teórica para as Áreas de Concentração do Mestrado e respectivas Linhas de Pesquisa. a) Dimensão Biofísica da MH - as Disciplinas correspondentes à essa área de concentração poderão ser oferecidas por qualquer professor da mesma. - o Colegiado deve fazer uma relação das disciplinas aí cabíveis, dentro do conceito e finalidade das Disciplinas Preparatórias. Essas disciplinas teóricas podem se desdobrar em uma parte teórica e uma parte prática, possibilitando ao aluno a experiência da pesquisa em Laboratório. Nas respectivas ementas deve estar bem clara a articulação desejada entre a teoria e a prática. A disciplina de caráter teórico-prático valerá 3 créditos.

    1. Métodos e Técnicas de Pesquisa (a ser oferecida para todos os alunos).

    2. Epistemologia da Ciência da Motricidade Humana.

    3. Didática e Prática do Ensino Superior - destinada aos alunos que não fizeram licenciatura e não têm Experiência docente comprovada. Para os alunos que já tenham diploma de licenciatura e experiência docente(exige-se comprovante), essa disciplina será substituída por Prática Laboratorial.

    4. Outra disciplina de caráter formativo, a critério do orientador, de modo que o aluno possa completar os nove créditos exigidos nessa etapa de formação.

    O aluno pode escolher, sob orientação de seu orientador, entre as disciplinas de Aprofundamento que fazem parte da estrutura curricular do Mestrado, de modo a cumprir os 21 créditos que faltam para integralizar os 39 créditos necessários. b) Dimensão sócio-histórica da MH: CondiçõesSócio-Históricas da Ciência da Motricidade Humana- e outra disciplina indicada pelo orientador, na mesma área de concentração.    

     

    As atividades de pesquisa estarão articuladas em duas áreas de concentração que se desdobram em Linhas de Pesquisa com os seus respectivos projetos.

    Área de Concentração I - Dimensão Biofísica da Motricidade Humana, estruturada com as seguintes Linhas de Pesquisa:

    - Estudo das Variáveis Biofísicas das Condutas e Comportamentos Motores;

    - Atividades Físicas, Epidemiologia e Performance Motora,

    - Mecanismos e Processos da Aprendizagem Hábil Motora.

    Área de Concentração II - Dimensão Sócio-Histórica da Motricidade Humana, estruturada com a seguinte Linha de Pesquisa:

    - Estudos filosóficos, sócio-políticos, psico-sociais e educacionais da Motricidade Humana.

    É exigido do mestrando cumprir as determinações contidas no Edital do Exame de Seleção e ainda como requisito parcial à obtenção do título de mestre, integralizar um mínimo de 39 créditos, aí incluídos 9 (nove) correspondentes ao aproveitamento das disciplinas preparatórias, 9 (nove) créditos obtidos com as disciplinas de formação e 21, com as disciplinas de aprofundamento.

    O plano de estudo do aluno deverá ser elaborado em conjunto com o orientador.

    A aprovação em cada disciplina dependerá da apuração da freqüência (75%) e do aproveitamento escolar na forma prevista ( nota mínima igual a sete. Cada unidade de crédito será correspondente a 15 (quinze) horas-aula. Para cálculo da carga horária total do curso, incluir-se-ão as aulas teóricas, teórico-práticas, atividades de pesquisa, estágios orientados ou supervisionados e outros trabalhos acadêmicos que o Colegiado do Mestrado aprovar.

    O Curso de Mestrado terá duração mínima de 18 (dezoito) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses.

    Por solicitação justificada do orientador de dissertação, o prazo para sua apresentação poderá ser prorrogado por 6 (seis) meses além da duração prevista, mediante aprovação do Colegiado.

    O corpo docente do PROCIMH é constituído por três categorias distintas de professores, todos com o título de Doutor ou equivalente:

    Professores Permanentes: os docentes com carga horária de 40 horas semanais, com pelo menos 80% dessa carga dedicada ao Programa (ensino, pesquisa e orientação).

    Professores Colaboradores: docentes da UCB, eventualmente lotados no PROCIMH.

    Professores Visitantes: os doutores vinculados a outras IES, com participação limitada e eventual em atividades de ensino, pesquisa ou orientação junto ao PROCIMH.

    O PROCIMH poderá admitir diplomados em Cursos de Graduação de diversas áreas, entretanto, será exigido que toda a produção do conhecimento seja inserida no contexto das Linhas de Pesquisa em vigor no Programa.

    Anualmente será publicado o edital do exame de seleção de candidatos ao PROCIMH, aprovado pelo Colegiado, apreciado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, homologado pelo Reitor.

    Será permitida a transferência de alunos que cursaram programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela CAPES , mediante parecer da Comissão designada para examinar pedidos de transfêrencia e aprovação pelo Colegiado do PROCIMH.

Outro curso relacionado com ciências médicas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |