Home>Mestrado>Biotecnologia>Asa Norte>Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia - Asa Norte - Brasília Distrito Federal
 

Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Tipo: Mestrado
Loading...

Solicite informação sem compromisso
Universidade Católica de Brasília

Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia - Asa Norte - Brasília Distrito Federal

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da Universidade Católica de Brasília, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente

Análise da Educaedu

Mônica Almeida
Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia
  • Modalidade

    O Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia é aplicado à distância, na Universidade Católica de Brasilia.

  • Certificado Oficial

    Ao final do curso será entregue o Certificado de Conclusão.

  • Considerações

    Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia da Universidade Católica de Brasilia, qualifica o profissional na formação de recursos humanos em Ciências com foco nos avanços da genética.

  • Preço do Curso

    Consultar preço.

  • Dirigido a

    Pessoas com curso de nível superior interessados na área.

  • Área de atuação

    A área de atuação para este profissional é bastante diversificada podendo atuar em desenvolvimento de técnicas científicas nos distintos segmentos de trabalho como: Ensino, pesquisa, prestação de serviços e outros.

  • Salário estimado

    O salário para este profissional especializado pode variar entre R$ 4.680,00 à 6.750,00.

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia - Asa Norte - Brasília Distrito Federal Comentários sobre Mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia - Asa Norte - Brasília Distrito Federal
Objetivos:
O Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Ciências Genômicas e Biotecnologia, da Universidade Católica de Brasília (UCB), em nível de Mestrado e Doutorado, tem por objetivos:

1 - Formação de recursos humanos em Ciências Genômicas e Biotecnologia, com foco nos avanços recentes da genética, bioquímica, biologia molecular e bioinformática;

2 - Formação de recursos humanos, com perfil técnico-científico e ético, capacidade criativa e empreendedora, demandados pelo mercado de trabalho, atual e futuro, voltado para as ciências da vida;

3 - Desenvolvimento de projetos de pesquisa e projetos tecnológicos em sistemas vegetais, animais e microorganismos centrados no entendimento e utilização de genes e genomas com vistas à geração de conhecimentos, processos e produtos por meio de tecnologias genômicas;

4 - Integração dos alunos de mestrado e doutorado nas atividades dos cursos de graduação visando capacitá-los para a docência universitária;

5 - Promoção de intercâmbio com instituições nacionais e internacionais de P&D, para ampliar a base de conhecimento e a experiência profissional.
Conteúdo:
Histórico

A Biologia moderna é fortemente embasada nas áreas de Ciências Genômicas e Biotecnologia. Estas áreas vêm revolucionando as atividades de pesquisa e desenvolvimento das chamadas Ciências da Vida. Os avanços recentes de pesquisa e desenvolvimento, por exemplo, incluem tecnologias cada vez mais sofisticadas e eficientes para gerar, analisar e interpretar grandes quantidades de dados de seqüenciamento de DNA. Estes avanços permitem ainda localizar genes de interesse em qualquer parte do genoma, descobrir os genes que controlam características de interesse econômico, analisar expressão gênica de milhares de genes simultaneamente ou ainda desenhar e introduzir construções gênicas específicas em espécies alvo. Alia-se a isso a integração do conhecimento biológico com os recursos da informática, inaugurando a era do processamento em escala de dados de DNA de diferentes organismos. A comparação direta da informação genética entre organismos, através do estabelecimento de redes de conhecimento, permite, em última análise, conectar todas as formas de vida existentes. Neste cenário, o jovem estudante interessado em aprofundar seus estudos neste promissor campo de trabalho tem uma nova opção de treinamento acadêmico em Brasília: o Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Ciências Genômicas e Biotecnologia da UCB.

A Universidade Católica de Brasília considera que o conhecimento e a informação provenientes das Ciências Genômicas e da Biotecnologia vem produzindo impactos significativos no agronegócio, na saúde, na solução de problemas ambientais, na investigação forense, na indústria e na prestação de serviços. Esta revolução na área das Ciências Biológicas influenciará cada vez mais a prática da medicina e da agricultura no futuro, abrindo novas perspectivas para decifrar, proteger e utilizar, de forma racional, a biodiversidade existente.

O Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Ciências Genômicas e Biotecnologia foi implementado no ano de 2000 e aprovado com conceito cinco (5,0 - MESTRADO) em 2002 e conceito cinco (5,0 - DOUTORADO) em 2004 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Ministério da Educação. A concepção do Programa baseou-se na premissa de que o fortalecimento da pesquisa em Ciências da Vida deve ser feito através da consolidação de um Núcleo de Excelência, voltado para pesquisa básica, multidisciplinar e cooperativa nas atividades acadêmicas. Este Núcleo tem por missão ainda a criação de oportunidades de interação com o setor produtivo de bens, como usuário do conhecimento científico e tecnológico. O Núcleo de Excelência do Programa é embasado em:

• um corpo de professores altamente qualificados, treinados em reconhecidos centros de pesquisa brasileiros e internacionais, com experiência na utilização das tecnologias mais avançadas da biologia moderna;
• uma infraestrutura adequada ao ensino e pesquisa nestas áreas;
• na capacidade de atração de talentos estudantis com motivação e dedicação plena às atividades da pós-graduação;
• na estreita colaboração com as instituições de ensino e de pesquisa nacionais e internacionais, contribuindo para a consolidação do Centro-Oeste como um pólo de ciência e tecnologia competente na área de ciências genômicas e biotecnologia.



Áreas de Concentração:
1. Ciências genômicas.
2. Genética molecular e de populações.
3. Biotecnologia molecular.


Linhas de Pesquisas:
1. Biologia molecular de microrganismos, plantas e animais.
Descrição: Organização de material genético em procariotos e eucariotos. Estrutura e caracterização de genes. Manipulação genética de microrganismos. Prospecção e análise de genes. Proteinas relacionadas a defesas em plantas.

2. Melhoramento genético molecular de plantas.
Descrição: Caracterização e isolamento de genes. Desenvolvimento. de marcadores. Construção de mapas genéticos. Mapeamento de caracteres qualitativos e quantitativos (QTLs). Melhoramento assistido por marcadores. Análise, quantificação e uso da variabilidade de bancos de germoplasma.

3. Genética de populações de microrganismos, plantas, animais e humanas.
Descrição: Quantificação e análise da diversidade de pop. naturais. Estrut. de pop. e evolução. Estrut. de acasalamento em pop. naturais. Análise de mec. evolutivos: fluxo gênico e deriva em pop. naturais. Conserv. de germoplasma. Filogeografia de sp. tropicais.

4. Genoma de microrganismos e plantas.
Descrição: Mapeamento de genoma estrutural e funcional. Estrutura do genoma eucarioto e procarioto. Montagem de "contigs". Transcriptoma. Análise de sequencias em bancos de dados e anotação. disponibilização de dados genômicos.

5. Bioinformática aplicada à genoma e proteoma.
Descrição: Análise de sequencias biológicas. Bancos de dados Biologicos. Alinhamento múltiplos de sequencias. Árvore filogenetica. Busca em bancos de dados. Predição de estrutura secundária e terciária de protéinas.

6. Diagnóstico e epidemiologia molecular de microrganismos, plantas e animais.
Descrição: Caracterização de microrganismos fitopatogênicos. Caracterização de vírus vegetais. Diagnóstico molecular de microrganismos fitopatogênicos. Epidemiologia molecular. Taxonomia. Análise Morfológica e molecular. Diagnose e detecção.

7. Interação patógeno-hospedeiro em vegetais e animais.
Descrição: Caracterização de genes envolvidos na interação patógeno-hospedeiro. Biologia molecular dos patógenos. Métodos moleculares para estudo da interação. Fisiologia do patógeno. Patogênese. Virulência. Escape imunológico.

8. Sistemática Molecular.
Descrição: Desenvolvimento e utilização de métodos moleculares (filogenéticos ou fenéticos) para caracterizar e ordenar a biodiversidade, identificar organismos ou reconstruir relações evolutivas. Filogenia Molecular. Código de Barras de DNA.


Grade Curricular do Programa:

Disciplinas Obrigatórias

  • Biologia Molecular e Genômica
  • Bioquímica Molecular e Estrutural
  • Genética e Evolução
  • Laboratório de Bioinformática
  • Dissertação I
  • Dissertação II
  • Trabalho de tese I
  • Trabalho de tese II
  • Trabalho de tese III
  • Trabalho de tese IV

Disciplinas Optativas

  • Bioestatística
  • Desenvolvimento de Bioprodutos
  • Ecologia Molecular
  • Enzimologia
  • Filogenia Molecular e Genômica Comparativa
  • Genética de Populações e Quantitativa
  • Genética Forense
  • Gestão de Bionegócios e Empreendedorismo
  • Interação à Ciências Genômicas
  • Legislação e Ética na Biotecnologia
  • Métodos em Genômica e Proteômica
  • Patentes e Propriedade Intelectual em Biotecnologia
  • Tecnologias Genômicas no Melhoramento de Plantas
  • Tópicos Especiais (Temas: Ciências Genômicas e Biotecnologia, Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, Genética, Bioinformática

Últimas visitas ao cursoSolicitar informação à Instituição

Outro curso relacionado com Mestrado de Biotecnologia: