Home>Mestrado>Direito (vários)>Santa Cruz do Sul>Mestrado em Direito - Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul
 

Mestrado em Direito

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Tipo: Mestrado
Opiniões:
Opiniões (1)
Loading...

Solicite informação sem compromisso
UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestrado em Direito - Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul , entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente

Análise da Educaedu

Max A.
Mestrado em Direito
  • Modalidade

    O Mestrado em Direito é presencial.

  • Duração

    A consultar.

  • Certificado Oficial

    O egresso recebe o título de Mestre em Direito.

  • Considerações

    O curso de Mestrado em Direito por seu prestígio tem convênio com várias universidades estrangeiras sendo que a universidade realiza pesquisas e publicações.

    Dois exemplos de instituições conveniadas são:
    Universidade da Coruña – Espanha
    Università Degli Studi di Lecce – Itália

  • Preço do Curso

    A consultar.

  • Dirigido a

    Pesquisadores e professores, advogados e todos aqueles que se interessem por qualquer área do Direito.

  • Área de atuação

    O egresso do curso de Mestrado em Direito pode trabalhar no setor público por meio de concurso, pode dar aulas em universidades e desenvolver pesquisa acadêmica.

  • Salário estimado

    O salário médio de um profissional com experiência está por volta dos 8 mil reais.

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Mestrado em Direito - Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul Comentários sobre Mestrado em Direito - Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul
Objetivos:
O Programa de Mestrado em Direito, com Área de Concentração em Direitos Sociais e Políticas Públicas, centra sua preocupação na discussão de questões fundamentais para o Direito, para o Estado e para a Sociedade, a saber: (a) as perspectivas e desafios das demandas sociais cada vez mais complexas e tensionais que se apresentam à cotidianeidade; (b) o comportamento do constitucionalismo contemporâneo em face de tais demandas; (c) as políticas públicas de inclusão social e os processos de gestão dos interesses sociais. Com os presentes vetores acadêmicos, pretende o Programa oportunizar ao corpo discente a formulação de instrumentos e mecanismos de intervenção social transformadora, com base em princípios e valores democráticos e emancipadores, bem como capacitar ainda mais o operador jurídico à sua prática forense. Assim, o Programa de Mestrado em Direito visa a propiciar uma formação abrangente - ao mesmo tempo em que pontual - aos seus alunos, como se conclui pela proposta tanto da Área de Concentração como de suas Linhas de Pesquisa, a saber: Constitucionalismo Contemporâneo e Políticas Públicas de Inclusão Social.
Estágio:
Não
Dirigido a:
graduados em Direito
Diploma:
Mestre em Direito
Conteúdo:

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS


DISCIPLINAS FORMATIVAS (obrigatórias para as duas linhas de pesquisa: Constitucionalismo Contemporâneo e Políticas Públicas de Inclusão Social):


ESTADO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
02 Créditos – 30h/aula
Pretende a disciplina desenvolver a investigação das causas e vetores que dão ensejo ao atual quadro político administrativo nacional, em especial no âmbito da gestão dos interesses públicos de competência do Estado Administrador, verificando quais suas funções e desafios em termos de encontrar soluções às demandas sociais, bem como propor novos instrumentos e mecanismos de intervenção política e jurídica nestes cenários, pautados por princípios democráticos e de justiça social.


METODOLOGIA DO ENSINO
02 Créditos – 30h/aula
Esta disciplina introduz o estudo do processo de ensino e aprendizagem através da sua análise conceitual, características e fatores intervenientes; faz uma análise comparativa de diferentes abordagens teóricas do processo de ensino e aprendizagem e suas perspectivas de aplicação em sala de aula, focada notadamente em questões atinentes às linhas de pesquisa e à área de concentração do programa.


METODOLOGIA DA PESQUISA
02 Créditos – 30h/aula
Pretende-se com a disciplina abordar o tema do conhecimento e níveis de conhecimento. Epistemologia e pesquisas na área jurídica. Alcances e limites do conhecimento científico. O fundamento epistêmico das ciências: a abstração cognitiva na história do conhecimento. O vínculo entre pressupostos epistemológicos e pressupostos teóricos para investigar sobre direitos sociais e políticas públicas.


TEORIA DO DIREITO
02 Créditos – 30h/aula
A disciplina visa abordar as principais correntes jurídicas que influenciam o pensamento jurídico moderno e contemporâneo, procurando instrumentalizar os alunos para a compreensão crítica do fenômeno jurídico e suas implicações na prática jurídica atual.


LINHA DE PESQUISA: CONSTITUCIONALISMO CONTEMPORÂNEO


CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO PRIVADO
02 Créditos – 30h/aula
A presente disciplina buscará delimitar o estudo do processo de constitucionalização do direito privado, problematizando a tradicional distinção entre direito público e direito privado, bem como entre este fenômeno e o de Publicização do Direito Privado


DIREITOS HUMANOS E FUNDAMENTAIS
02 Créditos – 30h/aula
O objeto de preocupação teórica que pretendemos desenvolver nesta disciplina objetiva enfrentar temas que envolvem o Estado, o Direito, os Direitos Humanos e Fundamentais, e a Democracia, numa perspectiva multidisciplinar, histórica e crítica, destacando como tais temas se apresentam hoje no país.


JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL
02 Créditos – 30h/aula
O objeto de preocupação teórica que pretendemos desenvolver nesta disciplina objetiva enfrentar temas que possibilitem a compreensão acerca do significado do constitucionalismo contemporâneo, entendido como o constitucionalismo do Estado Democrático de Direito, o que a toda evidência implica a necessária compreensão da relação existente entre constituição e jurisdição constitucional.


MEIO AMBIENTE E CONSTITUIÇÃO
02 Créditos – 30h/aula
A presente disciplina pretende delimitar o campo de seu estudo na compreensão dos fenômenos que afetam o meio ambiente e, conseqüentemente, a organização da sociedade. A evolução dos estudos se dará por etapas, contemplando temas como o movimento ambientalista, globalização, ecologia e eco-organização, desenvolvimento sustentável e fundamentos do direito ambiental constitucional e da legislação infra-constitucional.


TEORIA CONSTITUCIONAL DO ESTADO CONTEMPORÂNEO
02 Créditos – 30h/aula
O objeto de preocupação teórica que pretendemos desenvolver nesta disciplina objetiva enfrentar temas que veiculem o debate constitucional contemporâneo a partir, por um lado, da perspectiva de consolidação do projeto constitucional da modernidade, sobretudo daquele expresso pelo constitucionalismo contemporâneo e, de outro, pelas incidências advindas da revisão do modelo Estado Constitucional notadamente no Brasil.


SEMINÁRIOS
04 Créditos- 60h/aula
Seminários Abordam temas contemporâneos e emergentes, conexos às linhas de pesquisa do programa, contando com a participação de professores convidados, nacionais e estrangeiros.
 

SEMINÁRIOS DE PESQUISA E ORIENTAÇÃO
02 Créditos - 30 horas/aula
Atividade permanente em todos os trimestres

LINHA DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO SOCIAL


TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA
02 Créditos - 30 horas/aula
Pretende a disciplina abordar a noção contemporânea de Política, notadamente pela análise do poder e da questão da Democracia, verificando como eles se inserem notadamente no cenário brasileiro. Para tanto, abordaremos pressupostos epistemológicos e reflexivos tradicionais e contemporâneos.


PODER LOCAL E INCLUSÃO SOCIAL
02 Créditos – 30h/aula
Pretende a disciplina discutir as possibilidades do poder local se constituir no espaço adequado para a construção de uma nova relação entre espaço público estatal e sociedade, a partir de uma lógica de (re) fundação do Estado, amparada numa efetiva integração entre Estado e Sociedade no processo de definição e realização das políticas públicas.

POLÍTICAS TRIBUTÁRIAS
02 Créditos – 30h/aula
Pretende a disciplina abordar a questão da nova ordem tributária instituída pelo sistema constitucional brasileiro, notadamente em face dos princípios constitucionais tributários, verificando de que forma este cenário impacta as feições fiscal e extrafiscal dos tributos. A par disto, pretende-se perscrutar as possibilidades da utilização dos tributos numa dimensão de políticas públicas sociais, passíveis de contribuírem na concretização dos direitos e garantias fundamentais.

ESPAÇO PÚBLICO E CIDADANIA
02 Créditos – 30h/aula
O tema que pretendemos abordar nesta disciplina objetiva oportunizar uma postura crítica dos paradigmas nos contexto das relações sociais contemporâneas, que envolvem Direito, Espaço Público e Cidadania, dando destaque especial à participação da cidadania nos processos de constituição da política brasileira


GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
02 Créditos – 30h/aula
A disciplina propõe-se a propiciar ao aluno uma compreensão dos aspectos conceituais que envolvem o termo políticas públicas, dos elementos intervenientes na formação e realização de políticas governamentais e a identificação dos agentes relevantes no espaço das decisões políticas.

SEMINÁRIOS
04 Créditos- 60h/aula
Seminários Abordam temas contemporâneos e emergentes, conexos às linhas de pesquisa do programa, contando com a participação de professores convidados, nacionais e estrangeiros.

SEMINÁRIOS DE PESQUISA E ORIENTAÇÃO
02 Créditos - 30 horas/aula
Atividade permanente em todos os trimestres
 
 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Opiniões (1)

Professores:
Atendimento ao aluno:
Programa de Ensino:
Material:
  • Uma boa escolha

    Cursei a UNISC, até 1999.
    Tive uma boa formação em Direito lá, hoje atuo na área!

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Leandro Haag sobre Mestrado em Direito - Agosto 2011

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Últimas visitas ao cursoSolicitar informação à Instituição

Outro curso relacionado com Mestrado de Direito (vários):