Home>Mestrado>Fonoaudiologia>São Paulo Capital>Mestrado em Fonoaudiologia - São Paulo Capital - São Paulo
 

Mestrado em Fonoaudiologia

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Tipo: Mestrado
Loading...

Solicite informação sem compromisso
PUC - São Paulo

Mestrado em Fonoaudiologia - São Paulo Capital - São Paulo

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da PUC - São Paulo, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente

Análise da Educaedu

Igor Moreira
Mestrado em Fonoaudiologia
  • Modalidade

    Aulas em formato presencial.

  • Duração

    As aulas tem duração um ano e meio.

  • Certificado Oficial

    O aluno é certificado com um diploma de Mestre em Fonoaudiologia.

  • Considerações

    O Mestrado em Fonoaudiologia da PUC SP se propõe a fazer estudos e pesquisas de nível avançado relacionados a Fonoaudiologia, estimulando artigos nessa área. A formação prepara o participantes para tarefas de pesquisa científica.

    Os estudos se voltam ao aprofundamento em questões de atenção a linguagem e sua forma de funcionar, visando capacitar pesquisadores e professores para lecionar no ensino superior e qualificação de novos profissionais envolvidos com essa área, com a finalidade de produzir conhecimentos.

  • Dirigido a

    O curso é destinado a graduados e mestres em Fonoaudiologia ou de áreas relacionadas.

  • Área de atuação

    O recém formado pode trabalhar em clínicas, hospitais e centros que prestam atendimento nessa especialidade.

Mestrado em Fonoaudiologia - São Paulo Capital - São Paulo Comentários sobre Mestrado em Fonoaudiologia - São Paulo Capital - São Paulo
Objetivos:
· Desenvolver estudos e pesquisas avançados relativos à Fonoaudiologia, incentivando publicações na área. · Preparar profissionais da Fonoaudiologia para as atividades próprias da investigação científica. · Conferir, de acordo com o regime didático-científico do Programa, o grau de Mestre em Fonoaudiologia. Maria Claudia Cunha - Coordenadora
Dirigido a:
Aceita alunos fonoaudiólogos, pedagogos, médicos, psicólogos e outros profissionais de áreas afins.
Diploma:
Mestre em Fonoaudiologia
Conteúdo:

Área de Concentração 

Clínica Fonoaudiológica
Pode-se afirmar que com esta mudança, a Fonoaudiologia se afirma como um campo de questões particulares, tendo como objeto próprio de atenção a linguagem - em seu funcionamento e em sua materialidade -, privilegiando a sua instância patológica. Na seqüência, um campo de vocação clínica, principalmente terapêutica.
 

Linhas de Pesquisa 

1. Audição na criança
O objetivo desta linha de pesquisa é estudar os aspectos voltados à prevenção, identificação e diagnóstico de perdas auditivas na criança e sua necessária re-habilitação auditiva, e o processo terapêutico do bebê e da criança portadora de deficiência auditiva. Procura-se desta forma aprofundar os conhecimentos no que se refere ao desenvolvimento histórico, político e tecnológico das perdas auditivas na criança.

Os seguintes temas de pesquisa podem ser desenvolvidos dentro desta linha:
· O impacto da deficiência auditiva na família.
· O impacto da deficiência auditiva no desenvolvimento psicossocial da criança.
· A privação sensorial e as vantagens do diagnóstico precoce da deficiência auditiva.
· O desenvolvimento histórico, político e tecnológico das perdas auditivas na criança.
· Métodos e Técnicas de identificação e diagnóstico de perdas auditivas na criança.
· Polêmicas da Triagem Auditiva Neonatal.
· Epidemiologia das Deficiências Auditivas na Criança.
· Re-Habilitação Auditiva na Criança.
· Implante Coclear.
· O Processo Terapêutico do Bebê e da Criança Portadora de Deficiência Auditiva.

Professores Orientadores: Beatriz Cavalcante A. Caiuby Novaes, Dóris Ruthi Lewis, Maria Cecília Bevilacqua, Orozimbo Alves da Costa Filho

2. Voz: Avaliação e Intervenção
A linha de pesquisa em Voz: avaliação e intervenção tem como objetivo estudar as relações entre as dimensões orgânica, psíquica e sócio-cultural da voz, em contexto de uso profissional, predominantemente.

Esta Linha de Pesquisa tem suas atividades centradas nos estudos e pesquisas sobre voz, considerando as atuações clínicas e de assessoria do fonoaudiólogo. Temos direcionado alguns estudos e pesquisas considerando, também, as relações cada vez mais freqüentes de alterações de motricidade oral e voz. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados nas pesquisas temos procurado avançar em busca de novas perspectivas teóricas que possibilitem estudar a Voz não apenas segundo a dimensão mais presente na maioria dos trabalhos da área, a orgânica, mas considerando também as dimensões psíquica e sócio-cultural. As atividades realizadas pela Linha são integradas às organizadas pelo Grupo de Trabalhos em Voz (GT-VOZ) desta Universidade, propiciando a todos os interessados da Graduação, DERDIC e do Curso de Especialização em Voz (PUC-SP/COGEAE). Dessa forma os bolsistas de Iniciação Científica, os Trabalhos de Conclusão de Curso e as Monografias são discutidas entre as instâncias, procurando dar a área de Voz da PUC-SP uma direção própria.

Professores Orientadores: Léslie Piccolotto Ferreira, Marta Assumpção de Andrada e Silva

3. Linguagem e Subjetividade
Investiga a clínica fonoaudiológica considerando a semiologia, a diagnóstica, a etiologia e a terapêutica; os estudos sobre saberes científicos e saberes do cotidiano e suas relações com os problemas de linguagem; o estudo das interações familiares e suas implicações na formação do sintoma de linguagem.

Esta linha de pesquisa estuda o universo das perturbações de linguagem, priorizando a clínica e tomando a linguagem como objeto simbólico indissociável da subjetividade, cujos sintomas são vistos como manifestações que implicam o sujeito e o outro. A linguagem é considerada como funcionamento lingüístico discursivo que obedece suas próprias leis, dando primazia à autonomia do significante e aos processos metafóricos e metonímicos como os eixos que materializam esse funcionamento. A subjetividade é entendida a partir de um dimensionamento simbólico e de sua relação com a exterioridade, pressupondo, então, que a emergência do sujeito se dá a partir dessa dupla inserção. Alicerçando-se nesses princípios, esta linha de pesquisa propõe-se a pensar a patologia como uma desarmonia no jogo de forças entre língua e fala que se dá a ver no discursivo, este entendido como constitutivo do sujeito em sua relação com a história. Nessa dimensão, desenvolve estudos em três vertentes:a) estudos sobre relações familiares e suas implicações com os problemas de linguagem; b) estudos sobre universos simbólicos - ideologias, saberes científicos e saberes do cotidiano - e suas relações com os problemas de linguagem; e c) estudos sobre o funcionamento da linguagem, a caracterização de problemas de linguagem e os fundamentos da clínica fonoaudiológica.

Professores Orientadores: Regina Maria Freire, Maria Consuelo Passos, Silvia Friedman

4. Linguagem, Corpo e Psiquismo
O curso transita por noções de linguagem e de psiquismo (consciente e inconsciente), num diálogo da clínica fonoaudiológica com a psicanálise, com as neurociências e com a filosofia. Estes contextos permitem a análise dos transtornos de linguagem oral e/ou escrita não como malogros, mas como trilhamentos específicos de constituição subjetiva, marcados por acontecimentos que, de algum modo, foram capazes de desacelerar e/ou desorientar (leve ou severamente) a processualidade psíquica, gerando sofrimentos e demandas clínicas específicas. Trata também da constituição da função clínico terapêutica na Fonoaudiologia com todas as implicações teóricas e metodologicas decorrentes.

Professores Orientadores: Mauro Spinelli, Suzana Magalhães Maia, Maria Claudia Cunha, Luiz Augusto de Paula Souza

5. Procedimentos e Implicações Psicossociais nos Distúrbios da Audição
Visa conhecer os procedimentos usados no diagnóstico audiológico, os programas de conservação de saúde auditiva em ambientes de lazer, esporte, aprendizagem e trabalho. e estudar os procedimentos de intervenção fonoaudiológica nos portadores de distúrbios da audição no adulto ou na criança.

Nesta linha de pesquisa, são estudados procedimentos audiológicos, inventários e avaliações relacionadas ao diagnóstico, prevenção, intervenção, bem como as implicações psicossociais dos distúrbios da audição, seja no adulto ou na criança. As pesquisas empregam métodos quantitativos e qualitativos e se caracterizam pela ênfase atribuída à aplicação da contribuição de conhecimento na prática clínica do fonoaudiólogo.

Professores Orientadores: Ieda C. P. Russo, Teresa M. M. Santos

 
 Estrutura Curricular


Disciplinas Obrigatórias
05 Disciplinas - 15 Créditos
· Processos Patológicos Da Linguagem: Aquisição E Perda De Linguagem
· Princípios e Métodos Terapêuticos em Fonoaudiologia
· Estudos Epistemológicos e Metodológicos Da Pesquisa
· Seminário De Dissertação I
· Seminário De Dissertação II

Disciplinas Optativas
01 Disciplina – 03 Créditos (Mínimo Obrigatório)
· Aspectos Bio-Psíquicos da Linguagem
· Práticas Clínicas em Fonoaudiologia: análise crítica

Análise Crítica
(Cursar obrigatoriamente uma das duas disciplinas)

Créditos Eletivos
10 Créditos (Mínimo Obrigatório)
Distribuídos em: Seminário de Debate, Atividades Programadas e Disciplina Optativa

Elaboração De Dissertação – 8 Créditos

Conclusão de Curso
Mínimo de 36 créditos sendo:
15 créditos em Disciplinas Obrigatórias
03 créditos em Disciplinas Optativas
10 créditos Eletivos
08 créditos em Elaboração de Dissertação

 
Grupos de Pesquisa

Distúrbios de Linguagem, Corpo e Psiquismo
Líderes: Prof. Dr. Luiz Augusto de Paula Souza e Profa. Dra. Maria Claudia Cunha

Audição na Criança
Líderes: Profa. Dra. Beatriz Cavalcanti de A. Caiuby Novaes e Profa. Dra. Dóris Ruthi Lewis

Linguagem e Subjetividade
Líderes: Profa. Dra. Regina Maria A. C. Freire e Profa. Dra. Silvia Friedman

Procedimentos, Implicações Psicossociais nos Distúrbios da Audição
Líderes: Profa. Dra. Ieda Chaves Pacheco Russo e Profa. Dra. Teresa Maria Momensohn dos Santos

Voz: Avaliação e Intervenção Fonoaudiológica
Líderes: Profa. Dra. Léslie Piccolotto Ferreira e Profa. Dra. Marta Assumpção de Andrada e Silva

Núcleo de Saúde Coletiva e Fonoaudiologia
Líder: Profa. Dra. Ana Claudia Fiorini

Últimas visitas ao curso

Outro curso relacionado com Mestrado de Fonoaudiologia: