Mestrado em Medicina - Clínica Cirúrgica

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Marina Cunha

Marina Cunha

Mestrado em Medicina - Clínica Cirúrgica

  • Modalidade
    O Mestrado em Medicina - Clínica Cirúrgica é um curso oferecido presencialmente.
  • Duração
    O aluno deve concluir o curso entre 12 e 24 meses.
  • Certificado oficial
    A PUCPR outorga o diploma de Mestre em Medicina - Clínica Cirúrgica.
  • Considerações
    A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é uma instituição particular que dá diversos tipos de cursos. Criada há 50 anos, a PUCPR tem mais de 27 mil alunos atualmente. Esta universidade tem cinco campi e a sua sede principal fica em Curitiba. Nesta sede também está o Mestrado em Medicina - Clínica Cirúrgica. Este curso, que é reconhecido pelo MEC e pela CAPES, tem 3 linhas de pesquisa: - Aplicação dos recursos tecnológicos em cirurgia; - Biodinâmica do trauma; - Lesão celular, reparação e cicatrização.
  • Dirigido a
    O público alvo deste curso está formado por graduados em Medicina.
  • Área de atuação
    O Mestre em Medicina - Clínica Cirúrgica pode exercer a profissão em hospitais, clínicas e universidades.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Mestrado em Medicina - Clínica Cirúrgica - Presencial - Curitiba - Paraná

  • Objectivos
    Oferecer sólida formação científica a médicos com especialidades cirúrgicas ou correlatas, capacitando-os à produção de conhecimento cientifico e a docência na área cirúrgica.Estrutura: O Programa tem duração de dois anos com atividades teóricas e práticas. O aluno poderá defender sua dissertação com no mínimo 12 meses de curso e no máximo 24 meses de curso. CréditosPara obtenção do titulo de Mestre, o aluno terá que obter um mínimo de 34 créditos:24 créditos obtidos em disciplinas do programa,10 créditos correspondeste à Defesa de Dissertação.
  • Dirigido a
    Médicos
  • Titulação
    Mestre em Cirurgia
  • Conteúdo
    INFRA-ESTRUTURA
    1. LABORATÓRIOS DE BASE DAS LINHA
     
    1.1 Laboratório de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental:
    no prédio do CCBS - Campus Curitiba, o laboratório de técnica operatória e cirurgia experimental é um dos núcleos de produção científica da PUCPR. Dotado de excelente infra-estrutura, a excelência deste laboratório também repercute em outros programas de pós-graduação da região sul e do resto do Brasil, sendo constantemente requerido por pesquisadores e alunos de outras instituições.

    O Laboratório possui um centro cirúrgico com 9 conjuntos compostos por: mesa cirúrgica em calha, lâmpada cirúrgica, mesa para instrumentador, ponto de ar comprimido e ponto de vácuo. O material cirúrgico e LAPs são esterilizados em autoclave, no próprio Campus. Equipamentos: Biomonitor 7 da BESE com 3 canais de pressão e 1 de ECG; Monitor CAT2 da BESE com parâmetros de hemodinâmica; Fluxômetro a Laser Vasamedics; Conjunto para anestesia inalatória; Equipamento completo de video-cirurgia Storz; 2 Microcomputadores; Analisador e quantificador de imagens Optimas 6.0, acoplado a microscópio ótico e sistema de aquisição de imagem; 10 kits de cirurgia para ratos; 4 conjuntos de instrumental cirúrgico, 2 eletrocautérios mono/bipolares, microscópio cirúrgico com 12 kits completos de instrumentos. O

     Laboratório também possui uma área para cirurgia em pequenos animais, sala de professores e vestiário com armários para alunos. Tanto no centro cirúrgico como na sala de aula há um sistema integrado de aquisição e transmissão de imagens e sons, permitindo que operações demonstrativas e didáticas sejam transmitidas para os diversos auditórios do centro, ou para outros locais via tele-conferência, de forma interativa, possibilitando ao cirurgião/professor responder aos questionamentos dos alunos e mostrar detalhes do procedimento que seriam impossíveis numa aula pratica convencional. 
     
    1.2 Laboratório de Engenharia e Transplante Celular
     
    1.2.1 Laboratório Clínico:
    Em um prédio próprio que fica localizado no Campus Curitiba, este laboratório ocupa uma área de 856 m2, possuindo vários ambientes de área limpa com pressão positiva, laboratório de genética, câmara frigorífica e equipamentos destinados aos trabalhos com Engenharia de Tecidos. A implantação deste projeto foi custeada com financiamento aprovado e assinado pelo Governo Estadual do Paraná, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior-Paraná Tecnologia, pela FINEP/MCT e pela PUCPR. Este laboratório abriga três projetos na área de Engenharia de Tecidos: Transplante de células produtoras de insulina, Implante de células musculares adultas e células-tronco em miopatias e cardiopatias.
     
    1.2.2 Laboratórios Experimentais:
    a) Cultura de Células - O Laboratório Experimental de Cultura de células apresenta uma infraestrutura que permite o desenvolvimento do cultivo de vários tipos celulares. Na atualidade estão sendo desenvolvidos projetos utilizando os cultivos de mioblastos, células tronco progenitoras do endotélio e mesenquimais. Localizado nas dependências do CCBS, apresenta área total de 170m2, distribuída em 2 salas de cultivo celular, 1 sala de microscopia de Imunofluorescência, 1 sala e um almoxarifado. Conta com moderna aparelhagem distribuídos em diversos setores, atendendo todas as exigências necessárias nesta área da pesquisa. As salas de cultivo estão separadas da salas comum, impedindo o acesso e reduzindo a passagem de pessoas para evitar a contaminação das culturas.

    Cada sala de cultivo celular tem: uma cabine com fluxo laminar vertical propiciando atividades em condições de estéreis; uma bomba peristáltica; uma bomba à vácuo; um microscópio de inversão com máquina fotográfica; estufa de CO2 com termostato de capacidade de 180L; câmaras de Neübauer e micropetas. A sala comum é composta de bancadas amplas e pias permitindo o preparo de soluções e materiais para as culturas ao lado da limpeza de materiais permanentes (vidraria).

    Nesta sala se encontram: refrigerador para a estocagem dos meios de cultura; congelador para a estocagem de produtos, em particular soros e fatores de crescimento; armário para o material de vidraçaria; microscópio óptico tradicional; lupa Estereoscópica para dissecção; local de limpeza do material; autoclave; material de cultura (frascos, placa de Petri, pipetas descartáveis, frascos para a cultura, pipetas de vidro); destilador; banho maria; unidades de estocagem de nitrogênio líquido; centrífuga; estufa bacteriológica; estufa de secagem; balança analítica e balança de precisão. Sala de microscopia de Imuno-fluorescência: a) Microscópio de Fluorescência b) Circuito de vídeo acoplado ao Computador.
     
    b) Laboratório de Cirurgia e Métodos Diagnósticos -
    Com uma área de 82,56m2, dividida em 4 ambientes, comporta: - Sala de cirurgia para pequenos animais, equipada com três respiradores artificiais da marca Harvard, desenvolvidos exclusivamente para uso nestes animais, equipamento cirúrgico para pequenos animais, monitor para batimentos cardíacos, mesa e lâmpadas cirúrgicas - Sala para diagnóstico com aparelho de Doppler-ecocardiograma de uso exclusivo para experimentação animal, , especialmente desenvolvido para animais deste de pequeno a médio porte. - Sala para radioscopia - equipada com aparelho de radioscopia com intensificador de imagem, também de uso exclusivo para experimentação animal. - Sala para teste de válvulas cardíacas - equipada com Simulador Cardíaco e Multiplicador de Pulsos, aparelhos destinados à avaliação do desempenho hemodinâmico de próteses valvares, assim como os efeitos da fadiga por aceleração de ciclos.
     
    1.3 Laboratório de Imunogenética do Hospital Universitário Cajuru - Biogen (Convênio)
    Localizado no Laboratório de Engenharia de Tecidos, ocupa uma área de 36 m2 , divididos em 5 salas: secretaria, sorologia/preparo de reagentes, extração de DNA, pré-PCR e pós-PCR. Equipado para desenvolver atvidades de prestação de serviços relacionados com os procedimentos de histocompatibilidade necessários para a realização de transplante de órgãos e tecidos, acompanhamento pré e pós-transplantes, auxílio ao diagnóstico e prognóstico de doenças associadas ao sistema HLA (Human Leucocytes Antigens) o Complexo Principal de Histocompatibilidade para os humanos e com tipagem HLA dos doadores voluntários de medula óssea inscritos no Registro Nacional. Na área acadêmica, pode contribuir com o treinamento e formação profissional de técnicos especializados em histocompatibilidade e imunologia de transplantes de órgãos sólidos, bem como proporcionar e orientar o desenvolvimento de trabalhos de cursos de graduação e pós-graduação. O Laboratório tem capacidade instalada para a realização de 760 exames/mês de PCR-SSP, entre tipagem HLA e análises de polimorfismo genético de II-6, II-10, TNF-a TGF-b e INF-g.
     
    1.4 Laboratório de Anatomia Patológica na Pesquisa Clínica e Experimental
    Instalado no prédio do CCBS - Campus Curitiba, este laboratório foi concebido para dar suporte anátomo-patológico às pesquisas da área de saúde do centro, além de desenvolver pesquisas próprias sobre métodos e meios de investigação em anatomia patológica. Ocupando uma área de 98,4 m2, possui uma equipe de quatro patologistas e dois técnicos, estando plenamente habilitado para a realização dos mais variados procedimentos de investigação. A equipe também auxilia os demais pesquisadores na escolha dos métodos de coleta, fixação, corte, coloração ou marcação das peças enviadas para exame. Equipamentos: Capela com sistema de exaustão, pia e iluminação; Estufa biológica de 37ºC; Estufa 56ºC; Geladeira e Freezer; Micrótomo; Banho-maria; Suporte de navalhas; Autotécnico Leika Instruments GmbH modelo Jung TP 1020 (processamento de até 10 cassetes); Botijão crio-biológico para Nitrogênio líquido; Criostatos; Microscópio Leika com sistema de captação de imagem por vídeo; Fotomicroscópio; Microscópio Leica Octopus para 5 observadores simultaneamente; Microscópio Ótico simples; Câmara fria 4ºC.
     
     
    2. BIOTÉRIO
     
    2.1 Biotério Central
    Biotério de produção e manutenção de animais para experimentação. Suas instalações atendem plenamente os requisitos legais e éticos para o manejo de animais. Fica localizado no Campus de Curitiba e possui um médico veterinário responsável e três funcionários. O ambiente é preparado para a produção e manutenção de ratos e camundongos, manutenção de coelhos, cães, suínos e ovelhas, e dispõe de ranário de manutenção. Possui duas salas de criação e manutenção com gaiolas, estantes, comedouros, bebedouros, sistema de exaustão/ventilação e aquecimento; sala de manipulação de pequenos animais; 10 gaiolas metabólicas para ratos; sala de pós-operatório com gaiolas para 20 cães ou animais de médio porte; sala de exames e necrópsias; canil externo com 26 cubículos individuais, telados, com abrigo, bebedouro e comedouro; sala para banho e tosa; e três ambientes para depósito de cepilho, rações e equipamentos. O Biotério possui um fluxo médio anual de 400 cães, 150 coelhos, 50 ovelhas, 200 rãs, 1.500 camundongos e 2.000 ratos e carneiros com capacidade de ampliação deste fluxo sem necessidade de mudanças estruturais.
     
    2.2 Hospital Veterinário
    O Hospital Veterinário da PUCPR está localizado no Campus II, situado no Município vizinho de São José dos Pinhais. Possui amplas instalações para atendimento e pesquisa em pequenos animais e animais de companhia, com fluxos adequados e biotério em anexo, sob estritas condições técnicas obedecendo as regulamentações internacionais de cuidados dos animais, incluindo dois amplos solários para liberdade do animal. O Hospital oferece serviço de Clínica Geral, Oftalmologia, Eletrocardiografia, Ecografia, Radiologia, Farmácia, Cirurgia, Laboratório de Análises Clinicas, Laboratório de Anatomia Patológica e Laboratório de Microbiologia. Suas instalações ainda incluem um Centro Cirurgico com salas de paramentação, pré e pós-operatório, anfiteatro com circuito de vídeo para transmissão de cirurgias, sala dos professores, lavanderia, central de esterilização, depósitos para materiais e salas de fluidoterapia.
     
    2.3 Centro de experimentação animal - Hospital e Maternidade Angelina Caron (Convênio) - Disponibiliza para o curso de pós-graduação em Clínica Cirúrgica as áreas de manutenção de animais, centro cirúrgico, centro de preparação e esterilização de materiais, sendo possível desenvolvimento de atividades com animais de pequeno a médio porte (ratos, coelhos e cães).
     
     
    3. LABORATÓRIOS DE APOIO
     
    3.1 Informática Aplicada à Saúde
     Este laboratório possui intensa interação com as unidades hospitalares da PUCPR e desenvolve projetos junto à Prefeitura Municipal, Governo Estadual e empresas do setor de informática e telecomunicações. Suas linhas de ação incluem sistemas especialistas de apoio à decisão, prontuário eletrônico, telemedicina, gerenciamento de emergências médicas por satélite, ensino tutorial via internet para profissionais de saúde e uso de inteligência artificial e "data mining" para aplicações médico-administrativas.
     
    3.2 Hospital Universitário Cajuru (HUC)
    Sob administração da PUCPR desde 1971, com 311 leitos, apresenta um atendimento médio de 397.761 pacientes/ano. O Pronto Socorro do Hospital é responsável por uma média de 105 mil atendimento/ano, sendo que destes, 84% são pelo SUS, seu ambulatório recebe em média 16 mil pacientes/ano, onde a grande maioria é paciente do SUS. Dispõem de uma infra-estrutura moderna, com Unidade Coronarina, UTI geral e UTI Intermediária, centro cirúrgico e pronto-socorro. Possui ainda um corpo clínico de 299 médicos, com especialidade nas áreas de anestesiologia, cardiologia, cirurgia cardíaca, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, clínica médica, dermatologia, endoscopia, gastroenterologia, geriatria, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria, radiologia, urologia, cirurgia crânio-buco-maxilo-facial, transplante renal e medicina hiperbárica. Na área de ensino e pesquisa, o hospital Universitário Cajuru proporciona residência médica nas seguintes especialidades: clínica médica (109 vagas/ano), cardiologia (4 vagas/ano), cirurgia geral (14 vagas/ano), cirurgia cardiovascular (1 vagas/ano), cirurgia plástica (8 vagas/ano), cirurgia torácica (12 vaga/ano), cirurgia vascular periférica (1 vaga/ano), medicina geral e comunitária (13 vagas/ano), neurocirurgia (33 vaga/ano), neurologia (1 vaga/ano), oftalmologia (3 vagas/ano), ortopedia e traumatologia (153 vagas/ano), pneumologia (1 vaga/ano) e radiologia (8 vaga/ano). Visando sempre ser referência e estar de acordo com as exigências do mercado, completam os serviços a comissão de Ética Médica, a Comissão de Ética em Pesquisa, devidamente registrada no Conselho Nacional de Ética em Pesquisa, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, a Pastoral de Saúde e Medicina, o Serviço Social, o Serviço de Atendimento ao Cliente - SAC, o serviço Social de Pronto Socorro, o serviço Social do Funcionário, o Serviço Social de Internação, o serviço de Fonoaudiologia, o Serviço de Fisioterapia, o Serviço d Enfermagem Médica, o Pronto Socorro Odontológico, além de muitos outros que fazem e garantem a diferença na prestação de serviços.
     
    3.3 Irmandade da Santa Casa de Misericórdia (HSCMC)
    A Santa Casa de Misericórdia de Curitiba sempre esteve vinculado academicamente a PUCPR, tendo sido o berço do curso de graduação em Medicina. Em suas dependências os alunos recebem a formação das especialidades que compõem os serviços daquele nosocômio. Em Agosto de 1999 foi aprovadas a aliança da Sociedade Paranaense de Cultura com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, passando suas unidades para a administração da Aliança Saúde. A Santa Casa de Misericórdia é a mais antiga unidade hospitalar de Curitiba, já centenária, foi criada e inaugurada por D. Pedro I. Atualmente dispõe de 277 leitos, com um corpo médico de 232 profissionais e 1268 funcionários da área de saúde e técnico-administrativos. O pronto atendimento presta em média 16,5 mil atendimentos/ano; os serviços de ambulatório respondem por 43 mil atendimento/ano, todos pelo SUS; e realizam-se 4 mil cirurgias/ano. A Santa Casa de Misericórdia é um dos locais onde é oferecida a residência para os médicos formados na PUCPR, para os quais existe um projeto pedagógico específico, visando transformar o processo não apenas numa etapa de aprendizagem técnica mas também numa etapa de formação profundamente humanística.
     
    2.3.1- Banco de Homoenxertos Valvares da Santa Casa de Curitiba (Convênio)
    Processa e conserva valvas cardíacas humanas através da criopreservação. Atualmente é o único Banco dessa natureza cadastrado no Ministério da Saúde e vem atendendo as necessidades desse tipo de tecnologia para diversos estados brasileiros. O Banco de Homoenxertos está localizado nas dependências do Centro Cirúrgico Cardio-Vascular da ISCMC com uma área total de 30 m2 , dos quais distribuidos em 1 sala de processamento e 1 sala de armazenamento.Na sala de armazenamento ficam estocados os enxertos valvares e toda a soluções e frascos de cultura utilizados no processamento destes, em freezers e geladeira, respectivamente. Na sala de processamento, além dos equipamentos necessários na obtenção de valvas cardíacas estéries e criopreservadas, temos toda a documentação de doadores e de equipamentos arquivada em um armário. Na sala de armazenamento temos: 2 freezers mecânicos (Ultra-Low Temperature Freezer- 152 ºC - Sanyo); 1 frezeer mantido com nitrogênio líquido (Storage Unit Model S-1500 B - Custom Biogenic Systems); 1 geladeira com congelador; 1 pia com duas cubas; 3 cryoshippers (MVE); 2 cilindros de nitrogênio líquido (Cryo-Cyl 120 LP - MVE); 3 aparelhos de ar condicionado (2 deles são tipojanela e o terceiro é do tipo split). Na sala de processamento temos: 1fluxo laminar (FLV CL I Especial - Trox do Brasil); 2 freezers de congelamento programado (KRYO 10 - Planer); 2 bujões de nitrogênio líquido; 1 aparelho telefônico; 1 aparelho de fax; 1 computador; 1 impressora; 1 seladora; 1 bancada ampla e 2 armários revestidos de fórmica. A vidraria esterilizada e os descartáveis que utilizamos na dissecção e congelamento dos enxertos ficam armazenados em outra sala, dentro do Centro Cirúrgico, mas fora do Banco de Homoenxertos.

Outro curso relacionado com medicina

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |