Mestrado em Psicologia Social

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Mestrado em Psicologia Social

  • Modalidade
    Aulas ministradas no formato presencial.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    O participante recebe um título de Mestre em Psicologia Social.
  • Considerações
    O programa visa desenvolver uma Psicologia Social voltada a realidade do Brasil mas sem esquecer de buscar alternativas fora do nosso contexto, por meio de pesquisas que relacionem a parte teórica a ferramentas sociais. A formação objetiva também criar e desenvolver recursos científicos relacionados a uma jornada de trabalho mais crítica. Se propõe a formar um Mestrado e Doutorado de alto nível, com profissionais que atuem de forma autônoma e criativa na investigação em Psicologia Social, contribuindo para o aprimoramento do trabalho em várias áreas.
  • Dirigido a
    Graduados e pessoas com título de mestre em diferentes áreas das Ciências Humanas. Outros interessados dependem de aprovação prévia do Programa.
  • Área de atuação
    A área de atuação se dá em pesquisa, meios de comunicação é órgãos públicos.

Comentários sobre Mestrado em Psicologia Social - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    Desenvolver uma Psicologia Social centrada na realidade brasileira e, ao mesmo tempo, participante do debate internacional, por meio de: - Pesquisas que articulem a teoria e as práticas sociais; - Produção de conhecimentos científicos consoante com uma atuação profissional crítica; - Formação em nível de Mestrado e Doutorado de pesquisadores que desenvolvam com rigor, autonomia e criatividade a investigação em Psicologia Social; - Contribuição para o aperfeiçoamento profissional na Psicologia Social ou de outras áreas, exercitando sua vocação interdisciplinar.
  • Dirigido a
    Graduados e portadores de título de mestre em diferentes áreas das Ciências Humanas. Interessados de outras áreas dependem de aprovação prévia do Programa.
  • Titulação
    Mestre em Psicologia Social
  • Conteúdo

    Linhas de Pesquisa 

    - Estudo crítico-epistemológico das categorias analíticas da Psicologia Social
    - Aportes da Psicologia Social à compreensão de problemas sociais

    Estrutura Curricular

    O aluno deverá cumprir 32 créditos em disciplinas, atividades programadas e elaboração da dissertação com a seguinte distribuição:

    Disciplinas voltadas para a formação geral (09 créditos) tais como: Metodologia Científica; História da Psicologia e Lógica do Conhecimento Científico.

    Disciplinas voltadas para a crítica teórico-metodológica de tópicos em Psicologia Social, (09 créditos), incluídas aí: Leitura Crítica em Psicologia Social; Disciplinas sobre tópicos metodológicos; Disciplinas sobre categorias da Psicologia Social e Disciplinas sobre aportes da Psicologia Social à compreensão de problemas sociais.

    Disciplinas centradas em atividade de pesquisa (06 créditos) desenvolvidas pelos Núcleos.

    Atividades Programadas voltadas à elaboração da dissertação, realizadas nos Núcleos de Pesquisa sob a supervisão do orientado (02 créditos).

    Elaboração da Dissertação de Mestrado (06 créditos).

    Total de créditos - 32
     

    Núcleos de Pesquisa

    NECAP – Categorias Fundamentais do Psiquismo
    NEHPSI - História da Psicologia
    NEPIM – Identidade-Metamorfose
    NEXIN – Exclusão/Inclusão Social
    NACQUE – Adolescentes, concepções e questões emergentes
    NEGRI – Estudos de gênero, raça e idade
    NOAS – Organização e Ação Social
    NPDPS – Práticas discursivas e produção de sentidos
    NUPMOS – Psicologia política e movimentos sociais
    NUPS – Psicanálise e Sociedade
    NUPTEC – Psicologia e Tecnologia
    NEVIS - Violências: sujeito e política

    Corpo Docente 

    Antonio da Costa Ciampa - Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC-SP 1986
    Bader B. Sawaia - Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC-SP (1987)
    Fulvia Maria de B.M. Rosemberg - Doutorado no Laboratoire de bio/psychologie de l'enfant - École Pratique des Hautes Études Université de Paris (1969)
    Maria Cristina Gonçalves Vicentin - Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-SP (2002)
    Maria do Carmo Guedes - Doutorado em Ciências Humanas Psicologia pela PUC-SP (1974)
    Mary Jane Paris Spink - Doutorado em Psicologia Social - University of London (1982)
    Miriam Debieux Rosa - Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-SP (1995)
    Peter Kevin Spink - Doutorado em Psicologia Organizacional pela Birkbeck College (1976) e pos-doutorado pela University of Cambridge (1998)
    Raul Albino Pacheco Filho - Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela USP (1992)
    Salvador Antonio M. Sandoval - Doutorado em Ciencia Politica - The University of Michigan (1984)
    Sérgio Ozella - Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC-SP(1992)

Últimas visitas ao curso

"Eu estou tentando pleitear uma vaga no mestrado de psicologia. Por isso, necessito de orientação para o desenvolvimento do tema que, possivelmente, abordarei. Além de outros parâmetros para o estudo e informações de diretrizes para conseguir a vaga almejada. Eu todavia, vi que se faz necessário um pré-projeto que servirá de objeto avaliador. Eu já tenho descrito um esboço que gostaria de atualizá-lo /ou fortalecer o tema: resgate social. ao pensar neste nicho, levei em conta a necessidade de ressocialização dos apenados em dois estado, foco psicológico, em meio ao cárcere e a eminência do retorno social, enfatizando a falta de oportunidades no regresso. No mais, eu sou jornalista e tive atuação na área de direitos humanos e formado pela universidade católica de Pernambuco. Observando a vida dos presidiários eu notei que seria uma boa chance de abordar este assunto. Enfim, gostaria que orientasse o caminho a seguir, no mais, avaliasse a possibilidade de me encaminhar a uma orientador. "

Márcio para Mestrado em Psicologia Social

Pernambuco

"Gostaria de receber informações sobre os requisitos e procedimentos para inscrição no mestrado em psicologia social para o ano de 2012, pois concluo a graduação em psicologia no final do ano corrente. tenho interesse em desenvolver a pesquisa com o tema: "violência na mulher", pelo fato de estar realizando o trabalho de conclusão de curso com essa temática, com campo de estágio no centro de referência da delegacia da mulher - polícia civil do estado de São Paulo e possibilidades de continuação dos trabalhos, caso inicie o mestrado. "

Débora para Mestrado em Psicologia Social

São Paulo

"Eu sou psicóloga e em oito anos de carreira, três trabalhei no sistema penitenciário e há 4 anos e meio trabalho no sistema sócio-educativa, sempre no estado do Paraná. Eu tenho grande interesse em fazer o mestrado em psicologia social e gostaria de mais informações sobre o programa da PUC São Paulo, se as aulas são diárias, qual o custo e se há possibilidade de receber bolsa de estudo. "

Elaine para Mestrado em Psicologia Social

Paraná

Outro curso relacionado com psicologia - todas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |