Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional

Solicite informação sem compromisso UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional

  • Modalidade
    O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional é ministrado de forma presencial.
  • Duração
    O curso tem o total de 366 horas.
  • Certificado oficial
    Ao finalizar o mestrado em Desenvolvimento Regional se outorga um diploma ao estudante.
  • Considerações
    O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional da Faculdade Alves Farias tem como meta proporcionar aos candidatos uma instrução disciplinária sobre análise dos recursos sociais e naturais e dos processos sócio-ambientais e os impactos produzidos pelos mesmos, brindando as ferramentas necessárias para o planejamento e gestão do território e de empresas públicas e privadas nas diversas áreas sócio-econômicas.
  • Dirigido a
    O mestrado está dirigido aos graduados com formação superior em qualquer área do conhecimento ou profissionais interessados em obter uma formação em desenvolvimento regional.
  • Área de atuação
    Finalizado o mestrado o profissional poderá exercer em empresas privadas e públicas de médio e grande porte, realizando gestões no desenvolvimento regional.

Comentários sobre Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional - Presencial - Goiânia - Goiás Estado

  • Conteúdo
    Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional.

    Duração: 2 anos
    Carga Horária: 600 horas

    O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional (MDR) do Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA promove a imersão do pós-graduando para que ele aprenda como incluir a pesquisa científica (existente e futura) em sua carreira profissional. O mestrado profissional se distingue do mestrado acadêmico porque este último prepara um pesquisador que busca continuar sua carreira com o doutorado.  

    Já o que se pretende no mestrado profissional é imergir o pós-graduando na pesquisa, fazer que ele a conheça bem, mas não necessariamente que depois continue a pesquisar. O importante é que ele:  

    Conheça por experiência própria o que é pesquisar; 
    Saiba onde localizar, no futuro, a pesquisa que interesse a sua profissão; 
    Aprenda como incluir a pesquisa existente e a futura no seu trabalho profissional. 
    O curso possui dois eixos de prioridade: agregar competitividade e produtividade às empresas públicas e privadas; melhorar a gestão de empresas e setores sociais do governo, ONGs e organizações de espírito público. 

    O programa tem como área de concentração Planejamento Urbano Regional e Demografia, abordada didaticamente em três linhas de pesquisa: 

    Políticas Públicas, Arranjos Produtivos (clusters), Território e Desenvolvimento Regional; Educação e Desenvolvimento Regional
    Cidades Inteligentes e Sustentáveis
    Os docentes atuam nas linhas de pesquisa de acordo com sua formação profissional e acadêmica, e com as temáticas de investigação de seu interesse. Cada linha de pesquisa é detalhada em temas sobre os quais os docentes já desenvolvem ou podem vir a desenvolver pesquisas e orientação de dissertação.  

    Assim, os candidatos ao MDR são previamente informados dos temas de investigação e dos professores a eles associados, contribuindo para o processo de indicação e escolha dos orientadores na fase de elaboração da dissertação. 

    Linhas de Pesquisa.
    Políticas Públicas, Arranjos Produtivos (clusters), Território e Desenvolvimento Regional 
    Em Políticas Públicas buscamos propor análises e diálogos para que as políticas sejam instrumento de apoio ao desenvolvimento de Goiás e do Centro-Oeste através do conhecimento dos recursos naturais; potencialidades produtivas regionais; processos socioambientais e seus impactos; especialmente relacionadas demandas para políticas públicas e suporte à administração pública. Em Arranjos Produtivos e Territórios buscamos otimizar a inserção das organizações em novas iniciativas, orientadas sob princípios de responsabilidade social e ambiental, e visando organização em aglomerações para competitividade regional.

    Educação e Desenvolvimento Regional
    A linha de pesquisa compreende e visa estimular possibilidades de interfaces entre Educação e Desenvolvimento Regional. Para tanto, envolve estudos de políticas públicas para a educação básica e a educação superior. Abordagens entre educação e tecnologias em processos educacionais presenciais, híbridos e remotos.  Ações e práticas pedagógicas realizadas por instâncias públicas, privadas e pelo terceiro setor. Visa também compreender as diversas complexidades que envolvem a economia da educação e suas relações com o desenvolvimento socioeconômico e cultural de determinada região.

    Cidades Inteligentes e Sustentáveis.
    A linha de pesquisa em Cidades Inteligentes e Sustentáveis discute o desenvolvimento urbano e regional por meio do paradigma tecnológico, que visa a promoção de cidades justas, seguras, saudáveis, acessíveis, resilientes e sustentáveis, sempre em prol da prosperidade e qualidade de vida no ambiente urbano. Assim, com conhecimentos teóricos e utilização de ferramentas tecnológicas, necessárias para responder ao desafio de analisar e planejar as cidades do futuro, a linha aborda de forma multidisciplinar as cinco inteligências do território: natureza, urbana, cidadã, de mercado e tecnológica.
     

    Diferenciais do Programa.
    Pesquisas voltadas para a resolução de problemas em âmbito público e/ou privado para apoiar o crescimento econômico e o desenvolvimento socioeconômico das regiões; 

    Integra o programa MOC - Microeconomia da Competividade, que acontece anualmente na Universidade de Harvard (Boston). Os mestrandos da UNIALFA participam desse grupo de estudos sobre competividade (com mais de 150 universidades em todo o mundo) liderado pelo professor Michael Porter da Harvard Business School - HBS em Boston/Massachusetts -USA;  

    Workshops com professores, pesquisadores e alunos de instituições do mundo inteiro sobre competitividade e clusters regionais (arranjos produtivos); 

    Parcerias com o setor público e privado para favorecer visitas técnicas e intercâmbios de conhecimento prático aplicado. 

    MOC Harvard - Microeconomia da Competitividade.
    O programa MOC - Microeconomia da Competitividade, em parceria com a UNIALFA, tem como objetivo realizar estudos sobre a competitividade empresarial de clusters de negócios na região Centro-Oeste, visando o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e casos para ensino. A UNIALFA é afiliada ao Instituto para Estratégia e Competitividade da Universidade de Harvard (Boston/Massachusetts-USA), liderado pelo professor emérito Michael Porter, cujo objetivo principal é explorar os determinantes da competitividade e do sucesso empresarial em uma perspectiva econômica regional. 

Últimas visitas ao curso

"Por favor, quais os cursos de mestrado que vocês oferecem? Qual a diferença entre o mestrado acadêmico e o profissionalizante na faculdade Alves Faria? Para os estudantes de outros estados existem cursos de mestrado ministrados em módulos intensivos? "

Joao para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional

Sergipe

"Eu tenho interesse em detalhamento do curso, em todos âmbitos, seja na grade curricular, bem como nos custos do investimento. Eu tenho tese em finanças que contribuiria em muito para o fortalecimento regional, ligado a "inadimplência" que hoje o estado representa o 7º na escala de índices do pais. "

Mauricio para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional

Alagoas

"Sou graduada em engenharia civil pela UFG e acabei de concluir um mba pela FGV e gostaria de fazer algum mestrado para poder melhorar meu curriculum e poder lecionar, além de adquirir mais conhecimento. Ainda posso ingressar na turma de mestrado neste semestre? Se sim o que devo fazer, qual o valor do investimento e seria possível estudar apenas pela noite ou finais de semana? "

Adriana para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional

Goiás Estado

"Eu tenho um profundo interesse em me inscrever no curso de mestrado ofertado pela instituição. Por gentileza, poderia informar quando teremos abertura para inscrições e qual o valor para investimento no curso além da carga horária, cadeiras, créditos, datas e horários das aulas, pois como mencionei anteriormente estou atualmente em caxias-ma e precisaria me programar antecipadamente para início e conclusão dos trabalhos. "

MÁrcio para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional

Maranhão

"Solicito os devidos esclarecimentos que seguem abaixo: 1. qual o investimento mensal e total do programa? 2. quais sãos as etapas e respectivas datas do processo de seleção para 2012? 3. qual o valor da taxa de inscrição para o processo seletivo? 4. quais são as áreas de concentração e linhas de pesquisa? 5. quais documentos necessários para inscrição no programa? 6. este curso é recomendado pela capes, com qual conceito? 7. existe algum programa de bolsas, (parcial ou integral) para cursar o mestrado? 8. data prevista para início das aulas, no caso de aprovação para realização do mestrado? 9. normalmente, que dia(s) e horário(s) são ministradas as aulas das disciplinas obrigatórias do programa? "

Emanuel para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional

Minas Gerais

Outro curso relacionado com urbanismo e administração pública

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |