Home>Cursos>Design Gráfico>Rio de Janeiro Capital>One Year Course: Design Gráfico - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro
 

One Year Course: Design Gráfico

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Tipo: Cursos
Loading...

Solicite informação sem compromisso
IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro

One Year Course: Design Gráfico - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Imagens - IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro:
Foto Centro IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro
Foto Centro IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro
One Year Course: Design Gráfico - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro Comentários sobre One Year Course: Design Gráfico - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro
Conteúdo:
One Year Course: Design Gráfico

  • Modalidade: Presencial
  • Início previsto: setembro
  • Dias: Segundas e Quartas-Feiras
  • Horário: de 19h30 às 22h30
  • Duração: 270 horas
  • Inscrições até: setembro

Por quê?

As novas mídias fizeram crescer a demanda por designers gráficos, necessários na criação de visualidade em qualquer meio de comunicação visual, abrindo o leque de atuação da área para setores como game design e design de informação.

Para quem?

Estudantes e profissionais de diferentes formações que queiram migrar para a área ou que desejem aperfeiçoar suas técnicas na tipografia, ilustração e infografia. O candidato deve ter conhecimentos básicos de Photoshop e Illustrator.

Como é?

O curso equilibra a prática do mercado com os princípios fundamentais da teoria do design. É organizado em quatro módulos, sempre terminando com a apresentação de um projeto: ferramentas, editorial, design de informação e projeto final.

Internet, games, peças publicitárias, publicações impressas – todas as mídias de comunicação visual dependem de um designer gráfico para existir.

Além disso, mercado do design contemporâneo tem se expandido para áreas novas como o design de interação e o design de informação. Nesse contexto de inovação, o profissional precisa repensar constantemente seu papel no mercado – por isso se torna essencial que sua formação seja atual e estimule sua capacidade de reflexão criativa.

O curso Design Gráfico é indicado a estudantes e profissionais com diferentes formações que queiram migrar para a área do design gráfico. Também atende a profissionais da área que queiram conhecer melhor as técnicas e os métodos da tipografia, ilustração e infografia ou aperfeiçoar a sua prática projetual. O candidato deve ter conhecimentos básicos de Photoshop e Illustrator.

COORDENAÇÃO:

Ricardo Cunha Lima - é formado em Design pela PUC-Rio, mestre e doutorando em Design pela ESDI. Em seu mestrado e doutorado, aborda a infografia jornalística contemporânea. Tem trabalhos em diversas publicações
e participou de exposições no Brasil e no exterior. Recebeu prêmios pela SND (Society for News Design of New York). Leciona infografia, ilustração e design em cursos de graduação e pós-graduação na ESDI, IED, UVA e ECO/UFRJ, EBA/UFRJ.  Associado SIB e membro do Anticast.

OBJETIVOS:

O curso Design Gráfico desenvolve conhecimentos nas áreas da tipografia, ilustração e infografia através de aulas teóricas e práticas. Voltado para a formalização de um raciocínio projetual, o curso busca na teoria e na história a contextualização necessária para uma atuação profissional consciente e consistente.
Ao longo das aulas, são apresentadas diferentes ferramentas e métodos de criação e análise, pesquisa e levantamento de dados, elaboração e desenvolvimento de projetos. Com isso, o curso permite a rápida transição de estudantes e profissionais de outras áreas para o campo do design gráfico. A partir da construção do conhecimento de forma colaborativa e da aprendizagem através da prática, serão realizados laboratórios, oficinas e projetos.

METODOLOGIA:

As aulas equilibram o conhecimento prático do mercado com os princípios fundamentais da teoria do design. A cada módulo do curso, os alunos devem executar um projeto, testando os conhecimentos adquiridos.  No primeiro módulo, serão abordados fundamentos do design gráfico como tipografia, ilustração e história do
design, oferecendo um panorama das ferramentas digitais do designer. O segundo módulo terá enfoque em princípios de design editorial, como produção gráfica e tipografia.

No terceiro módulo o foco é o design de informação – o aluno irá aprender a unir a complexidade do conteúdo informacional à linguagem gráfica e será introduzido
a técnicas contemporâneas da infografia que utilizam elementos pictóricos e gráficos estatísticos para contar uma história. O módulo final é um projeto voltado a um
tema de relevância pessoal. Nesse módulo o aluno terá um contato próximo com o mercado, através de workshops com profissionais do mercado e visitas a escritórios de design.

O MERCADO:

O design gráfico é uma área com grande demanda de profissionais, devido ao crescimento das novas mídias digitais. Seu conhecimento é necessário na criação de visualidade em todos os meios de comunicação visual. Por isso, é possível atuar neste campo tanto de forma autônoma, com um escritório próprio, como vinculado a uma empresa.

Uma vez que sua principal ferramenta é o domínio de fundamentos gráficos, o design gráfico também serve a gestores e diretores de arte. Todas as mídias da comunicação visual – a publicidade, a internet e publicações impressas – precisam do designer gráfico.

Nos últimos tempos, o mercado do designer tem se expandido para áreas novas como game design, design de interação e design de informação. Nesse contexto de inovação, o profissional precisa repensar constantemente seu papel no mercado – por isso se torna essencial que sua formação seja atual, e estimule sua capacidade de reflexão criativa.

CONTEÚDO:

O curso é dividido em quatro módulos:

(I) Ferramentas: O aluno é introduzido às questões básicas de design gráfico: ilustração, tipografia e produção gráfica;

(II) Editorial: O segundo módulo permite ao aluno entrar em contato com projetos voltados ao design editorial, ampliando o conhecimento de tipografia e diagramação;

(III) Design de Informação
: Neste módulo, o aluno aprende a tornar compreensível a informação complexa através da linguagem pictórica, gráficos estatísticos e infografia;

(IV) Projeto final: No último módulo, o aluno terá palestras e workshops com designers convidados, que irão abordar questões voltadas ao mercado do design. Além disso, o aluno irá trabalhar no seu projeto final.
Outro curso relacionado com Cursos de Design Gráfico: