Graduação em Petróleo e Gás

Solicite informação sem compromisso Unimonte

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Graduação em Petróleo e Gás

  • Modalidade
    A modalidade das aulas é presencial.
  • Duração
    O curso dura 3 anos.
  • Certificado oficial
    A Instituição outorga um diploma de Graduação em Petróleo e Gás.
  • Considerações
    A Graduação em Petróleo e Gás oferecida pela Unimonte se apóia em três grupos de conhecimentos: Engenharia, Geologia e Oceanografia. O curso formará profissionais especialistas em prospecção, investigação científica e avaliação de reservas de gás e petróleo. Esse curso foi criado pela UNIMONTE no ano de 2006 e foi o primeiro estruturado para atender a demanda por profissionais especializados neste segmento. A instituição também criou a UniOil Co., uma empresa júnior voltada para o setor de petróleo. Nela os alunos poderão desenvolver projetos com a finalidade de estudar, analisar e se aprofundar nesse mercado.
  • Dirigido a
    O perfil do aluno está relacionado a interessados em trabalhar com avaliação, prospecção e análise de assuntos relacionados a petróleo e gás.
  • Área de atuação
    O profissional pode trabalhar em companhias de levantamentos geofísicos, serviços auxiliares de geologia, laboratórios, e empresas de perfuração.

Comentários sobre Graduação em Petróleo e Gás - Presencial - Santos - São Paulo

  • Objectivos
    Com uma estrutura curricular ancorada em três núcleos do conhecimento - Geologia, Oceanografia e Engenharia - e com disciplinas ordenadas na seqüência lógica das operações desenvolvidas pela indústria, o curso forma tecnólogos especializados em prospecção, pesquisa e avaliação de reservas de petróleo e gás (upstream).
  • Conteúdo

    O curso
    Um mercado promissor aguarda o formando na área de Petróleo e Gás, pois um dos maiores desafios no momento é identificar técnicos especializados para trabalhar nas empresas que iniciam agora as atividades em prospecção de hidrocarbonetos no País. Para atender a demanda, a Unimonte criou em 2006 o primeiro curso estruturado no Brasil para a formação de profissionais em prospecção de petróleo e gás.

    Com o intuito de servir como instrumento para o desenvolvimento de atividades profissionais para seus alunos, a Unimonte criou a UniOil Co., empresa júnior de petróleo, onde os estudantes realizam projetos integrados, inseridos desde o início do curso. O processo tem como objetivo, executar estudos, análises, recomendações ou trabalhos técnicos específicos.

    Objetivo
    Com uma estrutura curricular ancorada em três núcleos do conhecimento - Geologia, Oceanografia e Engenharia - e com disciplinas ordenadas na sequência lógica das operações desenvolvidas pela indústria, o curso forma tecnólogos especializados em prospecção, pesquisa e avaliação de reservas de petróleo e gás (upstream).

    Órgãos de apoio e Infraestrutura
    Com o intuito de servir como instrumento para o desenvolvimento de atividades profissionais dos alunos, a Unimonte criou a UniOil Co., empresa júnior de petróleo. Os estudantes realizam por meio dela  projetos integrados, inseridos em cada um dos seis módulos que compõem o curso.

    No desempenho de atividades de campo para o treinamento na área da geologia, são realizadas, semestralmente, excursões para a Bacia do Paraná. Para o treinamento no campo da oceanografia são realizadas, periodicamente, saídas de campo com a embarcação oceanográfica da Unimonte, o Lugano, com visitas a áreas específicas da costa da Baixada Santista. A complementação da formação prática é feita nos laboratórios de Informática, Geologia, Sedimentologia, Estratigrafia e Micropaleontologia, existentes nas unidades acadêmicas da Unimonte.

    Informações Complementares.
    Para que seja possível entender melhor os motivos que fazem o curso superior em Tecnologia de Petróleo e Gás da Unimonte ser o principal da Baixada Santista, no segundo semestre de 2011, o curso conquistou nota 4 - em escala de 1 a 5 - em avaliação para reconhecimento do curso promovida pelo Ministério da Educação (MEC). A análise consistiu em uma verificação in loco de três fatores: organização didático-pedagógica, titulação do corpo docente e, também, instalações físicas oferecidas pela faculdade, como bibliotecas, laboratórios, salas de aula e equipamentos de apoio à aprendizagem.

    Além disso, o curso de Petróleo e Gás Unimonte figura como o único em todo o Estado com registro no CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo), permitindo que seus estudantes, após formados, possam solicitar o registro para exercer legalmente a profissão. 

    Mercado de Trabalho

    Muito além das tradicionais colocações junto às empresas de petróleo propriamente ditas, existe um grande campo de trabalho para o formando em Petróleo e Gás em dezenas de empresas prestadoras de serviços, como por exemplo as companhias de levantamentos geofísicos, serviços auxiliares de geologia, laboratórios de sedimentologia e estratigrafia, empresas de engenharia de perfuração, realizadores de operações especiais e também das atividades na fase de desenvolvimento e na entrada em produção dos campos de petróleo e gás.

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de saber se o curso de graduação de petróleo é presencial ou a distância e qual o valor."

Marcelo para Graduação em Petróleo e Gás

São Paulo

"Gostaria de saber se posso fazer a formação a distancia, qual o valor do curso."

Ilton para Graduação em Petróleo e Gás

Pará

"Moro na cidade São Paulo, gostaria de saber se o curso para engenharia de petróleo e gás tem aqui na região?"

Luciano para Graduação em Petróleo e Gás

São Paulo

"Por gentileza, gostaria de saber a data de inicio da turma, inscrição e valor do curso."

Alberto para Graduação em Petróleo e Gás

São Paulo

Outro curso relacionado com engenharia do petróleo

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |