Pós-graduação em Educação Especial

Solicite informação sem compromisso Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Pós-graduação em Educação Especial

  • Modalidade
    Modalidade presencial para esse curso.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    O participante será Especialista em Educação Especial.
  • Considerações
    A Pós-graduação em Educação Especial ofertada pela Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas é ministrada no formato presencial. A proposta deste curso é especializar profissionais para atividades educativas de pessoas com necessidades especiais em instituições escolares. Ao longo do processo educativo o aluno será munido de conhecimentos em leis e políticas públicas direcionadas a educação especial, língua brasileira de sinais, projetos de educação voltados as aulas de inclusão, recreação escolar, entre outros temas.
  • Dirigido a
    Voltado a pessoas com ensino superior na área de educação.
  • Área de atuação
    As vagas se concentram em instituições voltadas a educação inclusiva especial.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Pós-graduação em Educação Especial - Presencial - Patos de Minas - Minas Gerais

  • Objectivos
    O curso visa qualificar o profissional, para as novas demandas da sociedade. Sendo a inclusão já uma realidade, é preciso que os profissionais estejam capacitados para atender a todas as necessidades desses indivíduos. O objetivo do curso é levar o profissional a perceber as necessidade educacionais especiais dos alunos, valorizando a educação inclusiva, flexibilizando a ação pedagógica nas diferentes áreas do conhecimento e adequando-as às necessidades especiais de aprendizagem.
  • Conteúdo
    Disciplina e descrição:

    Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação Especial
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A história das relações sociais com os portadores de necessidades especiais no Ocidente, da antigüidade aos nossos dias. Visão histórica das relações sociais com os portadores de necessidades especiais no Brasil. Concepções e Políticas Públicas de Educação Especial.

    Metodologia do Trabalho Científico - Educação Especial
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo da metodologia de planejamento e execução da pesquisa acadêmica em suas dimensões epistemológicas, políticas e técnicas de investigação científica. Reflexão acerca dos tipos de conhecimento e dos aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa, bem como do método científico e dos instrumentos e recursos utilizados no planejamento, execução e apresentação de uma pesquisa.

    Psicologia do Desenvolvimento
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Introdução à psicologia do desenvolvimento e suas manifestações físicas e psicológicas. Desenvolvimento da criança desde sua concepção até a adolescência, enfocando as áreas: cognitivas, emocional e social.

    Distúrbios do Desenvolvimento: distúrbios globais, distúrbios específicos e transtornos de atividade
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Distúrbios específicos do desenvolvimento das habilidades escolares; transtornos invasivos do desenvolvimento, transtornos emocionais da infância e adolescência. Transtorno de déficit de atenção – hiperatividade. Distúrbios de conduta, tiques.

    Psicologia da Aprendizagem
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Aprendizagem – conceitos e tipos – a teoria cognitiva social da aprendizagem – a teoria da aprendizagem verbal significativa – teorias contemporâneas do desenvolvimento da aprendizagem – teorias psicogenéticas.

    Aspectos neurológicos no Processo do Desenvolvimento Humano e Prevenção de Deficiências
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Esta disciplina tem como objetivo apresentar as principais áreas cerebrais e correlacioná-las as manifestações mais freqüentes nas dificuldades de aprendizagem. Quanto às questões concernentes à Prevenção da Deficiência, serão apontadas as formas cautelares que vão desde o planejamento conceptivo do bebê até os seus primeiros anos de vida, bem como as garantias legais que amparam tanto à gestante quanto à criança.

    Dificuldades de Aprendizagem e Deficiência
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Dificuldades de aprendizagem e deficiência mental. Transtornos do desenvolvimento psicológico. Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares. Necessidades Educativas momentâneas.


    Aspectos Lúdicos na Educação Especial
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    O significado e importância da atividade lúdica no desenvolvimento infantil e no cotidiano do ser humano. A relação entre brincar e educação especial.

    Psicomotricidade e Educação Especial
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Epistemologia da psicomotricidade – Psicomotricidade e outras áreas do conhecimento – Aplicação da psicomotricidade no processo de aquisição do conhecimento humano – Áreas da psicomotricidade e suas interrelações – Áreas psicomotoras.

    Construção de Projetos Pedagógicos em Educação Especial

    Conceito de Pedagogia de Projetos. Diferentes denominações. Influência sócio-histórica. Objetivos.

    Métodos e Técnicas para o atendimento à pessoa com necessidades educativas especiais
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Conceitualização, caracterização e formas de trabalho com os diferentes tipos de pessoas com necessidades educativas especiais: dificuldades de aprendizagem, deficiência mental, deficiência auditiva, deficiência visual, deficiência física, deficiências múltiplas, transtornos invasivos de desenvolvimento, altas habilidades.

    A inserção do portador de necessidades edicativas especiais no mercado de trabalho


Outro curso relacionado com educação especial

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |